Borba defende candidatura para organizar Concurso Nacional Enológico

O Município de Borba defendeu hoje, terça-feira, dia 1, a candidatura de cidade organizadora do “II Concurso Nacional Enológico – Cidades do Vinho – 2022, junto do Conselho Diretivo da AMPV.

O concurso é promovido pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), entidade da qual o Município de Borba é sócio fundador.

O concurso Cidades do Vinho 2022 decorre de 3 a 9 de maio.

A candidatura de Borba, submetida a 17 de janeiro, assenta na promoção do concelho como território vinhateiro antiquíssimo, na divulgação das adegas, produtores e Enoturismo, na importância da Festa da Vinha e do Vinho como um dos mais antigos eventos vínicos do país e do Alentejo, na valorização do Pavilhão de Eventos de Borba e outros equipamentos municipais e privados ligados ao vinho, bem como na salvaguarda da produção do “Vinho de Talha”.

Borba concorreu com os Municípios de Setúbal, Pinhel e Peso da Régua. A AMPV divulgará em breve o vencedor.

Vila Galé propõe 12 experiências de spa em 2022

Em 2022, os Satsanga Spa & Wellness dos hotéis Vila Galé sugerem a iniciativa “12 Meses, 12 experiências de spa”, em que mensalmente há um tema e uma massagem ou um tratamento em destaque.

Sempre com preços por pessoa de 65 euros, as propostas são:

em fevereiro, namorar: massagem a dois, envolvente e aromática;

em março, relaxar: mês pensado para eles com massagem de relaxamento e tratamento de rosto hidratante adequado à pele masculina;

em abril, renascer: a primavera traz uma esfoliação e hidratação corporal aromática para nutrir a pele;

em maio, hidratar: momento da rainha, com massagem de aromaterapia, complementada com tratamento de rosto hidratante;

em junho, partilhar: massagem às costas e mini tratamento facial pensados para as crianças,  proporcionando uma experiência de spa aos mais pequenos;

em julho, desintoxicar: tratamento corporal desintoxicante, com óleos essenciais para drenar e adelgaçar o corpo, a pensar no verão;

em agosto, prevenir: massagem drenante para estimular a circulação sanguínea e reduzir a retenção de líquidos;

em setembro, rejuvenescer: esfoliação e hidratação corporal para deixar a pele mais suave, luminosa e rejuvenescida após o verão;

em outubro, confortar: massagem com pedras quentes para libertar o stress e a tensão acumulada;

em novembro, cuidar: tratamento de rosto personalizado para relaxar e hidratar;

e em dezembro, equilibrar: massagem Deluxe de Natal, com aromas e ingredientes da quadra.

As massagens e tratamentos propostos têm uma duração de 50 minutos e dão acesso ao circuito de águas – piscina interior, sauna, banho turco, jacuzzi – dos Satsanga Spa & Wellness. Estão disponíveis nos 27 hotéis Vila Galé em Portugal.

Detido por furto em bomba de gasolina em Alter do Chão

O Comando Territorial de Portalegre, através do Posto Territorial de Alter do Chão da Guarda Nacional Republicana (GNR), deteve, no dia 29 de Janeiro, um homem de 36 anos por roubo num posto de abastecimento de combustível, em Alter do Chão.

No seguimento de uma denúncia, os militares da Guarda deslocaram-se de imediato para o local. No decorrer das diligências policiais, apurou-se que o suspeito aparentava estar alcoolizado e que tinha roubado uma garrafa de bebida alcoólica do estabelecimento, ameaçando os funcionários com recurso a um bastão artesanal em madeira.

No seguimento da ação, os militares da GNR detetaram o suspeito nas imediações do local e, após a revista realizada ao homem, foi detetado e apreendido o seguinte material: uma garrafa de bebida alcoólica roubada; um bastão de madeira com cerca de um metro de comprimento e uma arma proibida, nomeadamente uma faca borboleta.

O detido foi constituído arguido, e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Fronteira.

Elvas regista mais 83 casos de Covid-19

O concelho de Elvas registou, nas últimas 24 horas, mais 83 casos de infeção por Covid-19.

Com a recuperação de 167 pessoas, estão ativos esta terça-feira, dia 1 de fevereiro, 405 casos.

Aplicação “A Minha Rua” disponível em Vila Viçosa

Já está disponível, nos Acessos Rápidos da página oficial da Câmara Municipal de Vila Viçosa, a aplicação “A Minha Rua”. Neste espaço, os cidadãos podem identificar e reportar, “de forma simples, rápida e cómoda”, segundo a autarquia, diversas situações que possam estar a afetar ou mesmo preocupar uma zona específica.

Nesta plataforma, podem ser reportadas as situações seguintes: acessos para Cidadãos com Mobilidade Reduzida; animais abandonados; conservação da iluminação pública; conservação das ruas e pavimento; conservação do Parque Escolar; estacionamento de veículos; limpeza de valetas, bermas e caminhos; limpeza e conservação de espaços públicos; manutenção de ciclovias; manutenção e limpeza de contentores e ecopontos; manutenção, rega e limpeza de jardins; nomes ou numeração de ruas; poluição sonora; publicidade, outdoors e cartazes; recolha de lixo; saneamento, ruturas de águas ou desvio de tampas; sinalização de trânsito.

A Câmara Municipal de Vila Viçosa, ao aderir à aplicação “A Minha Rua”, pretende disponibilizar uma nova ferramenta junto da sua comunidade local, para agilizar, de forma célere e eficaz, os seus processos de informação, de comunicação e de resolução e resposta.

Alentejo com mais 1.887 casos de Covid-19 esta terça-feira

O Alentejo regista esta terça-feira, 1 de fevereiro, 1.887 novos casos de Covid-19.

Nas últimas 24 horas, na região, não foram reportadas mortes associadas à doença.

Desde março de 2020, no Alentejo foram identificados 89.232 casos positivos e reportados 1.127 óbitos.

Portugal regista 50.888 novos casos Covid

Portugal registou, nas últimas 24 horas, 50.888 novos casos de Covid-19 e 63 óbitos associados à doença.

Nas últimas 24 horas, registaram-se 44.610 casos de recuperação.

Esta terça-feira, dia 1, em todo o território nacional, há 2.437 doentes internados, mais 32, 155 em unidades de cuidados intensivos, menos cinco.

Movimento turístico de Marvão subiu de 2020 para 2021

Marvão recuperou o ritmo turístico em 2021, em relação ao ano anterior, em 12 meses ainda fortemente marcados pela pandemia de Covid-19. Pelo segundo ano consecutivo, a pandemia voltou a afetar o setor do turismo em Portugal e no mundo, sendo que Marvão não foi exceção e os índices turísticos registados em 2021 até se mostraram “muito semelhantes, ou relativamente superiores, face aos verificados em 2020”, segundo informa o município.

A autarquia “interpreta com positividade”, uma vez que o ano de 2021 ficou marcado por um largo período mergulhado num confinamento total, que obrigou o setor do Turismo a suspender toda a sua atividade durante os primeiros meses do ano.

O Posto de Turismo de Marvão, em 2011, atendeu, 11.761 turistas (um número muito semelhante ao de 2020, que registou 11.976 visitantes). Em 2021, visitaram o Castelo de Marvão 29.372 pessoas, menos 2360 do que em 2020. A Casa da Cultura, nas suas diferentes valências (visitantes, visitas guiadas, arquivo, Internet e eventos) teve um total de 4932 visitantes no ano de 2021, um número maior do que 2020. Foram 4952 os turistas que, em 2021, visitaram o Museu Municipal de Marvão.

Desta forma, o Município de Marvão espera que “2022 traga o tão esperado fim da pandemia e que seja um ano de recuperação turística importante para o concelho e para o setor económico”.

Estremadura ultrapassou “sexta vaga de pandemia”, diz José María Vergeles

A Estremadura espanhola já ultrapassou o pico da sexta vaga da pandemia espanhola, de acordo com o conselheiro da Saúde e Serviços Sociais, José María Vergeles (na foto).

De referir que, na passada quinta-feira, a taça de incidência da pandemia na Estremadura, estava nos 3.138,18 casos por cada 100 mil habitantes, nos últimos 14 dias, e de 1.403,02 casos em sete dias.

O responsável anunciou também uma quarta dose da vacina contra a Covid-19 para pessoas mais vulneráveis.

Carnaval de Badajoz com 45 comparsas e mais de 3.700 participantes

O Carnaval, na vizinha cidade de Badajoz, recentemente classificado como festa de interesse turístico internacional, vai viver-se de 25 de fevereiro a 1 de março.

Apesar de algumas restrições que possam ser impostas à realização do evento, tendo em conta a situação pandémica, os desfiles contarão com mais de 3.700 participantes, 45 comparsas de adultos, 31 de crianças, 11 grupos mais pequenos e 27 carros alegóricos.

O desfile das crianças realiza-se no dia 25, enquanto o momento alto do evento está marcado para dois dias depois. Caberá à comparsa de Olivença “Donde Vamos La Liamos” abrir o desfile de 27 de fevereiro.

Conheça a ordem e todos os grupos e comparsas que participam na edição de 2022 do Carnaval de Badajoz, depois do interregno de um ano, devido à pandemia.

Comparsas no domingo de Carnaval, 27 de fevereiro: Donde vamos la liamos; Los mismos; Colorido sobre ruedas; Stanmajaras; Vendaval; Valkerai; La bullanguera; Shantala; Los Legendarios; Montihuakan; Themba; Akelarre; Los Pirulfos; Cambalada; Dekbais; Los Pio Pio; Tarakanova; Caretos salvavidas; Wailuku; Los de siempre; Moracantana; Balumba; Los desertores; Marabunta; El vaivén; Atahualpa; Los makumbas; La Kochera; Achiweyba; Vas como quieres; Infectos acelerados; Meraki; Lorolos; Saqqora; Los Caprichosos; Los Lingotes; Achikitú; Pava & company; Caribe; Lancelot; Anuva; Los tukanes; Las Monjas; Umsuka imbali; Superkk; e Batala.

Grupos Menores: Chalchimpapas; Los Camalotes del Guadiana; La peña de los 3 cubatas; Los Chirigallos; La movida de los 80; Baluarte Carnavalero; Los puretas de la Conga; Esto no tiene nombre; Dekefuisteis; De Pata Negra; e Estaribe.

Carros Alegóricos: Trimoto; Pa 4 días; Los del Barrio; Deskrria2; Los Loleros; Pues anda que tú!!; Salsipuedes; Artefacto Gallinero; El camión de la Brigada; Los mamarrachos 2.0; Low que ha costado; Los Palmeritas; Gazpachones Resurrección; Krma; Los water closet; Uralitadance; Waltrapas; Este concurso lo vamos a ganar; Juntos y revueltos; Stand-By; Aprisa y corriendo; El Carpaso; Ese es el Espíritu; Murga Los Chungos; Mascachapas; La Caidita; Goteros; e Tiritas.

Comparsas infantis na sexta-feira de Carnaval, 25 de fevereiro: Aprosuba; Dónde vamos la liamos; Pirulfos; Pío Pío; Caribe; Moracantana; Valkerai; Bullanguera; Las Monjas; Desertores; Vas como quieres; Lingotes; Achiweyba; Camalotes del Guadiana; Balumba; Lancelot; Themba; Montihuakan; Infectos acelerados; Caretos; La movida; Tukanes; Marabunta; Pava & company; Lorolos; Wailuku; LaKochera; Vaivén; Meraki; Atahualpa; e Cambalada.

Utentes e funcionárias do Lar de Vila Fernando infetados com Covid-19

Foto arquivo

Um surto de Covid-19 já infetou mais de 20 pessoas no lar da Associação dos Amigos de Vila Fernando.

De acordo com Maria Teresa Galego, presidente da Associação, “o surto surgiu depois de uma utente se ter deslocado a uma consulta médica tendo regressado infetada. Depois de testados, registamos cerca de 20 utentes infetados e cinco a seis funcionárias”.

“Os utentes infetados estão já separados dos que testaram negativo e dentro de três a quatro dias realizarão teste PCR. De referir que, quer utentes quer funcionárias, não apresentam sintomas de maior. Estão todos estáveis”.

Equipa de produção belga filma no concelho de Mora

O documentário “Cegonhas de Tombuctu” foi o mote da visita que Daniel Tavares, da equipa de produção belga Naoko Films realizou, em janeiro, ao Museu Interativo do Megalitismo de Mora. No decorrer da visita, foram dadas informações sobre a construção e conservação dos monumentos megalíticos.

Sendo o tema central do documentário as rotas migratórias das cegonhas brancas que têm vindo a nidificar na região do Alentejo, a equipa de produção pretende estabelecer um paralelo entre os vestígios dos primeiros habitantes da região e dos novos habitantes”
Parte deste documentário vai ser filmado no concelho de Mora em 2023.

Mais 56 casos de Covid-19 identificados em Campo Maior

Campo Maior regista esta terça-feira, 1 de fevereiro, 56 novos casos de Covid-19, assim como 36 recuperações da doença.

No concelho, encontram-se agora ativos 160 casos de infeção, mais 22 do que ontem.

Desde o início da pandemia, Campo Maior registou 1.775 casos positivos, 14 óbitos e 1.601 altas.

Borba entrega prémios do “É Natal no Comércio Local”

O Município de Borba, na passada sexta-feira, fez a entrega dos três prémios do concurso “É Natal no Comércio Local”, com a presença de António Anselmo, presidente da Câmara.

O primeiro prémio, no valor de 250 euros, foi entregue a Armindo Brito; o segundo prémio, de 150 euros, foi recebido por Maria Compõete; e o terceiro prémio, de 100 euros, foi entregue a Nita Damas.

O concurso decorreu entre 15 de novembro e 31 de dezembro, com a participação de 57 estabelecimentos comerciais de Borba, e foram entregues 2050 senhas, relativas a compras efetuadas nos estabelecimentos comerciais.

Marvão acolhe 40 jovens do projeto Missão País

Marvão acolhe, até ao próximo domingo, dia 6, cerca de 40 jovens universitários que integram o projeto Missão País, um programa de voluntariado para estudantes missionários.

Ao longo da sua estadia no concelho e sempre divididos em pequenos grupos, apelidados de comunidades, estes jovens vão realizar trabalhos de cariz social, junto de alguns idosos de Marvão e de acordo com as suas necessidades específicas.

O presidente da Câmara Municipal, Luís Vitorino, deu as boas vindas ao grupo, alojado no Pavilhão Polivalente de Santo António das Areias, em forma de agradecimento pela escolha do concelho de Marvão para a promoção destas ações de voluntariado e solidariedade social.

A Missão País é um projeto católico de universitários para universitários que, através da colaboração voluntária, organiza semanas de apostolado e ação social, durante as quais os jovens disponibilizam o seu tempo em prol da missão das entidades de economia social.

Prémios do concurso das Fortalezas Abaluartadas da Raia

O I Concurso FAR PLAY, promovido pelos municípios de Elvas, Marvão, Almeida e Valença, entre junho e novembro de 2021, terminou com um evento online que reuniu representantes políticos, o grupo de trabalho da Rota das Fortalezas Abaluartadas da Raia, elementos do Turismo de Portugal e os participantes na iniciativa.

Ao longo de seis meses, a comunidade foi convidada a participar neste concurso de aproximação ao património cultural único da Raia Luso-Espanhola, através da apresentação de trabalhos criativos, em diferentes categorias artísticas: Urban Sketching, Fotografia, Instalação Artística, Criação Literária, Artes Performativas e Gastronomia.

No total, participaram 15 equipas, constituídas por elementos residentes nos quatro concelhos que integram as Fortalezas Abaluartadas da Raia (FAR) e um pouco por todo o país, entre os 6 e os 77 anos de idade.

Lista de equipas vencedoras, para cada uma das categorias artísticas:
– Urban Sketching: equipa nacional: Sketcher Raiano, Carlos Fidalgo; equipa residente FAR: Pedro Jerónimo;
– Artes Performativas: sem prémios atribuídos nesta categoria;
– Fotografia: equipa nacional: Otalfotografobanal, João Rico; equipa residente FAR: Luna Rolo;
– Instalação Artística: equipa residente FAR: Tiago Candeias;
– Criação Literária, sem prémios atribuídos nesta categoria;
– Gastronomia: equipa residente FAR: equipa Sentinela, com Maria José Ferreira, Laura Largueiras e Susana Teixeira.

Brevemente, para dar continuidade à aproximação dos cidadãos ao seu património, vai ser lançada a segunda edição do Concurso FAR PLAY, desta vez dirigida, exclusivamente, às comunidades escolares dos concelhos de Elvas, Marvão, Almeida e Valença, do ensino básico e secundário.

Rotary Club de Portalegre entrega donativos a associações

O Rotary Club de Portalegre realizou a entrega de donativos a instituições da região, à semelhança do que acontece todos os anos.

Ricardo Ribeiro, membro do Rotary Club, explica que “esta angariação de donativos é feita todos os anos. Normalmente, a entrega é feita apenas a uma instituição. No entanto, este ano fizemos a mais”.

O Rotary Club de Portalegre entregou bens de higiene e limpeza, à Associação Todos Temos Amor Para Dar, e tecidos para realização de vestuário, à Associação Dress a Girl.

Foi ainda possível entregar bens de primeira necessidade a uma menina e bens alimentares a um a família.

Portalegre vai infraestruturar loteamento da Ratinha

O executivo da Câmara Municipal de Portalegre aprovou, por unanimidade, o relatório final de análise de propostas referente ao concurso público de execução de infraestruturas do loteamento da Ratinha, tendo a empreitada sido adjudicada à Urbigav – Construções e Engenharia, pelo valor de 800 mil euros.

A infraestruturação do terreno para viabilizar a conclusão destas obras vai permitir requalificar a envolvente da Avenida de Badajoz (saída para toda aquela área da entrada da cidade).

O loteamento em causa encontrava-se há vários anos a aguardar a conclusão das obras de urbanização, sendo que esta empreitada não inclui qualquer remodelação dos edifícios que se encontram inacabados.

Embora a Câmara avance com as infraestruturas, a intervenção urbanística é totalmente privada. Este é o primeiro passo para resolver o problema deste loteamento, de seguida caberá à iniciativa privada promover o restante investimento.

O Município de Portalegre está convicto que essa segunda fase não tardará a ser uma realidade. Além do benefício da requalificação de toda essa zona, esse investimento permitirá disponibilizar um grande número de habitações tão necessárias para a nossa cidade.

Casa Aberta acima de 40 anos em Campo Maior dia 2

A Unidade de Saúde Familiar Raia Maior, em Campo Maior, informa que, no próximo dia 2, quarta-feira, há vacinação de reforço contra a Covid-19, para maiores de 40 anos, em modalidade Casa Aberta.

A vacina vai ser administrada no Centro de Vacinação de Campo Maior, instalado no Centro Comunitário. Os interessados devem dirigir-se ao espaço entre as 9 e as 14 horas.

IALBAX com três pódios e uma estreia na Carrera do Baluarte

A Associação Desportiva IALBAX esteve representada, no passado domingo, dia 30 de janeiro, com dez atletas, na 37ª Carrera do Baluarte, em Badajoz.

Nesta prova, Filipe Mota foi primeiro classificado no escalão de veteranos D masculinos, Ana Duarte foi terceira, em veteranos C femininos; também José Russo, foi terceiro, em veteranos F masculinos. Participaram ainda Carlos Santos, Manuel Mexia, Cristina Canário, Francisco Oliveira, Tiago Prazeres, Jorge Martins, sendo que Mário Germano se estreou, pelo emblema de Elvas, com um quarto lugar no escalão de VEHM.

Também no domingo, em Sevilha, Rita Magarreiro, Cristina Infante e Paulo Araújo participaram na Meia Maratona Zurich de Sevilha, numa das Meias Maratonas com mais participantes de Espanha.

No sábado, dia 29, em Miranda do Corvo, nos Trilhos dos Abutres, Humberto Pestana terminou com sucesso os 50 km, o percurso mais longo do evento. Já no domingo foi a vez de Marco Santos terminar os 30 km, enquanto Ana Santos e Lina Comprido, na distância de 20 km, concluíram a distância mais curta da mítica prova.