Delta, GCI e Câmara de Lisboa vão buscar 50 refugiados ucranianos

Somos Feitos de Pessoas, movimento que resulta de uma iniciativa conjunta da Delta Cafés, GCI e Câmara Municipal de Lisboa, vai ajudar famílias de refugiados ucranianos a vir para Portugal. O primeiro autocarro, com destino à Polónia, parte esta sexta-feira e promete trazer de regresso 50 cidadãos ucranianos. Bens alimentares, sacos de cama, roupa e medicamentos seguem igualmente viagem para serem entregues a refugiados em solo polaco, sendo que no autocarro irá também um enfermeiro voluntário e um tradutor.

Além de assegurar a logística da operação, do transporte à alimentação, a Delta Cafés compromete-se ainda a prestar apoio para analisar oportunidades de emprego em colaboração com as entidades oficiais. “A responsabilidade social faz parte do ADN da Delta Cafés. E esta iniciativa só vem reafirmar o nosso compromisso. É necessário unir esforços, mostrar o exemplo, que a ajuda de todos é essencial num momento tão difícil e sensível como este, em que as pessoas são forçadas a abandonar o seu país por motivos de guerra”, salienta Rui Miguel Nabeiro, CEO do grupo Nabeiro Delta-Cafés, num comunicado onde reitera que “o mais importante é arranjar soluções para apoiar os refugiados ucranianos que vivem nesta situação delicada, fazendo acontecer para tentar que o mundo e o amanhã destes cidadãos seja um pouco melhor”.

“Somos feitos de pessoas e aquilo que os nossos viram na Polónia levou-nos a continuar a reunir ajuda”, justifica o elvense Bruno Batista, CEO do grupo GCI, lembrando que “a primeira viagem contou apenas com colaboradores da GCI”. “Desta vez com o apoio da Delta Cafés e da Câmara Municipal de Lisboa vamos partir, novamente, para a fronteira da Polónia com a Ucrânia e trazer para Portugal mais famílias”, conclui.

Crianças de Vila Boim ouvem músicas do Cancioneiro de Elvas

O projeto “O Que Na Comunidade é Incomum”, desenvolvido pela associação Um Coletivo, continua a ter o seu palco na biblioteca da escola básica de Vila Boim.

Ontem, quinta-feira, dia 9, Soraia Branco e Mário Gonçalves interpretaram, para os mais novos, músicas do cancioneiro tradicional de Elvas.

Elvas aprova geminação com Viseu

A Câmara Municipal de Elvas aprovou a proposta de geminação com a cidade de Viseu, iniciando-se agora o processo de elaboração do protocolo entre as duas cidades. A proposta foi aprovada pelos eleitos, na reunião de Câmara desta quarta-feira, dia 9, que contou com a aprovação de todos os pontos, por unanimidade.

Foi aprovado a atribuição de um voto de louvor à atleta elvense Raquel Trabuco pelos feitos conseguidos na área desportiva, nomeadamente a conquista do 2º lugar na corrida de 3.000 metros do Campeonato da Europa de Atletismo em pista coberta, que decorreu a 24 de fevereiro, em Braga. A proposta foi subscrita por todos os presentes por ser “hoje, a atleta do nosso concelho com maior número de provas ganhas a nível regional, nacional e internacional. E um motivo de orgulho para os clubes de formação por onde passou, bem como para a sua cidade natal”.

“Apesar de ter sido assolada por algumas lesões na sua vasta carreira, a atleta elvense não desistiu e os triunfos que foi conquistando, que culminaram nesta tão almejada medalha de prata, são o reconhecimento da sua dedicação e disciplina desportiva”, refere o documento.

Os eleitos aprovaram a proposta de abertura do período de discussão pública do Plano de Intervenção em Espaço Rural das Caldeirinhas. O documento estará para discussão pública no período de 15 dias úteis, a contar da data da publicação da deliberação em Diário da República.

O executivo aprovou a Comemoração do Dia Internacional do Livro Infantil, no dia 2 de abril de 2022, com a realização de um workshop.

O vereador Nuno Mocinha retomou o mandato, após votação dos eleitos presentes, com quatro abstenções e um voto a favor, tendo integrado os trabalhos do executivo a partir desse momento.

Aprovadas as cedências seguintes:

– do Forte da Graça para o seminário Life Resilience, no dia 29 de março,

– da Sala Polivalente do Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas António Tomás Pires ao Centro Humanitário de Elvas da Cruz Vermelha Portuguesa, para uma exposição de fotografia,

– do Pavilhão Desportivo da Boa-Fé à Associação de Trabalhadores do Município de Elvas,

– das Piscinas Municipais de Elvas ao Centro de Apoio ao Estudo do Agrupamento de Escolas nº 2 de Elvas,

– do Pavilhão Desportivo Municipal à Associação Recreativa de Varche,

– do Pavilhão Desportivo Municipal aos Amigos da Justiça.

Atribuídos apoios a “O ELVAS” Clube Alentejano de Desportos, APARSIN, NEFCA, ARKUS Associação Juvenil e Gota D’Arte e Associação Cultural e Desportiva da Belho Raposeira.

Futuro do regadio no Alentejo debatido dia 18 em Reguengos

“Regadio 20/30 Discussão dos Possíveis Desafios para o Alentejo na Próxima Década” é o tema do colóquio que vai decorrer no dia 18 de março, sexta-feira, pelas 10.30 horas, no Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz.

A sessão tem como participantes Marta Prates, presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, José Pedro Salema, presidente da Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), José Núncio, presidente da Federação Nacional de Regantes (FENAREG), e Rogério Ferreira, diretor da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR).

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Neste colóquio, organizado pelo Município de Reguengos de Monsaraz em parceria com a EDIA, a FENAREG e a DGADR, pretende-se discutir o potencial do regadio no Alentejo e o seu contributo no combate às alterações climáticas. Vai estar em discussão o estudo “Regadio 20/30 – Levantamento do Potencial de Desenvolvimento do Regadio de Iniciativa Pública no Horizonte de uma Década”, produzido pela EDIA com os contributos de outras entidades.

No estudo, são analisados os sistemas de regadio coletivos que implicam a realização de investimentos públicos, quer para a implementação de novos regadios, quer para a reabilitação e modernização dos existentes, mas também as intervenções nas barragens no âmbito do Programa Nacional de Regadios. Este programa integra a informação desenvolvida pela EDIA sobre o alargamento das áreas de regadio no território de influência da Barragem do Alqueva.

O colóquio pretende juntar e receber os contributos de todos os interessados no desenvolvimento regional, na agricultura e no turismo, mas também dos cidadãos em geral.

[/shc_shortcode]

Santa Eulália coloca habitação ao dispor de famílias da Ucrânia

Seguindo a onda de solidariedade que tem envolvido todo o país, de norte a sul, a freguesia de Santa Eulália, no concelho de Elvas, tem feito também a sua parte, “quer em donativos, quer em bens de primeira necessidade”.

Agora, revela a presidente da Junta de Freguesia, Ana Sofia Alves, a freguesia está “apta a receber famílias e integrá-las na comunidade, com todo o apoio que merecem”.

Até ao momento, e contando com a “generosidade dos habitantes da aldeia”, Santa Eulália tem já disponíveis três alojamentos, no turismo rural “Caminho Infinito”, compostos por sala, quarto e casa de banho, com acesso a um refeitório comum. A proprietária, Maria Quita, revela Ana Sofia Alves, “de uma generosidade incrível, aderiu a esta iniciativa e está a desenvolver todos os esforços em tempo recorde para que os três alojamentos estejam aptos ainda este mês”.

Também José Chocolate Contradanças, adianta a presidente, disponibilizou uma das suas propriedades, “uma habitação mobilada para este projeto”.

A junta de freguesia, “como anfitriã e parte deste projeto, apoiará todo o apoio logístico inerente”, sendo que irá disponibilizar a lavandaria social para usufruto dos emigrantes. A junta irá ainda articular-se com associações e estabelecimentos de comércio local, “para que nada lhes falte”, ao nível de alimentação, roupa e outros bens essenciais.

Ana Sofia Alves diz ainda que Santa Eulália está “sempre disponível para receber apoio de qualquer género, quer da câmara municipal, quer das outras freguesias ou de entidades particulares”, até porque “toda a ajuda é bem-vinda”.

A Câmara Municipal de Elvas e as entidades competentes, como é o caso da Segurança Social, estão já estão a par deste projeto, pelo que, adianta a presidente da junta, pensa que a aldeia possa receber, em breve alguma população. “Esperemos que goste e se sinta confortável na nossa freguesia”, acrescenta.

Ana Sofia Alves dirige ainda um agradecimento especial a todos os habitantes de Santa Eulália “que mostraram ser mais unidos e altruístas que nunca, em especial à D. Maria Quita e ao professor Chocolate Contradanças pela doação habitacional à causa”.

Footers deixa de transmitir jogos da I RFEF e Funchs Sports assume a transmissão online

A operadora luxemburguesa “Fuchs Sports” anunciou, através de comunicado que Footters vai deixar de transmitir os jogos da I Divisão da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), na qual está o Club Deportivo Badajoz, mas que assume a transmissão dos mesmos a partir da próxima sexta-feira e que pode ser acompanhado pelo seu site até ao final da temporada e de forma gratuita.

No verão passado, a Federação Espanhola de Futebol concedeu o direito das transmissões da nova terceira categoria do futebol espanhol, por um prazo de três anos, à operadora Funchs Sports International, que tinha experiência comprovada neste tipo de projetos e se apresentou de mãos dadas com a Footters, que estava a oferecer os jogos da extinta Segunda B, em temporadas anteriores.

No entanto, esta terça-feira a Footters deixou de transmitir dois jogos, anunciou que não o faria na quarta-feira e culpou diretamente a Fuchs Sports pela situação.

A empresa do Luxemburgo respondeu com uma declaração que diz:

“A Fuchs Sports quer informar todos os adeptos da I Divisão RFEF que a Footters deixará de transmitir os jogos da referida competição.

Para continuar a oferecer aos adeptos imagens ao vivo da I RFEF, todas as partidas serão transmitidas na nossa plataforma fuchs-sports.com.

Também queremos comunicar que o conteúdo da I RFEF estará disponível na nossa plataforma gratuitamente até ao final da temporada.

As duas primeiras partidas a serem transmitidas na plataforma fuchs-sports.com são UD Logroñés vs Unionistas de Salamanca CF e Sevilla Atlético vs UE Cornellà, esta sexta-feira, às 21 horas, para a jornada 27 da I RFEF.

Esperamos ver todos os fãs na nossa plataforma muito em breve e, vivenciar juntos, as emoções da I RFEF”.

CGTP encerra Semana pela Igualdade com ação no hospital de Portalegre

A “Semana pela Igualdade” está a decorrer desde a passada segunda-feira 7 de março, até amanhã, sexta-feira, dia 11 de março.

Esta é uma jornada de esclarecimento, denúncia, mobilização e luta pela igualdade, convocada pela Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses – Intersindical Nacional (CGTP-IN) pelo nono ano consecutivo, na semana em que se assinala o Dia Internacional da Mulher.

A União dos Sindicatos do Norte Alentejano da CGTP-IN, tendo assegurado no distrito o acompanhamento de diversas ações de contacto, assinala amanhã, sexta-feira, dia 11 de março, o encerramento desta jornada de luta, no hospital de Portalegre, onde vários ativistas sindicais estarão numa jornada de contacto com trabalhadores e utentes, entre as 7.30 e as 9 horas.

Trata-se de uma semana de ações organizadas em todos os sectores e locais de trabalho, em que o Movimento Sindical Unitário alerta “para o caminho que é necessário ainda fazer para garantir a igualdade entre mulheres e homens também nos locais de trabalho”.

“Alerta-se ainda para o papel que a luta das mulheres trabalhadoras têm tido em muitos dos direitos que vemos consagrados na lei, como por exemplo, as licenças de parentalidade e o direito a um horário flexível, bem como o papel que esta luta continuará a ter em avanços que é necessário concretizar para resolver problemas que afetam de uma forma particular as mulheres trabalhadoras e os sectores em que estas são a maioria dos trabalhadores, como por exemplo as doenças profissionais, o desgaste que resulta do trabalho por turnos, o bloqueio da contratação coletiva e a consequente estagnação salarial”.

Seminário de professores de inglês sexta e sábado em Elvas

O Seminário da Associação Portuguesa de Professores de Inglês decorre sexta-feira e sábado, dias 11 e 12, na Escola Secundária D. Sancho II, em Elvas.

A iniciativa surge “da necessidade de dotar os professores de inglês de novas ferramentas e estratégias que consigam dar resposta aos desafios da pandemia”, de acordo com o professor Carlos Rodrigues (na foto). “Este seminário é o primeiro a surgir, quer no concelho de Elvas, quer no distrito de Portalegre e conta com quatro sessões plenárias e 16 workshops com formadores nacionais e internacionais”.

A sessão de abertura deste seminário está marcada para as 14 horas desta sexta-feira, dia 11, no auditório da escola secundária.

Escola de Santa Luzia recolhe bens para a Ucrânia

“Nós e os Outros! A caminho da Ucrânia” é o nome da campanha que está a decorrer na Escola Básica 2,3 de Santa Luzia, em Elvas.

A iniciativa pretende angariar diversos bens de higiene pessoal, medicamentos, alimentos e outros bens, como almofadas, mantas e cobertores para que possam ser enviados para os refugiados ucranianos.

Feira dos Mayores: idosos reencontram-se na IFEBA depois da pandemia

Até domingo, 13 de março, os pavilhões da IFEBA, em Badajoz, enchem-se de atividades, de todos os géneros, e de stands, do mais variado tipo de comércios, para divertir e ocupar os Mayores: aqueles que, durante a pandemia, foram os mais prejudicados, quer pela doença, quer pelo próprio isolamento.

E é por isso mesmo que o alcaide da cidade pacense, Ignacio Gragera, descreve este certame, inaugurado ao início da tarde desta quinta-feira, dia 10, como o evento do “reencontro”, recordando que esta foi a primeira feira a ter sido cancelada, há dois anos, depois do eclodir da pandemia. “Para nós é muito importante poder recuperar esta feira, que tem muitas atividades e na qual se procura ajudar os mais velhos a aprender em setores difíceis para eles, como é o tecnológico”, acrescenta.

Para além de todos os motivos de atração que levam os mais velhos até esta feira, como bailes, atividades desportivas, culturais e de lazer, Ignacio Gragera revela que, até domingo, e de forma gratuita, os idosos vão poder ter acesso, entre outros, a cuidados de saúde, bem como a serviços de cabeleireiro. “Todos aqueles que aqui venham vão ter acesso a serviços que são importantes para a sua saúde, como a serviços relacionados com a mobilidade e a ortopedia”, adianta o autarca.

A feira, diz ainda Gragera, “abarca todos os âmbitos”. “É um orgulho realizar esta feira mais um ano”, remata, recordando que esta é já a sua 23ª edição.

Presente na inauguração do evento, em representação do Município de Campo Maior, esteve a vereadora São Silveirinha, que confessa ter intenção de replicar, na vila, ainda que de uma forma mais modesta, o certame, no mês de outubro, em que se faz, habitualmente, a festa dedicada aos idosos do concelho.

Campo Maior tem um grande destaque nesta feira, em Badajoz, ou não estivesse representada nela uma rua florida, numa alusão clara às tão famosas Festas do Povo. Para a vereadora, é “uma honra” que as festas e todo o trabalho a elas associado sejam valorizados por quem organiza o certame e quem, por outro lado, procura aprender a fazer as flores de papel.

“Soil to Soul” em Alandroal a 14 e 15 de maio

O concelho de Alandroal recebe, nos dias 14 e 15 de maio deste ano, o evento Soil to Soul “Somos o que comemos”, com o objetivo de promover a agricultura biológica, livre de pesticidas e químicos, e incentivar ao consumo deste tipo de produtos.

A iniciativa vai decorrer no castelo de Alandroal e conta com “chefes de cozinha, produtores de alimentos regenerativos e muita animação”, como nos referiu João Grilo, presidente da câmara municipal de Alandroal, para quem “é necessário consciencializar as pessoas para os benefícios que estes alimentos trazem para a saúde, bem como o impacto que a importação de produtos tem no planeta. Se essa sensibilização puder ser feita através de um evento, é isso que faremos”.

“A valorização do que se faz no concelho é essencial para que os eventos cresçam. Temos o exemplo do peixe do rio, que há 13 anos estava praticamente esquecido nas mesas das pessoas, tem hoje uma dinâmica totalmente diferente”.

Ana de Brito, co-fundadora e diretora do turismo do projeto Terramay, explica que o conceito básico do Soil to Soul pretende “unir a agricultura regenerativa com eventos culinários, uma vez que vários chefes vão cozinhar os produtos fornecidos pelos produtores locais. Vamos ter ainda música e DJ’s”. Ana de Brito considera que as pessoas estão “a ficar cada vez mais consciencializadas para a importância destes alimentos”, sendo que para a produtora “é essencial que a alimentação livre de pesticidas seja um direito civil”.

Terramay é uma herdade com 562 hectares localizada na freguesia do Rosário, no concelho do Alandroal, onde toda a produção é feita de forma sustentável e com um objetivo de termos um ecossistema equilibrado.

David de Brito, co-fundador e diretor da quinta Terramay, considera que este evento vai de encontro ao trabalho que é desenvolvido na herdade: “somos produtores de vacas Mertolenga, ovelhas merino, temos mais de 300 aves na propriedade e cavalos e aquilo que nós fazemos, além de cuidar dos recursos mais importantes e do solo, é tentar usar os animais para fazermos todo o maneio agrícola, reduzindo o consumo de combustíveis fósseis. Para além disso, ainda temos uma horta que nos permite produzir alimentos de excelente qualidade e que levamos a casa das pessoas”.

Soil to Soul é um evento que, durante um fim-de-semana, junta agricultura, gastronomia, música e animação no Castelo de Alandroal.

AF de Portalegre organiza 35 jogos no fim de semana

A Associação de Futebol (AF) de Portalegre, neste fim de semana de 12 e 13 de março, sábado e domingo, organiza 35 jogos em 13 competições. Em futebol, há 24 encontros em nove provas; e em futsal, disputam-se 11 partidas de quatro competições.

O campeonato distrital de seniores de futebol, fase única, tem quatro desafios às 15 horas: Castelo de Vide-Gavionenses (sábado), Crato-Mosteirense, Arronches-Eléctrico e Estrela-Gafetense (estes três no domingo).

No campeonato distrital de juniores de futebol, fase única, há um jogo no sábado às 15 horas: Estrela-Campomaiorense.

O campeonato distrital de juvenis de futebol, fase única, tem um encontro no domingo às 10.30 horas: “Os Elvenses”-Montargilense.

Na Taça da Associação de juvenis de futebol, primeira mão das meias-finais, há duas partidas no domingo às 10.30 horas: Castelo de Vide-Portalegrense e Estrela-Eléctrico.

A Taça da Associação de iniciados de futebol, primeira mão das meias-finais, tem dois desafios no domingo às 10.30 horas: Eléctrico-“O Elvas” B e Fronteirense A-Estrela.

No campeonato distrital de infantis sub-13 de futebol, fase única, há três jogos no sábado: Fronteirense-Crato, Campomaiorense-Castelo de Vide (ambos às 10.30 horas) e Portalegrense-Eléctrico (10.45 horas).

O campeonato distrital de infantis sub-12 de futebol, fase única, tem quatro encontros no sábado: Estrela-Arronches (9.30 horas), Gavionenses-Portalegrense B (10.30 horas), Nisa-“Os Elvenses” (11 horas) e Portalegrense A-“O Elvas” (12 horas).

No campeonato distrital de sub-11 de futebol, fase única, há três partidas no sábado às 10.30 horas: “Os Elvenses”-“O Elvas” A, Eléctrico-Campomaiorense e Estrela-Hispanolusa.

O campeonato distrital de sub-10 de futebol, primeira fase, tem quatro desafios no sábado às 10.30 horas: Estrela-Arenense, Campomaiorense-Castelo de Vide, Nisa-Monfortense e Eléctrico-Portalegrense.

No campeonato distrital de seniores de futsal, primeira fase, há cinco jogos no sábado: Belhó Raposeira-Casa do Benfica (17 horas), Sousel-Eléctrico B, Nisa-Arenense, Alter-Degoladense e Esperança-Avisenses (estes quatro às 18 horas).

O campeonato distrital de infantis de futsal, frase única, tem três encontros: Fronteirense-Eléctrico A (sábado às 15 horas), Montargilense-Avisenses (domingo às 10.30 horas) e Eléctrico B-Sousel (domingo às 11 horas).

No campeonato distrital de benjamins de futsal, fase única, há duas partidas no domingo às 10.30 horas: Eléctrico-Sousel e Avisenses-Montargilense.

A Supertaça de seniores femininos de futsal tem o desafio marcado para domingo às 17 horas em Monforte: Avisenses-Baronia.

Volta ao Alentejo Delta Cafés promove ciclismo e turismo da região

A 39ª edição da Volta ao Alentejo Delta Cafés foi apresentada esta quinta-feira, 10 de março, no Centro Cultural de Redondo.

Uma prova que regressa a Elvas, passados vários anos. Joaquim Gomes, da organização, revela que “desde 2005 que a cidade estava afastada dos palcos da Volta ao Alentejo e atendendo à notoriedade, dimensão e às excelentes características do município de Elvas relativamente a uma prova de ciclismo, é incompreensível como é que isso aconteceu”.

Joaquim Gomes acrescenta que “agora foram criadas condições e este regresso permitiu uma consolidação com o executivo municipal”, saudando o regresso de Elvas a esta competição, e acreditando que “o espaço fantástico do parque junto ao Aqueduto vai receber bem tem os todas as condições para que se efetive, de facto, a notoriedade de Elvas na Volta ao Alentejo em Bicicleta”.

A Delta Cafés é o patrocinador oficial desta prova e Duarte Azinheira, diretor comercial da empresa, revela que tendo em conta o cariz social e de apoio a eventos locais, que caracteriza a marca, é um orgulho patrocinar a Alentejana, promovendo a região e a cultura. “É um orgulho e um prazer sermos, novamente, convidados para ser parceiros, na Alentejana. O Grupo Nabeiro Delta Cafés tem um cariz social e apoia entidades e eventos locais, pelo que se o fazemos em todo o país, no Alentejo faz mais sentido e ajuda-nos a promover a cultura local e das populações e permite marcar a matriz ideológica”.

A Delta, que cumpriu, recentemente, 60 anos, tem muito vigor, diz Duarte Azinheira, acrescentando que “o desporto é uma característica que permite a população ter melhor qualidade de vida”.

Já o presidente da Câmara de Redondo, David Galego, refere que é de forma orgulhosa que vê a vila incluída na Volta ao Alentejo, devido à tradição que esta tem na modalidade de ciclismo. “É sempre, para nós, um orgulho ter Redondo como passagem, da Volta ao Alentejo e fazer parte da organização, porque a tradição que temos no ciclismo vem de longa data e catapultou o nome de Redondo da essência do ciclismo, é igualmente fundamental em termos turísticos, de dinamização e visibilidade, pelo que é um orgulho darmos aqui o pontapé de saída”, desta edição da prova.

Já Luís Dias, presidente Câmara Vendas Novas e da CIMAC, revela igualmente “um grande orgulho” pelo facto de a cidade que preside ser o ponto de partida desta edição. Já enquanto presidente da CIMAC, revela que foi lançado um desafio para que, “nos 40 anos da Volta ao Alentejo, se possa lançar uma edição que recorde as historias ao longo desses anos, que fazem parte do património desta Alentejana”.

O presidente da Câmara de Borba, António Anselmo, explica que esta edição tem passagem por Borba, sendo para si, essa uma forma “de promoção do desporto, cultura e turismo”. António Anselmo refere ainda que “é extremamente importante porque que as marcas, os municípios e a CIMAC acreditam no Alentejo, e isso é que vale a pena”.

A competição realiza-se de 16 a 20 de março, sendo composta por cinco etapas: a primeira liga Vendas Novas a Sines, a segunda etapa de Beja a Portel, a terceira parte de Elvas, em direção a Ponte de Sor, a quarta é um contrarrelógio em Castelo de Vide e a quinta e última etapa liga Castelo de Vide a Évora.

Summer CEmp nos Açores com inscrições abertas até final do mês

Estão abertas, até 31 de março, as candidaturas para a quinta edição do Summer CEmp, que decorre no final de agosto, na Ribeira Grande, na ilha de São Miguel, na ilha de São Miguel, nos Açores.

Esta é uma escola de verão organizada pela Representação da Comissão Europeia em Portugal, revela Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo, na edição desta semana do “Espaço Europa”, e pretende reunir 30 jovens estudantes do Ensino Superior com diferentes personalidades, entre políticos, jornalistas, empresários, académicos, atletas e artistas, para que possam apresentar as suas expectativas em relação ao trabalho da União Europeia, neste que é o Ano Europeu da Juventude.

A edição deste ano vai incluir a análise dos resultados da Conferência sobre o Futuro da Europa, parte do compromisso da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, de colocar os cidadãos no centro da ação da União Europeia e de reforçar a ligação entre eles e as instituições que os servem.

A inscrição, para os interessados, tem de ser feita através de formulário disponível online (aqui), que inclui o envio de um vídeo ou uma carta de motivação. As candidaturas estão abertas até às 23.59 horas de 31 de março, sendo que o prazo pode ser antecipado, quando já recebidas 90 candidaturas.

Os 30 selecionados, revela ainda Ana Pereira, que irão participar neste Summer CEmp, terão todas as despesas com viagem de avião, de Lisboa para os Açores, bem como com alojamento e alimentação asseguradas.

Câmara de Évora planta 5050 árvores e 200 arbustos

Os trabalhos de plantação de 5050 árvores e 200 arbustos autóctones já tiveram início, ao longo dos jardins e espaços verdes localizados junto ao curso da Ribeira da Torregela. Com estas e outras iniciativas ambientais, a capital do Alentejo quer defender-se do calor e chuva forte, poupar água da rede pública e baixar a emissão de CO2.

Nesta operação, a Câmara Municipal de Évora planta diversas espécies: amieiro, freixo-europeu, lodão-bastardo, cipreste, choupo branco e negro, carvalho-negral, sobreiro e borrazeira. Com esta plantação, a autarquia pretende promover a adaptação destes espaços verdes para resistirem a ondas de calor e precipitações extremas, recorrendo a soluções de base natural.

Alguns dos primeiros trabalhos contaram com a colaboração da Associação de Moradores e Cidadãos Malagueira Viva e Vivida que, no âmbito do Programa “Bairros Saudáveis”, viu recentemente aprovado o projeto “Ribeira da Torregela Viva e Vivida”, com atividades de sensibilização ambiental e propondo o acompanhamento de ações de valorização deste curso de água.

Pretende-se ainda, numa fase posterior, proceder a uma profunda requalificação biofísica da Ribeira da Torregela, elemento de grande relevo na Estrutura Ecológica Municipal, através da instalação de açudes de pedra posta, estabilização das margens com paliçadas de estacas de salgueiro e identificação e eliminação de esgotos clandestinos.

Estes trabalhos são complementares à construção de uma rede de distribuição de água proveniente do Aqueduto da Água da Prata para rega de espaços verdes, ação que permitirá poupar 140 mil metros cúbicos por ano de água tratada da rede pública, reduzindo-se também o consumo de energia e as correspondentes emissões de CO2 em cerca de 2,16 toneladas por ano. Este ganho, em paralelo com as ações do projeto “Laboratório Vivo para a Descarbonização”, representa um importante contributo para descarbonização da cidade.

Num quadro mais amplo, esta e outras ações, no futuro, concorrem para atingir os objetivos prioritários e áreas de atuação definidas na Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas de Évora.

Casa do Benfica de Elvas adia Caminhada de Primavera

A Caminhada de Primavera, promovida pela Casa do Benfica de Elvas, prevista para o próximo dia 20, foi adiada para data ainda a definir.

Esta é uma iniciativa que não se realiza há já dois anos, devido à pandemia, e que é este ano retomada.

Manuel Claudino, presidente da Casa do Benfica de Elvas, explica que esta é uma caminhada, para a qual as inscrições já se encontram abertas e podem ser feitas na coletividade. Pretende-se ainda, revela Manuel Claudino, “propor à Câmara de Elvas que certifique e sinalize alguns percursos pedestres”, que a coletividade “pretende fazer e onde as pessoas possam desfrutar da natureza e sentir-se bem”.

Elvas e Campo Maior com ação do Ano Europeu da Juventude

O Parlamento Europeu e o Conselho decidiram que, 2022 seria o Ano Europeu da Juventude. Em Portugal, é o Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) que vai coordenar as iniciativas relativas ao Ano Europeu da Juventude, junto dos jovens.

Miguel Rasquinho, diretor Regional no Alentejo do IPDJ, revela que este ano Europeu da Juventude tem quatro objetivos específicos: a forma como jovens olham para as transições ecológicas e digitais, que lhes podem proporcionar oportunidades; ajudar os jovens a tornarem-se cidadãos ativos, empenhados e participativos na construção da União Europeia, promover a captação de oportunidades no âmbito da União Europeia, e integrá-los nas políticas de juventude” da mesma.

Relativamente ao Alentejo serão feitas iniciativas um pouco por toda a região de forma a destacar e marcar este ano europeu da juventude, com iniciativas culturais e lúdicas, exposições, entre outros, mas também três momentos marcantes pelos três distritos do Alentejo”, revela Miguel Rasquinho.

Estes eventos ainda não têm uma calendarização definida, no entanto, o diretor regional do Alentejo do Instituto, destaca a iniciativa que vai decorrer em Beja, onde irão fazer um encontro das três associações académicas do Alentejo, que vai decorre no IPDJ, desta capital de distrito”.

Em Évora, haverá “um evento ligado à juventude e a visão dos jovens da europa, integrada candidatura da cidade a capital europeia da cultura em 2027”, sendo também objetivo “promover essa candidatura”.

Em Portalegre, Miguel Rasquinho considera que é um “momento muito importante para o distrito” e para Elvas, Campo Maior e Badajoz, onde pretendem fazer um encontro de jovens transfronteiriço, mas revela “ainda não sabemos o local exato, mas teremos jovens e associações juvenis a discutir as políticas da juventude e melhorar a realidade da União Europeia, dando oportunidade aos jovens de Portugal e Espanha para dizerem aquilo que pensam da União Europeia”.

Instituto Português do Desporto e da Juventude que vai coordenar as iniciativas relativas ao Ano Europeu da Juventude, junto dos jovens.

PRR: Alandroal é candidato a ter Loja do Cidadão até 2023

Alandroal é um dos 19 municípios, a nível nacional, que se candidataram à abertura de novas lojas de Cidadão, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência.

A par de Alandroal, no Alentejo, são mais três os municípios que formalizaram esta candidatura: Barrancos, Santiago do Cacém e Vendas Novas.

O prazo para as candidaturas terminou esta segunda-feira, seguindo-se o processo de admissão e avaliação das candidaturas por parte da Agência para a Modernização Administrativa (AMA), que irá comunicar os apoios financeiros, no prazo de 30 dias úteis a contar da data final para apresentação das candidaturas.

As Lojas de Cidadão financiadas no âmbito deste aviso terão de cumprir um prazo máximo de abertura até 31 de dezembro de 2023 e não se podem localizar num concelho onde já exista outra Loja de Cidadão.

A taxa máxima de financiamento aplicável a cada operação a apoiar no âmbito deste Aviso é de 100%, até ao limite máximo de 900 mil euros (sem IVA), sendo a dotação afeta a este concurso de 12,5 milhões de euros.

A decisão de financiamento depende da maturidade do projeto e será priorizada de acordo com a abrangência dos serviços e número de postos de atendimento a instalar, critérios de acessibilidade e localização, como por exemplo a facilidade de estacionamento ou proximidade a outros serviços ou transportes, a população residente no Concelho ou a distância a Lojas de Cidadão já existentes.

As Lojas de Cidadão, cuja instalação compete aos municípios em estreita articulação com a AMA, desempenham um papel fundamental na prestação presencial de vários serviços, alojando entidades da Administração Pública de grande procura num só local.

Até 2026, está prevista a abertura de 20 novas Lojas, 300 Espaços Cidadão e 10 Espaços Móveis.

Rui Miguel Nabeiro vence Prémio Cinco Estrelas na categoria de líder empresarial

Rui Miguel Nabeiro, presidente executivo do Grupo Nabeiro-Delta Cafés, foi distinguido na terça-feira, 8 de março, com o prémio Cinco Estrelas, na categoria de líder empresarial.

Nas redes sociais, Rui Miguel Nabeiro afirma que receber este prémio o enche “naturalmente de orgulho, mas receber este prémio após cinco anos em que foi o meu avô a recebê-lo só me pode dar ainda mais responsabilidade”.

CEN disponibiliza carrinha para trazer refugiados da Ucrânia para Portugal

O Clube Elvense de Natação (CEN), perante “a escalada de violência na Ucrânia, que está a colocar milhões de pessoas inocentes em risco iminente”, decidiu juntar-se à onda de solidariedade em torno do povo ucraniano.

Para ajudar, o CEN disponibiliza uma carrinha para envio de bens essenciais e para o transporte de refugiados, da Ucrânia para Portugal.

Para além disso, este sábado, 12 de março, o CEN irá estar ainda a participar numa recolha de bens, como alimentos, produtos de higiene, medicamentos e cobertores, no Estádio de Atletismo de Elvas.