Câmara de Évora planta 5050 árvores e 200 arbustos

Os trabalhos de plantação de 5050 árvores e 200 arbustos autóctones já tiveram início, ao longo dos jardins e espaços verdes localizados junto ao curso da Ribeira da Torregela. Com estas e outras iniciativas ambientais, a capital do Alentejo quer defender-se do calor e chuva forte, poupar água da rede pública e baixar a emissão de CO2.

Nesta operação, a Câmara Municipal de Évora planta diversas espécies: amieiro, freixo-europeu, lodão-bastardo, cipreste, choupo branco e negro, carvalho-negral, sobreiro e borrazeira. Com esta plantação, a autarquia pretende promover a adaptação destes espaços verdes para resistirem a ondas de calor e precipitações extremas, recorrendo a soluções de base natural.

Alguns dos primeiros trabalhos contaram com a colaboração da Associação de Moradores e Cidadãos Malagueira Viva e Vivida que, no âmbito do Programa “Bairros Saudáveis”, viu recentemente aprovado o projeto “Ribeira da Torregela Viva e Vivida”, com atividades de sensibilização ambiental e propondo o acompanhamento de ações de valorização deste curso de água.

Pretende-se ainda, numa fase posterior, proceder a uma profunda requalificação biofísica da Ribeira da Torregela, elemento de grande relevo na Estrutura Ecológica Municipal, através da instalação de açudes de pedra posta, estabilização das margens com paliçadas de estacas de salgueiro e identificação e eliminação de esgotos clandestinos.

Estes trabalhos são complementares à construção de uma rede de distribuição de água proveniente do Aqueduto da Água da Prata para rega de espaços verdes, ação que permitirá poupar 140 mil metros cúbicos por ano de água tratada da rede pública, reduzindo-se também o consumo de energia e as correspondentes emissões de CO2 em cerca de 2,16 toneladas por ano. Este ganho, em paralelo com as ações do projeto “Laboratório Vivo para a Descarbonização”, representa um importante contributo para descarbonização da cidade.

Num quadro mais amplo, esta e outras ações, no futuro, concorrem para atingir os objetivos prioritários e áreas de atuação definidas na Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas de Évora.