Obras do elvense Rui Serra em exposição no Paiol de Nossa Senhora

A exposição “Jerónimo” do artista elvense Rui Serra foi inaugurada, ao final da manhã desta sexta-feira, 14 de janeiro, no Paiol de Nossa Senhora da Conceição, em Elvas.

A exposição, da qual fazem parte quatro esculturas adquiridas recentemente pelo colecionador António Cachola, chama-se “Jerónimo”, numa alusão a São Jerónimo, reconhecido como um dos primeiros Doutores da Igreja e o responsável por traduzir a Bíblia do grego para latim.

Rui Serra integra a Coleção António Cachola desde o início da mesma. Sobre a exposição, que inclui uma pintura (“Elevação da Sombra”), e cinco esculturas (“Deserto”, “A Minha Espada”, “Memento Mori” e “Lembra-te Que És Mortal”), o artista revela que “São Jerónimo, surge inúmeras vezes representado no interior de um studiolo, um espaço consagrado ao estudo, abrigado e afastado das distrações da realidade, como uma cela, onde procura a verdade do seu eu interior através do conhecimento”.

“Uma verdade que já tentara alcançar, de forma despojada e austera, aquando da sua permanência no deserto, onde, segundo a lenda, terá estabelecido uma forte amizade com um leão após o ter curado de um ferimento. É sua a frase ‘Não morre quem morre para viver de novo’. Perante esta afirmação, uma questão fundamental se impõe: quem era Jerónimo antes de se tornar santo?”, questiona-se o artista.

Estiveram presentes na inauguração da exposição, para além do artista, o colecionador António Cachola, bem como todo o executivo da Câmara Municipal de Elvas e vários convidados. Durante o momento da inauguração da mostra, quer António Cachola, quer Rondão Almeida, destacaram o percurso que levou à criação do Museu de Arte Contemporânea, no edifício do antigo Hospital da Misericórdia, que este ano já celebra o seu 15º aniversário.

Esta exposição pode ser visitada de terça-feira a sábado, entre as 14 e as 17 horas, até 1 de maio, mediante marcação junto do Museu de Arte Contemporânea de Elvas.