Selo de Qualidade Exemplar para água da rede em Portalegre

Os Serviços Municipalizados de Água e Transportes (SMAT), da Câmara Municipal de Portalegre, foram distinguidos com o “Selo de qualidade exemplar da água para consumo humano – 2021”.

A Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) voltou a atribuir os selos de qualidade aos serviços de águas referentes aos anos de 2020 (avaliação de 2019) e 2021 (avaliação de 2020), reconhecendo a qualidade da água distribuída no concelho de Portalegre e o trabalho e dedicação da equipa dos SMAT que assegura o serviço público de abastecimento de água.

Os Prémios dos Serviços de Águas e Resíduos consistem num conjunto de Prémios de Excelência, atribuídos no âmbito de vários temas a entidades gestoras que se destaquem no tema selecionado, bem como em Selos de Qualidade, atribuídos em vários temas às entidades gestoras que cumprem os critérios identificados no regulamento anual da iniciativa.

A presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Fermelinda Carvalho, salienta que esta distinção “é reveladora da boa qualidade da água da rede pública, atestando a fiabilidade e assegurando a segurança da utilização da água da torneira distribuída no concelho”. Nesta ocasião, em que a poupança de água está na ordem do dia devido à seca que se faz sentir em todo o país, a autarca apela à população para se associar à campanha “Poupar água é garantir o futuro”, lançada pelo Município na tentativa de reduzir o desperdício nas atividades do quotidiano e racionalizar o consumo de água, tornando-o mais eficiente.