Câmara de Elvas reúne em sessão fechada ao público

A Câmara Municipal de Elvas tem uma reunião ordinária do seu Executivo, na quarta-feira, dia 12, às 16 horas, no salão nobre dos Paços do Concelho.

Nesta sessão, entre outros assuntos, vai ser analisada a proposta de abertura de processo para classificação de 18 monumentos de Interesse Municipal. A reunião é fechada ao público e apresenta a ordem de trabalhos seguinte:

1 – Período Antes da Ordem do Dia

2 – Aprovação da ata da reunião de 22 de dezembro de 2021

3 – Expediente Geral

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

3.1 – Departamento de Administração Geral e Recursos Humanos:

– Análises de águas

– Despacho n.º 94/2021

– Despacho n.º 98/2021

– Alienação do lote de terreno n.º 58 do loteamento Municipal de Terras da Aldeia, em Santa Eulália

Atos praticados no âmbito da subdelegação de competências

– Direito de preferência do prédio sito no Largo de S. Martinho, n.º 2 – A, em Elvas

– Direito de preferência do prédio sito na Rua do Botafogo, n.ºs 12 e 12 – A, fração “A”, em Elvas

– Direito de preferência do prédio sito na Estrada de Stª. Rita, n.º 14 – 2º Esq.º, fração “G”, em Elvas

– Direito de preferência do prédio sito na Estrada de Stª. Rita, n.º 14 – 4º Esq.º, fração “N”, em Elvas

– Direito de preferência do prédio sito na Estrada de Stª. Rita, n.º 14 – 5º frente, fração “R”, em Elvas

– Direito de preferência do prédio sito no Largo do Alfaceiro, n.º 8 – A, fração “C”, em Elvas

Processos despachados de acordo com a delegação de competências

– Processo de obras nº 90/20; nº 97/21; nº 103/21 e nº 134/21.

3.2 – Departamento Financeiro e Desenvolvimento:

– Resumo diário de Tesouraria dos dias 31/12/2021 e 11/01/2022

– Alteração orçamental

– Minuta de Contrato para Fornecimento de Energia Elétrica às Instalações alimentadas em média tensão, baixa tensão especial, baixa tensão normal e iluminação pública – Acordo Quadro

– Minuta de Contrato – Ampliação do Lar da Boa-Fé – Trabalhos Complementares

– Pedido de prorrogação de prazo para Fornecimento e Montagem de mobiliário e 2ª. Fase do Equipamento Laboratorial para o Centro de Valorização e Transferência de tecnologia (CVTT) – INIAV – Lote 8 (Paralab)

– Decisão de aprovação sobre reprogramação física da operação ALT20-04-4943-FEDER-000003 Centro Comunitário do Bairro da Boa-Fé

– Decisão de aprovação sobre reprogramação física da operação ALT20-04-4943-FEDER-000002 Centro Comunitário do Bairro de Santa Luzia

– Proposta de Submissão da 1ª Reprogramação Temporal, Física e Financeira da operação ALT20-04-2316-Feder-000144- Reabilitação do Edifício Sede da Banda 14 de janeiro

– Aviso ALT20-62-2018-33 – SAMA – Operação n.º ALT20-09-5762-FSE-000010 – Notificação de decisão relativa ao pedido de pagamento de saldo n.º 1/2021

– Proposta de submissão de Alteração da Calendarização do Investimento e Ajustamento do Investimento/Financiamento da operação P035410 – “Turismo Literário de Elvas, Chave do Reino”

– Ajustamento do Investimento/Financiamento da operação P035410 – “Turismo Literário de Elvas, Chave do Reino”

– Proposta de Submissão do 1º Pedido de Alteração da operação ALT20-09-5763-FSE-000009 – Formação dos Trabalhadores em Funções Públicas

– Apoio ao Funcionamento dos Gabinetes Técnicos Florestais Municipais 2021 – Candidatura Aprovada

3.3- Departamento de Obras e Serviços Urbanos:

– Empreitada de Requalificação de pavimentos em Elvas, trabalhos a menos

– Empreitada de Recuperação do antigo edifício do açougue a Adaptação para Espaço Interpretativo da Antiga Sinagoga de Elvas, libertação de caução

– Empreitada de Centro de convívio da Raposeira – Ampliação, libertação de caução

– Empreitada de: Arranjo paisagístico da rotunda junto ao Centro de Negócios Transfronteiriço, libertação de caução

– Empreitada de Conservação e Restauro da Fonte da Misericórdia/Fonte da Vila, libertação de caução

– Empreitada de Adaptação do PM014/Elvas – Casa dos fornos a reserva do MACE, libertação de caução

– Empreitada de arranjo paisagístico da rotunda junto ao Bairro do Revoltilho – Monumento de homenagem à Marinha, libertação de caução

4 – Assuntos propostos pelo presidente, vice-presidente e vereadores:

4.1. – Protocolo a celebrar com a Direção-Geral da Administração da Justiça,

4.2. – Intenção de Parceria com a Associação Cultural UmColetivo,

4.3. – Medida de Apoio ao reforço de Emergência de Equipamentos Sociais e de saúde – MAREESS,

4.4. – Centro Local de Apoio à integração de Migrantes,

4.5. – Associação Gota D´Arte – Proposta de Parceria,

4.6. – Cedência do espaço da cafetaria do Museu de Arte Contemporânea de Elvas para realização do Encontro do 20º aniversário do projeto “Portugal Faz Bem”,

4.7. – Proposta de realização da exposição individual do artista plástico José Pedro Croft intitulada “Caminhos Cruzados – José Pedro Croft” no Museu de Arte Contemporânea de Elvas, patente ao público de 6 de fevereiro a 12 de junho de 2022,

4.8. – Proposta de abertura de processo para classificação de Monumentos de Interesse Municipal da Estação Ferroviária de Elvas, Atalaia dos Sapateiros, Atalaia de Vila Boim, Atalaia de Segóvia, Atalaia da Fonte Branca, Atalaia do Mexia, Atalaia de Almeida, Torre do Reguengo, Torre da Sé, Torre de Sequeira, Fonte do Gorgulhão, Fonte do Barbalagão, Fonte das Donas, Fonte de Gil Vaz e Fonte Santa,

4.9. – Proposta de realização da exposição “Jerónimo” do artista Rui Serra – Obras da Coleção António Cachola,

4.10. – Cedência de transporte à Arkus – Associação Juvenil (ratificar),

4.11. – Cedência de autocarro ao “O ELVAS” C.A.D.

[/shc_shortcode]

Duas carrinhas reforçam transportes escolares em Borba

Com o início do segundo período escolar, nesta segunda-feira dia 10, já estão ao serviço as duas carrinhas de nove lugares adquiridas pelo Município de Borba, como documentamos na fotografia ao lado.

Tendo como objetivo “proporcionar às crianças e jovens um regresso a casa após as aulas mais célere e confortável”, o Município borbense  procedeu a ajustes na Rede de Transportes Escolares. Assim sendo, no período de manhã não se registam alterações, mantendo todos os trajetos e horários.

No que respeita ao período da tarde, passaremos a utilizar apenas um autocarro e três viaturas ligeiras. Assim, de segunda a sexta-feira, os alunos do 2º e 3.ºº ciclos de Barro Branco, Rio de Moinhos e Nora passam a ir de autocarro. Os alunos do 2º e 3º ciclos de Orada passam a ser transportados nas viaturas ligeiras, às 13.20 horas (nas quartas e sextas-feiras) e às 16.20 horas (nas segundas, terças e quintas-feiras). Os alunos do 1º ciclo de Orada passam também a ser transportados no regresso a casa em viaturas ligeiras logo após o término das atividades letivas.

Para os restantes alunos abrangidos pela Rede de Transportes Escolares de outras localidades e outros graus de ensino, “tudo se mantém como até aqui, sem alterações” salienta o Município.

Arma e munições apreendidas em processo de violência doméstica

O Comando Territorial de Évora da Guarda Nacional Republicana, através do Posto Territorial de Estremoz, apreendeu, no passado dia 7, uma arma e munições no âmbito de um processo de violência doméstica, no concelho de Estremoz.

No âmbito de uma investigação de violência doméstica e devido ao perigo de continuidade do crime, nomeadamente de ameaças de morte e possíveis agressões contra a vítima, uma mulher de 81 anos, foi dado cumprimento a um mandado de busca domiciliária que permitiu apreender uma espingarda de caça de calibre 12 e 27 munições.

O agressor, um homem de 89 anos, já tinha sido constituído arguido no âmbito do processo de violência doméstica. Os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Vila Viçosa.

Mais nove casos Covid e 91 altas em Elvas

Elvas regista esta segunda-feira, 10 de janeiro, mais nove casos de Covid-19, assim como 91 recuperações.

Encontram-se ativos, ao dia de hoje, no concelho, 370 casos de infeção, menos 82 do que ontem.

Desde o início da pandemia, Elvas registou 2834 casos positivos, 34 óbitos e 2430 altas.

Mais 452 casos Covid e duas mortes no Alentejo

O Alentejo regista esta segunda-feira, 10 de janeiro, 452 novos casos de Covid-19 e duas mortes relacionadas com a doença.

Desde o início da pandemia, no Alentejo, foram reportados 56.546 casos de infeção e 1.096 óbitos.

Portugal com mais 20.212 casos Covid e 20 óbitos

Portugal regista, esta segunda-feira, 10 de janeiro, mais 20.212 casos de Covid-19 e 20 óbitos associados à doença.

As quatro regiões com mais novos casos são Lisboa e Vale do Tejo (LVT) com 8349, Norte com 7744, Centro com 1614 e Madeira com 1185. As 20 mortes ocorreram dez em LVT, cinco no Centro, duas no Alentejo, uma no Norte, uma no Algarve e uma na Madeira.

Nas últimas 24 horas, foram dados como recuperados mais 14.501 doentes, em todo o país, segundo reporta a Direção-Geral da Saúde.

Os internamentos voltam a aumentar, sendo que, ao dia de hoje, encontram-se 1588 doentes hospitalizados, mais 139 do que ontem, dos quais 161 em Unidades de Cuidados Intensivos, mais 11 do que na véspera.

Encontram-se ativos, esta segunda-feira, 279.652 casos de infeção, mais 5.691 do que ontem.

Desde o início da pandemia, Portugal já registou 1.660.058 casos positivos, 19.133 óbitos e 1.361.273 óbitos.

Município de Évora anuncia obras de 210 mil euros

A Câmara Municipal de Évora encontra-se a realizar obras de melhoria da rede viária, na União de Freguesias de São Sebastião da Giesteira e Boa Fé, e de fornecimento de água aos Castelos, para “beneficiar a população da freguesia”, segundo divulga o Município eborense.

A beneficiação da Rua do Telheiro, em São Sebastião da Giesteira, através da construção de um muro de sustentação da via, encontra-se já numa fase adiantada. Realizada por trabalhadores da Câmara Municipal de Évora, esta obra permite resolver os problemas de segurança desta via e melhorar as ligações internas da localidade, com um custo total de 22 mil euros.

Entretanto, já se iniciaram os trabalhos da importante obra de fornecimento de água à população dos Castelos, adjudicada por um valor de 74 mil euros, “depois de atrasos” a que a autarquia se diz “alheia”.

Ainda nesta freguesia, estão para breve os trabalhos de ampliação do Cemitério de Boa Fé (68 mil euros) e de construção da ETAR das Carvalhas (50 mil euros), duas obras já consignadas e a aguardar início dos trabalhos pelas empresas contratadas pelo Município de Évora.

Estas intervenções em curso na União de Freguesias de São Sebastião da Giesteira e Boa Fé têm um valor total de 210 mil euros.

Colisão entre viaturas só com danos materiais em Elvas

A colisão entre duas viaturas ligeiras de passageiros, ao início da tarde desta segunda-feira, dia 10 de janeiro, provocou danos materiais.

O acidente ocorreu na rotunda do Aqueduto da Amoreira, em Elvas, e, no local, esteve a Polícia de Segurança Pública de Elvas, que tomou conta da ocorrência.

 

Jovens de Elvas carregam os símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude

Os dois símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude, a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora, encontram-se esta segunda-feira, 10 de janeiro, em Elvas, tendo sido já dados a conhecer aos alunos de algumas escolas do concelho.

Vindos de Estremoz, estes dois símbolos, que seguem amanhã para Campo Maior, hoje, para além das escolas de Elvas, chegarão também ao estabelecimento prisional da cidade, assim como a toda a comunidade. “Aproveitamos estes dois símbolos para chegar às escolas e ao estabelecimento prisional, mas depois vamos dar à comunidade cristã possibilidade de rezar”, revela o padre Ricardo Lameira. Vão estar ainda hoje na comunidade dos Pequenos Filhos da Mãe de Deus, na Quinta de São João.

Das 18 às 19 horas, decorrerá um momento de adoração da Santa Cruz, na Igreja de Santa Luzia, seguido de missa. Pelas 21.30 horas, os dois símbolos “partem para a Sé, para haver uma celebração, que repita a de ontem à noite”, adianta o pároco, explicando que este domingo, com os escuteiros e os jovens da paróquia, fez-se uma “pequena oração”, junto à igreja da Sé. Amanhã, haverá ainda missa, às 7 horas, antes dos símbolos seguirem para Campo Maior.

A cruz peregrina foi entregue em 1983, aos jovens, pelo Papa João Paulo II, revela o padre, quando percebeu que estes “tinham vontade de Deus”. “Não foi pensado, mas o Papa aproveitou a circunstância, porque num encontro onde eram esperados 60 mil jovens, e chegaram 200 mil”, explica. A cruz, símbolo de redenção, foi confiada aos mais novos para que eles possam evangelizar os das suas idades. “A cruz para nós cristãos é uma oportunidade de, ao olharmos para a nossa vida, perceber que toda ela, mesmo quando é dura, é um sinal de mais, de que temos algo mais a aprender”, acrescenta. Já o ícone de Nossa Senhora, entregue em 2000 aos jovens, representa “a Mãe da Igreja”. “A Igreja tem Mãe e Maria, uma das nossas mulheres, é nossa Mãe”, garante Ricardo Lameira.

Estes dois símbolos, e a sua passagem por Elvas, como por outras paróquias do país, servem, sobretudo, para “anunciar as Jornadas Mundiais da Juventude de 1 a 6 de agosto, com a presença do Papa, em Lisboa”. Este encontro, adianta o padre, é “marcado por quatro grandes momentos: o da chegada do Papa; o momento da apresentação dos jovens, que é, ao mesmo tempo, a Via Sacra; a vigília, à noite; e, num domingo, a missa”.

Esta primeira semana de agosto será antecedida de uma outra, em cada diocese, com a receção de jovens oriundos de várias partes do mundo. Em Elvas, revela Ricardo Lameira, serão esperados algumas centenas de jovens de França e da América Latina. “Vamos acolhê-los, hospedá-los, dar-lhes de comida e catequese, e, ao mesmo tempo, aproveitar para, através da sua experiência, levar o Evangelho aos nossos”, remata.

Entre os jovens que, esta manhã, na Secundária de Elvas, quiseram reunir, junto destes dois símbolos, encontrava-se Martim Barradas. Com intenção de participar nestas Jornadas Mundiais da Juventude, considera que esta poderá ser uma experiência muito importante na sua vida. A cruz e o ícone de Nossa Senhora, para este jovem, “representam uma grande compaixão e são um grande símbolo de união, a nível internacional”. Já Francisco Trindade não tem dúvidas que é importante que estes símbolos percorrem o país, dado que, a seu ver, “a comunidade cristã tem cada vez menos pessoas”. Para António Peixoto, estes símbolos significam, acima de tudo, “a capacidade de se levar Cristo a toda a gente”.

Para a subdiretora do Agrupamento de Escolas nº3 de Elvas, Fernanda Claro, iniciativas como estas são importantes para os alunos possam tomar contacto com a religião católica. Sendo a Secundária de Elvas, uma escola de valores, a professora assegura que também é positivo que a Igreja se desloque até aos estabelecimentos de ensino.

PSD apresenta candidatos às Legislativas pelo círculo de Portalegre

O PSD apresenta, esta segunda-feira, 10 de janeiro, os candidatos do partido, assim como a mandatária política pelo círculo eleitoral de Portalegre, às eleições legislativas do próximo dia 30.

O cabeça de lista do PSD, em Portalegre, é João Pedro Luís e a mandatária política a atual presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Fermelinda Carvalho.

A apresentação está marcada para as 18 horas, no Mercado Municipal de Portalegre.

Os participantes devem cumprir as medidas de controlo da pandemia, emanadas pela Direção-Geral da Saúde, e ser portador de certificado digital.

Impacto das espécies invasoras nos ecossistemas no “Ambiente em FM”

As espécies invasoras, que normalmente são exóticas, ameaçam a biodiversidade e o equilíbrio dos ecossistemas, e podem inclusive ter impacto ao nível económico.

No programa “Ambiente em FM” desta semana, José Janela, da Quercus, explica o que são estas espécies e de que forma afetam os ecossistemas, adiantando que “as espécies invasoras são exóticas, mas nem todas as espécies exóticas são invasoras”.

Para além de serem exóticas, que vêm de outros ecossistemas, de outras regiões e mesmo de outros continentes, para se considerarem invasoras, têm de ter outras características como: “conseguir reproduzir-se no local, afastam as outras espécies que são as autóctones, têm de ter elevadas densidades e transformam os habitats, ou seja, impedem as outras espécies de se desenvolver”.

No caso dos jacintos de água doce, presentes no Rio Guadiana, é um espécie invasora queimpedem que a luz solar passe para as plantas aquáticas, o que afeta os peixes. Há também espécies animais que são invasoras, como o lagostim-vermelho-da-Louisiana, nativo do sul dos Estados Unidos e do nordeste do México. Esta espécie é omnívora, alimentando-se tanto de plantas aquáticas como de moluscos, insetos e mesmo alguns peixes, revela José Janela.

O ambientalista acrescenta que além de o Lagostim ser responsável “por extinções regionais e globais de espécies um pouco por todo o mundo, é também responsável pela degradação dos habitats que invade. Com as alterações climáticas está a consumir menos insetos e animais aquáticos e come mais vegetação aumentando o seu impacto na vegetação aquática e nos arrozais”.

Relativamente aos impactos económicos causados por estas espécies, o ambientalista explica que com “os jacintos de água doce já se gastaram milhões de euros”, para os limpar.

O impacto das espécies invasoras é o tema em destaque esta semana no programa “Ambiente em FM”, na Rádio ELVAS.

Campo Maior tem mais sete casos de Covid e 16 altas

De acordo com as Autoridades de Saúde, nas últimas 24 horas, registaram-se sete novos casos de Covid-19 no concelho de Campo Maior e a recuperação de 16 pessoas.

Sendo assim, esta segunda-feira, dia 10 de janeiro, estão ativos 91 casos de infeção.

Município de Campo Maior apela a depositar cinzas no contentor certo

A Câmara Municipal de Campo Maior, tendo em conta que nesta época de frio, a maioria das pessoas recorre a lareiras, salamandras e braseiras como forma de aquecimento, alerta para a importância de colocar aas cinzas, devidamente arrefecidas, nos contentores metálicos e identificados para o efeito.

Luís Rosinha, presidente da Câmara de Campo Maior explica que esta é uma forma de” evitar que existam danos nas estruturas dos contentores subterrâneos, destinados ao lixo comum, e também para evitar danos pessoais”.

O município informa ainda de que forma se deve proceder, ao depositar as cinzas, ou seja, estas não devem ser deitadas fora de imediato, aquando da sua retirada das lareiras ou salamandras, devem ser guardadas num recipiente metálico ao ar livre durante um ou dois dias, para que arrefeçam; e só depois, depositadas nos contentores metálicos existentes para o efeito, que o município já disponibilizou.

Multas por falta de inspeção aumentaram 188% no distrito

As multas por falta de inspeção periódica obrigatória aumentaram quase 84% até setembro de 2021, face ao mesmo mês de 2020, ao terem sido registadas pelas forças de segurança 44.512 contraordenações, segundo a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária.

A nível distrital, “este aumento é de 188 por cento, tendo sido verificadas 202 viaturas sem inspeção no ano de 2020 e 380 no mesmo período de 2021”, de acordo com o chefe Moreira, Chefe do Núcleo de Relações Públicas do Comando Distrital de Portalegre da PSP. No concelho de Elvas, registaram-se mais 273 condutores em incumprimento.

No que diz respeito a veículos a circular em excesso de velocidade, a PSP registou “um decréscimo, com menos 135 contraordenações verificadas”.

Por outro lado, verificaram-se “mais 81 condutores a conduzir sob o efeito de álcool. No ano de 2020 registaram-se 30 condutores e em 2021 foram 111”.

Foto arquivo

Nos dez primeiros meses do ano, as infrações relativas à falta de cinto de segurança aumentaram 18,8 por cento, a nível nacional, e a nível distrital foram autuados 74 condutores este ano, mais 52 em relação ao ano de 2021

O relatório indica que, entre janeiro e setembro do ano passado, foram fiscalizados 88,1 milhões de veículos, quer presencialmente, quer através de meios de fiscalização automática, um aumento de 0,3% em relação ao mesmo período de 2020.