“O Elvas” empata 1-1 com Montemor em jogo-treino

“O Elvas” Clube Alentejano de Desportos e o Grupo União Sport (GUS), de Montemor-o-Novo, empataram 1-1, num jogo-treino entre as duas equipas disputado no Campo Patalino do Estádio Municipal de Elvas, na tarde deste domingo, 13 de março.

Ao intervalo, vantagem da equipa da casa, conseguida com um golo de Luís Dias, de cabeça, aos 36 minutos. A igualdade chegou aos 78 minutos, por Capela, numa jogada também concluída de cabeça. Para “O Elvas”, a nota mais negativa foi a lesão muscular de Luís Pereira.

De início, os azuis-e-ouro apresentaram: João Barroco; Leo, Canoa, Duque e João Ferreira; Diogo, Adilson e Carapinha; Luís Pereira, Matheus e Luís Dias. Na segunda parte, ainda jogaram Zeca, Oleg, António Conceição, João Sousa, João Borges, Diogo Ventura e João Garcia.

De início, os alvi-negros apresentaram: Nuno Brás; Miguel, Wiliam, Josemar, Nobre e Igor; Diogo, Deni e Ricardo Bernardo; Edi e Gerson. Após o intervalo, entraram Paes, Capela, Eze, Miguel Serrano, Cassola, Bruno e Leo.

Estas duas equipas, no próximo domingo, 20 de março, começam a fase de manutenção do Campeonato de Portugal: “O Elvas”, na série 9, joga no campo do Sacavenense, enquanto o GUS, na Série 11, recebe o Barreirense.

AF de Évora e clubes solidários e ativos com a Ucrânia

No âmbito do conflito dramático que se vive na Ucrânia, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), com o apoio das associações distritais e regionais, lançou o plano de apoio aos refugiados de guerra ucranianos “Cada Clube, uma Família”, que vão chegar a Portugal, apelando e ajudando ao seu acolhimento no sentido de lhes proporcionar condições de vida dignas, agora totalmente destruídas e perdidas devido à guerra.

Em Portugal a onda solidária para com as vítimas da guerra “é transversal a todo o País e a toda a sociedade, como é apanágio do nosso povo”, afirma a Associação de Futebol (AF) de Évora. Os clubes e as associações desportivas, pela sua implantação e importância nos respetivos territórios junto das suas comunidades, podem ter um papel fundamental nesta ajuda humanitária.

Assim, a AF de Évora convida os clubes e a comunidade em geral a ajudar neste plano de apoio aos refugiados de guerra ucranianos, que vão chegar ao distrito. Nos dias que correm, “a nossa responsabilidade social assume cada maior importância na sociedade que queremos e desejamos para todos nós”, afirma da AF de Évora.

Quem tiver ou conseguir uma oferta de trabalho, alojamento, um serviço ou outro tipo de apoio que possa ser prestado a estas pessoas, contacte o seu clube ou a AF de Évora. As inscrições para ofertas de emprego podem ser submetidas em www.iefp.pt .

Os clubes podem, eventualmente, ser os diretos empregadores ou ter um excelente contacto para encontrar um emprego ou uma ajuda. Neste caso, devem informar a AF de Évora do posto de trabalho ou do apoio que conseguiram. No caso de haver crianças com idades para a prática do futebol e do futsal, a FPF financia essa prática nos respetivos clubes.

Viana do Alentejo faz exercício de Proteção Civil

No âmbito das atividades alusivas ao mês da Proteção Civil, vai decorrer no próximo dia 15, terça-feira, no Centro Escolar de Viana do Alentejo, um exercício à escala real, decorrente de um simulacro com um cenário onde se registam diversas vítimas.

Denominado Livex – Isidoro’22, este exercício de ordem operacional permite desenvolver, no terreno, missões com meios humanos e equipamento, com vista a avaliar os operacionais e as capacidades de execução de todos os envolvidos.

No âmbito deste exercício municipal, destinado a operacionais da Proteção Civil, alunos, pessoal docente e não docente deste estabelecimento de ensino, vai ser simulado um incêndio urbano, decorrente de um tremor de terra de baixa incidência, provocando uma explosão. O simulacro conta com a mobilização real dos meios no terreno e vai realizar-se durante o período da manhã.

Secundária de Elvas dinamiza caminhada solidária

A Escola Secundária D. Sancho II, em Elvas, vai dinamizar uma caminhada solidária, no dia 7 de Abril – Dia Mundial da Saúde.

O percurso tem cerca de 5 quilómetros e tem início e fim nos campos da escola, local de ponto de encontro às 9 horas. Ao longo do percurso, os participantes contam com animação cultural, com a atuação das Roncas D’Elvas, da Arkus e de momentos de dança dinamizados pelos alunos da escola.

Esta atividade é dinamizada pelas turmas dos cursos de Técnico de Geriatria (12ºI) e Técnico de Desporto (10ºM) que irão apoiar a participação dos utentes da Universidade Sénior.

Esta é uma caminhada solidária em prol dos refugiados ucranianos, tendo em conta a atual situação mundial, pelo que vai decorrer também uma recolha de donativos, quer dos caminhantes, quer da população.

Casa do Benfica de Elvas no Benfica-Estoril no dia 20

A Casa do Benfica de Elvas está a organizar uma excursão para assistir ao jogo do SL Benfica frente ao Estoril Praia, no dia 20 deste mês, às 18 horas.

Os lugares são limitados, pelo que as inscrições devem ser feitas na Casa do Benfica de Elvas ou através do email casabenficaelvasmail.com.

O valor é de 23 euros para sócios e 27 euros, para não sócios, um preço que inclui bilhete para o jogo e autocarro.

A saída do autocarro, no dia 20 deste mês, está marcada para as 10 horas.

Exposição de pintura patente na Galeria de Montemor-o-Novo

A exposição “I Will Stuff Myself With Tulips”, de Inês Ferreira, está patente na Galeria Municipal de Montemor-o-Novo, até dia 18 de março.

A artista, e autora desta exposição, referiu-nos que “para além de estarem patentes 20 pinturas suas, é apresentado um vídeo gravado no Castelo de Montemor-o-Novo, feito em colaboração com outra artista”.

Inês Ferreira é uma artista visual licenciada em arquitetura, e com atividade regular desde 2015, após residência artística na Foundation b.a.d, um coletivo de artistas da zona sul de Roterdão, cidade onde trabalhou e viveu até 2019.

Sé de Elvas funciona em horário de museu para visitas

A Igreja de Nossa Senhora da Assunção, ou antiga Sé de Elvas, vai passar a estar aberta para visitas.

De acordo com o padre Ricardo Lameira, “a Direção Regional de Cultura ficou responsável pela colocação de dois funcionários, nos próximos dias, neste espaço religioso para que possamos estar abertos em horário de museu e receber visitas”.

“O arranjo que estava a ser feito no telhado da igreja já terminou, faltando apenas alguns pormenores. Já o Museu de Arte Sacra, devido aos trabalhos que decorrem no edifício, vai manter-se encerrado”, sublinhou.

Os dois funcionários da Direção Regional de Cultura deverão chegar na próxima semana e dentro de pouco tempo a Sé de Elvas estará disponível para visitas.

Atletas do CEN representaram Associação distrital no Triatlo Técnico Jovem Nacional

Sara Liu e Bernardo Sequeira (na foto), atletas do Clube Elvense de Natação, em representação da Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre, marcaram presença no Triatlo Técnico Jovem Nacional, que ontem decorreu no Pombal.

Esta prova teve uma fase de apuramento distrital onde foram selecionados os melhores atletas na vertente de triatlo, culminando agora com a prova entre os melhores do país.

A atleta Sara Liu obteve o 13º lugar com o total de 1482 pontos, enquanto o atleta Bernardo Sequeira o 17º lugar com 1289 pontos na vertente de Triatlo Técnico 2, num conjunto de três provas de lançamento do peso, salto em comprimento e 60 metros planos.

Para além dos nossos atletas participaram ainda mais quatro atletas selecionados pela Associação, sendo obtida a classificação de 15º lugar por equipas com o total de 8115 pontos.

Badajoz prepara-se para viver Semana Santa em abril

De 10 a 17 de abril, vive-se em Badajoz, a Semana Santa: um conjunto de cerimónias religiosas que está retratado, em imagens e estatuetas, na Feira dos Mayores, que termina este domingo, 13 de março, ao final do dia, nos pavilhões da IFEBA.

O alcaide de Badajoz, Ignacio Gragera, para além de convidar à visita do certame e desta exposição, revela que já começaram todos os preparativos para esta Semana Santa, que não se realiza na cidade pacense de há dois anos.

“Será uma cerimónia muito especial, porque este ano teremos a Procissão Magna, que é muito importante, porque aglutina todas as irmandades da cidade. Este é o ano, também, do reencontro com a Semana Santa”, assegura o alcaide.

A Semana Santa é um dos festejos mais emotivos de Espanha. Esta comemoração conta com séculos de história e tradição, e nela é lembrada a paixão e morte de Jesus Cristo através das procissões e os desfiles solenes em que inúmeras pessoas acompanham as imagens religiosas.

A 23ª edição das Feira dos Mayores, chega hoje ao fim, depois de três dias de certame dedicado aos mais velhos, com tudo aquilo a que têm direito: atividades recreativas, desportivas e de lazer, bem como de diversos tipos de serviços de saúde e beleza.

Camerata Atlântica atuou no Cineteatro de Elvas

A edição 2022 do ciclo A Música Encanta o Património teve continuidade ao final da tarde deste sábado no Cineteatro Municipal de Elvas com um concerto pelo ensemble de cordas Camerata Atlântica.

Sob a direção artística da violinista venezuelana Ana Beatriz Manzanilla, a Camerata tem como base 11 instrumentistas. Foi sob a sua égide que nasceu em 2015 o Concurso Nacional de Cordas “Vasco Barbosa”, considerado já hoje um dos mais importantes eventos do género em Portugal.

Nesta apresentação, em Elvas, a Camerata Atlântica interpretou peças da autoria de Carlos Seixas, António Fragoso, Anne Victorino D’Almeida e Sérgio Azevedo.

Promovido pela Câmara Municipal em colaboração com a Academia de Música de Elvas, o ciclo de concertos “A Música Encanta o Património” vai ter continuidade na próxima sexta-feira, dia 18, com o Quarteto de Saxofones do Conservatório Superior de Música de Badajoz, a partir das 18h00 na Sala Públia Hortênsia de Castro da Biblioteca Municipal Dra. Elsa Grilo.

O acesso do público é livre para todos os concertos deste ciclo.

EntrePalcos apresenta “A Breve História de O Principezinho” este domingo

O Grupo de Teatro EntrePalcos, do Projeto de Formação Artística do Município de Campo Maior, apresenta hoje, domingo, 13 de março, o seu novo trabalho: “A Breve História de O Principezinho”.

Ana Diabinho, responsável pelo grupo de teatro EntrePalcos explica que este espetáculo “não conta a história na íntegra da obra “O principezinho”, ou seja, “aproveitámos as partes mais importantes do livro para a representar, com as várias personagens: o aviador, e o principezinho que abandona a sua rosa e passa por diferentes planetas, onde existem pessoas com diferentes estereótipos”.

A responsável pelo grupo de teatro EntrePalcos apela ainda a todos os campomaiorenses para que assistam a esta peça, considerando que “pode ser interpretada de formas diferentes, por diferentes pessoas, e que aproveitem este mês para irem ao teatro e também a outros espetáculos”.

“A breve história de O Principezinho” conta com a interpretação de 12 crianças de diversas idades, do grupo EntrePalcos e tem lugar hoje, às 16 horas, no Centro Cultural de Campo Maior.

Festa do teatro prossegue em Elvas

ACTO – A Festa do Teatro em Elvas apresentou ontem o espetáculo infantojuvenil “Lusíadas para miúdos: A Epopeia”, no Pavilhão Multiusos de Santa Eulália.

A peça, da autoria de Paulo Roque, é uma produção do Colectivo Cal – Associação Corpo na Arte, com interpretação a cargo de Bruno Domingos, Daniela Carmona, Mariana Abreu, Patrícia Camelo e Paulo Roque.

A programação da Festa do Teatro em Elvas continua este domingo, dia 13, com a produção “Quarto-Império”, a cargo de UmColetivo, às 18 horas no Cineteatro Municipal.

Voluntários partem do Santuário da Piedade para a Polónia

Grupo que saiu do Santuário do Senhor Jesus da Piedade

Um grupo de voluntários partiu este domingo, dia 12, de Elvas para a Polónia com cinco carrinhas cheias de bens recolhidos nos últimos dias. A partida aconteceu pouco depois das sete da manhã, junto ao Santuário do Senhor Jesus da Piedade. Carlos Carola juntou-se a esta comitiva com mais uma carrinha que saiu da Covilhã.

Joaquim Valadas foi um dos voluntários que, desde a primeira hora, se disponibilizou para conduzir umas das carrinhas. Em declarações à Rádio ELVAS, referiu que, no total, “são cinco carrinhas de Elvas e uma quem vem de Lisboa, com duas pessoas também de Elvas, e se junta a nós. Vamos levar mantimentos recolhidos em Elvas e trazer pessoas, já referenciadas, que ficarão em Elvas ou noutros pontos do país”.

Viatura do Rugby Clube de Elvas que saiu da Covilhã

Quando à decisão de se criar um grupo de trabalho para acolher estas pessoas, Joaquim Valadas considera que “já deveria ter sido criado, uma vez que é necessário dar condições às pessoas que estão para chegar”.

O grupo de voluntários deverá chegar à Polónia na terça-feira. A previsão é que na quinta-feira cheguem a Elvas.

“Condenadas, Mas Pouco” animou plateia no Centro Cultural de Campo Maior

O Centro Cultural de Campo Maior recebeu ontem, dia 12 de Março, a comédia “Condenadas, Mas Pouco”, mais uma peça inserida na iniciativa “Março – Mês do Teatro”, interpretada por Marina Albuquerque e Paloma del Pillar.

Os presentes assistiram à divertida história de uma mãe e sua filha com uma relação familiar normal, apenas com um pequeno pormenor que as difere da maioria das famílias portuguesas: elas são reclusas e tratam a prisão como uma segunda casa.

A sua vasta experiência e perícia na arte de roubar, extorquir, traficar, e matar não condizem com a sua pouca inteligência no que trata a assuntos amorosos.