Semana Europeia de Geoparques no Festival da Paisagem

O território Geopark Naturtejo Mundial da UNESCO, na zona Centro de Portugal, prepara-se para organizar o Festival da Paisagem. É a Semana Europeia de Geoparques, que decorre em 94 territórios UNESCO existentes em 28 países. São centenas de atividades que celebram as paisagens naturais e humanas mais encantadoras reconhecidas pela UNESCO e que potenciam um desenvolvimento humano mais sustentável. No Geopark Naturtejo, são 25 eventos, entre conferências e visitas de partilha de conhecimento, mercados sustentáveis, atividades para os mais jovens e percursos na Natureza.

O Festival da Paisagem Geopark Naturtejo Mundial decorre de 20 de maio e 5 de junho e tem início com o Projeto Fôlego de intervenção artística para a comunidade, que alia arte, ciência e ambiente, em Oleiros. Neste primeiro dia do festival, arranca uma ação de formação para professores de Biologia e Geologia, que se estende pelo Geopark Naturtejo por dois dias.

Durante este fim-de-semana de dias 21 e 22, decorre o delicioso Festival da Cereja e do Limão de Montes da Senhora, em Proença-a-Nova, onde não falta um passeio pedestre com “Montes de Cerejas”. No sábado, a Praia de Cambas, em Oleiros, recebe o Mercado do Xisto, com muitos produtos locais, e decorre uma visita encenada pela vila de Oleiros. A partir de Idanha-a-Nova, decorre a conferência online sobre sono infantil. Já no domingo, o Centro Ciência Viva da Floresta recebe mais uma edição do BioDivSummit, este ano dedicado à biodiversidade na era da transição digital e climática.

A segunda semana começa bem com teatro no Centro Cultural Raiano “A maior flor do mundo”, em Idanha-a-Nova. Nos dias seguintes, o projeto Fôlego vai à Escola de Oleiros, com Pigmentos. No dia 25, celebra-se o Dia de África em Idanha-a-Nova e caminha-se pela noite em Oleiros. Neste mesmo dia, e até ao final da semana decorre o Encontro de Geoparques UNESCO de Portugal, com a participação do Geopark Naturtejo em Arouca.

No último fim de semana de maio, é organizado a já clássica GeoRota do Orvalho e uma edição do Mercado da Bio-Região em Idanha-a-Nova. Já Penamacor leva a Natureza à mesa, em workshop promovido no âmbito da parceria da Carta Europeia de Turismo Sustentável – Terras de Lince.

A última semana do Festival da Paisagem é dedicado à criança e às gerações futuras. O Dia da Criança é celebrado com o Mercadinho Saudável em Castelo Branco. Neste mesmo dia, os Geoparques UNESCO em Portugal dão início ao Biénio para a Ação Climática nos Geoparques Portugueses. Em Oleiros, a semana é dedicada à música, incluindo uma exposição na Galeria Municipal, o Festival de Música Infantil de Oleiros e o projeto “Mão Verde” a celebrar o Dia Mundial do Ambiente. Em Idanha-a-Nova, alargam-se as comemorações do Dia da Criança com teatro, os Encontros Ibéricos para a infância, a decorrer no dia 4 de junho, e o concerto “Kids Live” a fechar o Festival da Paisagem.

Durante o período do Festival da Paisagem do Geopark Naturtejo Mundial da UNESCO, está patente a exposição “A Natureza em Movimento”, no Museu Municipal de Penamacor.