Assembleia Municipal de Évora elege representantes

A Assembleia Municipal de Évora realizou uma sessão extraordinária, a 26 de novembro, em que elegeu os membros que irão representar as Juntas de Freguesia ou Uniões de Freguesias do concelho no 25º Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses(ANMP), bem como no Conselho Municipal de Juventude de Évora (CMJE) e na Assembleia Intermunicipal da CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central.

Para representar as freguesias no Congresso da ANMP, foi eleito Luís Pardal (Presidente da União de Freguesias do Bacelo e Senhora da Saúde) como membro efetivo e Bernarda Cota (Presidente da Junta de Freguesia de Canaviais) como membro suplente, em lista proposta pelo PS, que obteve 16 votos. A Coligação “Mudar com Confiança” também apresentou uma lista que obteve 9 votos. Registaram-se oito votos brancos.

Seis membros da Assembleia foram eleitos para o Conselho Municipal de Juventude de Évora, oriundos das forças políticas com maior representatividade, a saber: Ana Beatriz Cardoso (PS), Elmina Lopes (CDU), Francisco Brito (Coligação Mudar com Confiança), Maria Cristina Mata (Movimento Cuidar de Évora), Bruno Martins (BE) e Luís Roma (Chega).
Os representantes na Assembleia Intermunicipal da CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central são oriundos da Lista A, que venceu com 13 votos e que elegeu José Figueira (CDU), José Santos (Coligação Mudar com Confiança) e João de Sousa (Movimento Cuidar de Évora) e da Lista B, que obteve sete votos, e que elegeu Paula de Deus (PS). Registou-se um voto branco.

O presidente da Assembleia Municipal de Évora, Jorge Araújo, informou que este órgão tem novas instalações nos Paços do Concelho e que o próximo passo é terem corpos técnicos próprios para dinamizar o funcionamento da Assembleia e reorganizar os arquivos, uma vez que atualmente o pessoal é cedido pela Câmara Municipal. Estão também em preparação os cartões de identificação dos deputados municipais. Falou ainda da possibilidade de realização de nova sessão da Assembleia em dezembro, para indigitar os membros que a representarão nas variadas Comissões e para votação de matérias referentes à Câmara Municipal.