Toca, de Cátia Terrinca, junta três famílias no desafio da maternidade

A obra “Toca – oito poemas de amor e uma canção angustiada”, de Cátia Terrinca, foi apresentada hoje, sexta-feira, dia 22, na Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo, no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Livro, que se assinala hoje.

Cátia Terrinca referiu-nos que este livro surgiu durante a sua primeira gravidez, partilhando a experiência com o crescimento de mais duas famílias. “É um livro concebido através da performance Casa Partida, que contagiou num primeiro momento o Ricardo Guerreiro Campos e a mulher dele, chamada Andreia Cordeiro, que tiveram uma bebé chamada Aurora, e o Ricardo começou a fazer os desenhos. Surgiu depois a oportunidade de um projeto em Cabo Verde, com curadoria de José Pinto, que uns dias depois soube que ele e a sua mulher Márcia iam ser pais do Benjamim. Dai eu achar que o Toca é um projeto de três famílias que se foram encontrando, com as suas dúvidas e que poderá ser um projeto que ficará eternizado”.

Para José Pinto, autor dos poemas, “foi uma surpresa receber este convite por parte da Cátia mas permitiu-nos perceber as mudanças quer na vida ad mulher quer do homem. Eu peguei nos áudios da Cátia e dei a vertente do poema”.

O livro surgiu de uma performance de Cátia Terrinca que deu origem a poemas escritos por José Pinto e ilustrações de Ricardo Guerreiro Campos.