Dia Nacional da Segurança Infantil assinalado em Vila Boim

O Agrupamento de Escolas Nº 3 de Elvas foi selecionado para assinalar, a nível local, em parceria com a Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI), o Dia Nacional da Segurança Infantil 2022.

As atividades integram a 6ª Edição do Dia Nacional da Segurança Infantil e decorreram esta segunda-feira, dia 23, no Campo de Futebol de Vila Boim com dinâmicas realizadas ao ar livre que promovem a saúde e a segurança infantil.

Rita Magarça, psicóloga no Agrupamento de Escolas nº3 de Elvas, explica que este dia pretende “dar um dia diferente às crianças, para que se divirtam, aproveitem e percebam que nós estamos aqui para lutar pelos seus direitos. Queremos que as crianças se sintam bem na nossa escola, que é inclusiva e pretende mudar um pouco os paradigmas”.

Já Tatiana Oliveira, assistente social no agrupamento de escolas, refere que “as atividades pretendem fazer com que as crianças regressem à rua para brincar. Nos últimos dois anos não tivemos essa possibilidade, então hoje quisemos trazê-los até aqui para brincar. Por outro lado, queremos que todas as crianças do agrupamento se sintam incluídas e possam desenvolver as suas competências. Convidámos o professor Paulo Cachinho e o grupo de dança da professora Ana Paula Pires para que todo o agrupamento funcione em articulação e possamos, todos juntos, assinalar esta data”.

No ano em que a Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI) se encontra a comemorar o seu 30.º Aniversário, foram incluídos no seu calendário de festejos a 6.ª Edição do Dia Nacional da Segurança Infantil, que volta ao formato presencial.

A segurança infantil, como a APSI a entende, passa por garantir que as crianças crescem num ambiente saudável onde brincam livremente, de forma segura e autónoma.