“Aumento de salários é essencial”, diz Helena Neves, coordenadora da USNA

O Dia do Trabalhador é uma data comemorativa internacional, dedicada aos trabalhadores, celebrada anualmente hoje, dia 1 de Maio, em quase todos os países do mundo, sendo feriado em muitos deles.

Para Helena Neves (na foto), coordenadora da União de Sindicatos do Norte Alentejano, o 1º de Maio “serve para denunciar algumas situações que se vivem nos locais de trabalho, como a desregulação dos horários de trabalho ou o incumprimento do direito da contratação coletiva. Por outro lado, é necessário dar visibilidade às lutas diárias dos trabalhadores portugueses, uma vez que todos eles têm em comum a reivindicação do aumento dos salários”.

Para a líder da União de Sindicatos, o aumento dos salários ganha este ano “uma importância ainda maior tendo em conta o aumento, que foi brutal, do custo de vida das pessoas. A única forma que nós, enquanto trabalhadores, temos para fazer face ao custo de vida, é através do aumentos dos salários. A CGTP avançou, já há algum tempo, com a reivindicação do aumento do salário mínimo nacional para os 850 euros e do aumento, em todos os salários, em pelo menos, 90 euros”.

A União de Sindicatos do Norte Alentejano vai assinalar este dia, em Portalegre, com uma concentração marcada para as 10.30 horas, frente ao Centro Comercial Fontedeira, na Avenida Movimento das Forças Armadas, seguindo-se um desfile até ao Monumento da Grande Guerra, no Jardim do Tarro, onde atua o Grupo de Cantares de São Vicente e Ventosa