Câmara de Évora recupera moinho no Alto de São Bento

O Dia Nacional dos Moinhos foi assinalado em Évora pela Câmara Municipal através da iniciativa “Moinhos Abertos” que decorreu no Alto de São Bento. Visitas aos moinhos abertas a toda a população e contos para crianças assinalaram a data, ocasião privilegiada para conhecer o mais recente moinho de vento recuperado naquele espaço, cujos trabalhos de requalificação estão em fase final.

A artista Bru Junça dinamizou uma sessão de contos para crianças na manhã de 8 de abril e estas tiveram ainda oportunidade de entrar no moinho e de utilizar a moinhola (criada para exemplificar que é necessário gerar energia para que as mós consigam moer os grãos dos cereais e transformá-los em farinha), a qual permite aos mais pequenos perceberem melhor o processo de moagem dos cereais.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Ainda que a requalificação do mais recente moinho de vento para a sua função tradicional esteja na fase final de obra, a Câmara Municipal de Évora considerou ser uma boa oportunidade para mostrar à comunidade que a panorâmica no Alto de São Bento já é diferente, faltando pouco para o moinho renascer e com ele a reativação de memórias de atividades relacionadas com a farinha, o pão e o processo de transformação dos cereais.

“Em breve”, assegura a Câmara Municipal, vai ser igualmente assinalada a requalificação do referido moinho de vento através de uma ação, antecipadamente divulgada junto da comunidade. No contexto do projeto educativo municipal “A Escola adota um Monumento”, a Escola Básica da Vista Alegre adotou os moinhos do Alto de S. Bento com a intenção de os ver a funcionar novamente, e, nessa sequência a autarquia eborense, reconhecendo o potencial educador do local, estabeleceu em 1999 um protocolo com o Museu Nacional de História Natural, sob a coordenação científica do professor doutor Galopim de Carvalho, e criou, em 2001, o Núcleo Museológico do Alto de São Bento, onde se trabalha, em especial, a geologia e mineralogia do granito e a flora do local.

Para apoio destas duas vertentes, a autarquia mandou restaurar dois moinhos para servirem de centros de atividades experimentais e de documentação, um para a geologia e outro para a florística.

[/shc_shortcode]

Paula Remédios precisa de transplante de medula urgente

Bombeira voluntária em Elvas, Paula Remédios precisa de um transplante de medula óssea e apela à ajuda de todos para encontrar um dador compatível.

Diagnosticada há cerca de um ano e quatro meses com um Linfoma do tipo Grey Zone, em estado IV, Paula Remédios tem “feito vários tipos de quimioterapia e algumas intervenções cirúrgicas por complicações do próprio Linfoma”.

“Agora cheguei a uma fase da evolução do cancro, que a última esperança para ficar curada é um transplante de medula óssea e para isso preciso que, dentro da base de dados, encontrem um dador que seja compatível comigo”, revela numa mensagem que tem sido amplamente divulgada nas redes sociais e que chegou também à redação da Rádio ELVAS.

Procurando sensibilizar a população, esta bombeira de Elvas lembra que, mesmo que não se encontre nenhum dador compatível consigo, pode-se acabar por ajudar “outra pessoa que igualmente necessite”.

Para serem dadoras de medula óssea, explica Paula Remédios, “as pessoas apenas têm de se deslocar ao serviço de dadores de sangue do seu hospital de residência e pedirem para serem dadores de medula óssea (CEDACE)”. Também o podem fazer pela internet através, do site do Instituto Português do Sangue e da Transplantação (ver aqui), mediante o preenchimento de um inquérito disponibilizado online.

Aqueles que residem fora de Portugal também podem ajudar. Para isso basta consultar uma listagem, aqui disponibilizada. Ao procurar se o país em que residem atualmente pertence à lista, é só pesquisar pelas várias cidades com os centros de colheita, onde as pessoas se podem deslocar para se tornarem dadoras de medula óssea.

Portugal faz parte da WMDA (World Marrow Donor Association), “que é nada mais que uma base de dados internacional de dadores de medula óssea”, explica ainda esta bombeira.

“Ficaria extremamente agradecida pela vossa ajuda neste momento tão importante”, remata Paula Remédios.

Município de Borba apoia realização de Festas de Santa Bárbara

As Festas de Santa Bárbara realizam-se, de novo, este ano, e o Município de Borba volta a colaborar na sua organização.

O executivo aprovou, por unanimidade, na passada reunião de Câmara, realizada a 7 de abril, o protocolo de colaboração com Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Borba, que define essa colaboração.

O Município vai custear as despesas com a atuação da Banda Filarmónica do Centro Cultural de Borba nas festas, no valor de 800 euros, cedendo ainda o transporte para a formação musical, bem como o empréstimo de vários materiais e equipamentos necessários para a realização dos festejos.

As festas em Honra de Santa Bárbara realizam-se na Segunda-feira de Páscoa, dia 18 de abril, feriado municipal de Borba.

O largo e parque de merendas junto à Igreja de Santa Bárbara é o local de eleição dos borbenses para celebrar a Páscoa e comer o tradicional borrego no campo.

Com dois expulsos, “O Elvas” perde 3-1 com o Sintrense

“O Elvas” perdeu por 3-1, frente ao Sintrense, a jogar em casa, no Campo Patalino do Estádio Municipal, na tarde deste domingo, 10 de abril, em encontro da terceira jornada da Série I da fase de manutenção do Campeonato de Portugal.

“O Elvas” até entrou bem na partida, tendo tido três oportunidades de golo, logo nos primeiros cinco minutos de jogo, por Matheus, Diogo e João Ferreira.

Ainda assim, Tuga, aos 29 minutos, depois de uma transição rápida e um remate forte, não deu hipótese ao guarda-redes dos azuis e ouro, David, e marcou o primeiro golo do Sintrense.

Após uma falta cometida, na grande área de “O Elvas”, David Teles, já nos quatro minutos de compensação, falha a marcação de uma grande penalidade, impedindo que o Sintrense fosse para o intervalo a ganhar por 2-0.

No início da segunda parte, Duque viu dois cartões amarelos, um deles por protestos, no espaço de cinco minutos, aos 52 e 57. Três minutos depois, foi Luís Dias quem viu um vermelho direto, com os azuis e ouro a ficarem reduzidos a nove jogadores.

Mesmo em desvantagem numérica, num livre direto, Matheus marcou para “O Elvas”, aos 68 minutos de jogo. O empate no marcador, contudo, não durou muito, uma vez que o defesa alentejano André Canoa, aos 71 minutos, marcou em autogolo o segundo golo do Sintrense.

A cinco minutos do fim, uma cabeçada de Matheus esteve próxima do golo que surgiu na outra baliza: aos 90+2 minutos, Tuga bisou na partida, estabelecendo o resultado final em 3-1.

Sacavenense, 3 – Loures, 0 foi o resultado do outro jogo. Classificação: 1º Sintrense 7 pontos, 2º Sacavenense 6 pontos, 3º Loures 4 pontos e 4º “O Elvas” zero pontos. Este foi o primeiro de três jogos seguidos de “O Elvas” em casa. O próximo está marcado para dia 24 de abril, às 16 horas, frente ao Sacavenense.

 

Procissão dos Passos de regresso às ruas de Vila Boim

Dois anos depois, Vila Boim volta a receber, na tarde deste Domingo de Ramos, dia 10 de abril, a Procissão do Senhor Jesus dos Passos.

Os andores do Senhor dos Passos, Nossa Senhora e São João saem da Igreja Matriz, assim como da Igreja de São Francisco. Unem-se, já no decorrer no cortejo, no momento assinalado pelo Sermão do Encontro.

Para além dos cânticos da Verónica, esta procissão, pelas cinco capelas dos Passos, conta com a música da Banda do Centro Cultural de Borba.

Esta procissão é organizada pela Irmandade do Senhor Jesus dos Passos, União de Freguesias da Terrugem e Vila Boim e pela população local, com o apoio da Câmara Municipal de Elvas.

Fotos: Câmara Municipal de Elvas

Dois detidos por furto de materiais de construção em Reguengos de Monsaraz

Dois homens, de 28 e 41 anos de idade, foram detidos na passada quinta-feira, 7 de abril, pelo Comando Territorial de Évora, através do Destacamento Territorial de Reguengos de Monsaraz, por furto de materiais de construção, no concelho de Reguengos de Monsaraz.

No seguimento de uma denúncia a dar conta de um alegado furto de materiais de construção numa obra, os militares da GNR deslocaram-se de imediato para o local, onde surpreenderam os suspeitos em flagrante. No decurso das diligências policiais foram recuperadas tábuas de cofragem e um andaime, material utilizado na construção civil, tendo sido ainda apreendida uma viatura ligeira de passageiros, onde se encontrava o material furtado.

Os detidos, com antecedentes criminais por ilícitos da mesma natureza, foram constituídos arguidos, e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Reguengos de Monsaraz.

Feira do Livro em Évora entre os dias 16 e 25

A Feira do Livro regressa a Évora; vão ser dez dias de festa com um programa à volta do livro e da leitura, entre os próximos dias 16 e 25 de abril, de sexta-feira até segunda-feira, ferido nacional.

Após dois anos de interregno, devido à pandemia, a iniciativa regressa à cidade, com um programa composto por mais de 60 iniciativas, centradas em autores, em textos literários e nos livros, incluindo momentos de animação para todos os públicos.

Nesta edição, o Largo Conde de Vila Flor, junto ao Templo Romano, recebe 11 livrarias, eborenses e de outros pontos do país, para além de um conjunto alargado de parceiros e colaboradores. A organização é da Câmara Municipal em parceria com a Biblioteca Pública de Évora.

O programa respeita o objetivo da Feira do Livro de Évora, promover o livro e a leitura. As principais propostas são apresentações de livros, com a presença dos autores; exposições; leituras encenadas; uma maratona de leitura; sessões de histórias e de poesia; oficinas de ilustração e de escrita; conferências; conversas; visitas guiadas e momentos de animação musical e teatral, estes baseados em obras literárias ou em escritores.

Alberto Manguel, ex-diretor da Biblioteca Nacional da Argentina e especialista em estudos sobre a história da leitura, protagoniza uma das mais aguardadas iniciativas do programa, a conversa “Barcos de Papel: A leitura como instrumento de sobrevivência”, na tarde de 25 de abril. João Tordo, na mesma data, é outro dos escritores que estão presentes em Évora, com o livro “O Naufrágio”.

A inauguração é no dia 16, sexta-feira, pelas 16 horas, mas a Feira do Livro abre as suas portas pelas 11 horas, seguindo o horário estipulado para todos os dias: das 11 às 20 horas.

CURPI de Campo Maior tem ensopado de borrego em take-away

A CURPI de Campo Maior, nesta época de Páscoa, está a aceitar pedidos de ensopado de borrego, até esta quarta-feira, dia 13, para, posteriormente, serem recolhidos, nas suas instalações, no sábado, dia 16.

Anselmina Caldeirão, chefe de serviço, na instituição, explica que “tendo em conta que o borrego é o prato principal, na região, nesta época e, para que não se juntassem, ainda, as habituais cem pessoas”, decidiram fazer este prato, em regime de take-away, para também “não deixar morrer esta tradição”.

As encomendas são feitas até quarta-feira, dia 13, através do contacto: 96 36 866 70, ou pelo facebook, da instituição.

Mercado quinzenal esta segunda-feira em Elvas

O mercado quinzenal de Elvas, no Parque da Piedade, vai realizar-se amanhã, segunda-feira, dia 11 de abril.

Este evento tem lugar nas segundas e quartas segundas-feiras de cada mês e tem, à disposição dos compradores, roupa, calçado, plantas, queijos, enchidos, bares e farturas.

O acesso ao mercado é feito, para pessoas e veículos, pela Avenida de Badajoz. O próximo mercado está marcado para dia 25, feriado nacional. Em maio, decorre nos dias 9 e 23.

Viana do Alentejo distribui três mil árvores gratuitas

O projeto Além Risco está de volta ao concelho de Viana do Alentejo, para levar a cabo nova campanha gratuita de distribuição de árvores à população.

Denominada “Quero Árvores”, a iniciativa decorreu em Aguiar no dia 7 e vai ter lugar em Viana do Alentejo no dia 11 e em Alcáçovas a 12 de abril, entre as 18 e as 19.30 horas. Os interessados podem efetuar a sua inscrição através do formulário disponível em https://alemrisco.org/quero-arvores.

Com o apoio do Município de Viana, a iniciativa pretende oferecer até dez árvores por cidadão, com o objetivo de plantar três mil árvores no concelho de Viana do Alentejo, até 2023.

O projeto Além Risco pretende envolver os cidadãos na plantação de 50 mil árvores nos aglomerados urbanos do distrito de Évora, reduzindo o efeito de “ilha de calor”, bem como reforçar a capacidade de adaptação da população local ao efeito das ondas de calor na saúde pública.

“A Maior Flor do Mundo”: Saramago relembrado em Campo Maior

O espetáculo de dança e música “A Maior Flor do Mundo” subiu ontem à noite, 9 de abril, ao palco do Centro Cultural de Campo Maior.

Trata-se de espetáculo baseado na obra homónima de José Saramago, em mais um evento que assinalou o centenário do nascimento do escritor português.

A peça é uma criação de Hugo Cabral Mendes e Inês Gomes, dirigida a público de todas as idades e que pretende ir ao encontro do desejo que Saramago expressa no livro – “Quem sabe se um dia virei a ler outra vez esta história, escrita por ti que me lês, mas muito mais bonita?…”

“O Elvas” – Sintrense na Rádio ELVAS

“O Elvas” e Sintrense defrontam-se na terceira jornada da Série I da fase de manutenção do Campeonato de Portugal. O jogo está marcado para, hoje, domingo, 10 de abril, às 16 horas, no Campo Patalino do Estádio Municipal de Elvas, contando com entrada gratuita.

Os azuis-e-ouro têm agora três jogos seguidos em casa. Este é um encontro diante do líder desta série, com quatro pontos, quando os alentejanos ainda não pontuaram. Sacavenense-Loures é a outra partida da jornada, onde um conjunto com três pontos recebe outro com quatro.

A Rádio ELVAS, entre as 15 e as 18.30 horas, emite o seu espaço dedicado ao desporto, com relato e reportagem do desafio do Estádio Municipal, além da restante informação, numa emissão com Carlos Falcato e Manuel Carvalho.

Celebrações da Semana Santa têm início este domingo em Elvas

Com o início das celebrações da Semana Santa, decorre este domingo, dia 10 de abril, na Igreja de Santa Luzia, pelas 21.15 horas, a Celebração Penitencial. Amanhã, segunda-feira, dia 11, a mesma celebração está marcada para a mesma hora.

Já na terça-feira, dia 12, há missa, pelas 19 horas, e ensaio para os batismos, às 21.15 horas, em Santa Luzia.

Na quarta-feira, há eucaristia às 19 horas, na Igreja de Santa Luzia. Pelas 21.30 horas, decorre uma via sacra pública, com início na Igreja da Domínicas, com destino ao Santuário do Senhor Jesus da Piedade.

Na quinta-feira, pelas 18.30 horas, há Missa Vespertina da Ceia do Senhor com lava-pés, Sé. Às 21.30 horas, sai, da Igreja da Misericórdia, a Procissão do Mandato.

A 15 de abril, Sexta-feira Santa, na Sé de Elvas, pelas 10 horas, há Oração cantada de Laudes. Às 16.30 horas, decorre a Celebração Litúrgica da Paixão do Senhor com Adoração da Santa Cruz. Pelas 21.30 horas, sai da Sé a Procissão do Enterro do Senhor.

No Sábado Santo, na Sé de Elvas, pelas 10 horas, há Oração cantada de Laudes, Sé; pelas 17.15 horas, Oração cantada de Vésperas; e às 21.30, decorre a Vigília Pascal.

Para terminar, no Domingo de Páscoa, a 17 de abril, às 11.30 horas, há Missa de Páscoa com batismos das crianças em idade escolar, na Igreja de Santa Luzia. A missa em São Brás está marcada para as 15 horas; no Santuário do Senhor Jesus da Piedade, para as 16.30 horas; e na Sé para as 18 horas.

Campo Maior com Bênção de Ramos e procissão

Hoje, dia 10 de abril, é Domingo de Ramos, que inicia a Semana Santa e que assinala a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém.

Em Campo Maior, há lugar para a bênção dos ramos, na Igreja de São João, às 11 horas.

Depois, e tal como revela o padre Francisco Bento, segue-se a procissão, em direção à igreja Matriz, onde será celebrada a Eucaristia.