Oferta de emprego para ucranianos em Évora

A criação de ofertas de emprego e a disponibilização de dois espaços gratuitos de ‘coworking’ durante um ano são medidas dirigidas a refugiados ucranianos criadas, em Évora, pelo Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia (PACT). Em comunicado, o PACT revelou que estes passos integram o “plano de ação” que está a desenvolver “para responder à crise humanitária na Ucrânia”, devido à guerra.

“Estamos desde a primeira hora solidários com a Ucrânia e em contacto direto com a comunidade ucraniana em Évora” para “perceber como podemos ser úteis num momento em que são os mais inocentes que estão a sofrer”, disse hoje o presidente executivo do PACT, Soumodip Sarkar.

O Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia vai promover, na próxima sexta-feira, dia 8, um jantar solidário, cuja receita “será canalizada para a compra de medicamentos e material de primeiros socorros que seguirão para a Ucrânia”. Além disso, as “medidas concretas” definidas para ajudar “a minimizar as várias carências” provocadas pelo conflito armado incluem “a criação de ofertas de emprego, preferencialmente na área das Tecnologias de Informação”. O organismo disponibiliza ainda “dois postos de trabalho gratuitos durante um ano” no seu espaço de ‘coworking’ para refugiados ucranianos.

O PACT recordou ainda que, no âmbito da crise humanitária em curso na Ucrânia, já promoveu nas suas instalações uma recolha que permitiu angariar “cerca de 500 quilos de bens essenciais, que já seguiram para a Ucrânia”