Ciclo da Presença no Alto Alentejo de Literaturas da Raia

A Academia Internacional de Marvão para a Música, Artes e Ciências vai acolher o III Ciclo da Presença no Alto Alentejo de Literaturas da Raia, que se realiza de 8 a 10 de abril. No Alto Alentejo, conviveram quatro modernistas: José Régio em Portalegre, Branquinho da Fonseca em Marvão, e Francisco Bugalho e Ventura Porfírio em Castelo de Vide.

A relação e a atividade destes escritores não cessou, mesmo após a extinção da revista “Presença”. Estudar e partilhar a sua obra é o objetivo deste Ciclo, que nesta terceira edição apresenta um programa extenso e de entrada gratuita, mediante inscrição através do info@marvaoacademy.com .

No site da Academia de Marvão (marvaoacademy.com) encontra-se publicado o programa e o painel de participantes convidados: agentes políticos e culturais, catalisadores de pensamento e de investigação, das Ciências Sociais e Humanas e do Ambiente.

No domingo, dia 10, às 18 horas, decorre o encerramento das sessões de trabalho, com as presenças de António Ceia da Silva (presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo) e Manuel António Assunção (presidente da Academia Internacional de Marvão para a Música, Artes e Ciência).

Na Quinta dos Olhos d’Água, está patente uma exposição biobibliográfica relativa a Branquinho da Fonseca. No domingo, 10 de abril, no edifício da Fronteira de Galegos, o tema é “De Marvão a Valência de Alcântara: a cultura que nos une”: às 11 horas, partida de autocarro de Castelo de Vide e, às 12 horas, reunião dos visitantes junto ao Ayuntamiento de Valência de Alcântara.