Rusgas PSP: Dois detidos em prisão preventiva e sete sujeitos a TIR

Dois dos nove detidos, no âmbito das buscas domiciliárias levadas a cabo pela PSP, na passada quarta-feira, dia 15, ficaram em prisão preventiva, no Estabelecimento Prisional de Castelo Branco.

Os restantes sete arguidos ficam sujeitos a termo de identidade (TIR) e residências com apresentações semanais na esquadra da área de residência, estando ainda proibidos de contactar entre si.

As medidas de coação dos nove detidos foram conhecidas na tarde desta sexta-feira, dia 17, no Tribunal de Elvas.

Sensibilização sobre avifauna e educação ambiental em Évora

O Alto de São Bento, no concelho de Évora, acolheu nova ação de sensibilização sobre avifauna e educação ambiental. A formação no âmbito do Projeto Território Eurobird prosseguiu na manhã do dia 9 de Dezembro no Núcleo Museológico do Alto de São Bento.

Tratou-se de mais uma ação, com componente teórica e prática, destinada a sensibilizar para a avifauna e a educação ambiental técnicas da Atividade de Enriquecimento Curricular (AEC) de Ciências e Ambiente e outros profissionais de educação. A capacitação foi feita pelos investigadores Carlos Godinho e Inês Roque do MED, do Instituto Mediterrâneo para a
Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento (Universidade de Évora) e realizou-se no âmbito do projeto transfronteiriço Território Eurobird em que participa a autarquia eborense.

Esta formação centrou-se na identificação de aves (detalhes importantes, onde prestar atenção, etc.), como rentabilizar as plataformas on-line para observação de aves; utilização da tecnologia para melhorar a aprendizagem e introdução ao planeamento de um percurso de interpretação ambiental baseado na avifauna, sendo que agora o grupo tem como missão planear um percurso a apresentar em próxima formação.

Em breve, no âmbito do projeto, será também lançada a atividade Atlas que tem como principal objetivo elaborar um atlas das aves nidificantes na cidade de Évora e seu perímetro urbano. Será disponibilizada informação sobre a distribuição de espécies (mapas) e pequenos textos de enquadramento sobre cada espécie. Esta informação pode resultar num produto, ainda em definição, de promoção da biodiversidade da cidade.

Distrito vai ter centro de acolhimento de emergência para vítimas de violência doméstica

Depois da sua passagem por Campo Maior (ver aqui), a Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade esteve de visita a Elvas, durante a tarde desta sexta-feira, 17 de dezembro, para um encontro, na Câmara Municipal, com os responsáveis pelas estruturas de atendimento às vítimas de violência doméstica e da resposta de apoio psicológico a crianças e jovens, neste mesmo contexto, coordenadas pela Cruz Vermelha.

Durante esta reunião, Rosa Monteiro anunciou a novidade da instalação, no distrito, de uma estrutura de acolhimento de emergência para vítimas de violência doméstica. “Às vezes, estas horas de apoio estratégico às mulheres, de onde têm de sair, de uma situação onde estavam profundamente inseguras e a correr riscos, é muito importante. Ter aqui uma resposta, no território e que sirva todos estes concelhos, gerida por uma equipa especializada era muito importante”, revela. “Foi possível apoiar e criar esta resposta, agora, com este financiamento, e é com muita felicidade que aqui estou para testemunhar, realmente, mais esta resposta, no local e num distrito que não a tinha”, acrescenta.

A Secretária de Estado lembra ainda que o Governo tem procurado ampliar a sua intervenção, a este nível da violência doméstica, em todo o território, com equipas especializadas, como o Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica de Portalegre, sendo que o atendimento já chega a quase todos os concelhos do país. Rosa Monteiro recorda também que têm sido criadas novas respostas, como é o caso da Resposta de Apoio Psicológico, dirigida a crianças e jovens vítimas de violência doméstica, que já tem impacto na região.

Para além de se revelar muito satisfeito com a notícia dada pela secretária de Estado, relativa à abertura de estrutura de acolhimento de vítimas de violência doméstica, no distrito, Ricardo Garcia, diretor de operações da Cruz Vermelha Portuguesa, revela que, atualmente, esta instituição humanitária presta apoio, em todo o país, sobretudo através de teleassistência, a cerca de quatro mil mulheres.

O crescimento do número de casos de violência doméstica, no distrito, diz ainda Ricardo Garcia, acontece devido ao trabalho que tem sido levado a cabo. “A equipa que está em Portalegre tem feito muita comunicação do serviço que existe, onde está, o horário de funcionamento e as pessoas têm vindo”, adianta. Se as pessoas souberem que existe esta resposta de apoio, garante, “procuram esse apoio”. Ricardo Garcia lembra ainda o estigma associado ao “assumir e afirmar que se precisa de ajuda”, que diz ser muito importante, assegurando, por outro lado, que no distrito de Portalegre existem estruturas já com muitos anos de experiência para dar o devido apoio.

Já a vice-presidente da Câmara de Elvas, Anabela Cartas, revela que, apesar de na cidade existir um espaço dedicado ao atendimento de vítimas de violência doméstica, a autarquia está empenhada em encontrar um outro, para que estas pessoas possam ter o acompanhamento necessário nas melhores condições. Quanto à visita da secretária de Estado, Anabela Cartas diz-se muito satisfeita pela possibilidade de se estreitar relações, com vista a combater o flagelo da violência doméstica.

Só este ano, o flagelo da violência doméstica já resultou em 20 homicídios – 14 mulheres, cinco homens e uma criança – no país. Anabela Cartas garante que, perante estes números “assustadores”, é fundamental dar todas as condições aos técnicos que, numa primeira fase, trabalham com as vítimas. É aí, na verdade, que se pode trabalhar com estas pessoas e evitar o desfecho trágico.

A assistente social e técnica do Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica de Portalegre, Carla Batista revela que, só no distrito, este ano, foram identificados 66 casos de violência doméstica. “A par da pandemia que ainda vivemos, tivemos que reinventar formas de contacto para chegar, na mesma, ao contacto com as pessoas que precisam. No entanto, através da conjugação de esforços, entre nós, GNR, PSP, CPCJ, municípios, houve uma maior comunicação e um apoio efetivo a todas as vítimas que nos solicitaram apoio”, acrescenta. Quanto ao apoio psicológico de crianças e jovens, agora prestado, Carla Batista garante que este era, desde o início dos trabalhos do núcleo, necessário.

Concerto ROCKAID IV em direto nas redes sociais

A Santa Casa da Misericórdia de Borba e a Associação Rock Best Friend promovem amanhã, dia 18, o concerto ROCKAID IV, pelas 16 horas no Auditório do pavilhão multiusos “Caetano Gazimba” da Aldeia Social.

Este concerto será de cariz social, para promover o programa Garantir Cultura, e conta com transmissão em direto através do Facebook.

Festa de Natal da Creche e Jardim de Infância da Santa Casa de Borba este sábado

A Santa Casa Misericórdia de Borba promove amanhã, sábado, 18 de dezembro, a festa de Natal da Creche e Jardim de Infância D. Ana Angélica Silveira.

O evento, que tem por tema “Uma Visita à Oficina do Pai Natal”, terá início às 9.30 horas, e decorre no auditório do pavilhão multiusos “Caetano Gazimba” da Aldeia Social.

A festa não terá público, mas será transmitida, em direto, através do Facebook.

Ministra da Agricultura visita Campo Maior

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes (na foto), está, este sábado, dia 18 de dezembro, no distrito de Portalegre. Durante a manhã, a governante irá visitar duas queijarias no concelho de Nisa. À tarde, a Ministra da Agricultura irá reunir com os beneficiários do Perímetro de Rega do Pisão e ficará a conhecer duas empresas no Crato e em Campo Maior.

A visita à empresa Qampo, do Grupo Nabeiro, está marcada para as 18.30 horas.

Secretária de Estado no CEAN: “este Centro personifica o que se deseja como modelo de educação”

O Centro Educativo Alice Nabeiro recebeu esta manhã de sexta-feira, 17 de dezembro, a visita da Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Rosa Monteiro, a quem foi dada a conhecer a dinâmica pedagógica do Centro.

A visita teve início com uma pequena surpresa preparada pelas crianças da instituição, onde cantaram uma música de Natal para todos os presentes. Após este momento musical, as crianças ofereceram uma lembrança à Secretária de Estado, e por sua vez, esta, ofereceu um quadro ao Comendador Rui Nabeiro, enaltecendo o papel do Grupo Nabeiro na Promoção da Igualdade e cidadania, nos seus vários eixos de atuação.

Para o Comendador Rui Nabeiro esta visita assume especial importância, na medida em que é um motivo “de satisfação e orgulho, porque é um trabalho que nasceu e cresceu com tantas crianças que aqui já passaram e temos contribuído para um bem estar e relação com a crianças, com um pouco de cultura, que se nota na escola para onde seguem depois, pela educação mais avançada”.

A proximidade é uma das bandeiras do Comendador Rui Nabeiro, que refere que o seu “sonho é criar ainda mais e melhor”, a vários níveis, no entanto sente que as pessoas que ali trabalham seguirão com o trabalho feito até então. O Governo futuro tem que pensar na proximidade, porque perto sentimos o que às pessoas falta e longe não nos vemos”. Rui Nabeiro afirma que para si é uma felicidade receber esta visita, pelo “reconhecimento deste trabalho”, convidando a que todos “sigam os nosso caminhos, de fé, amizade e amor e as crianças são o nosso futuro, o futuro dos países”.

Já a Secretária de Estado, Rosa Monteiro, explica que esta visita é “reconhecer o trabalho que é feito” no Centro Educativo, e “é a personificação do que desejamos, como modelo de educação, pela cultura, pela arte, pelos valores, cidadania, valorização da diferença, direitos humanos e questões ambientais, para além daquilo que é aquisição das competências convencionais”. Por outro lado, a Secretária de Estado enaltece o facto de o Grupo Nabeiro ter sido o primeiro a nível nacional a receber o certificado para conciliação da vida pessoal, profissional e familiar, algo que considera “ser um motivo que muito honra e é exemplo de excelência para outras empresas do nosso país”.

A Secretária de Estado Rosa Monteiro, diz ainda que “é ainda mais importante nós reconhecermos que há empresas que vão à frente nas boas práticas e a dar o sinal e o exemplo de que é possível fazer, pelo que contamos sempre com este Grupo para reconhecer e validar este compromisso para a cidadania e igualdade, também neste domínio que é fundamental, porque costuma dizer-se que é onde tudo nasce, na educação”.

Já Luís Rosinha, presidente da Câmara de Campo Maior, sente-se lisonjeado pelo facto de a Secretária de Estado reconhecer “o papel do município e da Associação Coração Delta que se têm complementado em aspetos tão importantes como a cidadania e igualdade”. Quanto ao Centro Educativo Alice Nabeiro, Luís Rosinha destaca que este é um local que “tem por característica trabalhar determinados aspetos, que outros, acham que não serão tão importantes, não só a cidadania e igualdade, porque já o praticam, inserida no modelo e responsabilidade do Grupo Nabeiro, porque é daqui que se constroem os homens e mulheres de amanhã”. O presidente da Câmara de Campo Maior refere ainda que o Comendador Rui Nabeiro “tem sempre uma palavra de estímulo, de onde surgem questões como o empreendedorismo”, tendo a certeza de que “estas crianças a partir destas bases, serão muito melhores, no futuro”.

Depois da receção por parte das crianças, decorreu uma reunião de trabalhos, em que como explica Rita Nabeiro, do Grupo Nabeiro, “foram dados a conhecer o Grupo e a Associação Coração Delta e o trabalho e projetos nas áreas de sustentabilidade e social”. Uma das preocupações “é o futuro e educação das crianças e o impacto da educação no concelho”, pelo que outro dos objetivos foi criar “ideias para melhorias futuras”.

Já para Dionísia Gomes, diretora do Centro Educativo Alice Nabeiro esta visita assumiu especial importância, na medida em que “para além de dar a conhecer o enfoque na cidadania e igualdade que são trabalhadas no estabelecimento, também trazer novos projetos para Campo Maior, para o CEAN”.

Quinta ponte de Badajoz vai “mudar a cidade” pacense diz o alcaide

A construção da quinta ponte de Badajoz que vai ligar a estrada de Olivença com a zona do Caia decorre a bom ritmo.

O Alcaide de Badajoz, Ignacio Gragera adianta que se prevê que esteja concluída antes do final deste ano, sendo este o compromisso da Junta da Extremadura.

Este é o primeiro troço, dos quatro que estão por construir, de uma ronda completa que está situada no início da IFEBA, passará pelo Guadiana, até Olivença e vai circundar Badajoz desde a fronteira de Portugal até aos acessos a Madrid, pela zona sul.

O investimento total dos quatro troços, adianta o alcaide, ronda um total de 80/90 milhões de euros, que a seu ver, “vão mudar a cidade de Badajoz, pelo que nos próximos dois anos poderemos ter a ronda completa”.

Alcaide de Badajoz a dar conta do avanço da quinta ponte da cidade.

Mais 4.644 casos Covid e 24 óbitos em Portugal

Portugal regista esta sexta-feira, 17 de dezembro, mais 4.644 casos de Covid e 24 óbitos associados à doença.

Nas últimas 24 horas, foram reportadas mais 3.886 recuperações. Em todo o território nacional, há 943 doentes internados, menos nove que ontem, 147 em unidades de cuidados intensivos, menos 11 que na véspera.

Existem, ao dia de hoje, 70.406 casos ativos da infeção em Portugal, mais 734 que ontem.

Desde o início da pandemia, Portugal registou 1.215.774 casos de infeção, 18.741 óbitos e 1.126.627 altas.

Crianças do Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro recebem prendas

Os vereadores Paulo Pinheiro e São Silveirinha estiveram na manhã desta sexta-feira, dia 17 de Dezembro, no Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro (CERN), onde participaram na entrega das prendas que o Município enviou para os alunos do concelho.

Os autarcas tiveram oportunidade de conviver com os pequenos e desejaram a toda a comunidade escolar um Feliz Natal.

O momento foi precedido pelo espetáculo “Atchim, Atchum” que, devido à situação pandémica que atravessamos foi feito online, com os pequenos a assistirem nas suas salas.

Caminhada do Pai Natal é sábado em Redondo

A Câmara Municipal de Redondo organiza a Caminhada Solidária do Pai Natal, neste sábado, dia 18, com concentração de pessoas às 19 horas, na Praça da República.

“Veste-te a rigor a ajuda com um bem alimentar” é o apelo feito pelo Município redondense, no sentido de angariar produtos que possam ajudar os mais necessitados.

A caminhada tem um grau de dificuldade fácil, o percurso é pelos arruamentos da vila, com uma distância de cinco a seis quilómetros.

Simulacro de incêndio decorreu no Vila Galé Collection Elvas (c/fotos e vídeo)

O hotel Vila Galé Collection Elvas realizou na manhã desta sexta-feira, dia 17, um simulacro de incêndio, num dos quartos do piso térreo.

Um exercício que surge “no seguimento da politica de formação continua das equipas do hotel e, ao mesmo tempo, do cumprimento das medidas de auto proteção”, de acordo com Tiago Gomes, diretor da unidade hoteleira.

Tiago Bugio, coordenador municipal da Proteção Civil de Elvas, considera que “é muito importante que as instituições treinem este tipo de situações”.

O simulacro de incêndio decorreu num quarto do piso térreo do Vila Galé e resultaram duas vítimas, uma com uma fratura num membro inferior e a segunda que também precisou receber assistência devido a toda a situação.

Exposição de chocolate para ver em Montemor até dia 22

A Melgão Cacau e Chocolates inaugurou uma exposição de chocolate que estará patente até dia 22 de dezembro, em Montemor-o-Novo.
O chefe pasteleiro, especializado em chocolate e bombons, António Melgão explica que, “a exposição tem quatro peças, em chocolate, uma alusiva à época em que vivemos, o Natal e as outras três têm a ver com aquilo que é a Melgão Cacau e Chocolates, o ambiente em que estamos inseridos, o que fazemos”, acrescentando que, para além destas peças feitas em chocolate, devido aos vários pedidos para visitar a fábrica, “temos também uma exposição de todo o processo que nós fazemos aqui, na nossa fábrica, do cacau ao chocolate”.
O chefe revela que todas as peças levaram muito tempo ser feitas, até porque as dificuldades existentes “não são só a conceção da peça em si mas também a dificuldade do seu estudo”, adiantando que como são feitas “em chocolate, um produto quebradiço, tem dificuldade por isso mesmo, pelo equilíbrio que se tem de ter, para que a própria estrutura do chocolate não parta”, acrescentado ainda a estes fatores, a dificuldade de terminar os acabamentos pintados, sem que se estrague o trabalho já feito.
Olímpio Galvão, presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo reforça que esta é uma excelente forma de apoiar a economia local, que foi fortemente afetada pela pandemia, acrescentando que esta “é uma exposição que vale a pena todos os montemorenses visitarem, trazerem as famílias, os seus amigos, provarem os chocolates, várias versões e percentagens de cacau”.
Em representação da União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras, o vogal, André Banha, reforça que “ estes eventos fazem falta e estes são uma mais-valia”, adiantando que uma exposição como esta, em Montemor-o-Novo “num território desconhecido a nível do chocolate”, é benéfica, promovendo ainda a vertente turística, trazendo novos visitantes ao concelho.
Para António Pinto Xavier, vereador da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, este é um evento importante por duas razões, “tem importância local e de proximidade pessoal para que os montemorenses possam entender aquilo que o António Melgão tem vindo a desenvolver nos últimos anos”,  dando vida a um espaço que estava há muito abandonado, tendo sido desenvolvido “pelo António um projeto muito ambicioso que promove postos de trabalho, promove a nossa terra e vai, espero eu no futuro, ter uma vertente turística”.
Gonçalo Carvalho, pasteleiro e braço direito do chefe António Melgão na tarefa de construção das peças da exposição revela algumas das dificuldades que surgiram ao trabalhar o chocolate, tais como “estudar a dinâmica da peça, trabalhar o chocolate para ele cristalizar e não partir”, reforçando que este tipo de iniciativas são “importantes para a marca e para o município”.

A exposição estará patente até dia 22 de dezembro, das 10 horas às 16 horas, tendo durante a visita a possibilidade de provar alguns produtos característicos desta marca montemorense, como trufas, chocolate quente ou bombons. O chefe António Melgão deixa ainda o convite a todos os interessados em visitar a exposição para aprender também sobre “o processo do chocolate”, desvendando que esta “é uma exposição diferente daquilo a que estão habituados”.

Campo Maior regista quatro novos casos Covid e um alta

Campo Maior regista esta sexta-feira, 17 de dezembro, quatro novos casos de Covid-19 e uma recuperação.

No concelho, há agora 25 casos ativos, menos três que ontem.

Desde o início da pandemia, Campo Maior registou um total de 873 casos positivos, 835 recuperações e 13 óbitos.

9 detidos já foram ouvidos e conhecem medidas de coação esta tarde

Os nove detidos pela PSP de Elvas na sequencia das buscas domiciliárias e não domiciliárias realizadas na passada quarta-feira,  15 de dezembro, já foram todos ouvidos em Tribunal e conhecem as medidas de coação durante a tarde desta sexta-feira, conforme avançámos na Rádio ELVAS  (ver aqui).

As buscas foram realizadas em vários locais da cidade de Elvas, tendo resultado em oito detenções em Elvas e uma nona detenção em Leiria, resultando ainda na apreensão de várias quantidades de droga, uma arma, dinheiro e quatro veículos, nomeadamente 1.475 doses individuais de haxixe; 80 gramas de liamba; quatro doses individuais de cocaína; uma espingarda calibre 12GA; 19 cartuchos calibre 12GA; sete kilos de tabaco; quatro viaturas ligeiras; 12 telemóveis; uma balança de precisão; 1.200 euros em numerário; diversas peças em ouro avaliadas em cerca de 4.800 euros e diversas saquetas de plástico com fecho ergonómico.

 

Polícia Nacional “tudo indica que se trata do cadáver de Pablo Sierra”

Foto: Jornal Hoy

A Polícia Nacional espanhola encontrou esta manhã o corpo de uma pessoa no rio Guadiana, na zona do Pico. Há poucos instantes avançou que “infelizmente, tudo indica que o cadáver encontrado é o de Pablo Sierra”.

O Grupo de Operações Especiais (GEO), elite da Polícia Nacional, procurava há três dias perto do local onde apareceu o telemóvel do estudante de 21 anos, desaparecido há duas semanas.

Após 15 dias do desaparecimento do estudante de matemática da Universidade de Badajoz, foi encontrado um corpo sem vida no local onde tinha havido buscas na passada sexta-feira, 10 de dezembro. O jornal de Badajoz Hoy avança que o corpo foi encontrado às 9.10 horas desta manhã (hora portuguesa), graças à indicação de um cão da unidade canina que assinalou o local no rio, não na margem, mas no leito do rio. Os mergulhadores de elite do GEO espanhol mergulharam e encontraram um cadáver no fundo do rio, tendo sido recuperado o corpo instantes depois.

O corpo foi encontrado no fundo do Guadiana a cinco metros da margem e na zona do Pico, precisamente onde o telemóvel de Pablo Sierra foi encontrado com restos de sangue.

A família de Pablo Sierra foi notificada da descoberta e a delegada do Governo na Extremadura, Yolanda García Seco, viajou ao local.

Câmara de Borba atribui 12 bolsas de Estudo a estudantes do ensino superior

A reunião do executivo da Câmara Municipal de Borba decorreu esta quarta-feira, 15 de dezembro, tendo sido deliberado por unanimidade aprovar 12 Bolsas de Estudo para Estudantes do Ensino Superior (sendo duas condicionadas até à entrega do resultado da candidatura à Bolsa de Estudo da DGES) e uma Bolsa de Excelência.

Também foi deliberado por unanimidade aprovar uma adenda à deliberação tomada em 7 de julho, relativamente à Ação Social Escolar, uma vez que deram entrada nos serviços, mais nove pedidos de apoio ao nível da Ação Social Escolar.

Relativamente ao Concurso Público para Aquisição Contínua de Combustíveis Rodoviários, gasóleo e gasolina para os anos de 2022 e 2023, foi deliberado, por unanimidade:

a) Proceder à abertura do Procedimento por Concurso Público para “Aquisição de Combustíveis Rodoviários, gasóleo e gasolina, para os anos de 2022/2023”, de acordo com o previsto na alínea b), do nº 1, do artigo 20.o do Código dos Contratos Públicos.

b) Aprovar o Caderno de Encargos e o Programa de Procedimento, de acordo com o disposto na alínea f), do nº 1, do artigo 33.°, do Anexo à Lei nº 75/2013, de 12 de setembro.

c) Aprovar a minuta do anúncio no Diário da República (em anexo), conforme previsto no nº 2 do artigo 40.o do CCP e com a alínea f), do nº 1, do artigo 33.°, do Anexo à Lei nº 75/2013, de 12 de setembro.

d) Aprovar, para o referido procedimento, de acordo com o previsto no artigo 67.o do CCP, a constituição do júri com a seguinte composição:

– Presidente: Joaquim dos Santos Paulo Espanhol. – Vogais efetivos: António Miguel Lanternas Passinhas, que substituirá o presidente nas suas faltas e impedimentos; António Carlos da Silveira Menezes Nerra Marques.

– Vogais suplentes: Nuno Miguel Pinto Panasco e Vanda Maria Ferro Piçarra Andrade.

e) Designar os membros do júri como “representantes da entidade competente para a decisão de contratar” na plataforma eletrónica de contratação publica, para os efeitos previstos nos artigos 54.oe 60.o da Lei n° 96/2015, de 17 de agosto.

f) Delegar no júri do procedimento, as seguintes competências: prestar esclarecimentos, nos termos do artigo 50.o do CCP; prorrogar o prazo fixado para apresentação de propostas, conforme n. 04 do artigo 64.° e n º 6 do artigo 133.o, todos do CCP; classificar de documentos da proposta, ao abrigo do artigo 66.o do CCP; notificar os interessados das decisões da entidade adjudicante que apreciam questões que decorram no procedimento, anteriores ao relatório final, nos termos do artigo 467, o do ССР.

O Relatório de Análise de Candidaturas e Contratos Programa de Desenvolvimento Desportivo foi deliberado, por maioria:

a) Aprovar a atribuição de apoios do PAAD 2021/2022, em conformidade com o previsto no nº 3 do artº 11 do Regulamento do PAAD;

b) Aprovar celebrar com a BARBUS Associação Borba Mais, contratoprograma de desenvolvimento desportivo;

c) Aprovar celebrar com o Clube Rugby de Borba, contrato-programa de desenvolvimento desportivo;

d) Aprovar celebrar com o Sport Clube Borbense, contrato-programa de desenvolvimento desportivo;

e) Aprovar celebrar com o Grupo Desportivo e Cultural de Rio de Moinhos, contrato-programa de desenvolvimento desportivo.

A Adenda ao Contrato-Programa de Desenvolvimento Desportivo com o Sport Clube Borbense para substituição do relvado sintético no Campo de Futebol do Parque Desportivo de Borba foi deliberado, por unanimidade, celebrar com o Sport Clube Borbense a referida Adenda.

O Pedido de Apoio ao Projeto Desportivo do Atleta João Espiguinha foi também deliberado por maioria, outorgar o Protocolo em que se concede um apoio financeiro no montante de 700 Euros ao referido atleta.

Sobre a celebração de escritura definitiva de compra e venda do Lote nº 41 do Loteamento do Forno Orada foi deliberado por unanimidade proceder à celebração de escritura definitiva, do referido lote, com Jorge Miguel Moreira Lopes e Ana Sofia Espiguinha Bento.

Relativamente à Proposta de anulação de receita incobrável e de celebração de Protocolo com a Autoridade Tributária para execuções fiscais foi deliberada por unanimidade:

  1. a) autorizar a anulação da receita considerada incobrável emitida antes de 13/03/2020, no montante 77.441,29 euros, nos termos previstos no nº 2 do art.° 44.° da Norma de Controlo Interno;
  2. b) dar início ao procedimento com vista à celebração de Protocolo com a Autoridade Tributária para Execuções Fiscais, nos termos previstos na competência prevista na alínea r) do nº 1 do art.° 33.° do Anexo I à Lei n.o 75/2013, de 12 de setembro, conjugado com o previsto no nº 4 do art.° 7 do Decreto-Lei nº 433/99, de 26 de outubro, na versão que lhe foi introduzida pela Lei nº 7-A/2016, de 30 de março, destinado à faturação não cobrada, emitida após 13/03/2020.

Alunos da Escola de Alcáçova desejam Boas Festas à Rádio ELVAS

Seis alunos acompanhados por duas auxiliares de ação educativa da Escola de 1º ciclo de Alcáçova, em Elvas, estiveram esta manhã de sexta-feira, 17 de dezembro, nos Estúdios da Rádio ELVAS, no programa “Discos Pedidos”.

O objetivo foi desejar um Feliz Natal e um Bom ano Novo a todos os nossos ouvintes, assim como à nossa estação emissora.

 

Programa do Natal em Portalegre entre os dias 18 e 24

O Natal em Portalegre, numa organização da Câmara Municipal, decorre desde o passado dia 8 e prolonga-se até dia 8 de janeiro, através de atividades alusivas, ao sabor dos produtos mais notórios da região, desde os vinhos, aos doces conventuais, elaborados através da arte dos mais diversos criativos portalegrenses.

Também as ruas da cidade representam esta época festiva, através de apontamentos musicais e culturais, animação e iluminação, com as forças vivas do concelho, onde as crianças, jovens e adultos elevam e dignificam as nossas canções e tradições, com orgulho, por todo o país.

Para dia 18 (sábado), aproveitar a sua manhã, pelas 10 horas, no Centro de Congressos da Câmara Municipal de Portalegre, atuação com a Sociedade Musical Euterpe (Audições de Natal). Pelas 10.30 horas, pode assistir ao Rancho Folclórico e Cultural da Boavista, no Mercado Municipal.

Se preferir assistir a alguns Contos de Natal, com os mais pequeninos (seis aos dez anos), a Biblioteca Municipal de Portalegre tem as portas abertas, pelas 15 horas, para apresentar “O Dia da Sereia”, de José Jorge Letria, “Quando ao Matias lhe entrou vontade de fazer chichi na noite de Natal” e “Sonho de Neve”, de Eric Carle. Pelas 16 horas, “Euterpe Five” atua no Mercado Municipal e, pelas 21.30 horas, pode assistir ao Espetáculo de Natal “De Nós Para Vós”, no Centro de Artes do Espetáculo de Portalegre.

No domingo dia 19, pode igualmente assistir ao espetáculo do Grupo de Cantares Cantalagoa, pelas 15.30 horas, no Centro Comercial Fontedeira.

Nos dias 20, 21 e 22 (segunda, terça e quarta-feira), para além dos filmes que vão estar no Museu da Tapeçaria, há Atividades de Natal do Agrupamento de Escolas José Régio, sendo que, na segunda-feira dia 20, pelas 10.30 horas, está marcada a atividade “Duendes da Régio. Creative Lab”, no Museu da Tapeçaria de Portalegre – Guy Fino, Praça da República e Rua do Comércio.

Na terça-feira dia 21, pelas 10 horas, a “Ciência Mágica. Creative Lab”, na Sala de Expressão Plástica da Biblioteca Municipal; pelas 11 horas, do mesmo dia, os “Duendes da Régio. Creative Lab”, nos Claustros da Biblioteca Municipal.

Na quarta-feira dia 22, há o “Natal em Movimento. Creative Lab”, pelas 10 horas, no primeiro piso do Mercado Municipal e, pelas 11 horas, os “Duendes da Régio. Creative Lab”, no Mercado Municipal e Jardim da Avenida da Liberdade.

Entre os dias 19 a 24 de dezembro, de domingo a sexta-feira, há o Autocarro de Natal que, gratuitamente, faz o circuito Praça da República, Rua Torre do Pessegueiro, Rua de Elvas, Rua do Comércio, Rua 5 de outubro, Rossio e Tarro, no horário das 10.30 às 17 horas.

Caso as condições climatéricas não sejam as desejáveis, os apontamentos musicais e espetáculos que se encontram previstos ao ar livre, passam a ser realizados no Mercado Municipal de Portalegre.

O Município de Portalegre afirma estar “atento, ao longo do evento, à evolução da situação epidemiológica em Portugal, considerando, se necessário, o cancelamento de algumas atividades, de forma a prevenir o agravamento da situação”. A autarquia entende que vai “ser um Natal de todos e para todos, um Natal que queremos que seja vivido com saúde, amor e responsabilidade, passado com as nossas famílias, com os nossos saberes e sabores, com as nossas tradições e o nosso brio, com o orgulho de ser portalegrense”.

Em poucas semanas a variante Ómicron será dominante na Extremadura

Em poucas semanas, a variante da Covid-19, Ómicron, será dominante na Extremadura. Uma afirmação do ministro da Saúde e Serviços Sociais, José María Vergeles, avisando ainda que a incidência está a crescer, um fator que atribui à mobilidade nas semanas que antecederam a Black Friday e a ponte de dezembro.

Da mesma forma, na sua opinião, em declarações à Efe, o segundo fator responsável, por este aumento de infeções é a presença desta variante, que tinha já 24 casos suspeitos no laboratório de Cáceres e outros tantos no laboratório de Badajoz, pelo que se prevê que seja dominante “em poucas semanas”.

No entanto, destacou que ontem, quinta-feira, o número de internados em enfermarias e UCI se manteve, apesar do aumento das infeções, que ontem duplicaram para 477 em relação ao dia anterior.

Vergeles sublinhou que é muito importante que as pessoas continuem a confiar na vacina e insistiu com as pessoas que a rejeitaram, em determinada altura, que ainda estão a tempo de a levar.

Segundo a Agência Espanhola de Medicamentos, depois da Janssen, que já se encontra na segunda fase de dosagem, a Astrazeneca é a próxima vacina a perder eficácia contra as infeções, uma vez que a proteção é reduzida até 53%, o que na sua opinião quem levou esta vacina, “deve ser a primeira população a proteger”.

Município de Campo Maior promove sábado testes gratuitos à Covid

A Câmara Municipal de Campo Maior volta a a promover amanhã, sábado, 18 de dezembro, a realização de uma testagem comunitária aos residentes, bem como aos trabalhadores do concelho.

Em regime de “drive-thru”, o processo de testagem, explica o presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, decorre entre as 9 e as 13 horas e das 14 às 17 horas no Complexo de Piscinas Cobertas da Fonte Nova. Por dia, realizar-se-ão um total de 150 testes.

Os testes serão depois realizados no dia 23 de dezembro, nos mesmos horários. Com isto, o município procura, para além de contribuir para um maior sentimento de segurança, para uma quadra festiva “mais tranquila”.

Esta é uma medida, adianta o autarca, que surge depois de se já se falar, a nível dos responsáveis pela área da saúde, na existência de uma transmissão comunitária do vírus em Campo Maior.

A testagem é gratuita, sendo que as pessoas testadas recebem, posteriormente, emissão de certificado comprovativo pelo Município.

No caso dos residentes de Degolados e Ouguela, que necessitem transporte, revela ainda Luís Rosinha, deverão entrar em contacto com a respetiva Junta de Freguesia.

Camião despista-se no nó da A6 em Varche

Foto arquivo

Um veículo pesado de mercadorias despistou-se na noite de ontem, 16 de dezembro, no nó de acesso à A6, em Varche, não havendo vítimas a registar, apenas danos materiais, na viatura.

Segundo o CDOS de Portalegre, o condutor do veículo foi assistido no local, e recusou o transporte ao Hospital.

Ainda segundo a mesma fonte, o alerta para a ocorrência foi dado às 20.11 horas e para o teatro de operações foram mobilizados os Bombeiros de Elvas, a GNR, o coordenador municipal da Proteção civil do município de Elvas e a Brisa, num total de 12 elementos, apoiados por cinco viaturas.

Elvas vai ter Rede de Bibliotecas do concelho

Uma Rede de Bibliotecas de Elvas (RBEL) vai surgir no concelho.

O projeto “vai integrar todas as bibliotecas e centros documentais do concelho, com o objetivo principal de desenvolvimento de uma politica integrada de promoção de leitura, da escrítica e de múltiplas literacias, entre elas a digital também”, de acordo com Paula Calado, vereadora na câmara de Elvas.

“Esta rede de bibliotecas destina-se a crianças, jovens e adultos criando parcerias ao nível da organização, da gestão e disponibilização de recursos documentais de todas as bibliotecas que existem, neste momento, no concelho, quer as escolares quer as outras”, sublinhou a responsável.

No âmbito desta rede de Bibliotecas do Concelho de Elvas foi já criado um grupo de trabalho composto pelas professoras bibliotecárias dos estabelecimentos públicos de ensino do concelho com biblioteca, pela coordenadora interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, pela Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo e o seu Serviço Educativo, Colégio Luso-Britânico e as bibliotecas das seguintes instituições: Centro de Documentação da Europe Direct, Biblioteca da Escola Superior Agrária de Elvas e do Estabelecimento Prisional de Elvas e Museu Militar de Elvas.

Candidatos do BE por Portalegre às Legislativas

O Bloco de Esquerda (BE) divulga a lista dos quatro candidatos, dois efetivos e dois suplentes, pelo círculo eleitoral de Portalegre, às Eleições Legislativas de 30 de janeiro.

A primeira efetiva é Cecília Maria Mateus Lopes Carrilho, de 34 anos, empregada de balcão, de Ponte de Sor, aderente do Bloco de Esquerda, segunda candidata pelo BE por Portalegre às Eleições Legislativas de 2015; candidata em Eleições Autárquicas em 2013 e 2017, pelo BE, no concelho de Ponte de Sor; e licenciada em Literatura Estrangeira, pela Faculdade de Letras de Lisboa.

O segundo efetivos é José Carlos Soares, de 60 anos, reformado, de Campo Maior; aderente do BE; membro da Comissão Coordenadora Distrital de Portalegre e do seu secretariado; Comissão da Coordenadora Concelhia de Campo Maior do BE e tesoureiro Distrital.

A primeira suplente é Ana Filipa Isidoro, 41 anos, empregada de limpeza, de Portalegre e aderente do BE.

A segunda suplente é Artur Manuel Rodrigues Calado, de 63 anos, técnico de inseminação artificial, aderente do BE e membro da Comissão Coordenadora Distrital e da Comissão Concelhia de Portalegre do BE.

O mandatário é António Maria Ramos Ricardo, de 70 anos, reformado, fundador do BE, ex-coordenador Distrital de Portalegre do BE (2014-2018), atual membro da Coordenadora Distrital e membro da Comissão Coordenadora Concelhia de Ponte de Sor e cabeça de lista do Bloco de Esquerda, por Portalegre nas eleições para a Assembleia da República de Outubro de 2019.