Filmes em Elvas na noite de sexta e tarde de domingo

No próximo fim-de-semana, na noite de sexta-feira, dia 18, e na tarde de domingo, dia 20, são projetados dois filmes em Elvas, no Auditório São Mateus.

Na sexta-feira, às 21.30 horas, vai estar em exibição o filme “Nightmare Alley – Beco das Almas Perdidas”, para maiores de 14 anos. Quando o carismático, mas sem sorte, Stanton Carlisle se torna querido para a vidente Zeena e o seu marido mentalista Pete numa feira itinerante, ele ganha um bilhete dourado para o sucesso, usando o conhecimento adquirido com eles para ludibriar a elite rica da sociedade de Nova Iorque dos anos 1940.

No domingo, às 16 horas, vai estar em exibição o filme “Meu Querido Monstro”, que vai levar os mais novos por grandes aventuras. Cansada de viver sob as ordens e proibições do pai, a rebelde princesa Barbara foge do palácio.

O Município de Elvas informa que “a assistência à sessão de cinema é feita mediante a apresentação de Certificado Digital Covid” e os bilhetes estão à venda meia hora antes das sessões na bilheteira do Auditório São Mateus, ou em www.ticketline.sapo.pt .

Nova ligação para peões no Bairro de Almeirim em Évora

Os trabalhos de construção de uma nova placa de circulação pedonal no troço do Caminho Municipal 1094 junto ao Bairro de Almeirim estão em curso. Após a conclusão da obra, ficam garantidas as condições de segurança para os peões que necessitem de circular nesta via que, em consequência da expansão da área industrial, tem vindo a registar um tráfego rodoviário cada vez mais intenso.

Concluída a obra, vai ficar completo o acesso pedonal entre o Bairro Ferroviário, zona da Estação de Caminhos-de Ferro e a zona sudeste do Parque Industrial e Tecnológico de Évora (PITE) e Parque de Indústria Aeronáutica de Évora (PIAE). A primeira fase desta ligação foi concluída em janeiro de 2020 e incluiu a construção de uma placa de circulação pedonal com a extensão de 400 metros, entre o Bairro Ferroviário e o acesso à Decathlon.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Com duração estimada de 60 dias e um valor de investimento de 48 mil euros, a empreitada inclui a construção de um passeio ao nível da estrada, com largura de 1,70 metros, bem como um outro passeio sobrelevado, ao nível dos acessos às habitações existentes, de largura variável.

A construção destes acessos pedonais foi uma necessidade identificada no anterior mandato autárquico pela Associação de Moradores do Bairro de Almeirim e pela União das Freguesias de Malagueira e Horta das Figueiras, assinalada no âmbito do programa municipal de gestão participada “Pelos caminhos do Concelho”. Estas intervenções, agora em fase de conclusão, inserem-se no Plano Municipal de Mobilidade Urbana Sustentável de Évora (PMUSÉ), que prevê, entre outros objetivos, criar percursos pedonais que possibilitem ligações seguras entre os bairros periféricos e o centro histórico de Évora.

[/shc_shortcode]

Selo de Qualidade Exemplar para água da rede em Portalegre

Os Serviços Municipalizados de Água e Transportes (SMAT), da Câmara Municipal de Portalegre, foram distinguidos com o “Selo de qualidade exemplar da água para consumo humano – 2021”.

A Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) voltou a atribuir os selos de qualidade aos serviços de águas referentes aos anos de 2020 (avaliação de 2019) e 2021 (avaliação de 2020), reconhecendo a qualidade da água distribuída no concelho de Portalegre e o trabalho e dedicação da equipa dos SMAT que assegura o serviço público de abastecimento de água.

Os Prémios dos Serviços de Águas e Resíduos consistem num conjunto de Prémios de Excelência, atribuídos no âmbito de vários temas a entidades gestoras que se destaquem no tema selecionado, bem como em Selos de Qualidade, atribuídos em vários temas às entidades gestoras que cumprem os critérios identificados no regulamento anual da iniciativa.

A presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Fermelinda Carvalho, salienta que esta distinção “é reveladora da boa qualidade da água da rede pública, atestando a fiabilidade e assegurando a segurança da utilização da água da torneira distribuída no concelho”. Nesta ocasião, em que a poupança de água está na ordem do dia devido à seca que se faz sentir em todo o país, a autarca apela à população para se associar à campanha “Poupar água é garantir o futuro”, lançada pelo Município na tentativa de reduzir o desperdício nas atividades do quotidiano e racionalizar o consumo de água, tornando-o mais eficiente.

Elvas regista mais 34 casos de Covid-19

Elvas regista esta quinta-feira, 17 de fevereiro, 34 novos casos de Covid-19, assim como 47 altas.

No concelho, encontram-se ativos, ao dia de hoje, 141 casos de infeção, menos 13 do que ontem.

Desde o início da pandemia, Elvas regista 5669 casos positivos, 39 óbitos e 5489 recuperações.

Dois equipamentos em Gavião de quase dois milhões de euros

A obra de reabilitação e reconversão da Casa de João Ascensão (na foto), no centro de Gavião, “segue em bom ritmo”, segundo informa o Município gavionense, numa intervenção que vão dar lugar ao Posto de Turismo, Galeria de Exposições e outras valências.

Todo o espaço exterior vai ser requalificado, valorizando o imóvel adquirido pela Câmara Municipal e, ao mesmo tempo, uma nova artéria pedonal vai possibilitar a ligação à Avenida 23 de Novembro. Esta rua da vila está em remodelação para permitir que as pessoas fiquem mais próximas da nova piscina em construção, da piscina coberta do Agrupamento de Escolas e do Centro de Saúde.

A intervenção na Casa de João Ascensão, espaços exteriores e acessos à zona da piscina representa um investimento na ordem de 1,3 milhões de euros. A construção da futura piscina de Gavião vai ser um investimento de 600 mil euros.

Compromisso de Honra de 278 novos Guardas esta quinta-feira em Portalegre

A Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou esta quinta-feira, dia 17 de fevereiro, a cerimónia do Compromisso de Honra dos novos militares do 44º Curso de Formação de Guardas, no Centro de Formação de Portalegre.

A cerimónia contou com 278 Guardas (249 homens e 29 mulheres) que terminaram com aproveitamento o referido curso, sendo que a mesma marca o final do período de formação e o início da atividade profissional dos novos militares.

O evento foi presidido pelo Secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, Antero Luís, contando com a presença do Comandante-Geral da Guarda Nacional Republicana, Tenente-General Rui Manuel Carlos Clero e de diversas entidades civis, militares e religiosas.

Livro apresentado e oferecido a alunos de Campo Maior

“A Vida Sem Água é Uma Seca”: é este o título de um livro escrito por 666 alunos, de 3º e 4º anos, de 16 agrupamentos de escolas dos 15 concelhos do Alto Alentejo.

A obra, coordenada pela Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) e pela Fábrica de Histórias, um programa de promoção do sucesso escolar da livraria “Cabeçudos – Cabeças com Ideias”, sediada em Castelo de Vide, foi apresentada na manhã desta quinta-feira, 17 de fevereiro, no Centro Cultural de Campo Maior.

A sessão de apresentação da obra, um projeto financiado a 90 por cento pelo Programa Operacional Compete 2020, revela o responsável por esta livraria exclusivamente dedicada à literatura infantil, Rui Andrade, contou com um espetáculo, criado por Sara Afonso e com música de Nuno Jesus, que transpôs para o palco o conteúdo literário e gráfico do livro.

“A ‘Fábrica de Histórias’ é um serviço educativo da ‘Cabeçudos’ que põe os alunos a criar livros – uns a escrever e outros a ilustrar. Agora, estamos a celebrar, a dar-lhes o livro, que é sobre a água”, adianta Rui Andrade. “Tínhamos quase todo o financiamento, mas a CIMAA quis-se juntar, quis que os municípios comparticipassem com os dez por cento que faltavam, e todos se juntaram, e foi a CIMAA que escolheu o tema da água; isto em julho”, acrescenta.

O livro, que o responsável diz estar “fantástico, rigoroso e bem escrito”, sobre um tema “mais que atual”, tem 80 páginas, redigidas por alunos de 4º ano e ilustradas pelos de 3º. Conta com o apoio institucional da UNESCO, do Plano Nacional da Promoção do Sucesso Escolar, da Agência Portuguesa do Ambiente e o selo “Ler+”, do Plano Nacional da Leitura.

A obra, que não será vendido, é oferecida aos autores do mesmo, bem como a todos os alunos do primeiro ciclo dos 15 concelhos do Alto Alentejo, num total de 3.700 crianças. Dividido em duas partes, o livro aborda uma das manifestações da água em cada um dos concelhos do distrito: em Campo Maior, por exemplo, as crianças escolheram a Lenda da Enxara; enquanto os de Elvas escreveram sobre as famosas Roncas, que não se tocam sem o uso da água.

Para o diretor do Agrupamento de Escolas de Campo Maior, Jaime Carmona, este trabalho, acima de tudo, serviu para ensinar aos alunos que eles “são os donos do planeta”, e que a função da escola é, acima de tudo, a agir. “Todos nós temos noção que o planeta está a caminhar para uma situação limite e precisamos de dar esse sinal”, lembra. O diretor tem ainda esperança que, depois deste trabalho, em que participaram 45 alunos campomaiorenses, estes possam, tal como ele, apaixonar-se pelos livros e pela literatura.

Já Ana Golaio, a professora responsável por agilizar o trabalho dos alunos de Campo Maior, para a produção deste livro, assegura que o produto final “está bem conseguido”, a vários níveis, começando pelo próprio título.

Para a vereadora na Câmara de Campo Maior, São Silveirinha, a iniciativa é, acima de tudo, “de louvar”. “Ao mesmo tempo que estamos a dinamizar a parte criativa, como a ilustração e a escrita, estamos a sensibilizar para uma questão tão importante como é a ambiental”, acrescenta.

A apresentação do livro será feita ainda em grande parte dos restantes concelhos do Alto Alentejo, tendo começado na passada segunda-feira, na capital de distrito.

Internamentos continuam a baixar em dia com 16.488 novos casos

Portugal registou, nas últimas 24 horas, 16.488 novos casos de Covid-19 e 42 óbitos associados à doença.

Nas últimas 24 horas, registaram-se 14.760 casos de recuperação.

Esta quinta-feira, dia 17, em todo o território nacional, há 2.022 doentes internados, menos 119, 132 em unidades de cuidados intensivos, menos dez em relação ao dia anterior.

Confinamento de contactos de risco acaba mas uso da máscara mantém-se

Depois de ontem, quarta-feira 16 de fevereiro, terem sido ouvidos os especialistas na reunião do Infarmed, esta quinta-feira, a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, anunciou um alívio de restrições, no país, no que à Covid-19 diz respeito.

O Conselho de Ministros aprovou hoje a resolução que declara a situação de alerta em todo o território nacional continental até às 23.59 horas do dia 7 de março e o decreto-lei que altera as medidas aplicáveis no âmbito da pandemia.

Desta forma, como anunciou Mariana Vieira da Silva, termina:

– o confinamento de contactos de risco. Os confinamentos passam apenas a ser obrigatório para as pessoas que testem positivo, tendo ou não sintomas;

– a recomendação de teletrabalho;

– os limites de lotação de estabelecimentos comerciais;

– a exigência de certificado digital, salvo no controlo de fronteiras;

– a exigência de teste negativo para acesso a grandes eventos, recintos desportivos e bares e discotecas.

No entanto, mantém-se em vigor:

– a exigência de teste negativo, exceto se tiver certificado de 3ª dose da vacina ou recuperação, para visitas a lares e visitas a pacientes internados em estabelecimentos de saúde;

– o uso da máscara em espaços interiores, como recintos desportivos ao ar livre, bem como nas salas de espetáculos.

Estas medidas, devem entrar em vigor nos próximos dias, depois da promulgação das mesmas, por parte do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

“O Elvas” joga nos Açores no domingo ao meio-dia

Foto arquivo

A partida Lagoa -“O Elvas”, da 17ª jornada da primeira fase do Campeonato de Portugal vai ser disputada no domingo, dia 20, ao meio-dia (hora do continente). Este jogo decorre na ilha de São Miguel, nos Açores, com os locais a ocupar a sétima posição com 20 pontos, enquanto os alentejanos estão no nono lugar com 15 pontos.

Também para domingo, estão marcados os restantes quatro encontros desta jornada: Sintrense-Loures (13 horas), Sacavenense-Pêro Pinheiro, Coruchense-Ideal (ambos às 15 horas) e Rabo de Peixe-Belenenses (às 16 horas).

No sábado e domingo, a Rádio ELVAS acompanha a deslocação dos azuis-e-ouro aos Açores, com saliência para o relato e reportagem do jogo em Lagoa, numa emissão entre as 11.30 e as 14 horas, com Carlos Falcato e Manuel Carvalho.

Câmara de Portalegre atribui 210 mil euros aos Bombeiros Voluntários

A Câmara Municipal de Portalegre aprovou um apoio financeiro anual de 210 mil euros aos Bombeiros Voluntários de Portalegre.

Segundo divulga a autarquia, “numa fase especialmente exigente, em que a resposta dos Bombeiros Voluntários de Portalegre enfrenta dificuldades acrescidas e desafios diários, também resultantes da estratégia de combate à pandemia provocada pelo novo coronavírus, a Câmara Municipal de Portalegre aprovou, por unanimidade, a atribuição de apoio financeiro e respetiva minuta de contrato programa para 2022.

Este apoio anual é atribuído em prestações mensais e enquadra-se nas políticas autárquicas de subsídio à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Portalegre (AHBVP), uma entidade que presta serviços de socorro, assistência e transporte múltiplo à população local e combate a incêndios.

O contrato programa agora aprovado, divulga o Município portalegrense, visa “o apoio à operacionalidade da AHBVP e a realização das suas atividades ao nível da segurança, ordem pública e proteção civil na luta contra incêndios” que, devido às “insuficientes receitas próprias, é fundamental como garante de um melhor serviço em prol da população”.

Para o Município, “estamos perante uma forte aposta no investimento orientado para a proteção civil e o combate aos incêndios florestais reforçado por meios humanos, através das duas Equipas de Intervenção Permanente e das Brigadas de Sapadores Florestais, que se encontram sob a gestão e responsabilidade do Serviço Municipal de Proteção Civil”.

Relatório sobre o Estado da Saúde na UE já está disponível

A Comissão Europeia já divulgou os resultados do relatório sobre o Estado da Saúde na União Europeia. Um trabalho gerido pela Comissão Europeia em colaboração com a OCDE e o Observatório Europeu de Sistemas de Saúde e que pretende mostrar o estado dos sistemas de saúde de cada país.

Por outro lado, é uma observação que permite “perceber o que deve ser feito para melhorar a condição de cada país”, de acordo com Ana Pereira (na foto), do Europe Direct Alto Alentejo.

O relatório sobre o Estado da Saúde na União Europeia está disponível no site do Europe Direct Alto Alentejo e é o tema da edição desta semana do programa Espaço Europa.

Sete alunas do CEAN são “Raparigas na Ciência”

Sete alunas cientistas, do Centro Educativo Alice Nabeiro, do 3º ao 6º ano, estiveram presentes no lançamento do livro “Raparigas na Ciência” no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, no passado dia 11 de fevereiro.

Após terem sido selecionadas para integrar esta publicação, com base nos seus testemunhos e trabalhos desenvolvidos na área das ciências, a participação no evento veio reforçar o papel das futuras cientistas e mostrar a capacidades e habilidades transversais das mulheres em todas as áreas.

Dignificar o papel da mulher na Ciência, abrir portas a estas jovens cientistas e partilhar com outras meninas e jovens os seus talentos e vocações são benefícios que o CEAN reconhece neste percurso.

Nesta edição participaram e apresentam os seus testemunhos Eliane Costeira, Marta Pepê, Iris Santos, Lara Carrasco, Maria Inês Pinto, Carlota Valério e Ana Margarida Carrilho.

Como forma de apoiar e promover o acesso das mulheres e raparigas à educação, formação e atividade de investigação científica, tecnológica, de engenharia e matemática, a Assembleia-Geral das Nações Unidas declarou o 11 de fevereiro como o Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência.

A par do projeto “Mulheres na Ciência”, criado em 2016, este livro destina-se a alargar o debate sobre a participação das mulheres e raparigas na ciência, engenharias e tecnologias para inspirar as novas gerações para percursos académicos e profissionais nestas áreas.

Cinzas de Asta-Rose no monumento de Tomaz Alcaide

O monumento em homenagem a Tomaz Alcaide acolhe, no próximo dia 19 (sábado), pelas 15.30 horas, a cerimónia de deposição das cinzas de Asta-Rose Alcaide.

Asta-Rose Alcaide nasceu no Brasil, em 1922, local onde faleceu a 30 de novembro de 2016. A bailarina e coreógrafa foi casada com o tenor estremocense Tomaz Alcaide, que conheceu num encontro no Teatro Municipal de São Paulo, quando o já reconhecido tenor era famoso. Em 1941, casaram-se e foram morar na Argentina, mas durante a segunda guerra mundial mudaram-se para Portugal, onde Asta-Rose trabalhou na Embaixada dos Estados Unidos e ambos contribuíram intensamente para o desenvolvimento cultural europeu e Asta-Rose enriqueceu o seu conhecimento na área da música clássica.

A última vez que esteve em Estremoz, a 12 de dezembro de 2011, assistiu à cerimónia promovida pelo Município de Estremoz, onde foi entregue a Tomaz Alcaide o título de Cidadão Honorário e a Medalha de Ouro da Cidade e, com honras militares, foi depositada a urna com as cinzas do artista, junto ao monumento em sua homenagem, em frente à casa que o viu nascer, a 16 de fevereiro de 1901, data que inspirou o Município para mais uma cerimónia, desta vez, a deposição das cinzas da sua amada Asta-Rose, conforme desejo manifestado pela própria.

Do programa, consta a deposição de uma coroa de flores, um momento musical de clarinete e violino, com Mário Tiago e Margarida Espirito Santo, seguido da inauguração de uma exposição sobre Tomaz Alcaide, no Teatro Bernardim Ribeiro.

Campo Maior com mais 19 casos Covid

Campo Maior regista esta quinta-feira, 17 de fevereiro, mais 19 casos de infeção por Covid-19, e 26 recuperações da doença.

Encontram-se ativos, ao dia de hoje, no concelho, 104 casos de infeção, menos sete que ontem.

Desde o início da pandemia, Campo Maior registou 2.259 casos confirmados de Covid-19, 14 óbitos e 2.141 altas.

15º Norte Alentejano O’Meeting supera expetativas da organização

Os concelhos de Marvão e Castelo de Vide recebem, de 18 a 20 de fevereiro, a 15.ª edição do Norte Alentejano O’Meeting, uma prova incluída no calendário das Federações Internacional e Portuguesa de Orientação.

Fernando Costa, membro da organização e do Grupo Desportivo dos 4 Caminhos, explica que “esta modalidade, por ser praticada ao ar livre, permite manter o distanciamento social tendo todas as condições para ser praticada”.

Este evento, atendendo às circunstâncias que o país atravessa, conta com um número de inscrições “que está a exceder as expetativas da organização”.

O Norte Alentejano O’Meeting é constituído por quatro provas: na sexta-feira, dia 18 de fevereiro, uma Prova de Treino, em Póvoa e Meadas (Castelo de Vide); no sábado, dia 19, Distância Média na Herdade do Pereiro (Marvão) e Sprint WRE, na vila de Marvão; e por fim, no domingo, dia 20, Distância Média WRE em Vale D’Ornas (Castelo de Vide).

Universidade de Coimbra atribui Doutoramento Honoris Causa a Rui Nabeiro

A Universidade de Coimbra (UC) vai atribuir, em março, o Doutoramento Honoris Causa ao Comendador Rui Nabeiro. A cerimónia terá lugar a 9 de março, pelas 11 horas, na Sala dos Grandes Atos (Sala dos Capelos).

Esta homenagem pública é “a mais elevada distinção atribuída por uma universidade portuguesa, destinada a cidadãos de indiscutível mérito profissional e de qualidades humanas que constituam uma referência para toda a sociedade”.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

“Evidencia o compromisso entre os princípios de gestão que se ensinam na Universidade de Coimbra e a sua concretização nos processos de liderança empresarial e na dimensão humana das relações de trabalho. Estamos diante de um admirável empreendedor, de espírito solidário e de grande humanismo, qualidades que soube incutir no grupo empresarial que fundou há mais de seis décadas e que tem projetado uma marca e uma região no plano nacional e internacional”, justificou a Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC).

Na cerimónia de Doutoramento Honoris Causa, o padrinho de Rui Nabeiro será o sociólogo e professor catedrático jubilado da FEUC Carlos Fortuna, ficando as apresentações a cargo dos professores António Martins (elogio do doutorando) e de Margarida Mano (elogio do padrinho).

[/shc_shortcode]

Fabio Jakobsen vence primeira etapa da Volta ao Algarve em Bicicleta

Fabio Jakobsen, da Quick-Step Alpha Vinyl, venceu no sprint a primeira etapa da Volta ao Algarve em Bicicleta que ligou ontem Portimão a Lágos. Em segundo lugar ficou Bryan Coquard, da  COFIDIS, seguindo-se Alexander Kristoff, da INTERMARCHÉ – WANTY.

A Quick-Step Alpha Vinyl teve outro ciclista no pódio, pois Remco Evenepoel é o melhor jovem, ele que está na 48.ª edição da Volta ao Algarve, para tentar ganhar a corrida pela segunda vez.

Ou seja, a equipa belga tem a Camisola Amarela Turismo do Algarve e a Verde Crédito Agrícola (dos pontos) com Jakobsen e a Branca IPDJ com Evenepoel. João Matias (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados) foi um dos ciclistas da fuga e aproveitou para garantir a liderança na classificação da montanha, subindo assim ao pódio.

Esta quinta-feira é dia da subida ao Alto da Fóia, na Serra de Monchique. Serão 182,4 quilómetros, que começam em Albufeira.

Rastreio do cancro da mama em Portalegre até abril

O Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), em parceria com a Associação Regional Saúde do Alentejo (ARSA) e o Agrupamento de Centros de Saúde São Mamede, anuncia o rastreio do cancro de mama no Município de Portalegre.

O rastreio estará disponível de 17 de fevereiro a 21 de abril, na Unidade Móvel da LPCC, junto às instalações do Grupo de Apoio da Liga Portuguesa Contra o Cancro, na Rua de Olivença, nº 12-A.

Ao comparecer no rastreio, que se dirige a mulheres dos 50 aos 69 anos, pode contar com uma equipa técnica especializada, na área do cancro da mama.