Feira do Livro em Évora entre os dias 16 e 25

A Feira do Livro regressa a Évora; vão ser dez dias de festa com um programa à volta do livro e da leitura, entre os próximos dias 16 e 25 de abril, de sexta-feira até segunda-feira, ferido nacional.

Após dois anos de interregno, devido à pandemia, a iniciativa regressa à cidade, com um programa composto por mais de 60 iniciativas, centradas em autores, em textos literários e nos livros, incluindo momentos de animação para todos os públicos.

Nesta edição, o Largo Conde de Vila Flor, junto ao Templo Romano, recebe 11 livrarias, eborenses e de outros pontos do país, para além de um conjunto alargado de parceiros e colaboradores. A organização é da Câmara Municipal em parceria com a Biblioteca Pública de Évora.

O programa respeita o objetivo da Feira do Livro de Évora, promover o livro e a leitura. As principais propostas são apresentações de livros, com a presença dos autores; exposições; leituras encenadas; uma maratona de leitura; sessões de histórias e de poesia; oficinas de ilustração e de escrita; conferências; conversas; visitas guiadas e momentos de animação musical e teatral, estes baseados em obras literárias ou em escritores.

Alberto Manguel, ex-diretor da Biblioteca Nacional da Argentina e especialista em estudos sobre a história da leitura, protagoniza uma das mais aguardadas iniciativas do programa, a conversa “Barcos de Papel: A leitura como instrumento de sobrevivência”, na tarde de 25 de abril. João Tordo, na mesma data, é outro dos escritores que estão presentes em Évora, com o livro “O Naufrágio”.

A inauguração é no dia 16, sexta-feira, pelas 16 horas, mas a Feira do Livro abre as suas portas pelas 11 horas, seguindo o horário estipulado para todos os dias: das 11 às 20 horas.