O Dia Nacional dos Moinhos foi assinalado em Évora pela Câmara Municipal através da iniciativa “Moinhos Abertos” que decorreu no Alto de São Bento. Visitas aos moinhos abertas a toda a população e contos para crianças assinalaram a data, ocasião privilegiada para conhecer o mais recente moinho de vento recuperado naquele espaço, cujos trabalhos de requalificação estão em fase final.
A artista Bru Junça dinamizou uma sessão de contos para crianças na manhã de 8 de abril e estas tiveram ainda oportunidade de entrar no moinho e de utilizar a moinhola (criada para exemplificar que é necessário gerar energia para que as mós consigam moer os grãos dos cereais e transformá-los em farinha), a qual permite aos mais pequenos perceberem melhor o processo de moagem dos cereais.
[shc_shortcode class=”shc_mybox”]
Ainda que a requalificação do mais recente moinho de vento para a sua função tradicional esteja na fase final de obra, a Câmara Municipal de Évora considerou ser uma boa oportunidade para mostrar à comunidade que a panorâmica no Alto de São Bento já é diferente, faltando pouco para o moinho renascer e com ele a reativação de memórias de atividades relacionadas com a farinha, o pão e o processo de transformação dos cereais.
“Em breve”, assegura a Câmara Municipal, vai ser igualmente assinalada a requalificação do referido moinho de vento através de uma ação, antecipadamente divulgada junto da comunidade. No contexto do projeto educativo municipal “A Escola adota um Monumento”, a Escola Básica da Vista Alegre adotou os moinhos do Alto de S. Bento com a intenção de os ver a funcionar novamente, e, nessa sequência a autarquia eborense, reconhecendo o potencial educador do local, estabeleceu em 1999 um protocolo com o Museu Nacional de História Natural, sob a coordenação científica do professor doutor Galopim de Carvalho, e criou, em 2001, o Núcleo Museológico do Alto de São Bento, onde se trabalha, em especial, a geologia e mineralogia do granito e a flora do local.
Para apoio destas duas vertentes, a autarquia mandou restaurar dois moinhos para servirem de centros de atividades experimentais e de documentação, um para a geologia e outro para a florística.
[/shc_shortcode]


Bombeira voluntária em Elvas, Paula Remédios precisa de um transplante de medula óssea e apela à ajuda de todos para encontrar um dador compatível.

As Festas de Santa Bárbara realizam-se, de novo, este ano, e o Município de Borba volta a colaborar na sua organização.
“O Elvas” perdeu por 3-1, frente ao Sintrense, a jogar em casa, no Campo Patalino do Estádio Municipal, na tarde deste domingo, 10 de abril, em encontro da terceira jornada da Série I da fase de manutenção do Campeonato de Portugal.

Dois anos depois, Vila Boim volta a receber, na tarde deste Domingo de Ramos, dia 10 de abril, a Procissão do Senhor Jesus dos Passos.
Dois homens, de 28 e 41 anos de idade, foram detidos na passada quinta-feira, 7 de abril, pelo Comando Territorial de Évora, através do Destacamento Territorial de Reguengos de Monsaraz, por furto de materiais de construção, no concelho de Reguengos de Monsaraz.
A Feira do Livro regressa a Évora; vão ser dez dias de festa com um programa à volta do livro e da leitura, entre os próximos dias 16 e 25 de abril, de sexta-feira até segunda-feira, ferido nacional.
A CURPI de Campo Maior, nesta época de Páscoa, está a aceitar pedidos de ensopado de borrego, até esta quarta-feira, dia 13, para, posteriormente, serem recolhidos, nas suas instalações, no sábado, dia 16.
O mercado quinzenal de Elvas, no Parque da Piedade, vai realizar-se amanhã, segunda-feira, dia 11 de abril.
O projeto Além Risco está de volta ao concelho de Viana do Alentejo, para levar a cabo nova campanha gratuita de distribuição de árvores à população.
O Coral Públia Hortênsia de Castro organiza este domingo, dia 10 de Abril, o seu tradicional concerto de Páscoa.
O espetáculo de dança e música “A Maior Flor do Mundo” subiu ontem à noite, 9 de abril, ao palco do Centro Cultural de Campo Maior.
“O Elvas” e Sintrense defrontam-se na terceira jornada da Série I da fase de manutenção do Campeonato de Portugal. O jogo está marcado para, hoje, domingo, 10 de abril, às 16 horas, no Campo Patalino do Estádio Municipal de Elvas, contando com entrada gratuita.
Com o início das celebrações da Semana Santa, decorre este domingo, dia 10 de abril, na Igreja de Santa Luzia, pelas 21.15 horas, a Celebração Penitencial. Amanhã, segunda-feira, dia 11, a mesma celebração está marcada para a mesma hora.
Hoje, dia 10 de abril, é Domingo de Ramos, que inicia a Semana Santa e que assinala a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém.