PSP de Portalegre detém homem por cultivo e tráfico de estupefacientes

Um homem, de 34 anos, residente na freguesia de Fortios, no concelho de Portalegre, foi detido pela Polícia de Segurança Pública (PSP), esta quarta-feira, 18 de maio, por suspeita da prática dos ilícitos de cultivo e tráfico de estupefacientes. Foram-lhe apreendidos 665,9 gramas de liamba, telemóveis e diverso material utilizado no cultivo de cannabis.

Foram ainda identificados pela PSP, por consumo destas substâncias, outros dois homens, com 30 e 38 anos de idade, residentes em Portalegre, e que tinham na sua posse 20,6 g de liamba.

A detenção surge depois de os polícias da Esquadra de Investigação Criminal do Comando Distrital de Portalegre da PSP terem dado, na manhã de quarta-feira, cumprimento a seis mandados de busca domiciliária em outras tantas residências situadas nos concelhos de Portalegre e do Crato, no âmbito de uma investigação por tráfico de estupefacientes,

O detido recolheu às celas de detenção, sendo presente a Primeiro Interrogatório Judicial durante o dia desta quinta-feira.

A operação em questão contou com a colaboração da Guarda Nacional Republicana e do Grupo Operacional Cinotécnico da Unidade Especial de Polícia.

Obra do lagar de Santa Eulália já arrancou

A obra de construção do lagar, junto aos silos da Cersul, em Santa Eulália, já teve início. A empresa responsável pela construção do lagar é a Lagarices, com sede em Elvas e que desenvolve a sua atividade principal no âmbito de produção de azeite.

A construção deste lagar representa um investimento de sete milhões de euros, cerca de dois milhões de fundos comunitários, e vai permitir a criação de cinco postos de trabalho permanentes, sendo que na época de azeitona serão criados mais.

A previsão inicial de conclusão da obra é o final de setembro para que possa funcionar, em pleno, já na próxima campanha de apanha de azeitona.

De recordar que, paralelamente, vai ser construída uma fábrica de transformação de bagaço de azeitona. O projeto resulta de uma parceria entre a EntoGreen e a Lagarices e vai transformar este subproduto, “através de meios biológicos, em proteína animal e matéria orgânica”

A unidade de transformação do bagaço de azeitona resulta de um investimento de cerca de 10 milhões de euros, sendo que a obra deverá estar concluída apenas em 2023.

Estes dois investimentos, de cerca de 17 milhões de euros, resultam na criação de cerca de 55 postos de trabalho permanentes: cinco no lagar e cerca de 50 na empresa de transformação do bagaço de azeitona.

Ciclo de Conferências “Património e Cidadania” em Monforte

O Município de Monforte, através do seu Serviço de História, em colaboração com o Serviço Municipal de Arqueologia, iniciou um ciclo de conferências semestrais subordinadas ao tema “Património e Cidadania”, no passado dia 14.

A primeira realização deste ciclo decorreu no auditório do Centro de Estudos, Formação e Universidade Sénior, em Monforte, com uma palestra de Luís Raposo, na qual participaram também José Inácio Militão e Ana Junceiro, técnicos afetos aos serviços municipais e responsáveis pela organização.

Formado em arqueologia e especialista em Pré-História Antiga (Paleolítico), Luís Raposo é um reconhecido ativista pela defesa do Património Cultural, autor de numerosa bibliografia sobre Pré-História, Arqueologia e Museologia, publicada em monografias e revistas da especialidade nacionais e estrangeiras

É dinamizador do Movimento Associativo de Arqueologia, Museus e Património Cultural, cronista de Cultura e Património do Jornal Público, vice-presidente da Associação dos Arqueólogos Portugueses, desde 2014, e ocupa, desde 2016, o cargo de presidente do ICOM Europa. Entre 2009 e 2014, foi presidente da Comissão Nacional Portuguesa do ICOM, diretor do Museu Nacional de Arqueologia, de 1996 até 2012, e professor convidado da Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Departamento de História (2005-2014), do Instituto Politécnico de Tomar (1999-2005) e da Universidade Lusíada (1985-1991).

Castelo de Vide limpa rede viária do concelho

A Câmara Municipal de Castelo de Vide encontra-se a realizar diversos trabalhos de limpeza e de silvicultura, nas centenas de quilómetros que compõem a rede viária do concelho, em estreita colaboração com as Juntas de Freguesia.

Estas intervenções estão a “decorrer de forma progressiva”, divulga a autarquia, e vão incidir em estradas e caminhos municipais, tratando-se de uma ação que visa “contribuir para uma maior segurança dos cidadãos” que transitam nas vias, bem como “prevenir e reduzir o risco de incêndio florestal”.

Festival da Palavra de 19 a 21 em Montemor

O Festival da Palavra 2022 – 12ª Festa dos Contos decorre em Montemor-o-Novo, de 19 a 21 de maio, de quinta-feira a sábado.

A Festa é lugar convidativo onde se pode usufruir de sessões de contos, concertos, da palavra falada, teatro e poesia. Estes são os trunfos perante esta atualidade confusa de excesso de informação, em tempos de guerra. Regressamos aos afetos, aos abraços, aos olhos nos olhos – sem máscaras – aos sonhos em conjunto, à poesia e ao amor.

Estamos novamente reunidos em volta da palavra dita, ouvida, cantada; da palavra cuidada de quem faz dela a sua matéria prima.

Versos da Aldeia é o novo livro de António Brinquete

“Versos da Aldeia” é o nome do novo livro de poesia popular, da autoria de António Brinquete. Natural e residente na Terrugem, é precisamente nesta localidade e nas vivências das pessoas que o escritor se inspira para escrever os seus versos.

“Este livro, podemos dizer que é o seguimento do primeiro livro, Versos às Escondidas, com trabalhos escritos desde a infância. Neste, tenho também trabalhos feitos quando estive nos Fuzileiros, com versos dedicados ao sargento e aos companheiros”, referiu-nos.

Pronto para ser lançado está já um terceiro livro “de sonhos e contos”, referiu-nos António Brinquete.

O livro “Versos da Aldeia” foi já apresentado na Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo e está disponível para venda na papelaria da Nice, na Terrugem.

Centro de Ciência Viva de Estremoz ajuda alunos na preparação para o exame de geologia

O Centro de Ciência Viva de Estremoz e o Departamento de Geociências da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora propõem um desafio aos alunos, através de uma forma mais eficiente, de forma a prepararem-se para o exame nacional de geologia.

“School Rocks” é o nome da iniciativa que durante dois dias, 13 e14 de junho, o Centro Ciência Viva de Estremoz discute a matéria do secundário, na área da geologia “in loco”.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas aqui.

Bombeiros de Arronches com nova viatura para apoio à população

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Arronches coloca ao serviço da população um novo Veículo Ligeiro de Combate a Incêndios.

Terminado o processo de legalização e transformação da viatura, os Bombeiros de Arronches passam a contar, a partir desta quarta-feira, 18 de maio, com uma nova viatura de combate a incêndios. Esta viatura vem suprir uma lacuna existente na corporação que vê, agora, a sua capacidade operacional reforçada.

Trata-se de uma viatura ligeira com capacidade para transportar 400 litros de água e equipada com todo o material necessário para a intervenção, não só em incêndios rurais, mas também em incêndios urbanos e noutras infraestruturas. Pela sua dimensão esta viatura permite uma intervenção mais rápida e eficiente em sinistros que ocorram no Centro Histórico da Vila de Arronches.

A aquisição desta viatura foi o objetivo da realização do IV Passeio TT dos Bombeiros de Arronches, que ocorreu em fevereiro de 2019, e que resultou na angariação de cerca de 15 mil euros, valor agora utilizado.

A sua aquisição representou um investimento de 69.736 euros, tendo o Município de Arronches comparticipado com 46 mil euros, sendo o restante valor assumido pela Associação através de fundos próprios e dos fundos angariados no IV Passeio TT.

Dia Internacional do Brincar comemorado em Évora

A Unidade de Psiquiatria da Infância e Adolescência do Hospital Espírito Santo de Évora, em conjunto com o Centro de Inovação Social da Fundação Eugénio de Almeida, pretende assinalar comemoração no ano de 2022, promovendo um evento intitulado “Toca a Brincar”, aberto a profissionais de saúde, educação e outras áreas de apoio à Infância, às famílias e às crianças.

O Dia Internacional do Brincar é celebrado a 28 de maio em mais de 40 países, incluindo Portugal, desde o ano de 2000. A comemoração do Brincar neste dia relembra que esta atividade é um direito estabelecido na Convenção sobre os Direitos das Crianças das Nações Unidas e que é essencial para o desenvolvimento de uma criança, crescimento, saúde mental, relação com os outros, resumindo, para a sua felicidade.

Assim, no próximo dia 28, sábado, no Centro de Inovação Social da Fundação Eugénio de Almeida, das 10 às 12 horas, realiza-se a conferência “A importância do Brincar”. À tarde, entra as 14 e as 16.30 horas, decorre a atividade “De quantas formas podemos Brincar?”, dirigida a crianças dos 5 aos 9 anos.

Cada criança só pode ter um adulto acompanhante que aguardará na “Sala dos Crescidos” durante as atividades. Cada criança recebe um lanche e o material necessário para as atividades. Aconselha-se a levar roupa confortável e que se possa sujar.

Ministro da Educação nas comemorações dos 15 anos do CEAN em Campo Maior

No âmbito das comemorações dos 15 anos do Centro Educativo Alice Nabeiro, decorre no próximo dia 30 de maio, pelas 9.30 horas, a 1ª Conferência Professor Manuel Ferreira Patrício sobre o tema “O Futuro da Educação”.

O evento realiza-se no Centro de Ciência do Café e conta com a intervenção do Ministro da Educação, João Costa.

Campo Maior: Feira do Livro anima jardim do Palácio Visconde d’Olivã até domingo

Já decorre, no jardim do Palácio Visconde d’Olivã, em Campo Maior, a edição deste ano da feira do livro. O evento, inaugurado, ao final da manhã desta quarta-feira, 18 de maio, ao som da fanfarra do Centro Educativo Alice Nabeiro, e que vai muito para além da comercialização de livros, conta com uma programação muito vasta, até domingo, dia 22.

Esta feira do livro, garante o presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, resulta de um “cruzamento entre várias vertentes das áreas governativas”, onde a cultura e a edução se unem à intenção de dinamização do centro histórico da vila. “Quisemos fazer uma feira do livro dinâmica e diferente, com imensos workshops para crianças e para o público escolar, e estamos num jardim fantástico. Os campomaiorenses que venham, que se associem a estas dinâmicas, que são quatro dias fantásticos”, acrescenta.

O autarca garante que estão reunidas as condições para que o evento corra da melhor maneira possível, destacando, quer os momentos relacionados com a inauguração, como é o caso da exposição de marcadores de livros de Guida Bruno, assim como a apresentação de um livro de Pedro Chagas Freitas, no sábado à noite, e da apresentação do prémio literário Hugo Santos, no domingo.

Dando continuidade a uma aposta que o município tem vindo a fazer na cultura, Luís Rosinha garante que os próximos fins de semana serão de grande atividade na vila, numa programação que espera que possa agradar a todos. Luís Rosinha apela ainda à adesão às iniciativas do município, até porque só assim estas dinâmicas fazem sentido.

Já a vereadora São Silveirinha revela aquilo que se pode esperar, até domingo, desta feira do livro, que foi pensada, quer para a comunidade escolar, quer para o público em geral: “uma série de oficinas, de livros pop up, de escrita criativa, de ilustração; temos uma série de dinâmicas para o público escolar, mas depois também temos a vertente para a comunidade em geral”.

De toda a programação, São Silveirinha destaca, entre outros, na sexta-feira, a apresentação do projeto “Mulheres do Meu País”, desenvolvido pela associação cultural UMCOLETIVO. “Acho interessantíssimo, agarrar nas cartas, nos poemas, nos textos, de mulheres, que foram escritos até final do século XX e depois temos uma série de apresentações de livros e alguns momentos musicais”, adianta a vereadora.

A feira do livro, lembra a vereadora, já não se realizava há alguns anos, sendo que está confiante que o evento “tem tudo para resultar”.

Câmara de Arronches restaura pinturas do Convento

A Câmara Municipal de Arronches avança para o restauro de pinturas no Convento, complementando a obra que atualmente se encontra a decorrer, algumas dos espaços interiores da infraestrutura terão as suas pinturas restauradas.

Durante a empreitada de reabilitação e beneficiação do Convento de Nossa Senhora da Luz, que se encontra atualmente a decorrer, foram encontradas, em algumas divisões da infraestrutura, pinturas decorativas com um significativo valor patrimonial, que o Município entendeu ser importante preservar e manter para que a população as possa apreciar.

Tendo em conta que o restauro das pinturas é uma empreitada diferente daquela que foi inicialmente idealizada, foi necessário levar a efeito um procedimento de consulta prévia, que terminou com a empresa Agrocinco – Construções, S.A. na primeira posição, adjudicando-se então a obra, algo que ficou oficializado através da assinatura do respetivo contrato.

O ato decorreu na Câmara Municipal, com o Município a fazer-se representar pelo presidente João Crespo, enquanto a empresa se fez representar pelo administrador José Arranz. Esta é uma empreitada que vai implicar o investimento de 52 mil euros, por parte da autarquia.

Reservar no Vila Galé em maio dá descontos

Em maio, reservar num dos 27 hotéis Vila Galé em Portugal dá direito a descontos até 30€ em vales de combustível na Galp.

Quem reservar três noites, recebe um voucher até 10€. Já as estadas entre quatro e seis noites dão direito a um voucher até 20€. As reservas de sete noites ou mais terão um voucher até 30€ para descontar.

Esta campanha é válida para todas as reservas feitas durante o mês de maio com o código promocional GALP22, no site da Vila Galé ou através do centro de atendimento, pelo email portugal.reservas@vilagale.com ou pelo telefone (+351) 212 460 650. E aplica-se a estadas até ao final deste ano.

A oferta dos vales de desconto é automática, ou seja, serão enviados aos clientes uma vez feito o check out no hotel, através do endereço de email associado à reserva.

Visita dos embaixadores é “demonstração de força” para o Grupo Nabeiro

A Casa da América Latina e os embaixadores latino-americanos acreditados em Portugal visitaram esta quarta-feira, dia 18, o Grupo Nabeiro – Delta Cafés, numa jornada pelas diferentes empresas do Grupo.

Manuela Júdice, secretária-geral da Casa da América Latina, explica que “num quadro dos objetivos da Casa da América Latina, as nossa atividade centra-se em quatro áreas: economia, cultura, academia e empresas. Dentro destas áreas, procuramos, não só dar a conhecer a América Latina em Portugal, como Portugal à América Latina. Nesse sentido, fazemos visitas a regiões ou empresas para mostrar as suas potencialidades e criar sinergias para uma colaboração”.

Por outro lado, “sem nos querermos sobrepor à AICEP ou ao Ministério da Economia, queremos estabelecer a ligação entre os diferentes intermediários, promovendo os países latino americanos, Portugal e as suas empresas”.

O comendador Rui Nabeiro, presente nesta visita, considera que “estabelecer esta ligação com países que acabam por ser fornecedores da empresa tem sempre muito interesse. Eles vêm conhecer-nos a nós e nós a eles. Quem não fizer o bem e não pensar no futuro pode acabar por ficar para trás”.

Já Rui Miguel Nabeiro, CEO do Grupo Nabeiro DELTA Cafés, considera que “é uma honra e um privilégio ter estes embaixadores a visitar as empresas do grupo. São países muito importantes para o nosso negócio pois é deles que vem a matéria prima tão importante para nós. Numa altura em que tantas empresas têm dificuldades em obter matéria-prima, ter aqui estes embaixadores é uma demonstração de força e de vontade de colaborarmos e seguirmos em frente no nosso caminho”.

Nesta visita, além da administração do Grupo – Delta Cafés, marcaram presença os embaixadores e corpo diplomático do Brasil, Colômbia, Cuba, México, Panamá, Paraguai, Peru e República Dominicana.

Judocas de Campo Maior destacam-se no Regional de juvenis

O Campeonato Regional de juvenis de judo decorreu no passado sábado em Campo Maior, no Pavilhão Desportivo Rui Nabeiro, englobando cerca de três dezenas de judocas provenientes das associações distritais de Portalegre e Castelo Branco.

As classificações dos atletas masculinos da Associação de Portalegre foram as seguintes: menos de 42 quilos, 2º Martim Saldanha, do Sporting Campomaiorense; menos de 46 quilos, 2º Tiago Bajé, da Casa do Povo de Campo Maior; menos de 50 quilos, 1º Tomás Reguino, da Casa do Povo de Campo Maior, e 2º George Kubishenco, do CRP da Boa Fé (Elvas); menos de 55 quilos, 1º Santiago Vilhalva, da Casa do Povo de Campo Maior, 2º Tomás Mafra, da Casa do Povo de Campo Maior e 3º Leonardo Felizardo, do Desportivo Montargilense; menos de 60 quilos, 1º Guilherme Nanita, da Casa do Povo de Campo Maior e 2º Dinis Semedo, do Desportivo Portalegrense; e menos de 81 quilos, 2º Laurindo Cardoso, do Desportivo Portalegrense.

As classificações femininas de atletas da Associação de Portalegre foram as que se seguem: menos de 48 quilos, 2ª Leonor Pinheiro, do Sporting Campomaiorense, e 3ª Joana Coelho, do Sporting Campomaiorense; e menos de 57 quilos, 1ª Bárbara Estrela, do Desportivo Portalegrense e 2ª Maria Borrega, do Sporting Campomaiorense.

Encontro Transfronteiriço de judo infantil em Campo Maior

O Pavilhão Rui Nabeiro em Campo Maior acolheu no passado domingo, 15 de maio, o Encontro Transfronteiriço de judo infantil.

Na competição participaram mais de 100 atletas dos seguintes clubes: Sporting Clube Campomaiorense, Casa do Povo de Campo Maior, CRP da Boa-fé de Elvas, Grupo Desportivo Portalegrense, Elétrico Futebol Clube, Grupo Desportivo Montargilense, Escola de Judo Ana Hormigo de Castelo Branco e Escola de judo Xavier Linde de Badajoz.

A competição desenvolveu-se em cinco áreas, o que permitiu o seu término em tempo razoável.

Na iniciativa, estiveram presentes diversas autoridades locais, o presidente da Federação Portuguesa de Judo, Jorge Fernandes, e a treinadora da seleção nacional de judo feminina, Ana Hormigo.

No final foram distribuídas as medalhas de participação aos atletas e um pequeno lanche.

Crato: “estamos a preparar um grande festival”, garante Joaquim Diogo

A edição deste ano do Festival do Crato, que acontece entre os dias 23 e 27 de agosto, promete muita animação, sendo que já foram divulgados alguns dos nomes dos artistas que compõem o cartaz do evento: Miguel Araújo e convidados (Ana Bacalhau, António Zambujo e César Mourão), Dino d’Santiago, The Happy Mess e Gabriel O Pensador, com o convidado especial Carlão.

Segundo o presidente da Câmara do Crato, Joaquim Diogo, estão a ser pensadas “novas as metodologias de segurança”, para o recinto, tendo em conta a pandemia, para que este possa acolher as pessoas com “a maior dignidade”, assegurando ainda que está a ser preparado “um grande festival”. “As pessoas têm muita ânsia de, ao fim de dois anos, poder estar juntas e de festejar e esperemos que haja condições para que assim seja”, comenta.

Quanto aos concertos, Joaquim Diogo revela que o espetáculo de Miguel Araújo, será “único”, entre a música e alguma diversão e humor. Dino d’Santiago, por sua vez, “muito referenciado”, por esta altura, “acabou de ganhar um prémio, sendo um dos melhores autores do nosso país”. Gabriel O Pensador, para além de “uma referência”, é muito acarinhado pelos festivaleiros, que apresentará um espetáculo também único.

O autarca adianta que, dentro em breve, começarão a ser desvendados os artistas internacionais que participarão este ano no Festival do Crato. “Será uma surpresa para muitos e, este ano, há uma grande aposta em trazer uma vertente internacional a este festival, que é um dos maiores do país e que já começa também a ganhar raízes internacionais”, assegura Joaquim Diogo.

Quanto ao espaço do festival dedicado ao artesanato, Joaquim Diogo revela que haverá, para além de um restaurante oficial, tasquinhas e um segundo palco, onde a música e a cultura do Alentejo estarão em destaque. “Este ano pretendemos fazer uma homenagem a todas aquelas dinâmicas do Alentejo que foram consagradas como Património da Humanidade e que será uma novidade, dentro do espaço de artesanato”, revela ainda o autarca.

Já os campistas vão poder começar a conviver ainda antes do arranque do festival: “no domingo antes do arranque do festival, já vamos ter dinâmicas próprias direcionadas para estes visitantes, que vão estar connosco cerca de uma semana”.

Rui Nabeiro nos 75 anos do restaurante Rei dos Leitões

Foto: Miguel Malaguerra

O comendador Rui Nabeiro marcou presença, na passada segunda-feira, 16 de maio, no aniversário dos 75 anos do restaurante Rei dos Leitões, na Mealhada.

Os 75 anos do Restaurante Rei dos Leitões foi celebrado com algumas animações e a presença de demais entidades.

Parque fotovoltaico El Doblón abastece 25 mil famílias por ano

Foto: Ayuntamiento de Almendralejo

O parque fotovoltaico implantado entre os municípios de Almendralejo e Mérida, na vizinha Estremadura espanhola, denominado El Doblón, já se encontram em funcionamento e a produzir energia que vai abastecer 25mil famílias por ano.

Os painéis fotovoltaicos estão instalados em três locais, num investimento de quase cem milhões de euros.

A energia gerada pelo parque solar é de 46,6 megawatts e permitiu a criação de 1100 empregos durante a construção do parque, 80% destas pessoas residentes na Estremadura.

Dia Internacional do Fascínio das Plantas celebrado em Elvas

O laboratório colaborativo (CoLAB) InnovPlantProtect (InPP) celebra o Dia do Fascínio das Plantas 2022 promovendo o 1º Encontro de Clubes Ciência Viva das Escolas Secundárias do distrito de Portalegre, amanhã, quinta-feira, 19 de maio, com o apoio do Centro Ciência Viva de Estremoz, e uma visita guiada aos novos laboratórios do InPP.

A tarde termina com uma deslocação ao Jardim Municipal de Elvas, o maior espaço verde da cidade e dono de uma assinalável biodiversidade, em matéria de espécies arbóreas.

Participam na iniciativa as Escolas Secundárias Mouzinho da Silveira, de Portalegre, e a D. Sancho II de Elvas, que acaba de formar o seu Clube Ciência Viva na Escola. O InPP vai receber nas suas instalações um total de 42 alunos e sete professores. À visita aos laboratórios, conduzida pelo diretor executivo do CoLAB, Pedro Fevereiro, seguir-se-á uma breve apresentação sobre os encantos e a importância da biodiversidade vegetal. Depois, pelas 15.45 horas, os alunos e professores reúnem-se no renovado Auditório do InPP/ INIAV, para o Encontro de Clubes Ciência Viva na Escola.

O objetivo deste encontro é que os Clubes do distrito se conheçam uns aos outros e apresentem os projetos que têm desenvolvido e que planeiam desenvolver. A iniciativa conjunta entre o InPP, as Escolas e o CCV Estremoz, integrada nas celebrações nacionais coordenadas pelo ITQB NOVA, tem como objetivo promover uma cultura de conhecimento sobre a importância das plantas através do deslumbramento que o mundo vegetal proporciona, seja em casa, na rua, no campo ou na praia, na floresta, no pomar, na horta, no campo agrícola ou na montanha.

O Dia do Fascínio das Plantas é uma iniciativa da European Plant Science Organization (EPSO) que acontece a cada dois anos, no dia 18 de maio. É coordenado a nível nacional pela Sociedade Portuguesa de Fisiologia Vegetal e pelo ITQB NOVA, com eventos em todo o país.

Marcadores e Contos abrem Feira do Livro de Campo Maior

A Feira do Livro de Campo Maior abre hoje, dia 18 de maio, ao público, pelas 10.30 horas, numa cerimónia que conta com a participação da fanfarra do Centro Educativo Alice Nabeiro.

Pelas 11 horas, é inaugurada uma exposição de marcadores de livros, de Guida Bruno, que às 14 e às 15 horas promove uma “Hora do Conto”, destinada às crianças do ensino pré-escolar.

Até domingo, haverá oficinas de ilustração, de livros pop up, de escrita criativa, apresentação de livros, assim como do Prémio Literário Hugo Santos.

Viaturas militares em miniatura em exposição no Museu Militar de Elvas

Em Dia Internacional dos Museus, o Museu Militar de Elvas inaugura na manhã desta quarta-feira, 18 de maio, na sala de exposições temporárias, uma mostra de veículos militares em miniatura.

Estas miniaturas, de veículos militares que equiparam os exércitos durante a 2ª Guerra Mundial e décadas seguintes, revela o diretor do museu, coronel Nuno Duarte, foram doadas ao museu por Manuel Mesquita e pelo sargento, na reforma, Jorge Gambutas, sendo que ficam disponíveis para visita, de forma gratuita, até 30 de junho. “É uma forma simples e concreta de mostrar a disponibilidade destes senhores, ao doarem este seu acervo, e que confiaram no museu, para que o seu testemunho fique aqui”, revela.

Ao todo, a mostra inclui cerca de 50 peças de vários tipos de viaturas – “de reconhecimento, de carros de combate, de transporte de pessoal”, sendo que, até final de junho, novos elementos vão sendo acrescentados à exposição. “Temos mais algumas em acervo, que iremos completando, à medida que formos tendo mais visitantes”, adianta Nuno Duarte.

As miniaturas, garante o coronel, são “muito perfeitas”, sendo que, na exposição, há ainda possibilidade de comparação com viaturas à escala real. “Na própria exposição, temos uma viatura à escala real, bem como metralhadoras e rádios, e depois podemos analisar as miniaturas que demonstram um bocadinho as viaturas do ex-Pacto de Varsóvia, as viaturas francesas e alemãs, que conhecemos dos filmes da 2ª Guerra Mundial. Julgo que para os amantes deste tipo de exposições, será de muito bom grado”, assegura o diretor.

Com a criação da sala das doações, ainda por o antigo diretor do museu, coronel Joaquim Bucho, lembra Nuno Duarte, qualquer pessoa, tal como fizeram Manuel Mesquita e Jorge Gambutas, poderá oferecer qualquer tipo de peça com valor militar ao museu, para que sejam expostas.

O Dia Internacional dos Museus, celebrado anualmente no dia 18 de maio, foi criado em 1977 pelo Conselho Internacional dos Museus (ICOM), com o objetivo de promover, junto da sociedade, uma reflexão sobre o papel dos Museus no seu desenvolvimento.

Agrupamento de Escolas nº 1 de Elvas em projetos etwinning

No presente ano letivo, vários grupos de alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, do Agrupamento de Escolas nº 1 de Elvas e das Escolas Básicas do 1º Ciclo de Alcáçova, Boa-Fé e Fontainhas, participaram nos projetos etwinning My European Schoolmates, Story and Arts, Ocean and Antarctica e Ler mais, escrever melhor!

Os alunos tiveram a oportunidade de participar em diversas atividades desenvolvidas em simultâneo, de forma colaborativa com outros grupos de alunos de escolas nacionais e europeias. As atividades realizadas, com recurso às tenologias de informação e comunicação, favorecem o envolvimento ativo dos alunos quer na aprendizagem de conteúdos curriculares de forma transversal, quer na aprendizagem de métodos de trabalho, escolha e implementação de estratégias para a resolução de problemas relacionados com temáticas europeias, ambientais bem como estimulação da leitura e da escrita.

Estes projetos foram implementados e dinamizados pelas docentes de Educação Especial Isabel Oliveira e Maria do Carmo Oliveira promovendo deste modo a educação inclusiva.

Dui MC lança novo tema com rappers elvenses (c/vídeo)

Dui MC, rapper alentejano, natural de Rio de Moinhos, no concelho de Borba, lançou o seu último trabalho, intitulado “Círculo Fechado” que, em apenas dois dias, conta já com mais de três mil visualizações.

Autor dos temas “CALLE” e “Liberdade”, Dui MC volta a contar com a colaboração de J-Carti e Mczinho, ambos de Elvas, e Stavo, natural do Brasil. Alvos de bastante apoio na internet, os rappers lançam assim o primeiro trabalho em colaboração fazendo algo inédito no Alentejo até à data neste estilo.

Após o lançamento, foi revelada já a primeira data de apresentação do single, dia 20 de maio, na discoteca Praxis em Évora.

Euromilhões com jackpot de 42 milhões de euros

O próximo concurso do Euromilhões, na sexta-feira, vai contar com jackpot de 42 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou na chave sorteada ontem.

O segundo prémio, de 257 mil euros, saiu no estrangeiro a dois apostadores, assim como o terceiro, de 60 mil euros, que foi entregue no estrangeiro a dois apostadores. Em Portugal, saíram dois quartos prémios, no valor de 1970 euros.

A chave sorteada no concurso de ontem do Euromilhões é composta pelos números 5, 28, 30, 48 e 49 e pelas estrelas 5 e 11.

Esta notícia não dispensa a consulta dos números através do portal dos Jogos Santa Casa.

IPP prepara novo ano letivo com alargamento da oferta formativa

Com uma vasta oferta formativa, desde as ciências e tecnologia, passando pela saúde e pela agricultura e veterinária, o Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) encontra-se já a preparar o próximo ano letivo, com algumas novidades no que diz respeito aos cursos disponíveis.

Luís Loures, presidente do Instituto Politécnico de Portalegre, explica que “vamos oferecer os mesmos cursos técnico-superiores profissionais, as mesmas licenciaturas e os mesmo mestrados, seno que, começou recentemente uma pós graduação em Enoturismo e que foi um sucesso, com as vagas todas preenchidas desde o início. Teremos novas pós graduações, micro credenciais e novas formações curtas, que vão sair já em setembro e, em principio, vai abrir uma pós graduação na área da agricultura de precisão”.

O presidente do IPP refere que “o número de vagas disponíveis será o mesmo, uma vez que é estabelecido pela tutela. Poderá haver mais uma ou outra vaga, por exemplo, para os cursos tecnológicos mas não varia muito”.

Rute Santos, diretora da Escola Superior Agrária de Elvas, referiu-nos que, “neste momento, estão a decorrer processos de candidaturas para diversas formações, nomeadamente para maiores de 23 anos, cursos técnicos superiores profissionais e para os alunos que fizeram o secundário na via profissional que têm um acesso especifico”.

Ano letivo 2022/2023 já está a ser preparado no Instituto Politécnico de Portalegre.