Somos Feitos de Pessoas, movimento que resulta de uma iniciativa conjunta da Delta Cafés, GCI e Câmara Municipal de Lisboa, vai ajudar famílias de refugiados ucranianos a vir para Portugal. O primeiro autocarro, com destino à Polónia, parte esta sexta-feira e promete trazer de regresso 50 cidadãos ucranianos. Bens alimentares, sacos de cama, roupa e medicamentos seguem igualmente viagem para serem entregues a refugiados em solo polaco, sendo que no autocarro irá também um enfermeiro voluntário e um tradutor.
Além de assegurar a logística da operação, do transporte à alimentação, a Delta Cafés compromete-se ainda a prestar apoio para analisar oportunidades de emprego em colaboração com as entidades oficiais. “A responsabilidade social faz parte do ADN da Delta Cafés. E esta iniciativa só vem reafirmar o nosso compromisso. É necessário unir esforços, mostrar o exemplo, que a ajuda de todos é essencial num momento tão difícil e sensível como este, em que as pessoas são forçadas a abandonar o seu país por motivos de guerra”, salienta Rui Miguel Nabeiro, CEO do grupo Nabeiro Delta-Cafés, num comunicado onde reitera que “o mais importante é arranjar soluções para apoiar os refugiados ucranianos que vivem nesta situação delicada, fazendo acontecer para tentar que o mundo e o amanhã destes cidadãos seja um pouco melhor”.

“Somos feitos de pessoas e aquilo que os nossos viram na Polónia levou-nos a continuar a reunir ajuda”, justifica o elvense Bruno Batista, CEO do grupo GCI, lembrando que “a primeira viagem contou apenas com colaboradores da GCI”. “Desta vez com o apoio da Delta Cafés e da Câmara Municipal de Lisboa vamos partir, novamente, para a fronteira da Polónia com a Ucrânia e trazer para Portugal mais famílias”, conclui.


O projeto “O Que Na Comunidade é Incomum”, desenvolvido pela associação Um Coletivo, continua a ter o seu palco na biblioteca da escola básica de Vila Boim.
A Câmara Municipal de Elvas aprovou a proposta de geminação com a cidade de Viseu, iniciando-se agora o processo de elaboração do protocolo entre as duas cidades. A proposta foi aprovada pelos eleitos, na reunião de Câmara desta quarta-feira, dia 9, que contou com a aprovação de todos os pontos, por unanimidade.
“Regadio 20/30 Discussão dos Possíveis Desafios para o Alentejo na Próxima Década” é o tema do colóquio que vai decorrer no dia 18 de março, sexta-feira, pelas 10.30 horas, no Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz.
Seguindo a onda de solidariedade que tem envolvido todo o país, de norte a sul, a freguesia de Santa Eulália, no concelho de Elvas, tem feito também a sua parte, “quer em donativos, quer em bens de primeira necessidade”.
Ana Sofia Alves diz ainda que Santa Eulália está “sempre disponível para receber apoio de qualquer género, quer da câmara municipal, quer das outras freguesias ou de entidades particulares”, até porque “toda a ajuda é bem-vinda”.
A “Semana pela Igualdade” está a decorrer desde a passada segunda-feira 7 de março, até amanhã, sexta-feira, dia 11 de março.
O Seminário da Associação Portuguesa de Professores de Inglês decorre sexta-feira e sábado, dias 11 e 12, na Escola Secundária D. Sancho II, em Elvas.
“Nós e os Outros! A caminho da Ucrânia” é o nome da campanha que está a decorrer na Escola Básica 2,3 de Santa Luzia, em Elvas.

Até domingo, 13 de março, os pavilhões da IFEBA, em Badajoz, enchem-se de atividades, de todos os géneros, e de stands, do mais variado tipo de comércios, para divertir e ocupar os Mayores: aqueles que, durante a pandemia, foram os mais prejudicados, quer pela doença, quer pelo próprio isolamento.
Presente na inauguração do evento, em representação do Município de Campo Maior, esteve a vereadora São Silveirinha, que confessa ter intenção de replicar, na vila, ainda que de uma forma mais modesta, o certame, no mês de outubro, em que se faz, habitualmente, a festa dedicada aos idosos do concelho.
O 38º Meeting de Natação Cidade de Elvas está de regresso, às piscinas municipais da cidade, no dia 26 de junho (domingo).
O concelho de Alandroal recebe, nos dias 14 e 15 de maio deste ano, o evento Soil to Soul “Somos o que comemos”, com o objetivo de promover a agricultura biológica, livre de pesticidas e químicos, e incentivar ao consumo deste tipo de produtos.
Ana de Brito, co-fundadora e diretora do turismo do projeto Terramay, explica que o conceito básico do Soil to Soul pretende “unir a agricultura regenerativa com eventos culinários, uma vez que vários chefes vão cozinhar os produtos fornecidos pelos produtores locais. Vamos ter ainda música e DJ’s”. Ana de Brito considera que as pessoas estão “a ficar cada vez mais consciencializadas para a importância destes alimentos”, sendo que para a produtora “é essencial que a alimentação livre de pesticidas seja um direito civil”.
David de Brito, co-fundador e diretor da quinta Terramay, considera que este evento vai de encontro ao trabalho que é desenvolvido na herdade: “somos produtores de vacas Mertolenga, ovelhas merino, temos mais de 300 aves na propriedade e cavalos e aquilo que nós fazemos, além de cuidar dos recursos mais importantes e do solo, é tentar usar os animais para fazermos todo o maneio agrícola, reduzindo o consumo de combustíveis fósseis. Para além disso, ainda temos uma horta que nos permite produzir alimentos de excelente qualidade e que levamos a casa das pessoas”.
A Associação de Futebol (AF) de Portalegre, neste fim de semana de 12 e 13 de março, sábado e domingo, organiza 35 jogos em 13 competições. Em futebol, há 24 encontros em nove provas; e em futsal, disputam-se 11 partidas de quatro competições.
A 39ª edição da Volta ao Alentejo Delta Cafés foi apresentada esta quinta-feira, 10 de março, no Centro Cultural de Redondo.
Estão abertas, até 31 de março, as candidaturas para a quinta edição do Summer CEmp, que decorre no final de agosto, na Ribeira Grande, na ilha de São Miguel, na ilha de São Miguel, nos Açores.
Os trabalhos de plantação de 5050 árvores e 200 arbustos autóctones já tiveram início, ao longo dos jardins e espaços verdes localizados junto ao curso da Ribeira da Torregela. Com estas e outras iniciativas ambientais, a capital do Alentejo quer defender-se do calor e chuva forte, poupar água da rede pública e baixar a emissão de CO2.
A Caminhada de Primavera, promovida pela Casa do Benfica de Elvas, prevista para o próximo dia 20, foi adiada para data ainda a definir.
O Parlamento Europeu e o Conselho decidiram que, 2022 seria o Ano Europeu da Juventude. Em Portugal, é o Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) que vai coordenar as iniciativas relativas ao Ano Europeu da Juventude, junto dos jovens.
Alandroal é um dos 19 municípios, a nível nacional, que se candidataram à abertura de novas lojas de Cidadão, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência.
Rui Miguel Nabeiro, presidente executivo do Grupo Nabeiro-Delta Cafés, foi distinguido na terça-feira, 8 de março, com o prémio Cinco Estrelas, na categoria de líder empresarial.
O Clube Elvense de Natação (CEN), perante “a escalada de violência na Ucrânia, que está a colocar milhões de pessoas inocentes em risco iminente”, decidiu juntar-se à onda de solidariedade em torno do povo ucraniano.