Com plano A ou B, creche da Terrugem irá reabrir portas

A Freguesia de Terrugem, no concelho de Elvas, desde o ano passado, que se encontra privada da valência de creche, tendo os pais das crianças dos seis meses aos três anos, desde essa altura, sido obrigados a procurar outras instituições para deixar os seus filhos.

Contudo e segundo o presidente da Câmara Municipal de Elvas, Rondão Almeida, a reabertura da creche será uma certeza, dentro em breve. Ainda assim, adianta, a situação “está pendente” da eleição da nova direção da Associação de Beneficência “Amigos da Terrugem” (ABAT). Este é o plano A, em cima da mesa. Se esta se negar a reabrir a valência em causa, e num plano B, “serão criadas condições físicas” para que esta passe a funcionar sob uma direção que será criada, com base numa associação de pais daquela freguesia.

Para já e segundo o presidente da União de Freguesias de Terrugem e Vila Boim, Manuel Bandarra, não há ainda prazos definidos para o arranque do projeto da creche, sendo que, num levantamento, não exaustivo, foram identificadas nove crianças em idade de frequentar esta valência.

Desde que a ABAT encerrou as portas da sua creche, as crianças, revela o presidente da junta, acabaram por ser colocadas em creches, entre outras, de Borba e Vila Boim. Outras estão aos cuidados dos avós.

Manuel Bandarra acredita ainda que esta reabertura é uma “forma de cativar alguns jovens que saíram de Terrugem”, por diversos motivos, incluindo de trabalho, a regressar. Para além dos pais, esta será uma “mais-valia” para toda a população.