Quinta derrota consecutiva: “O Elvas” perde por 2-0 com o Loures

“O Elvas” perdeu, na tarde deste domingo, 1 de maio, por 2-0, com o Loures, em jogo da quinta jornada da Série I da fase de manutenção do Campeonato de Portugal.

O primeiro golo da partida, disputada no Campo Patalino do Estádio Municipal de Elvas, foi marcado por João Costa, aos 45 minutos. O segundo saiu dos pés de Diogo Carvalho, ao minuto 61.

Os azuis e ouro, depois de terem saído derrotados de cinco de um total seis jogos desta fase de manutenção, e independentemente do resultado do encontro da próxima semana, já tem a descida ao campeonato distrital certa.

O último jogo de “O Elvas”, no Campeonato de Portugal, está marcado para domingo, 8 de maio, com a deslocação ao campo do Sintrense.

25 de Abril de 1974 na imprensa local exposto em Portalegre

A exposição “25 de Abril de 1974 na imprensa local” está patente na Biblioteca Municipal de Portalegre e junta uma seleção de recortes de imprensa reveladoras da forma como a revolução foi vivida na cidade e no distrito, pelas diferentes fações políticas e pela população em geral.

Para complementar as notícias expostas, foi escolhida uma dezena de fotografias das manifestações do 1º de Maio de 1974 na cidade, que incluem algumas personalidades locais que estiveram na frente da pós revolução e que são demonstrativas da capacidade de mobilização dos estudantes que encheram as ruas com cartazes.

A exposição pode ser vista até 31 de maio, no horário de funcionamento da biblioteca: de segunda a sexta-feira, das 10 às 13 horas e das 14 às 18 horas; e aos sábados, das 15  às 18 horas.

Concerto e colóquio a 3 e 5 de maio em Marvão

No dia 3 de maio, terça-feira, a Academia Internacional de Marvão para a Música, Artes e Ciências, realiza um Concerto de Música de Câmara – “Marvão Open Chamber Music” –, pelas 19 horas, na Igreja de Nossa Senhora da Estrela, em Marvão.

O programa Mendelssohn para Quarteto de Cordas e Brahms para Quinteto de Clarinete e Cordas, é interpretado pelos músicos Horácio Ferreira (clarinete), Christoph Poppen (violino), Donghyun Kim (violino), Francisco Lourenço (viola) e Aurélien Pascal (violoncelo). O concerto tem entrada livre.

No dia 5, quinta-feira, o Auditório da Academia de Marvão, na Quinta dos Olhos d’Água, acolhe ao longo do dia o colóquio “Diálogos em Marvão”. O evento conta com a participação de seis oradores, num programa que convida o público a pensar e a questionar prismas do mundo que nos rodeia, navegando na pluralidade das Ciências Sociais e das Artes.

Ao longo do dia, o programa é o seguinte: às 10.00 horas, Renato Lessa aborda filosofia política, abstração e formas de vida; às 10.45 horas, Rui Baldaque Romão fala sobre De Mandeville a Hogarth, variedade e linha serpentina; às 11.45 horas, Dalila Rodrigues apresenta Passado reinventado; às 15 horas, António Marques apresenta Que tipo de paz procura a filosofia?; às 15.45 horas, António Guerreiro apresenta A tonalidade da época: colapsologia e imaginário dos fins; às 17 horas, Paolo Pinamonti aborda Música e cinema; às 18 horas, tem lugar um debate entre os participantes e diálogo com o público. “Diálogos em Marvão”, de curadoria e moderação de Ana Rocha, ocorre das 10 às 18 horas e é um evento de entrada livre.

CGTP defende fixação do salário mínimo em 850 euros

As comemorações do 1º de Maio, em Portalegre, ficam marcadas, este domingo, por um animado desfile, seguido de convívio ao som do Grupo de Cantares de São Vicente e Ventosa.

Em mais de 30 ações do género, em todo o país, a CGTP-IN procurou, não só homenagear os homens e mulheres “que têm contribuído com a sua luta para a melhoria das condições de trabalho”, mas também dar visibilidade às principais reivindicações dos trabalhadores portugueses.

A CGTP defende “o aumento geral dos salários em 90 euros para todos os trabalhadores; a valorização das carreiras e profissões; a fixação dos 850 euros a curto prazo para o Salário Mínimo Nacional; o aumento real das pensões; o combate à precariedade, a luta pelas 35 horas e contra a desregulação dos horários de trabalho; a exigência do cumprimento e reposição de direitos; a revogação das normas gravosas da legislação laboral, nomeadamente a caducidade da contratação coletiva e a reposição do princípio do tratamento mais favorável ao trabalhador; o reforço dos serviços públicos e das funções sociais do Estado; e a garantia da efetivação da liberdade sindical em todas empresas e locais de trabalho”.

Num “momento de agravamento da situação dos trabalhadores e reformados por via do brutal aumento do custo vida, a CGTP-IN avança ainda com a exigência das seguintes medidas excecionais e imediatas: reafirmar a reivindicação de aumento dos salários de todos os trabalhadores em 90 euros em 2022; aumentos extraordinários de todos os salários cuja revisão/atualização tenha sido absorvida pela inflação; aumento extraordinário do Salário Mínimo Nacional para 800 euros com efeitos a 1 de julho de 2022; e amento extraordinário de todas as pensões e reformas que reponha o poder de compra, num mínimo de 20 euros”.

Artesanato de todo o tipo e feitio para conhecer até ao final do dia na FIAPE

A 34ª edição da Feira Internacional de Agropecuária de Estremoz (FIAPE) termina este domingo, 1 de maio, no Parque de Feiras e Exposições da cidade, sendo que, até às 20 horas, há muitas atividades e stands para visitar.

No decorrer daquela que é já a 38ª edição da Feira de Artesanato, inserida na programação FIAPE, encontram-se largas dezenas de artesãos da região que aproveitam o certame para comercializar e dar a conhecer os seus trabalhos.

Para além dos famosos Bonecos de Estremoz, não faltam pinturas, trabalhos manuais e muitos acessórios de moda. Conheça alguns desses trabalhos na fotorreportagem que apresentamos abaixo:

Mais de 80 clássicos pela Rota dos Cafés Delta

Este fim de semana foi de passeio para mais de 170 pessoas, em 82 carros clássicos, naquela que foi já a 16ª edição da Rota dos Cafés Delta.

Oriundos de toda a parte do país, no evento, que passou entre ontem, 30 de abril, e hoje, 1 de maio, pelos concelhos de Elvas, Campo Maior e Castelo de Vide, participaram automóveis desde as décadas de 30 e 40, um deles, como revela o responsável pela organização, Eduardo Cristiano, conduzido por um senhor de 90 anos, vindo de Pombal.

O evento, que Eduardo Cristiano garante ser para continuar, depois de dois anos parado, devido à pandemia, não se faz de um número excessivo de participantes, até porque, estando sozinho na organização deste passeio, procura sempre, e ainda assim, receber bem as pessoas. “Eu tive duas desistências e até podia ter telefonado a outras pessoas, mas eu não trabalho para estatísticas”, assegura, lembrando o grau de responsabilidade que carrega pelo facto do passeio ser patrocinado pela Delta.

Este domingo, e depois de uma visita ao Museu de Arqueologia e Etnografia António Tomás Pires, em Elvas, durante a manhã, a comitiva seguiu em direção a Campo Maior, onde se realiza o almoço de encerramento do evento.

Elvenses em peso na caminhada do Dia da Mãe

Em Dia da Mãe, centenas de pessoas caminham na manhã deste domingo, 1 de maio, por algumas artérias de Elvas, numa iniciativa da Junta de Freguesia de Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso.

A caminhada teve início já depois das 9 horas, na Quinta do Bispo, onde termina, com um almoço convívio.

O percurso inclui passagens, entre outros, pelo Santuário do Senhor Jesus da Piedade, o Jardim Municipal e o Jardim das Laranjeiras, num passeio acessível a todas as pessoas.

Todos os participantes tiveram direito a uma tshirt alusiva à iniciativa e à data que se celebra hoje.

CD Badajoz vence Atlético de Bilbao B por 1-0

O Clube Desportivo de Badajoz venceu na tarde deste sábado, 30 de abril, o Atlético de Bilbao, por 1-0, no Estádio Nuevo Vivero.

O único golo da partida foi marcado por Gorka Pérez, aos 71 minutos de jogo.

Com esta vitória, a equipa de Badajoz encontra-se, com 55 pontos, no quinto lugar da classificação, que permite jogar o play off de acesso à Segunda Liga espanhola de futebol.

Pela frente, o CD Badajoz ainda irá defrontar, durante este mês de maio, as Promessas do Real Valladolid, Celta de Vigo B, Logroñés e Rayo Majadahonda.

José Cid e Acid Jazz Project na última noite de ArtJazz Festival

José Cid, com o seu projeto “Acid Jazz Project”, encerra este domingo, dia 1, a sétima edição do ArtJazz Festival que tem estado a decorrer em Elvas, desde a passada sexta-feira.

“O lado jazzístico de José Cid, acompanhado por um quarteto de músicos, traz um concerto que se projeta sobre a música popular portuguesa, Fado, temas do próprio José Cid e homenagens a Amália, Zeca Afonso, Tom Jobim e John Lee Hooker”, de acordo com Jorge Goes, diretor artístico do festival.

O espetáculo com José Cid o seu projeto “Acid Jazz Project” está marcado para as nove e meia da noite.

Rádio ELVAS acompanha jogo “O Elvas”- Loures este domingo

Foto arquivo

“O Elvas” – Loures é o encontro da quinta jornada da Série I da fase de manutenção do Campeonato de Portugal, que se disputa este domingo, 1 de maio, às 16 horas, no Campo Patalino do Estádio Municipal de Elvas.

Os alentejanos não têm qualquer possibilidade de evitar o último lugar desta série e vão despedir-se do seu público. Sacavenense – Sintrense é o outro jogo desta jornada. A classificação é comandada pelo Sacavenense com nove pontos, seguido de Loures e Sintrense com sete, com “O Elvas” no último lugar sem pontos.

A Rádio Elvas, hoje, entre as 15 e as 18.30 horas, emite o seu espaço dedicado ao desporto, com relato e reportagem do desafio do Municipal, numa emissão com Carlos Falcato e Manuel Carvalho.

Festas do Povo de Campo Maior em destaque na FIAPE

São mais de 400 os expositores presentes na edição deste ano da FIAPE, entre os quais o Município de Campo Maior, que como não poderia deixar de ser, no seu stand, dá destaque às Festas do Povo e às flores de papel.

A vereadora no Município de Campo Maior, São Silveirinha revela que, até ao certame, levaram o que de melhor há na vila: “trouxemos o que de melhor temos na nossa terra, viemos aqui representar o nosso Património Cultural e Imaterial, que são as Festas do Povo, com esta linda representação e vamos ter uma demonstração de decoração de pandeiretas e um workshop de elaboração de flores de papel”.

Desde rosas, tulipas, malmequeres, cravos, há toda uma panóplia de flores de papel, no stand do município, e ainda a representação de uma entrada de uma rua engalanada, adianta uma das técnicas do município, Margarida Ganhão. Mostrar Campo Maior a todo o mundo” é outro dos objetivos do município, revela, por sua vez, a técnica Conceição Rodrigues.

Para o Secretário de Estado da Administração Local e do Ordenamento do Território, Carlos Miguel, estas “apresentações são muito importantes”, considerando que “as Festas de Campo Maior são únicas no país. É um património que é nosso e da humanidade e a presença aqui só enaltece a feira e marca a representação do território, que é importante para todo o Alentejo”.

Feliz Dia da Mãe

Este domingo, 1 de maio, assinala-se o Dia da Mãe. Esta é uma data comemorada, a nível nacional, no primeiro domingo do mês de Maio e que pretende celebrar o amor entre filhos e mães.

A Rádio ELVAS esteve na Escola Básica e Jardim de Infância da Boa-Fé, onde as crianças dos vários níveis de ensino deixaram a sua mensagem para as mães

O Dia da Mãe chegou a ser celebrado a 8 de dezembro, em Portugal, no entanto, agora é celebrado no 1.º domingo de maio, em homenagem à Virgem Maria, mãe de Cristo, que se celebra durante o mês de maio.

Habitualmente, no Dia da Mãe, os filhos costumam oferecer presentes às suas mães, uma forma de mostrar o quanto gostam delas, um agradecimento pelo empenho e dedicação.

Crianças deixam mensagens às suas mães neste dia especial

Hoje, 1 de maio, é Dia da Mãe, uma data que se celebra no mundo inteiro, assinalada sempre no primeiro domingo deste mês.

Apesar deste ser um dia alusivo à figura da mãe, é também uma homenagem a todas as mulheres e, alguns homens, que assumem este papel, de cuidadores.

O Dia da Mãe chegou a ser celebrado a 8 de dezembro, em Portugal, no entanto, agora é celebrado no 1.º domingo de maio, em homenagem à Virgem Maria, mãe de Cristo, que se celebra durante o mês de maio.

Habitualmente, no Dia da Mãe, os filhos costumam oferecer presentes às suas mães, uma forma de mostrar o quanto gostam de delas, um agradecimento pelo empenho e dedicação.

UGT: “É necessário aumentar os salários médios”, diz Marco Oliveira

Em Dia do Trabalhador, a União Geral de Trabalhadores (UGR) considera que este dia “tem uma importância enorme, uma vez que assinala o dia de todos os trabalhadores. Sendo uma confederação sindical, tentamos sempre dar um destaque especial a este dia e o povo em geral sabe que a UGT tem vindo a lutar pela melhoria das condições de vida dos trabalhadores e das suas famílias. Têm-se dado bons passos, não os que queríamos, mas o facto da UGT estar na concertação social permite-nos acompanhar, de forma equilibrada, todos os avanços que surgem”, referiu-nos Marco Oliveira, presidente (na foto) da União Geral de Trabalhadores (UGT) de Portalegre.

Para Marco Oliveira, é necessário “ter atenção aos salários médios em Portugal. O aumento constante do salário mínimo faz com que, qualquer dia, a média salarial em Portugal seja o salário mínimo. Portanto, se há alguma coisa que tem que ser feita, de forma urgente, é o aumento do salário médio”.

O Dia do Trabalhador surgiu 1886, nos EUA, quando, a 1 de Maio, mais de 500 mil trabalhadores saíram às ruas de Chicago, numa manifestação pacífica, exigindo a redução da jornada de trabalho para oito horas.

Em Portugal, o 1º de Maio começou a ser festejado a partir de maio de 1974, após a Revolução do 25 de abril.

Sofrimento de portugueses com a PIDE em peça em Campo Maior

“No Limite da Dor”, da companhia Lendias d’Encantar, subiu, na noite de ontem, sábado, 30 de abril, ao palco do Centro Cultural de Campo Maior. A peça de teatro estava inserida na programação das comemorações do 48.º aniversário do 25 de Abril de 1974.

Com interpretação de António Revez e assistência técnica de Ivan Castro, o espetáculo apresenta quatro histórias que se entrelaçam numa peça que traz aos espectadores de hoje, a experiência vivida por muitos portugueses às mãos da PIDE, durante os anos da ditadura. Trata-se de uma profunda reflexão sobre a resistência, o medo, a humilhação, a dor e a dignidade do ser humano.

Xumbo Torto e XP Covers no encerramento da Expo Terrugem

A primeira edição da Expo Terrugem termina este domingo, dia 1 de Maio, com um programa que começa às 9 horas com a caminhada 1º de Maio, organizada pela Juventude Desportiva de Terrugem.

A abertura da exposição, no Pavilhão Multiusos da localidade, está marcada para as 10.30 horas, seguindo-se, às 13 horas, o almoço convívio dos participantes da caminhada.

O livro “Versos da Aldeia”, de António Brinquete, é apresentado às 15 horas e a peça de teatro “No limite da dor”, da Companhia Lendias d’Encantar, às 16 horas no Centro Cultural.

Para as 18 horas está marcado o espetáculo do grupo Xumbo Torto e às 21.30 horas atuam os XP Covers. O encerramento da Expo Terrugem está marcado para as 23 horas.

“Aumento de salários é essencial”, diz Helena Neves, coordenadora da USNA

O Dia do Trabalhador é uma data comemorativa internacional, dedicada aos trabalhadores, celebrada anualmente hoje, dia 1 de Maio, em quase todos os países do mundo, sendo feriado em muitos deles.

Para Helena Neves (na foto), coordenadora da União de Sindicatos do Norte Alentejano, o 1º de Maio “serve para denunciar algumas situações que se vivem nos locais de trabalho, como a desregulação dos horários de trabalho ou o incumprimento do direito da contratação coletiva. Por outro lado, é necessário dar visibilidade às lutas diárias dos trabalhadores portugueses, uma vez que todos eles têm em comum a reivindicação do aumento dos salários”.

Para a líder da União de Sindicatos, o aumento dos salários ganha este ano “uma importância ainda maior tendo em conta o aumento, que foi brutal, do custo de vida das pessoas. A única forma que nós, enquanto trabalhadores, temos para fazer face ao custo de vida, é através do aumentos dos salários. A CGTP avançou, já há algum tempo, com a reivindicação do aumento do salário mínimo nacional para os 850 euros e do aumento, em todos os salários, em pelo menos, 90 euros”.

A União de Sindicatos do Norte Alentejano vai assinalar este dia, em Portalegre, com uma concentração marcada para as 10.30 horas, frente ao Centro Comercial Fontedeira, na Avenida Movimento das Forças Armadas, seguindo-se um desfile até ao Monumento da Grande Guerra, no Jardim do Tarro, onde atua o Grupo de Cantares de São Vicente e Ventosa