“Retratos de Reguengos” em exposição em Monsaraz

A Igreja de Santiago – Galeria de Arte, em Monsaraz, tem patente até 23 de janeiro do próximo ano a exposição de fotografias “Retratos de Reguengos”. Esta mostra de fotografias, de José Miguel Soares, é organizada pela Malvada Associação Artística em conjunto com o Município de Reguengos de Monsaraz e pode ser apreciada diariamente entre as 9h30 e as 12h30 e das 14h às 17h30 no âmbito do ciclo de exposições Monsaraz Museu Aberto.

A exposição está integrada no projeto “Topofilias”, com criação e direção artística de Ana Luena e José Miguel Soares, que envolveu a população sénior do concelho, retratando pessoas em Reguengos de Monsaraz, São Pedro do Corval, Barrada, Telheiro, Santo António do Baldio, Monsaraz e Motrinos. Os registos fotográficos foram feitos no espaço público, nas casas dos participantes, nos locais de trabalho, na praia fluvial de Monsaraz, no pavilhão gimnodesportivo municipal e em jardins, explorando o elo afetivo entre a pessoa e o lugar ou o meio ambiente, uma associação que promove a ideia de pertença e de identidade cultural.

As sessões fotográficas incluíram grupos de participantes que tiveram as atividades interrompidas e a socialização restringida durante este período de pandemia e que desta forma retomaram o convívio com os amigos. Durante todo o processo desenvolveu-se com os participantes o exercício da memória para se incentivarem recordações e o estabelecimento de conexões, a aproximação e a partilha através da fotografia.

O projeto “Topofilias” está incluído no Transforma – Programa para uma Cultura Inclusiva do Alentejo Central promovido pela Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central e foi realizado nos concelhos de Reguengos de Monsaraz, Alandroal, Borba, Estremoz e Évora.