Serafim Carvão homenageado no regresso das “Aleluias” à Terrugem

A tradição das Aleluias voltou ontem, sábado, 16 de abril, a cumprir-se, na freguesia da Terrugem, com a tradicional chuva de rebuçados, após um interregno de dois anos.

Depois do tocar do sino, à meia-noite, deu-se início à celebração, ao som dos chocalhos e, com as ruas a encherem-se de gente, para tentarem recolher os rebuçados, que foram atirados a partir da Sociedade Recreativa, de lojas e de cafés.

Houve também uma homenagem a Serafim Carvão, ou Patilhas, como era popularmente conhecido, que faleceu, recentemente, e vivia esta festa de forma muito intensa.

O presidente da União de Freguesias de Terrugem e Vila Boim, Manuel Bandarra explica que esta homenagem consistiu em “apresentar algumas das entrevistas dadas, sobre esta tradição, e como ele próprio vivia as aleluias, gostando que as pessoas vivessem com ele, de forma alegre, como ele as vivia, e foi isso que quisemos transmitir”.

Relativamente ao retomar da tradição das Aleluias, inseridas nas Comemorações da Páscoa, o presidente revela que “há um balanço bastante positivo”, tendo em conta a união que existiu entre todas as coletividades, associações e a própria união de freguesias.

“Queremos que seja, hoje, o início de uma nova união, e a união faz a força, a Terrugem sempre foi unida, chegámos longe, e é isso que queremos reaver novamente, é a Terrugem com força e a animação que sempre teve e foi característica desta terra”, acrescenta Manuel Bandarra.

Já Elsa Carvão, filha do homenageado, sente-se muito feliz pela homenagem feita ao seu pai, adiantado que é merecida pela forma como, este, vivia esta tradição das aleluias. “Ele era e continua a ser o pioneiro desta festa, porque será sempre lembrado, nesta altura, e para mim foi algo muito importante, fiquei muito emocionada e achei muito bem que o presidente da junta se lembrasse de fazer esta festa, em homenagem ao meu pai”, que segundo diz, “bem merecia, porque para ele, esta festa era tudo”.