A Oficina da Criança, em Montemor-o-Novo, vai ter sessões de Introdução à Computação Física com BBC Micro: bit. Cada atividade acontece às sextas-feiras, da parte da tarde, das 14 às 18 horas, para crianças dos 6 aos 14 anos e tem participação livre. As sessões são nos dias 11 de fevereiro, 11 de março, 8 de abril e 13 de maio.
A atividade proposta foi desenvolvida tendo como base os conceitos Tinkering e Project Based Learning e pretende alcançar os seguintes objetivos: incentivar a descoberta e resolução de problemas no mundo real; motivar abordagens criativas e tecnológicas na resolução de problemas; promover a criatividade através da experimentação; promover o trabalho coletivo e interdisciplinar; promover competências STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática); proporcionar o acesso a ferramentas e plataformas abertas (open-source); e estimular o empreendedorismo e a partilha de conhecimentos através da realização de atividades que incluam artistas, investigadores e artesões.


A reunião de câmara do executivo de Borba, marcada para o dia 9 de Fevereiro, às 10.30 horas, no Salão Nobre dos Paços do concelho, foi adiada para dia 10 de Fevereiro, quinta-feira, à mesma hora.
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ESAE) e o Município de Portalegre entregam 2100 peças de vestuário e calçado a seis Instituições Particulares de Segurança Social (IPSS’s) do distrito. A ação decorreu no Centro de Congressos do Município de Portalegre.
A adesão ao Projeto Adélia, bem como a elaboração e execução do Plano Local de Promoção dos Direitos das Crianças e Jovens de Borba, assenta numa parceria entre a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Borba e o Município de Borba, através do Serviço de Ação Social do mesmo.
A Extremadura registou, desde a passada quinta-feira, 27 de janeiro, 11.178 novos casos de Covid-19 e 35 óbitos.
Na continuidade do lançamento de novas obras literárias e com o propósito de estimular autores, a Câmara Municipal de Vila Viçosa vai apoiar a apresentação do livro “Passeios Pela Alma Lusitana”, da autoria do escritor Miguel Pinho, editado pelas Edições Vieira da Silva.
O concelho de Elvas registou, nas últimas 24 horas, mais 140 casos de Covid-19.
Os biorresíduos constituem uma elevada fatia dos resíduos indiferenciados e incluem os resíduos provenientes de espaços verdes e os resíduos biodegradáveis alimentares.
Os testes rápidos de antigénio passam a ter uma validade de 24 horas, segundo um decreto-lei que altera as medidas relativas ao Certificado Digital Covid-19 da União Europeia. A decisão foi tomada e aprovada esta quinta-feira, 3 de fevereiro, pelo Governo, em Conselho de Ministros.
O filme “Licorice Pizza” está em exibição esta sexta-feira, dia 4, pelas 21.30 horas, no Auditório São Mateus, em Elvas.
A Câmara Municipal de Portalegre aprovou a abertura de concurso para reabilitação das áreas de apoio sociocultural do Centro Popular de Trabalhadores (CRP) do Bairro Social do Atalaião, em Portalegre. A proposta foi aprovada por unanimidade, em reunião de Câmara realizada na passada segunda-feira, dia 31, onde ficou decidida a abertura de concurso, incluindo programa de concurso e caderno de encargos da reabilitação das áreas de apoio sociocultural do CPT do Bairro Social do Atalaião, cuja estimativa orçamental importa na quantia de 325 mil euros.
Portugal regista esta quinta-feira, 3 de fevereiro, mais 50.447 casos de Covid-19 e 53 óbitos associados à doença.
A região Alentejo registou, nas últimas 24 horas, mais um óbito por Covid-19 e 2272 novos casos.
Está concluída a obra de beneficiação e remodelação dos parques infantis do concelho de Avis, levada a efeito pelo Município, num investimento superior a 130 mil euros. Esta intervenção teve como objetivo dotar aqueles espaços de novas funcionalidades e melhores condições, garantindo a segurança das crianças, nomeadamente através da colocação de novos pisos e novos equipamentos.
A Adega Mayor, neste mês de fevereiro, em que se celebra o Dia dos Namorados, oferece a oportunidade de tornar a efeméride ainda mais inesquecível, com a personalização do rótulo do Adega Mayor Reserva Tinto.
As inscrições para a terceira edição da ação de formação para professores “A Europa na Escola” decorrem até 21 de fevereiro.
O Meu Super da Boa-Fé, em Elvas, conta, a partir desta quinta-feira, 3 de fevereiro, com serviço de talho.
Durante um mês, há descontos, sobretudo ao nível da carne de porco, a 2,99 euros o quilo. Carlos Gaspar é ainda produtor de carne de vitela, pelo que, garante, “carne não vai faltar” nestes dois talhos.
O Comando Territorial de Portalegre da GNR, através do Posto Territorial de Alter do Chão, identificou ontem, dia 2 de fevereiro, um homem de 77 anos por ameaças com recurso a arma de fogo, no concelho de Alter do Chão.
Campo Maior regista esta quinta-feira, 3 de fevereiro, 53 novos casos de Covid-19, assim como 33 recuperações.
A Galeria Municipal de Montemor-o-Novo está acolher, até dia 14, a exposição “Like a Time Capsule”, de Alexandra Ferreira. A mostra está patente de segunda a sexta-feira, das 10 às 12.30 horas e das 14 às 18 horas.
O encontro “O Elvas” – Loures está marcado para domingo, dia 6, às 15 horas, no Campo Patalino do Estádio Municipal. A partida é da 15ª jornada da primeira fase do Campeonato de Portugal. Os alentejanos estão em décimo e último lugar com 12 pontos, enquanto o Loures é segundo com 23 pontos.
No decorrer da visita às obras em curso no concelho de Campo Maior, realizada na passada terça-feira, 1 de fevereiro, o presidente da Câmara Municipal, Luís Rosinha, e o vereador Paulo Pinheiro passaram pela obra de reabilitação da Capela dos Ossos da Igreja Matriz de Campo Maior e Beneficiação dos Espaços Anexos.
A comitiva passou ainda pela obra de reabilitação e adaptação do Antigo Edifício da Misericórdia a habitação social, intervenção que também se encontra em estado bastante avançado de execução. Este é um edifício emblemático do Centro Histórico de Campo Maior, conhecido popularmente por Casa do Bilhar, que vai assim ganhar uma nova vida e disponibilizar mais oferta habitacional nesta zona da vila. O custo total da obra é de 540.600 euros, valor financiado em 459 mil euros por fundos da União Europeia.
A exposição “Arte na Diferença”, da autoria dos utentes da APPACDM de Elvas, depois de ter estado patente no Museu de Arqueologia e Etnografia António Tomás Pires, em Elvas, vai ser inaugurada esta sexta-feira, 4 de fevereiro, no Espaço.Arte, em Campo Maior.