Aposta na recolha de biorresíduos em Ponte de Sor

Os biorresíduos constituem uma elevada fatia dos resíduos indiferenciados e incluem os resíduos provenientes de espaços verdes e os resíduos biodegradáveis alimentares.
A Câmara Municipal de Ponte de Sor avançou, em 2021, com um diagnóstico para desenvolvimento de sistemas de recolha seletiva e valorização de biorresíduos, delineando um plano de ação adaptado às diferentes realidades do concelho.

A autarquia assume “o final de 2023 como o limite para a mudança comportamental a este nível”, que afirma que “muito se pode fazer, tendo em conta que os resíduos indiferenciados no concelho incluem 34% de resíduos alimentares e 13% de resíduos verdes.

As ECOEscolas de Ponte de Sor juntaram-se à iniciativa e, para tal, receberam do Município um compostor que serve para valorização dos resíduos verdes e de alguns resíduos alimentares. As crianças e jovens, no concelho pontessorense “já estão a mostrar como fazer”; por isso, o Município sugere: “siga este exemplo, seguimos juntos preservando o meio-ambiente”.