Bookkey – Feira Literária de Elvas de 3 a 5 de dezembro

A Bookkey – Feira Literária de Elvas, tem início esta sexta-feira, dia 3 e prolonga-se até domingo, dia 5, na Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo.

A iniciativa, da Câmara Municipal de Elvas, vai contar com um programa diversificado e que inclui leitura de poemas, workshops, visitas guiadas, apresentação de livros e rota de escritor.

A abertura do certame está marcada para amanhã, às 18 horas, e de seguida será apresentado o projeto Turismo Literário de Elvas – Chave do Reino.

A Feira do Livro é de âmbito solidário, mediante a troca de um livro por um bem alimentar ou um bem de alimentação animal, que revertem para instituições de solidariedade social do concelho.

Assembleia Municipal de Évora elege representantes

A Assembleia Municipal de Évora realizou uma sessão extraordinária, a 26 de novembro, em que elegeu os membros que irão representar as Juntas de Freguesia ou Uniões de Freguesias do concelho no 25º Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses(ANMP), bem como no Conselho Municipal de Juventude de Évora (CMJE) e na Assembleia Intermunicipal da CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central.

Para representar as freguesias no Congresso da ANMP, foi eleito Luís Pardal (Presidente da União de Freguesias do Bacelo e Senhora da Saúde) como membro efetivo e Bernarda Cota (Presidente da Junta de Freguesia de Canaviais) como membro suplente, em lista proposta pelo PS, que obteve 16 votos. A Coligação “Mudar com Confiança” também apresentou uma lista que obteve 9 votos. Registaram-se oito votos brancos.

Seis membros da Assembleia foram eleitos para o Conselho Municipal de Juventude de Évora, oriundos das forças políticas com maior representatividade, a saber: Ana Beatriz Cardoso (PS), Elmina Lopes (CDU), Francisco Brito (Coligação Mudar com Confiança), Maria Cristina Mata (Movimento Cuidar de Évora), Bruno Martins (BE) e Luís Roma (Chega).
Os representantes na Assembleia Intermunicipal da CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central são oriundos da Lista A, que venceu com 13 votos e que elegeu José Figueira (CDU), José Santos (Coligação Mudar com Confiança) e João de Sousa (Movimento Cuidar de Évora) e da Lista B, que obteve sete votos, e que elegeu Paula de Deus (PS). Registou-se um voto branco.

O presidente da Assembleia Municipal de Évora, Jorge Araújo, informou que este órgão tem novas instalações nos Paços do Concelho e que o próximo passo é terem corpos técnicos próprios para dinamizar o funcionamento da Assembleia e reorganizar os arquivos, uma vez que atualmente o pessoal é cedido pela Câmara Municipal. Estão também em preparação os cartões de identificação dos deputados municipais. Falou ainda da possibilidade de realização de nova sessão da Assembleia em dezembro, para indigitar os membros que a representarão nas variadas Comissões e para votação de matérias referentes à Câmara Municipal.

Alandroal entre os municípios que mais gastaram com a Covid

Alandroal é o quarto município, a nível nacional que mais gastou com as medidas de combate à pandemia, segundo o relatório do Tribunal de Contas sobre “Impacto das medidas adotadas no âmbito da covid-19 nas entidades da Administração Local do Continente”.

À frente de Alandroal, nas despesas per capita, surgem os municípios de Lisboa, Cascais e Alcoutim.

João Grilo, presidente da Câmara de Alandroal, sobre este assunto, adianta que não está surpreendido, e que esta despesa “foi calculada e controlada, tendo em conta o grande desafio que enfrentámos, que foi a pandemia, e decidimos que tínhamos que  de estar perto das pessoas, investimos nos Bombeiros, GNR, escolas, nos nosso funcionários, IPSS’s, suportámos todas as despesas com testagem, desinfeção e EPI’S, porque não teriam capacidade financeira para o fazer, para além da instalação da ZCAP”.

O presidente esclarece que com base nos fundos comunitários, o município vai recuperar mais de 100 mil euros do investimento feito com a pandemia. “é natural que seja dos que mais investiu, importa esclarecer que o fizemos com base pela disponibilidade criada pela exceção que o FAM permitiu, de não amortizar a parte de capital do contrato de assistência financeira, uma vez que foi uma exceção, devido à pandemia, por outro lado, aproveitámos os fundos comunitários e de toda a despesa que fizemos, vamos recuperar mais de 100 mil euros do investimento que fizemos, já foi aprovado e vamos poder contar com essa verba”.

“Foi um investimento que a população entendeu como prioritário e necessário e achamos que foi uma boa forma de continuar a dar respostas, principalmente com o desafio que tínhamos todos pela frente”, remata João Grilo.

O impacto financeiro das medidas de resposta à covid-19 adotadas pelos municípios ultrapassou os 500 milhões de euros entre março de 2020 e março de 2021, no continente, sendo que o município de Alandroal, segundo o Tribunal de Contas gastou 847,8 mil euros.

Mais 13 mortes e 2.898 casos Covid-19 em Portugal

Portugal regista hoje, quinta-feira, dia 2 de dezembro, mais 2898 casos de Covid-19 e 13 óbitos associados à doença.

Nas últimas 24 horas, registaram-se 1025 casos de recuperação.

Em todo o território nacional, há 916 doentes internados, mais 75, 128 em unidades de cuidados intensivos, mais 12.

Caminhada do Cogumelo e Medronho na Serra d’Ossa no dia 5

A Terras d’Ossa – Associação de Desenvolvimento Local da Serra d’Ossa, através do seu grupo de “trekking”, realiza no próximo dia 5 de dezembro (domingo), a partir das 8.30 horas, na Serra d’Ossa, a 3ª Caminhada Anual do Cogumelo e do Medronho, com o ponto de encontro no Largo do Chana, na Aldeia da Serra, no concelho de Redondo. O evento faz parte do calendário das caminhadas na Serra d’Ossa.
“Para além das soberbas vistas”, os caminheiros podem apreciar “as cores de várias espécies de cogumelos e outros fungos e ainda os apetitosos medronhos”, refere a organização. Com um percurso com cerca de oito quilómetros, de dificuldade moderada, o percurso passa “por vales verdejantes” e pelo “topo dos montes”.

Município de Alandroal cancela atividades de Natal

Face ao evoluir da situação pandémica e ao parecer negativo emitido pelas autoridades locais de Saúde Pública, o município de Alandroal decidiu cancelar a Feira de Natal que iria decorrer na Praça da República, bem como todas as atividades associadas, como a chegada do Pai Natal, a feira do livro ou a animação de rua.

Também não se realizará o tradicional almoço de Natal de funcionários e colaboradores que estava previsto acontecer este ano.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

O município já tinha decidido não realizar os convívios de Natal dos idosos e pensionistas do concelho, substituindo esta atividade, como no ano passado, pela entrega porta a porta de um pequeno cabaz de produtos locais.

Fica também suspensa toda a oferta da Escola Popular que envolva atividades de grupo em recinto fechado e foram estabelecidas novas regras de acesso e utilização dos equipamentos municipais como a piscina coberta e o complexo desportivo.

A autarquia lamenta que a evolução negativa dos números da pandemia não permita, para já, o retomar destas atividades como se esperava, mas recorda que as questões de saúde pública estão sempre em primeiro lugar e que a pandemia ainda não passou.

O município vai voltar a disponibilizar a todos os funcionários e colaboradores a vacina da gripe de forma gratuita e já retomou a testagem regular de todos os interessados, assim como de todos os funcionários e colaboradores das IPSS do concelho.

[/shc_shortcode]

Rainha Sofia reconhece trabalho do Banco Alimentar de Badajoz

Foto: El Periodico Extremadura

A Rainha Sofia visitou ontem, quarta-feira, 1 de dezembro as instalações do Banco Alimentar de Badajoz, de forma a conhecer o seu modo de funcionamento.

Durante duas hora a Rainha teve tempo para se reunir com os patronos da fundação e autoridades e para visitar os escritórios e o armazém, onde pôde ver em primeira mão como é o trabalho que permite atender as necessidades de cerca de 16 mil pessoas, na província de Badajoz.

“Ela ficou maravilhada com o funcionamento e interessou-se pelos produtos que se entregam às crianças”, explica Cristina Herrera, presidente do Banco Alimentar.

A visita da Rainha é um reconhecimento ao trabalho da entidade, que tem sido uma das poucas em Espanha que manteve a sua atividade durante o confinamento e, principalmente, dos seus voluntários. A sua presidente espera que também sirva para dar mais visibilidade ao trabalho que é feito, especialmente para que as doações aumentem neste momento “muito difícil”, já que durante os meses de janeiro e fevereiro as contribuições são consideravelmente reduzidas. “Estamos abertos a qualquer doação”, relembrou Herrera.

A mãe de Felipe VI falou também com representantes de empresas que regularmente colaboram com o Banco Alimentar de Badajoz, a quem agradeceu o apoio, bem como com algumas das entidades beneficiárias, responsáveis ​​pela distribuição do auxílio. Em 2020, o Banco Alimentar de Badajoz distribuiu quase 2 milhões de quilos de alimentos e dos seus 16 mil beneficiários, 1.992 eram crianças e 796 eram bebés.

A visita da Rainha Sofia insere-se no trabalho social realizado desde a fundação a que dá o nome, que colabora com bancos alimentares de todo o país.

As Irmãs Maria Teresa e Clara, Irmãs Clarissas do Mosteiro de Santa Ana, esperaram pacientemente pelo encontro da Rainha Sofia para lhe dar um saco com os doces artesanais que fazem e vendem em Badajoz. Trouxeram para ela algumas caixas de azulejos e corações de amêndoa, além de biscoitos ingleses, uma novidade.

Campeonato Absoluto de Orientação Pedestre é em Avis

O Município de Avis acolhe, nos dias 4 e 5 de dezembro (sábado e domingo), o Campeonato Nacional Absoluto de Orientação Pedestre 2021 e a “Figueira e Barros Open”.

Fruto do esforço organizativo da Federação Portuguesa de Orientação, do trabalho conjunto da Amigos do Atletismo de Avis e do Clube de Orientação e Aventura e do apoio do Município de Avis e da Junta de Freguesia de Figueira e Barros, este evento vai contar com a presença de algumas centenas de participantes, filiados na Federação Portuguesa de Orientação ou em federações congéneres estrangeiras, na disputa do Campeonato Nacional Absoluto que decorre, em dois dias de competição, nos terrenos da Herdade da Lameira, em Figueira e Barros, no concelho de Avis.

No sábado, 4 de dezembro, é disputada a prova de Distância Média, que será de apuramento dos atletas que vão marcar lugar nas finais, a realizar no segundo dia. Em paralelo, é organizada uma Prova Aberta, dirigida a quem não pretenda participar no Campeonato Nacional Absoluto.

Também a “Figueira e Barros Open”, uma prova aberta de sprint semiurbana, dedicada a todos quantos queiram ter a possibilidade de contactar pela primeira vez com a modalidade, irá ter a sua realização na tarde deste primeiro dia, pretendendo a organização seja esta uma festa da Orientação Pedestre.

No dia 5 de dezembro (domingo), são as finais, a disputar em simultâneo com a Prova Aberta, vão encontrar o vencedor do Campeonato Nacional Absoluto de Orientação Pedestre, seguindo-se a prevista entrega de prémios.

ATL em Santa Eulália: obras em dezembro e abre no Carnaval ou Páscoa

Santa Eulália, ao que tudo indica, terá, a partir do próximo ano, uma reposta de ATL, para ocupação dos tempos livres das crianças da freguesia, mas não só, no edifício do antigo lar de idosos Dr. Manuel Pinheiro.

O presidente da Câmara Municipal de Elvas, Rondão Almeida, assegura que, “até final de dezembro”, o espaço estará “em condições de abrir”, para que, a partir de janeiro haja “uma ocupação dos tempos livres de todas as crianças de Santa Eulália”.

As obras, agora a realizar, revela a presidente da Junta de Freguesia, Ana Sofia Alves, “que ficaram suspensas e não terminadas pelo anterior executivo”, vão ver ser feitas “de imediato”. Para além das obras, há necessidade de realizar vistorias relacionadas com “eletricidade, canalizações e gás”, sendo que será ainda pedido um parecer à Segurança Social para se poder abrir portas, assim como elaborados os planos de contingência e emergência. “Vamos fazer tudo como nos obriga a lei e isso são burocracias que podem levar algum tempo, mas vamos já a começar a tratar delas”, revela.

A previsão da abertura de portas do ATL, para “as 25 crianças que, na altura, estavam inscritas”, adianta Ana Sofia Alves, é para as férias do Carnaval ou da Páscoa. “A escassez (deste tipo de respostas), nas freguesias vizinhas, é muita, pelo que tínhamos crianças de outras freguesias a querer vir para o nosso ATL e não queremos desapontá-las”, diz ainda.

Apesar de, para já, o objetivo inicial ser ocupar as crianças nas pausas letivas, o intuito, desde projeto, é poder fazer esse trabalho, a médio prazo, ao longo de todo o ano letivo, até porque, lembra Ana Sofia Alves, “os pais trabalham todo o ano e todos os dias precisam de deixar os seus filhos”, que, por sua vez, necessitam de “ajuda nos trabalhos de casa e explicações”, sendo que “os avós, no momento, não têm essa capacidade”.

A responsabilidade deste ATL é de uma comissão de pais, apoiada pela Associação Humanitária de Santa Eulália. “Houve um protocolo de cedência, para a Associação Humanitária, que, provavelmente, vai ser revisto, para melhor usufruto”, esclarece a presidente da Junta de Freguesia.

Em cima da mesa, está ainda a possibilidade de uma ampliação do espaço do antigo Lar Dr. Manuel Pinheiro, para juntar ao ATL uma nova valência social para os idosos de Santa Eulália.

De recordar que o contrato de comodato entre a Câmara Municipal de Elvas e a Junta de Freguesia de Santa Eulália, para a cedência do edifício em causa, para a instalação do ATL, foi assinado, em maio, ainda pelos presidentes Nuno Mocinha e Adriano Carlos.

Com plano A ou B, creche da Terrugem irá reabrir portas

A Freguesia de Terrugem, no concelho de Elvas, desde o ano passado, que se encontra privada da valência de creche, tendo os pais das crianças dos seis meses aos três anos, desde essa altura, sido obrigados a procurar outras instituições para deixar os seus filhos.

Contudo e segundo o presidente da Câmara Municipal de Elvas, Rondão Almeida, a reabertura da creche será uma certeza, dentro em breve. Ainda assim, adianta, a situação “está pendente” da eleição da nova direção da Associação de Beneficência “Amigos da Terrugem” (ABAT). Este é o plano A, em cima da mesa. Se esta se negar a reabrir a valência em causa, e num plano B, “serão criadas condições físicas” para que esta passe a funcionar sob uma direção que será criada, com base numa associação de pais daquela freguesia.

Para já e segundo o presidente da União de Freguesias de Terrugem e Vila Boim, Manuel Bandarra, não há ainda prazos definidos para o arranque do projeto da creche, sendo que, num levantamento, não exaustivo, foram identificadas nove crianças em idade de frequentar esta valência.

Desde que a ABAT encerrou as portas da sua creche, as crianças, revela o presidente da junta, acabaram por ser colocadas em creches, entre outras, de Borba e Vila Boim. Outras estão aos cuidados dos avós.

Manuel Bandarra acredita ainda que esta reabertura é uma “forma de cativar alguns jovens que saíram de Terrugem”, por diversos motivos, incluindo de trabalho, a regressar. Para além dos pais, esta será uma “mais-valia” para toda a população.

CEN comemorou o Natal com sócios e amigos do clube

O Clube Elvense de Natação (CEN) realizou, na quarta-feira dia 30, o seu jantar de Natal, que serviu igualmente para assinalar o encerramento das atividades desportivas de 2021. A Câmara Municipal esteve representada pelo presidente, José Rondão Almeida, e pelo vereador Hermenegildo Rodrigues.

Antes do jantar a Direção do CEN, liderada por José Caldes, homenageou o ex-presidente do CEN, Luís Lopes da Silva, atribuindo-lhe o título de sócio de mérito e o seu nome à sala de troféus do clube, nas instalações da Piscina José Vicente Abreu, tal como noticiámos anteriormente. Também foi distinguido pela coletividade, com a atribuição do título de sócio de mérito, Osvaldo Silva, pelo trabalho desenvolvido nos órgãos sociais.