Feira de Doçaria Tradicional de Elvas a 14 de maio

A Associação de Desenvolvimento pela Cultura de Elvas (AIAR) está a preparar a realização da I Feira de Doçaria Tradicional de Elvas, no dia 14 de maio, entre as 11 e as 23 horas, no Claustro do Convento de São Domingos, com o apoio do Museu Militar, da Câmara Municipal, do Turismo do Alentejo e da Direção Regional de Cultura do Alentejo.

O objetivo da associação elvense é que haja vários produtores de doçaria e pastelaria tradicional da região.

O programa e mais detalhes sobre o certame irão ser “divulgados oportunamente”, segundo a AIAR.

Museu Militar de Elvas assinala Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

O Museu Militar de Elvas promove, amanhã, dia 18 de abril, uma visita guiada a duas casamatas das Fortificações Abaluartadas da cidade, no âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS), criado pelo Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS).

O coronel Nuno Duarte, diretor do Museu Militar de Elvas, refere que “esta é uma oportunidade das pessoas ficarem a conhecer espaços que nem sempre estão disponíveis para visita. As casamatas são zonas onde era feita a defesa mais próxima da muralha e, nesse sentido, vamos aproveitar esta data para fazer a visita”.

A visita guiada decorre em duas sessões, uma marcada para as dez da manhã e outra para as três da tarde. A concentração é no Museu Militar de Elvas e qualquer pessoa pode participar.

Bombeiros de Évora recebem 96 mil euros da Câmara Municipal

A Câmara Municipal de Évora aprovou, por unanimidade, um apoio pontual à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Évora, no âmbito do Sistema de Proteção Civil Municipal, com a colocação de viatura pesada e respetivo motorista no Aeródromo Municipal. O apoio está de acordo com o protocolo de colaboração estabelecido com a Câmara Municipal, no valor de 96 mil euros, a pagar em prestações mensais.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Também por unanimidade, foi abordada a requalificação de espaço público entre a Rua de Santa Maria e a Rua do Rochedo no Bairro da Malagueira, num projeto que inclui a recuperação de arruamentos, criação de lugares de estacionamento e de zona verde, instalação de bancos e organização dos sentidos de trânsito.

A realização da Feira do Livro 2022, a decorrer até dia 25 de abril, no Largo Conde de Vila Flor, numa organização conjunta da Câmara Municipal de Évora e da Biblioteca Pública de Évora também foi aprovada por unanimidade. Tem a parceria institucional da Direção Regional de Cultura do Alentejo, Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo e Fundação Eugénio de Almeida, além de um vasto conjunto de outros parceiros, colaboradores, livrarias e entidades.

[/shc_shortcode]

António Zambujo na FIAPE a 29 de abril

António Zambujo é anunciado, pela Câmara Municipal, para estar em Estremoz em concerto, na noite de 29 de abril, sexta-feira, no decorrer da Feira Internacional de Agropecuária de Estremoz (FIAPE). O espetáculo deste alentejano de Beja está marcado para as 23 horas.

Antes disso, às 22 horas, atua André Amaro; para a madrugada, à uma hora, a atuação é do DJ Pedro Cazanova.

No primeiro dia da feira, quarta-feira, 27 de abril, os Lucky Duckies estão no palco do Parque de Feiras e Exposições da cidade e, no dia seguinte, será a vez de Los Romeros e Calema. A animação da segunda noite fecha com o DJ Eddie Ferrer.

A FIAPE decorre de 27 de abril a 1 de maio e tem, este ano, a sua edição 34, enquanto a Feira de Artesanato decorre em paralelo e vai na sua edição 38. A organização é do Município de Estremoz, numa parceria com a Associação de Criadores de Ovinos da Região de Estremoz.

Romaria a Cavalo parte da Moita para Viana na quarta-feira

A Romaria a Cavalo entre Moita e Viana do Alentejo será retomada na próxima quarta-feira, dia 20, após um interregno de dois anos devido à pandemia.

Os romeiros partirão da Moita, pelas 9 horas, e chegarão a Viana do Alentejo no sábado, dia 23, pelas 17.30 horas.

Romeiros de todo o país, uma vez mais, voltam a cumprir a tradição por caminhos de terra batida, trazendo consigo a imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem, que se junta, à chegada, à imagem de Nossa Senhora D’Aires.

Esta 20ª edição do evento equestre tem como padrinhos o cantor e ator FF e a apresentadora de televisão Mónica Jardim.

Além do caráter religioso, a Romaria assume, nos dias de hoje, uma vertente mais lúdica que privilegia o convívio entre os participantes.

A Romaria a Cavalo foi retomada em 2001, após um interregno de mais de 70 anos, recuperando uma tradição antiga que levava os lavradores da Moita a deslocarem-se, com os seus animais, ao Santuário de Nossa Senhora D’Aires para pedir proteção e boas colheitas.

As imagens da Procissão da Ressurreição do Senhor em Elvas

A Procissão da Ressurreição do Senhor decorreu, esta manhã de Domingo de Páscoa, 17 de abril, em Elvas, tendo partido da Igreja da Misericórdia e percorrido as ruas do centro histórico da cidade.

Numa organização da Santa Casa da Misericórdia de Elvas, esta procissão encerrou as celebrações da Semana Santa.

As imagens para ver aqui:

Profissionais vão “Pensar as Demências no Presente e Futuro” em Campo Maior

“Pensar as Demências no Presente e no Futuro” é o mote para um encontro de profissionais, no dia 27 de abril, promovida pela Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior, no Centro Cultural da vila.

Esta é uma temática, lembra Rosália Guerra, do Gabinete Alzheimer Maior, que preocupa os profissionais e que, passados dois anos, sem encontros presenciais, é altura de reunir os técnicos e as instituições do Alentejo para debater esta problemática. “Vamos criar um momento de reflexão, e volvidos dois anos, não criámos esses momentos em conjunto. Vamos juntar os profissionais do Alentejo para pensar a problemática das demências, que é muito relevante, e que é preciso olhar para ela e perceber quais os efeitos da pandemia nas pessoas com demência e o que nos espera no futuro”, revela.

Rosália Guerra revela qualquer profissional na área se pode inscrever para participar neste encontro, ainda que seja muito dedicado aos da região Alentejo, que inclui a apresentação do Plano Regional para as Demências, promovido pela Administração Regional de Saúde do Alentejo. Participam nesta tarde de reflexão, entre as 14.30 e as 18 horas, vários profissionais que “trabalham ou com responsabilidade na área das demências e do envelhecimento.”

As inscrições, gratuitas, podem ser feitas através do email encontroprofissionaisdemencias@gmail.com ou do contacto 961 315 534.

Páscoa junta famílias e amigos na zona da Ajuda em Elvas

Páscoa, em Elvas, é sinónimo de rumar até ao campo, nomeadamente até à zona da Ajuda para passar bons momentos de convívio e diversão, junto de família e amigos. Neste domingo de Páscoa a tradição é a de comer o borrego, confecionado das mais diversas formas.

Pode ver abaixo, algumas imagens na Ajuda:

Serafim Carvão homenageado no regresso das “Aleluias” à Terrugem

A tradição das Aleluias voltou ontem, sábado, 16 de abril, a cumprir-se, na freguesia da Terrugem, com a tradicional chuva de rebuçados, após um interregno de dois anos.

Depois do tocar do sino, à meia-noite, deu-se início à celebração, ao som dos chocalhos e, com as ruas a encherem-se de gente, para tentarem recolher os rebuçados, que foram atirados a partir da Sociedade Recreativa, de lojas e de cafés.

Houve também uma homenagem a Serafim Carvão, ou Patilhas, como era popularmente conhecido, que faleceu, recentemente, e vivia esta festa de forma muito intensa.

O presidente da União de Freguesias de Terrugem e Vila Boim, Manuel Bandarra explica que esta homenagem consistiu em “apresentar algumas das entrevistas dadas, sobre esta tradição, e como ele próprio vivia as aleluias, gostando que as pessoas vivessem com ele, de forma alegre, como ele as vivia, e foi isso que quisemos transmitir”.

Relativamente ao retomar da tradição das Aleluias, inseridas nas Comemorações da Páscoa, o presidente revela que “há um balanço bastante positivo”, tendo em conta a união que existiu entre todas as coletividades, associações e a própria união de freguesias.

“Queremos que seja, hoje, o início de uma nova união, e a união faz a força, a Terrugem sempre foi unida, chegámos longe, e é isso que queremos reaver novamente, é a Terrugem com força e a animação que sempre teve e foi característica desta terra”, acrescenta Manuel Bandarra.

Já Elsa Carvão, filha do homenageado, sente-se muito feliz pela homenagem feita ao seu pai, adiantado que é merecida pela forma como, este, vivia esta tradição das aleluias. “Ele era e continua a ser o pioneiro desta festa, porque será sempre lembrado, nesta altura, e para mim foi algo muito importante, fiquei muito emocionada e achei muito bem que o presidente da junta se lembrasse de fazer esta festa, em homenagem ao meu pai”, que segundo diz, “bem merecia, porque para ele, esta festa era tudo”.

De Moda em Moda encerram Feira do Queijo

A Feira do Queijo, uma organização da Câmara Municipal de Borba, que decorre em Rio de Moinhos, desde sexta-feira, termina este domingo, 17 de abril.

Hoje, às 8.30 horas, há Cycling para Todos, um passeio de cicloturismo que necessita de inscrição prévia.

Às 10.30 horas, há visita às queijarias de Rio de Moinhos, uma atividade sujeita a marcação prévia. À mesma hora, há animação de rua em Rio de Moinhos.

Pelas 15.30 horas, há espetáculo de música popular, com os De Moda em Moda.