Buba Espinho nas comemorações do 25 de Abril em Vila Viçosa

No ano em que se comemoram os 50 anos do 25 de Abril de 1974, o concelho de Vila Viçosa irá celebrar este acontecimento através de diversas iniciativas.

As várias atividades, que irão decorrer entre os dias 24 e 28 de abril, não só em Vila Viçosa, como nas freguesias de Bencatel, Pardais e São Romão, pretendem assinalar um marco importante na História de Portugal.

Em Vila Viçosa, no dia 24, pelas 10h30, é inaugurado um mural na Escola Secundária Públia Hortênsia de Castro, estando marcado, para as 22h30, na Praça da República, um concerto de Buba Espinho (na imagem), seguido de animação com o DJ Brat e fogo de artifício à meia-noite.

Já na quinta-feira, 25 de abril, pelas 8h30, tem início a “Caminhada do 25 de Abril”, com saída da Casa do Benfica. Às 9 horas, há alvorada de morteiros, hastear da Bandeira nos Paços do Concelho e tem início um torneio de Fut7 e Basquetebol na Escola Secundária, organizado pelo Núcleo do Sporting.

Às 9h15, inicia-se um passeio de BTT, junto à Câmara Municipal, promovido pela Associação Papatrilhos e às 10h30 uma atividade de ginástica de representação, no polidesportivo de Vila Viçosa, da responsabilidade do Agrupamento de Escolas e do Ginásio 100 Pança.

O Grupo de Teatro de Amadores de Vila Viçosa, a partir das 14 horas, irá estar na praça da República e na Avenida Bento de Jesus Caraça, a promover atividades para os mais novos, como pinturas faciais, balões decorativos e um “comboio turístico”. Meia hora mais tarde, realiza-se uma solta de pombos, na Praça da República, onde às 15 horas a Sociedade Filarmónica União Calipolense inicia uma arruada. Às 15h15, decorre a sessão solene comemorativa do 50º aniversário do 25 de Abril de 1974 no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Pelas 15h30, é inaugurada a exposição temporária “Galeria Aqui d’El Arte”, no Centro Cultural Popular Bento de Jesus Caraça.

Nos dias 26 e 27 de abril, o Agrupamento 639 de Vila Viçosa do Corpo Nacional de Escutas apresenta, pelas 21 horas, “Fado Oração – Concerto de Fado e Poesia” e o “Festival de Sopas com Música”. Ainda no dia 27, pelas 15 horas, a Esplanada das Artes do CECHAP acolhe um encontro de poetas populares.

A programação completa, incluindo nas freguesias, para conhecer nas imagens abaixo: