Festas da Cidade em Portalegre já foram inauguradas

As Festas da Cidade em Portalegre foram inauguradas, de forma oficial, ao final da tarde desta sexta-feira, 20 de maio, ao som da Trupe Euterpe, no Jardim da Corredoura.

No momento inaugural, Fermelinda Carvalho, referiu que “está tudo a postos para estas festas” e enalteceu “a pequena multidão que se juntou para esta inauguração”, acrescentando que “toda a gente está com muita vontade de conviver um pouco, porque faz falta”.

No que à programação diz respeito destaca o dia do motociclista, os espetáculos musicais, o desfile das carroças, os expositores, assim como o dia da comemoração dos 472 anos da elevação de Portalegre a cidade, desafiando todos a visitar a cidade, nestes dias.

Já o vice-presidente, António Casa Nova, destaca, para além das sessões solenes de dia 23, o encontro de motociclistas que acontece no domingo, que “é uma grande responsabilidade receber bem todas as pessoas”, cerca de 15 mil, que “vão movimentar a economia local e da região”.

Já Luís Testa, vereador eleito pelo PS, revela que o 23 de maio “é a data mais icónica para a cidade, sendo uma data muito importante para aqueles que aqui vivem, mas também para aqueles que daqui são e, cá não vivem”, adiantando ainda que “estas festas apesar de serem do município, são acima de tudo as festas das pessoas e das gentes de Portalegre”.

Joaquim Diogo, presidente da Câmara do Crato, explica que “é muito importante que os municípios se façam representar” e diz que “há uma ótima relação entre os presidentes dos municípios do Alto Alentejo”, daí marcar presença no certame, em Portalegre, para também divulgar o Festival do Crato, que acontece no mês de agosto.

O presidente da Câmara Municipal de Arronches, João Crespo, deseja que “estas Festas de Portalegre sejam um sucesso e atraiam à capital de distrito os visitantes, que todos necessitamos”:

Já o comandante distrital da PSP, Manuel Carrilho, apela “à paciência da população”, no que aos cortes de trânsito, devido às atividades que decorrem na cidade, diz respeito, e deixa alguns conselhos à população, nomeadamente para que, caso que ingiram bebidas alcoólicas, não conduzam.

Hoje, no âmbito das Festas da Cidade, destaque para a atuação de Jorge Guerreiro, marcado para as 22.30 horas, no palco da Avenida George Robinson, seguido de DJ Matcho à meia-noite.

Obra de saneamento no centro histórico de Évora

Os trabalhos de remodelação da rede de abastecimento de água e de drenagem de esgotos nestas artérias do Centro Histórico de Évora estão em fase de conclusão, faltando apenas completar a reposição do pavimento nalguns locais.

A empreitada consistiu na substituição integral dos coletores de drenagem de águas residuais e das condutas de abastecimento de água. Após a conclusão dos trabalhos e a entrada em funcionamento das novas tubagens, deverão terminar os problemas que habitualmente se vinham notando na qualidade da água nas torneiras, e também os entupimentos e abatimentos nos coletores de drenagem de esgotos, que tinham origem no avançado estado de degradação destas infraestruturas.

A empreitada representa um investimento no montante de 130 mil euros, suportado integralmente a partir do Orçamento do Município. Esta intervenção integra-se num conjunto vasto de obras de remodelação de redes de abastecimento de água e drenagem de esgotos que a Câmara Municipal de Évora tem previsto para a globalidade do concelho.

ACOS abre curso de formação profissional sobre azeite 

Tendo em conta a expressão e a influência da região do Alentejo na área do azeite e também o papel da ACOS (Associação de Agricultores do Sul) tendente ao reforço da qualidade, o Serviço de Formação Profissional da Associação vai iniciar, em junho, um curso sobre azeite dirigido a vários agentes do setor.

A ACOS tem vindo a trabalhar de forma cada vez mais articulada com vista à melhoria de parâmetros de qualidade na área do olival e do azeite, tanto por via do trabalho do Laboratório de Química, através da realização de análises à azeitona e ao azeite, como pela organização do Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja. Em qualquer um dos casos o propósito é potenciar a cultura de excelência, contribuindo para o aumento da qualidade. No caso do Laboratório de Química da ACOS – acreditado pelo IPAC – as análises têm, entre várias outras, a função de determinar o momento ótimo para a colheita da azeitona, avaliar e monitorizar o seu rendimento e qualidade ao longo da campanha, determinar a qualidade do azeite, a sua pureza e teor em antioxidantes. Num processo de intervenção conjunta, com vista a aumentar a informação e o conhecimento sobre procedimentos e parâmetros de qualidade, a ACOS tem vindo também a estabelecer parcerias de trabalho, designadamente, com o Instituto Politécnico de Portalegre, no âmbito do projeto Gescert Olive, Instituto Politécnico de Beja e o Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL).

No que diz respeito à formação profissional, o curso sobre azeite tem a duração de 50 horas e vai ocorrer nas instalações da ACOS, em Beja. Entre os objetivos contam-se a identificação da matéria-prima com níveis de qualidade de acordo com a legislação em vigor, a aplicação adequada de processos tecnológicos tendo em conta diferentes tipos de azeite, a importância de análises físico-químicas para verificação e controlo de pontos críticos, entre outros procedimentos tendentes à capacitação do produtor ou técnico agroindustrial. No decorrer do curso é feita uma abordagem a processos de colheita e verificação laboratorial de amostras, bem como uma prova organolética de azeite.

De recordar que a ACOS é, desde há vários anos, entidade formadora certificada pela DGERT – Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho em diferentes áreas de educação e formação, embora a sua oferta formativa incida, maioritariamente, na área 621 – Produção Agrícola e Animal.

Albufeira do Maranhão recebe provas do Campeonato Nacional

Nos dias 21 e 22 de maio, a Albufeira do Maranhão, em Avis, vai receber as provas do Open de Portugal – Campeonato Nacional de Águas Abertas e de Masters, que irão definir os Campeões Nacionais de Águas em todas as categorias.

Este evento, disputado em frente ao Complexo do Clube Náutico de Avis, vai contar com cerca de 400 nadadores que encontram nas águas calmas da Albufeira do Maranhão as condições ideias para a prática desta modalidade.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

A competição, repartida por duas jornadas, tem início no sábado, dia 21 de maio, pelas 11h00, com a prova de 7,5 km para os escalões AA16/17, AA18/19 e AA20+, seguindo-se, às 15h00, uma prova de 1,5 km para todos os escalões Masters. No domingo, dia 22 de maio, pelas 12h00 terá lugar uma prova de 3 km para todos os escalões Masters, seguindo-se, pelas 15h00, uma prova de 5 km para Absolutos e todas as categorias AA.

Este evento desportivo é uma organização conjunta da Federação Portuguesa de Natação, da Associação de Natação do Interior Centro e do Município de Avis, com o apoio dos Bombeiros Voluntários Avisenses e demais parceiros.

[/shc_shortcode]

Jorge Guerreiro atua esta sexta-feira em Portalegre

Jorge Guerreira atua em Portalegre, esta sexta-feira, dia 20 de maio, num espetáculo integrado nas Festas da Cidade.

A atuação decorre no palco da Avenida George Robisson, às 22.30 horas.

As festas da Cidade são uma organização da Câmara Municipal de Portalegre, que se realizam entre hoje e segunda-feira, dia 23.

Ferido grave em acidente de trabalho transferido para Lisboa

Um ferido grave foi o resultado de um acidente de trabalho ocorrido às 12.29 horas desta sexta-feira, dia 20, na estrada das Fontainhas, na zona industrial de Elvas.

Ao que a Rádio ELVAS conseguiu apurar, o homem, com cerca de 57 anos, sofreu ferimentos graves depois de lhe terem caído algumas chapas metálicas em cima.

O helicóptero do INEM já está em Elvas para fazer o transporte do ferido para uma outra unidade hospitalar, na capital do país.

No local estiveram os Bombeiros Voluntários de Elvas, com uma ambulância, um veículo de desencarceramento e um veículo de comando, num total de três viaturas. A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Elvas tomou conta da ocorrência.

Rádio ELVAS organiza Festa do Sericaia a favor dos Bombeiros

A Rádio ELVAS vai organizar a Festa do Sericaia, um evento de cariz solidário, no Coliseu Comendador Rondão Almeida, no dia 28 de maio, sábado, a partir das 15 horas.

A Festa terá duas vertentes: a escolha do melhor Sericaia e um espetáculo com artistas de Elvas.

Todas as pessoas podem participar com um Sericaia, estando a ficha de inscrição gratuita disponível no site, em radioelvas.com, e nos estúdios da Rádio ELVAS, na Rua dos Chilões, nº 1.

No palco do Coliseu, haverá atuações dos artistas Manuel Fria, Jorge Goes, Olinda Moriano, Raquel Guerra e dos Grupos Voz Amiga da Terrugem, Roncas de Elvas e de Cantares de São Vicente e Ventosa.

Para assistir ao espetáculo podem ser adquiridas pulseiras de acesso ao recinto no valor de cinco euros, uma vez que o evento é solidário, tendo como objetivo a aquisição de equipamentos para os Bombeiros Voluntários de Elvas.

Amazon abre centro logístico de Badajoz em 2023

Foto: El Periodico Extremadura

A Amazon vai abrir o seu centro logístico em Badajoz, nos primeiros meses de 2023, avança o El Periodico Extremadura, com base nas declarações do presidente da Junta da Extremadura, Guillermo Vara, em Assembleia, resposta a uma pergunta do presidente do grupo popular, José Antonio Monago, sobre a situação dos grande projetos empresariais anunciados, para a região.

As obras do centro logístico da Amazon na Plataforma Sudoeste Ibérica de Badajoz avançam e não param e, segundo o El Periodico Extremadura, as obras poderão estar concluídas ainda no final do ano. O projeto ainda não foi anunciado oficialmente, o que costuma ser feito com seis meses de antecedência, às vezes até antes. Concluído este procedimento, é posteriormente organizada uma visita à obra e, por fim, a inauguração, ficando a Sacyr a cargo da construção do grande centro logístico e das suas instalações, enquanto o projeto é assinado pela empresa de engenharia Idom.

As instalações consistem basicamente num grande armazém cercado por docas para camiões, com espaço para estacionamento dos veículos dos trabalhadores. O tamanho da nave será superior a 71 mil metros quadrados, o equivalente a 10 campos de futebol. O centro logístico que a Amazon constrói em Badajoz será um armazém de distribuição de grandes embalagens, que serão distribuídas para todos os pontos do território da península, incluindo Portugal.

Estremoz inaugura Parque da Porta de Santa Catarina

A Câmara Municipal de Estremoz e a Junta de Freguesia da União de Freguesias de Estremoz inauguram o Parque da Porta de Santa Catarina no próximo sábado, dia 21, numa cerimónia entre as 9.30 e as 11.30 horas, para a qual convidam a população da cidade.

O programa divulgado pelas duas autarquias tem uma vertente infantil com pinturas faciais, tatuagens, balões moldados, bolhas de sabão gigantes e magia deambulante, para lá de animação musical assegurada pela Charanga Zuluband.

UFD promove caminhada entre Ouguela e Degolados este sábado

Uma caminhada entre Ouguela e Degolados decorre amanhã, sábado, dia 21, numa organização do União Futebol de Degolados, em colaboração com a junta de freguesia e município de Campo Maior.

Florival Cirilo, presidente do Clube explica que se trata de uma caminhada de pouco mais de 15 quilómetros, num percurso já marcado denominado PR3 Cal e Mel, considerando que é “bastante agradável, pelo contacto com a natureza”.

Para os participantes, como revela Florival Cirilo, haverá transporte de Degolados até Ouguela, às 8 horas, sendo que a partida está marcada para as 9 horas, junto à Escola Primária de Ouguela.

Depois da caminhada, que termina em Degolados, serão servidos, no Polivalente da freguesia, para os participantes, uns gãos cozidos em panela de ferro, explica Florival Cirilo, adiantando que este é “um apanágio da localidade, cada vez que realizamos caminhadas”.

Um morto e um ferido grave em colisão na EN4

Uma vítima mortal e um ferido grave é um resultado de uma colisão violenta entre um veículo ligeiro e um pesado de mercadorias, na Estrada Nacional nº4, que liga Montemor-o-Novo a Vendas Novas.

Segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Évora, o alerta foi dado às 11.10 horas. No local estiveram 33 operacionais, dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo, com um meio aéreo, 12 meios terrestres, a viatura do INEM e as Infraestruturas de Portugal.

Vídeo de João Vacas de Carvalho

Railes de proteção roubados na Avenida do Dia de Portugal

Depois de furtados os sumidouros dos parques de estacionamento da cidade, chegou agora a vez dos railes de proteção, na Avenida do Dia de Portugal, em Elvas, serem roubados.

As imagens recolhidas pela Rádio ELVAS ilustram as condições destes railes ao final do dia de ontem, quinta-feira, dia 20.

Fonte da Polícia de Segurança Pública (PSP), contactada pela Rádio ELVAS, informou que “a ocorrência já foi registada, os suspeitos do furto foram identificados e o caso foi remetido para o Ministério Público”.

Desacatos entre alunos levam à intervenção da GNR em Campo Maior

O que começou por uma briga entre dois jovens, depressa se transformou em confusão junto à escola Secundária de Campo Maior, com um grupo de alunos a tentar retaliar uma agressão sofrida por um jovem.

De acordo com o diretor do Agrupamento de Escolas de Campo Maior, Jaime Carmona, “o estabelecimento de ensino chamou a GNR que tomou conta da ocorrência”.

A Rádio ELVAS contactou a GNR que nos confirmou tratar-se de “uma retaliação resultante de uma agressão inicial. Quanto à utilização de armas brancas, por parte dos jovens, a situação não se confirma, uma vez que, à chegada da GNR, todos foram revistados e não se encontraram objetos deste género. Os jovens envolvidos foram identificados e foi feito o expediente no posto de Campo Maior da GNR”.

Semana Europeia de Geoparques no Festival da Paisagem

O território Geopark Naturtejo Mundial da UNESCO, na zona Centro de Portugal, prepara-se para organizar o Festival da Paisagem. É a Semana Europeia de Geoparques, que decorre em 94 territórios UNESCO existentes em 28 países. São centenas de atividades que celebram as paisagens naturais e humanas mais encantadoras reconhecidas pela UNESCO e que potenciam um desenvolvimento humano mais sustentável. No Geopark Naturtejo, são 25 eventos, entre conferências e visitas de partilha de conhecimento, mercados sustentáveis, atividades para os mais jovens e percursos na Natureza.

O Festival da Paisagem Geopark Naturtejo Mundial decorre de 20 de maio e 5 de junho e tem início com o Projeto Fôlego de intervenção artística para a comunidade, que alia arte, ciência e ambiente, em Oleiros. Neste primeiro dia do festival, arranca uma ação de formação para professores de Biologia e Geologia, que se estende pelo Geopark Naturtejo por dois dias.

Durante este fim-de-semana de dias 21 e 22, decorre o delicioso Festival da Cereja e do Limão de Montes da Senhora, em Proença-a-Nova, onde não falta um passeio pedestre com “Montes de Cerejas”. No sábado, a Praia de Cambas, em Oleiros, recebe o Mercado do Xisto, com muitos produtos locais, e decorre uma visita encenada pela vila de Oleiros. A partir de Idanha-a-Nova, decorre a conferência online sobre sono infantil. Já no domingo, o Centro Ciência Viva da Floresta recebe mais uma edição do BioDivSummit, este ano dedicado à biodiversidade na era da transição digital e climática.

A segunda semana começa bem com teatro no Centro Cultural Raiano “A maior flor do mundo”, em Idanha-a-Nova. Nos dias seguintes, o projeto Fôlego vai à Escola de Oleiros, com Pigmentos. No dia 25, celebra-se o Dia de África em Idanha-a-Nova e caminha-se pela noite em Oleiros. Neste mesmo dia, e até ao final da semana decorre o Encontro de Geoparques UNESCO de Portugal, com a participação do Geopark Naturtejo em Arouca.

No último fim de semana de maio, é organizado a já clássica GeoRota do Orvalho e uma edição do Mercado da Bio-Região em Idanha-a-Nova. Já Penamacor leva a Natureza à mesa, em workshop promovido no âmbito da parceria da Carta Europeia de Turismo Sustentável – Terras de Lince.

A última semana do Festival da Paisagem é dedicado à criança e às gerações futuras. O Dia da Criança é celebrado com o Mercadinho Saudável em Castelo Branco. Neste mesmo dia, os Geoparques UNESCO em Portugal dão início ao Biénio para a Ação Climática nos Geoparques Portugueses. Em Oleiros, a semana é dedicada à música, incluindo uma exposição na Galeria Municipal, o Festival de Música Infantil de Oleiros e o projeto “Mão Verde” a celebrar o Dia Mundial do Ambiente. Em Idanha-a-Nova, alargam-se as comemorações do Dia da Criança com teatro, os Encontros Ibéricos para a infância, a decorrer no dia 4 de junho, e o concerto “Kids Live” a fechar o Festival da Paisagem.

Durante o período do Festival da Paisagem do Geopark Naturtejo Mundial da UNESCO, está patente a exposição “A Natureza em Movimento”, no Museu Municipal de Penamacor.

Arcebispo de Évora de visita à Paróquia da Boa-Fé

No âmbito da visita pastoral que o arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, está a realizar ao concelho de Elvas, o dia começou hoje com o contacto com as crianças do Agrupamento de Escolas nº1 de Elvas, nomeadamente na escola básica e jardim de infância da Raposeira.

O arcebispo de Évora garante que “estas iniciativas pretendem estabelecer o contacto com a comunidade e fortalecer o sentimento de esperança e do sentido da vida. Quero também encontrar-me com a realidade das pessoas no dia a dia e conhecer e estar perto de toda a comunidade humana que forma a diocese de Évora. Trata-se de uma igreja em saída que vem à procura das pessoas e que deseja abraçar e semear a esperança, neste momento difícil que vivemos”.

Paula Rondão, diretora do Agrupamento de Escolas nº1 de Elvas, mostrou-se “orgulhosa por poder receber o arcebispo no agrupamento”.

Durante o fim-de-semana, o arcebispo de Évora vai passar por diversas instituições do concelho, terminando a visita pastoral à Paróquia da Boa-Fé, no domingo, com um encontro com as crianças da catequese da Boa-Fé às 12 horas, seguindo-se a Eucaristia às 12.15 horas, na Igreja paroquial e às 19 horas tem lugar a procissão de despedida da imagem de Nossa Senhora da Conceição em cortejo automóvel passando pela Urbanização Olival do Moreno e Quinta do Paraíso e entrega na igreja do Salvador.

EHT de Portalegre apresenta sobremesa identitária da cidade esta sexta-feira

No âmbito das comemorações do dia da cidade Portalegre, a Escola de Hotelaria e Turismo (EHT) de Portalegre, apresenta esta sexta-feira, dia 20 de maio, uma sobremesa identitária de Portalegre, da autoria do chef Cristiano Louro, no restaurante “A Fábrica”, localizado nesta instituição de ensino.

A apresentação, que inclui jantar, está marcada para as 20.30 horas.

Bombeiros de Arronches com novo Veículo de Transporte de Doentes

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Arronches conta a partir desta sexta-feira, 20 de maio, com um novo Veículo Dedicado ao Transporte de Doentes, estando o mesmo já ao serviço da população.

Esta viatura vem suprir uma lacuna existente na frota de ambulâncias de transporte de doentes que, pela sua média de idades bastante avançada, se encontra bastante desgastada.

Com o objetivo de substituir as viaturas que estão em final de vida, a Associação de Bombeiros de Arronches tem vindo, nos últimos anos e com o apoio da Câmara Municipal, a adquirir novas ambulâncias.

A viatura agora adquirida é da marca Volkswagen e tem capacidade para transportar até nove pessoas, podendo acomodar até duas cadeiras de rodas.

Com esta nova ambulância os doentes transportados pela nossa Associação passam a contar com melhores condições de conforto nas suas deslocações a consultas médicas e tratamentos

A sua aquisição representou um investimento de 51 mil euros, tendo o Município de Arronches comparticipado a totalidade do valor.

Visita Pastoral a Elvas: chegada da Senhora da Conceição à Boa-Fé

No âmbito da Visita Pastoral do arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, ao concelho de Elvas, chegou ontem, quinta-feira, 19 de maio, à Paróquia do Senhor Jesus da Boa-Fé, a imagem de peregrina de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa.

A imagem chegou à Fonte de Prata, tendo percorrido, em procissão algumas artérias, desta zona, até chegar à Igreja Paroquial da Boa-Fé.

Pode ver o vídeo e as imagens da procissão, aqui:

Festas da Cidade em Portalegre são inauguradas esta sexta-feira

As Festas da Cidade em Portalegre, que decorrem desde o passado sábado, têm a sua inauguração oficial, esta sexta-feira, 20 de maio, às 18 horas, no jardim da Corredoura.

O momento inaugural conta com uma arruada pela Trupe Euterpe. Fermelinda Carvalho, presidente da Câmara de Portalegre adianta que este ano, as festas são também a pensar “nos mais jovens, com Dj’s todas a noites, para que se divirtam e, durante o dia, num palco secundário, haverá também animação, com ranchos folclóricos, coletividades e grupos musicais do concelho”.

Meia hora depois da ato inaugural das Festas haverá, na Avenida George Robinson uma Pequena Demonstração de dança “Ladies Dance”, numa organização da Escola Silvina Candeias.

Pelas 20 horas no Placo do Jardim da Corredoura há espetáculo musical com Litle Orange.

Hoje, no âmbito das Festas de Portalegre, destaque para a atuação de Jorge Guerreiro, marcado para as 22.30 horas, no palco da Avenida George Robinson, seguido de DJ Matcho à meia-noite.

Os brindes promocionais que as empresas podem oferecer com a chegada do verão

Com a chegada do calor é normal que as empresas pensem em oferecer pequenos brindes publicitários para que os funcionários ou os clientes tenham por um lado uma forma de ter algo útil na sua posse e por outro lado uma forma de divulgar a empresa que não seja muito agressiva. O facto é que os artigos publicitários são algo que está na moda há vários anos e que as empresas portuguesas tendem a oferecer de forma regular.

Sites como o Garrampa têm um vasto leque de brindes publicitários e brindes corporativos, para colmatar todas as necessidades que uma empresa possa ter.

Mas se a sua empresa ainda não adotou esta tendência, o ideal é começar pelo princípio e verificar os benefícios destas ações que têm um baixo custo, mas uma grande eficiência.

O que são brindes publicitários?

Os brindes publicitários são nada mais nada menos do que artigos promocionais com o logotipo ou slogan da sua empresa, que podem ser oferecidos aos funcionários, aos clientes ou aos potenciais clientes. Certamente que já viu várias t-shirts do Hard Rock Café, embora estas t-shirts possam ser vendidas em lojas, sabemos que no fundo estão a fazer publicidade ao Hard Rock Café, mas não é por isso que as pessoas deixam de as compra-las, porque é um símbolo que se tornou um dogma em Portugal de que este tipo de t-shirts podem ser utilizadas mesmo que não tenha ido uma única vez a este estabelecimento.

Pegando neste exemplo prático, quando oferece algo com o nome de uma empresa, está a criar valor para a pessoa no sentido de que fica com um objeto que pode utilizar, mas ao mesmo tempo está a divulgar a sua marca sem o fazer de uma forma muito agressiva, e sim de uma forma subtil, o que vai agradar não só à pessoa que vai ficar cobrindo como também à empresa que oferece.

Os vários brindes corporativos disponíveis

Poderá consultar uma vasta gama de produtos aqui, sendo que os produtos estão divididos por categorias para ser mais fácil entender e navegar no site. Existem artigos para vários tipos de gostos e vários preços, sendo que todos eles são personalizáveis com o logotipo da sua empresa, e inclusivamente alguns são coisas que provavelmente nunca viu.

Embora existam vários exemplos no site, fazemos apenas algum destaque para os que na nossa opinião fazem com que sejam usados mais no verão, e por isso podem ser adquiridos nos próximos meses para que a sua empresa tenha mais visibilidade nos próximos meses:

Para-sol para carro personalizado

Este é um dos artigos publicitários mais eficientes, porque quando está sol todos nós queremos que o nosso carro fique o menos quente possível por dentro. Por isso, um para-sol é algo que faz sempre jeito, independentemente do modelo do carro e onde é que o vamos deixar. Mas, quem olha para o carro vai inevitavelmente ver a marca de uma empresa no meio do para-sol, e isso é uma excelente forma de utilizar artigos promocionais de forma eficiente, porque além de ser algo bastante útil as pessoas conseguem ver a informação de forma natural, uma vez que a mesma fica ao nível dos seus olhos.

Bolsas térmicas personalizadas

Para quem gosta de fazer praia, ter uma bolsa térmica é quase como obrigatório. Se a praia for mais do que duas ou três horas, convém levar alguma coisa para comer, e nessa altura é útil fazer sandes e ter uma bolsa térmica para as guardar. Ou então, uma garrafa de água, os pacotes de sumo, fruta, enfim, as opções são praticamente infinitas. Mas enquanto usa a bolsa, as outras pessoas que estão à nossa volta estão também a ver a marca que está escrita nessa mesma bolsa. Portanto, mais um excelente exemplo de marketing de forma eficiente!

Garrafas de água personalizadas

Este é provavelmente um dos melhores brindes corporativos que pode encontrar, uma vez que existe uma real necessidade de termos uma garrafa de água perto de nós, e comprar uma garrafa de plástico não é uma boa opção ambiental. Provavelmente o seu amigo que se preocupa muito com o ambiente já deve ter falado disso, aliado com o facto de ser um mais caro estarmos sempre a comprar garrafas de plástico.

Assim, este torna-se um dos artigos mais cobiçados para todo o ano, por ser muito útil e funcional, mas principalmente para o verão onde inevitavelmente devido ao calor bebemos mais água. E enquanto isso, a marca da empresa fica sempre “visível” na garrafa que fica aos olhos de todos. É algo simplesmente genial.

Em conclusão, este mercado terá uma tendência de crescimento grande nos próximos anos e será sem dúvida algo que poderá a longo prazo ser considerado o “el dourado” da publicidade, pelo seu custo ser barato e a sua eficiência ser grande.

UMCOLETIVO e “Contos Fora do Tempo” na Feira do Livro de Campo Maior

Esta sexta-feira, 20 de maio, no âmbito da Feira do Livro, que decorre até domingo, dia 22, no jardim do Palácio Visconde d’Olivã, Luísa Moreira e Joaquim Ferreira promovem uma oficina de livros pop up, para alunos de 3º e 4º anos, entre as 9 e as 10.30 horas.

Entre as 14.30 e as 15.30 horas, há oficina de escrita criativa “Escritos… fora do tempo”, com Liliana Lima, para alunos de 8º e 9º anos.

Pelas 17 horas, é apresentado o projeto “Mulheres do Meu País/Mil e Uma Noites”, da associação cultural UMCOLETIVO, sendo que, às 21.30 horas, Liliana Lima apresenta o livro “Contos Fora do Tempo”, com acompanhamento musical de Carlos Alberto Moniz.

Arcebispo de Évora visita escolas e empresas da Paróquia da Boa-Fé

Esta sexta-feira, dia 20, o arcebispo de Évora, no âmbito da visita pastoral que está a decorrer à paróquia da Boa-Fé, em Elvas, decorre hoje visitas a alguns estabelecimentos de ensino e empresas.

Às 9.30 horas, a visita decorre na Escola do 1º Ciclo da Boa-Fé, seguindo-se a visita à Escola de 2º ciclo da Boa-Fé (10.30 horas), Centro Social da Boa-Fé, Clepsidra (11.15 horas); Escola de 1º ciclo da Raposeira (12 horas); Semi-Internato de Nossa Senhora da Encarnação da Boa-Fé (16 horas) e Nabeirauto (17 horas).

“Mulheres do meu País” recolhe material escrito no século XX

“Mulheres do meu País” é o projeto da Associação Um Coletivo que se baseia na escrita feminina, em português, do século XX, e que se irá desenvolve no espaço de três anos.

Cátia Terrinca, da associação elvense refere este projeto “é uma revisitação do património literário, quer seja poesia, jornalístico, romances, ensaios, ou literatura quotidiana, como diários, cartas, até receitas que as mulheres portuguesas partilharam umas com as outras ou, com o mundo, durante o século XX”.

Este projeto nasce do facto de “a maioria dos livros, nessa época, ter sido escrita, na sua maioria, por homens e quando falam da mulher é a visão do homem”; daí iniciaram o projeto que tece “uma rede afetiva de partilha, deste tipo de material, para um programa radiofónico de homenagem que tem como nome “mil e uma noites”, e começa a ser emitido em janeiro de 2023, terminando depois de, mil e uma noites de emissão”.

O objetivo, adianta Cátia Terrinca, é em cada uma destas noites, “dar a conhecer um pedaço da vida de cada uma das mulheres, levando a sociedade a pensar no papel da mulher, naquela altura, valorizando até as tarefas menores, partilhando também com os mais jovens”.

Neste momento, pede-se à população para que possa enviar, através dos contactos da Um Coletivo: pelo e-mail geral.umcoletivo@gmail.com, pelo telefone 935 039 151, ou entregando no Centro Cultural de Campo Maior.

“A ideia não é que as pessoas escrevam uma carta sobre a sua vida, agora, mas sim, cartas ou fragmentos de diários, poemas ou postais que as mulheres tenham escrito, no século passado”, esclarece Cátia Terrinca.

Este projeto terá uma pequena introdução em Campo Maior, no âmbito da Feira do Livro que decorre, desde a passada quarta-feira, 18 de maio, onde tal como revela Cátia Terrinca, pretende demonstrar à população campomaiorense, que também enviou algum material, o que está ser feito, tendo em conta o que já foi recebido, bem como auscultar a sua opinião.

São Silveirinha, vereadora da Câmara Municipal de Campo Maior, enaltece esta iniciativa e apela às mulheres campomaiorenses para que colaborem, enviando as cartas que elas, ou as mulheres da família escreveram, até 1999. “Apelo para que as mulheres de Campo Maior, façam uma seleção do que têm em casa e, façam chegar ao Centro Cultural, eu própria já fiz esse trabalho, com cartas da minha mãe, de 1965, e não nos interessa as cartas que as senhoras recebiam dos maridos, mas sim as que elas enviavam, entre excertos de poemas ou de diários”, acrescenta a vereadora.

“Mulheres do meu País”, o projeto da Associação Um Coletivo que está a recolher material escrito por mulheres, no século XX, para um programa radiofónico. Esta tarde de sexta-feira, 20 de maio, a partir das 17 horas, o projeto será apresentado em Campo Maior.