Viaturas militares em miniatura em exposição no Museu Militar de Elvas

Em Dia Internacional dos Museus, o Museu Militar de Elvas inaugura na manhã desta quarta-feira, 18 de maio, na sala de exposições temporárias, uma mostra de veículos militares em miniatura.

Estas miniaturas, de veículos militares que equiparam os exércitos durante a 2ª Guerra Mundial e décadas seguintes, revela o diretor do museu, coronel Nuno Duarte, foram doadas ao museu por Manuel Mesquita e pelo sargento, na reforma, Jorge Gambutas, sendo que ficam disponíveis para visita, de forma gratuita, até 30 de junho. “É uma forma simples e concreta de mostrar a disponibilidade destes senhores, ao doarem este seu acervo, e que confiaram no museu, para que o seu testemunho fique aqui”, revela.

Ao todo, a mostra inclui cerca de 50 peças de vários tipos de viaturas – “de reconhecimento, de carros de combate, de transporte de pessoal”, sendo que, até final de junho, novos elementos vão sendo acrescentados à exposição. “Temos mais algumas em acervo, que iremos completando, à medida que formos tendo mais visitantes”, adianta Nuno Duarte.

As miniaturas, garante o coronel, são “muito perfeitas”, sendo que, na exposição, há ainda possibilidade de comparação com viaturas à escala real. “Na própria exposição, temos uma viatura à escala real, bem como metralhadoras e rádios, e depois podemos analisar as miniaturas que demonstram um bocadinho as viaturas do ex-Pacto de Varsóvia, as viaturas francesas e alemãs, que conhecemos dos filmes da 2ª Guerra Mundial. Julgo que para os amantes deste tipo de exposições, será de muito bom grado”, assegura o diretor.

Com a criação da sala das doações, ainda por o antigo diretor do museu, coronel Joaquim Bucho, lembra Nuno Duarte, qualquer pessoa, tal como fizeram Manuel Mesquita e Jorge Gambutas, poderá oferecer qualquer tipo de peça com valor militar ao museu, para que sejam expostas.

O Dia Internacional dos Museus, celebrado anualmente no dia 18 de maio, foi criado em 1977 pelo Conselho Internacional dos Museus (ICOM), com o objetivo de promover, junto da sociedade, uma reflexão sobre o papel dos Museus no seu desenvolvimento.