Vacina da gripe gratuita em duas farmácias de Estremoz

Na reunião da Câmara Municipal de Estremoz do passado dia 3, foi aprovado o protocolo entre o Município de Estremoz, a Associação Nacional das Farmácias, a Associação de Farmácias de Portugal e Farminveste, que define os termos e condições da administração da vacina contra a gripe sazonal, pelas farmácias aderentes, aos cidadãos residentes no Município de Estremoz, incluídos nos grupos prioritários definidos pela DGS, para a época gripal de 2021/2022.

Tendo em conta que a disponibilização da vacina nas farmácias assegura maior proximidade e conforto para os utentes, o Município de Estremoz “consegue assegurar a nível local, em complemento do Centro de Saúde, que todos os Munícipes incluídos nos grupos prioritários podem, sem custos, usufruir da inoculação da vacina”.

As farmácias do concelho estremocense que aderiram a esta iniciativa da Câmara Municipal de Estremoz são a Farmácia Carapeta e Irmão (farmcarapeta@gmail.com – 268 339 250) e a Farmácia Grijó (fgrijo@sapo.pt – 268 333 973).

No concelho de Estremoz, o programa “Vacinação SNS Local” teve início na passada segunda-feira, dia 15. O Município informa “todos os interessados, que se encontrem dentro dos grupos prioritários, que devem dirigir-se às farmácias aderentes”.

Reabilitação do Celeiro da Cultura quase acabada em Borba

A reabilitação do Celeiro da Cultura, em curso, insere-se no Plano de Ação de Regeneração Urbana (PARU) de Borba, previamente aprovado e contratualizado com a Autoridade de Gestão do Programa Operacional da Região Alentejo. A obra assume um investimento total superior a 275 mil euros, tendo aprovado apoio FEDER superior a 235 mil euros. A conclusão da obra está prevista para o final deste ano.

O edifício objeto da operação localiza-se no centro histórico da cidade de Borba, numa zona de transição com uma malha urbana mais recente e menos massificada. Trata-se de um imóvel patrimonialmente relevante, em termos municipais, não só pela função original (celeiro comum), como também pela arquitetura popular que ainda se encontra bastante intocada.

O Celeiro da Cultura é um edifício constituído por dois pisos, com acesso autónomo, sendo os espaços interiores, na sua formação original, bastante amplos, fomentando assim a sua utilização para atividades expositivas, culturais, pedagógicas e educativas. A intervenção tem como pretensão a recuperação e reabilitação do edifício, mantendo a sua função de equipamento de utilização pública para atividades recreativas, socioculturais e essencialmente expositivas.

Vão ser feitas a substituição e alteração do desenho de toda a cobertura e estrutura de apoio, a adaptação do espaço às necessidades a pessoas com mobilidade condicionada e intervenções interiores que permitam uma utilização mais ampla e abrangente do espaço e reparação dos danos estruturais.

A intervenção, por si só, “tem uma forte influência nas circunstâncias urbanas e de desenvolvimento urbano atuais da cidade, atuando como um espaço de charneira entre o centro histórico e o tecido urbano mais recente”, assegura o Município borbense.

Elvas regista mais um caso Covid e três altas

O concelho de Elvas regista esta terça-feira, 23 de novembro, um novo caso de infeção por Covid-19. Por outro lado, nas últimas 24 horas, três pessoas recuperaram da doença, pelo que estão agora quatro casos, de infeção, ativos.

Desde o início da pandemia, o concelho registou 1.789 casos positivos, 29 óbitos e 1.756 altas.

Black Friday com descontos nos hotéis Vila Galé

A próxima Black Friday, a 26 de novembro, traz grandes descontos para estadas nos 27 hotéis Vila Galé em Portugal, numa campanha que se prolonga até 29 de novembro, incluindo assim a Cyber Monday.

As reservas, feitas entre 26 e 29 de novembro nas 24 unidades de quatro estrelas, estarão com um preço por noite desde 50 euros, em quarto standard single ou duplo, com pequeno-almoço.

Já uma noite em quarto standard single ou duplo nos hotéis de cinco estrelas – o Vila Galé Sintra e o Vila Galé Collection Palácio dos Arcos – e no agroturismo Vila Galé Douro Vineyards tem um valor a partir de 80 euros.

As promoções desta campanha são para alojamento entre 26 de novembro e 31 de março de 2022 (excetuando-se o período do réveillon, de 28 de dezembro de 2021 a 2 de janeiro de 2022).

E as reservas terão de ser feitas obrigatoriamente através do centro de atendimento da Vila Galé (disponível pelo número 212 460 650, das 9 às 19.30 horas, ou pelo email portugal.reservas@vilagale.com) ou online, no website do grupo, com o código promocional Blackfriday.

Também os vouchers Massagem ou Massagem a Dois adquiridos online neste período terão uma oferta exclusiva: na compra de um destes artigos será oferecido um voucher com dois acessos ao circuito de águas dos diferentes Satsanga Spa & Wellness dos hotéis Vila Galé.

Arraiolos candidata-se a Árvore Europeia de 2022

A Câmara Municipal de Arraiolos apresentou a candidatura da “Sobreira Grande” ao concurso de Árvore Europeia do Ano 2022, com o apoio da sua proprietária, Maria Isabel Eusébio Pinto.

“A Sobreira Grande” ergue-se entre os caminhos rurais da Freguesia de Santa Justa (Vale do Pereiro), na Herdade da Parracha, sendo que, pelo seu porte, alberga vida, desperta sentimentos e surpreende-nos com o diâmetro da copa, mas também pela forma como é querida, estimada e conhecida pela comunidade. No verão, a sua sombra dá guarida a homens e animais e outrora acolhia a cocaria do rancho e era lugar para o acarro do rebanho.

A Câmara Municipal de Arraiolos decidiu aderir à iniciativa com o propósito de valorizar o território e o montado de “sobro e azinho”, enquanto património natural da nossa paisagem transtagana, onde subiste uma atividade agro-silvo-pastoril importante para o ambiente e para a biodiversidade, a qual urge preservar e que constituem um importante recurso para a economia da região e do país.

Organizado pela Environmental Partnership Association, este concurso tem por objetivo destacar a importância das árvores antigas na herança cultural e natural, que deve merecer toda a nossa atenção e proteção.

O concurso que elege a Árvore Europeia do Ano 2022, desenvolve-se em duas fases. Na primeira, são selecionadas as dez árvores portuguesas que ficam disponíveis para votação nacional no portal dedicado ao concurso em Portugal, organizada pela UNAC – União da Floresta Mediterrânica. As votações irão decorrer entre entre os dias 25 novembro e 5 de Janeiro de 2022, até às 23.59 horas (hora portuguesa). A árvore com mais votos irá representar Portugal na segunda fase; a edição europeia do concurso European Tree of the Year 2022, uma final constituída pelos vencedores dos diferentes concursos nacionais.

Alentejo com mais 93 casos Covid e um óbito

O Alentejo regista esta terça-feira, 23 de novembro, mais 93 novos casos de Covid-19 e um óbito associado à doença.

Desde março do ano passado, na região, foram reportados 41.578 casos positivos de infeção e 1.059 mortes.

Internamentos continuam a aumentar devido à Covid

Portugal regista hoje, terça-feira, dia 23 de novembro, mais 2560 casos de Covid-19 e 14 óbitos associados à doença.

Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 2535 casos de recuperação.

Em todo o território nacional, há 649 doentes internados, mais 21, 93 em unidades de cuidados intensivos.

Jardim da Quinta de São João em Elvas

Localizada apenas a oito quilómetros de Elvas, na estrada de Portalegre, antes de chegar a São Vicente, este espaço de grande beleza e riqueza arquitetónica é ideal para descansar.

Um passeio pela Quinta é muito agradável, pois vai encontrar pequenos tesouros, capelas, pátios, vastos jardins, fontanários, lagos e varandas, entre outros locais simpáticos.

“Sinais de Alerta e Utilização de Ecrãs” em debate no CCC

O Centro de Ciência do Café (CCC), em Campo Maior, acolhe esta quinta-feira, dia 25 de novembro, pelas 16.30 horas, uma conferência sobre “Sinais de Alerta e Utilização de Ecrãs”.

A iniciativa, da associação Coração Delta, destina-se a alertar pais, educadores, crianças e jovens sobre os aspetos negativos associados à utilização das novas tecnologias. A oradora será Carla Almeida, licenciada em Educação Especial e Reabilitação, com mestrado em Psicologia Clínica da Saúde e pós-graduação em Intervenção Precoce e Terapias.

Esta será a primeira de três conferência sob a temática “A influência da tecnologia no desenvolvimento da criança”, que terá continuidade a 25 de janeiro, com Carlos Neto a falar sobre “O Brincar e ser ativo na Infância: as relações entre a família, a escola e a comunidade”.

Para fevereiro, em data ainda a anunciar, está agendada a abordagem ao tema “A tecnologia e desenvolvimento”, a cargo de João Faria.

Assembleia de Borba aprova taxas municipais para o próximo ano

A Assembleia Municipal de Borba reuniu no passado dia 20 de novembro, em sessão extraordinária, que decorreu no pavilhão do município. No período para intervenção do público, não houve quaisquer intervenções.

Relativamente à análise conducente à aprovação da Ata nº 7 da Sessão Ordinária de 16 de outubro de 2021, foi deliberada a sua aprovação, por maioria.

Foi deliberada por unanimidade a constituição de comissão de trabalho PDM, com um membro de cada força política com assento na Assembleia Municipal.

Nesta sessão houve espaço para eleições do presidente de junta de freguesia ao Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses, em que a Assembleia Municipal, após votação por escrutínio secreto, elegeu, como representante efetivo, para integrar o Congresso da ANMP, Leonel Infante, presidente da Junta de Freguesia da Matriz, com dezasseis votos, como suplente foi eleita a senhora Maria da Luz Lopes Véstia, presidente da Junta de Freguesia de São Bartolomeu, com dez votos.

Quanto à eleição de um presidente de Junta de Freguesia, para o Conselho Municipal de Educação, após votação por escrutínio secreto, elegeu a presidente da Junta de Freguesia de S. Bartolomeu, Maria da Luz de Sousa L. Vestia, com 17 votos, para integrar o Conselho Municipal de Educação.

Foi ainda eleito um presidente de Junta de Freguesia, para o Conselho Cinegético e de Conservação da Fauna Municipal, onde após votação por escrutínio secreto, elegeu o presidente da Junta de Freguesia de Orada, o senhor João Pedro Martins Leitão, com 18 votos, para integrar o Conselho Cinegético e da Conservação da Fauna Municipal.

Relativamente à eleição Comissão Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios, a Assembleia Municipal após votação por escrutínio secreto, elegeu João André Pires Lopes, presidente da Junta de Freguesia de Rio de Moinhos, com 18 votos e um voto no João Pedro Martins Leitão, presidente da Junta de Freguesia de Orada, para integrarem a Comissão Municipal de Defesa contra Incêndios.

Para a Assembleia Intermunicipal da CIMAC (Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central), após a votação por escrutínio secreto e a entrega das listas, foram eleitos Rui Miguel Tavares N. Franco, Vanda Cristina Branco Godinho (efetivos) e o senhor Nelson Joaquim Gomes Gato, (suplente) como representantes da Assembleia Municipal para a Assembleia Intermunicipal da CIMAC. Após o término de 24 meses a membro Vanda Cristina Branco Godinho, será substituída pelo senhor membro Nelson Joaquim Gomes Gato.

Foram ainda delegadas competências da Assembleia Municipal no presidente da Câmara Municipal, que a Assembleia Municipal, deliberou, por unanimidade, autorizar a delegação da competência, destinada a autorizar a assunção de compromissos plurianuais, independentemente da sua forma jurídica, incluindo novos projetos de investimentos ou a sua reprogramação, contratos de locação, acordos de cooperação técnica e financeira com os municípios e parcerias público-privadas, nas situações em que o valor do compromisso plurianual é inferior ao montante de 99.759,58 euros em cada um dos anos económicos seguintes ao da sua contratação e o prazo de execução de três anos.

A Assembleia Municipal aprovou por unanimidade fixar para o ano 2022, a Taxa Municipal de Direitos de Passagem em 0,25%.

Quanto à fixação da participação variável o IRS, foi apresentada uma proposta por parte da CDU em que propôs, que em matéria de IRS seja aplicada a taxa de 5%. A proposta apresentada, foi rejeitada.

A Assembleia Municipal deliberou por maioria com 18 votos a favor (eleitos do MUB, PS e PSD) e um voto contra (eleito da CDU), fixar para o ano de 2022 (para arrecadar em 2023), uma Participação variável de 4% no IRS, dos sujeitos passivos com domicílio fiscal no Município, relativa aos rendimentos do ano imediatamente anterior, calculada sobre a respetiva coleta líquida das deduções previstas no no1 do art.° 78 do Código do IRS.

Foi deliberado por unanimidade autorizar o lançamento de uma taxa normal de derrama de 1% sobre o lucro tributável das empresas sujeito e não isento de IRC, para o ano de 2022, nos termos previstos no nº1 do art°18 do RFALEI. Deliberado, por unanimidade, autorizar o lançamento de uma taxa reduzida de derrama de 0,01%, sobre o lucro tributável dos sujeitos passivos com um volume de negócios no ano anterior que não ultrapasse os 150 mil euros, sujeito e não isento de IRC, para o ano de 2022, nos termos previstos no n°24 doa art°18 do RFALEI.

Sobre a fixação da taxa de IMI para o ano de 2022, a CDU propôs que a taxa de IMI a incidir sobre as propriedades urbanas em 2022 e que será paga pelos contribuintes em 2023, seja fixada em 0,33%, proposta que representa uma redução da carga fiscal em 80 mil euros.

A proposta apresentada foi rejeitada, pelo que a proposta da Câmara foi deliberada, por maioria, com 18 votos a favor (eleitos Mub, PS e PSD) e 1 voto contra (eleito CDU), autorizar fixar uma taxa de IMI, para os prédios urbanos, de 0,38% podendo a mesma ser fixada por freguesia, nos termos previstos no nº 5 do artº 112 do CIMI; e autorizar elevar ao triplo a taxa de IMI, para prédios em ruínas, nos termos previstos no nº 3 do artº 112.o do CIMI; e foi ainda deliberado, por unanimidade, autorizar majorar em 30% a taxa aplicável a prédios urbanos degradados, considerando-se como tais os que, face ao seu estado de conservação não cumpram satisfatoriamente a sua função ou façam perigar a segurança de pessoas e bens, nos termos previstos no nº 8 do artº 112.o do CIMI.

Foi deliberado, por unanimidade, com áreas florestais que se encontrem em solução de abandono, não podendo de a aplicação desta majoração resultar uma coleta de imposto inferior a 20 euros por cada prédio abrangido, nos termos previstos no nº9 do art. 9112 do CIMI;

Deliberado também por unanimidade autorizar a fixação de uma redução da taxa de IMI, a aplicar ao prédio ou parte de prédio urbano destinado a habitação própria e permanente do sujeito passivo ou do seu agregado familiar, e que seja afeto a tal fim, atendendo ao número de dependentes: um dependente (20 euros de dedução fixa), dois dependentes (40 euros), três ou mais dependentes (70 euros).

O último ponto na reunião da Assembleia Municipal relativo à Descentralização de Competências de Ação Social, foi deliberado, por maioria com 18 votos a favor (eleitos MUB, PS e PSD) e uma abstenção (eleito CDU), em aceitar a proposta da Câmara Municipal, no que respeita a Transferência de Competências em matéria de Ação Social.

CEN alcança oito pódios no Torneio de Abertura da AADP

O Torneio de Abertura da Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre (AADP) decorreu no passado domingo, dia 21, em Castelo de Vide.

Esta prova deu assim início às competições de atletismo em pista, tendo sido disputadas as modalidades de 60 metros, salto em comprimento e lançamento do peso.

O Clube Elvense de Natação esteve presente com 13 atletas, tendo alcançado três vitórias num total de oito lugares no pódio.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Resultados individuais:

60 metros

1.º Mateus Serrano (Infantis Masc)

6.ª Iara Santos (Infantis Fem)

Salto em Comprimento

1.º Mateus Serrano (Infantis Masc)

4.ª Iara Santos (Infantis Fem)

2.ª Sara Liu (Juvenis Fem)

3.ª Maria Boné (Juvenis Fem)

2.º Bernardo Sequeira (Juvenis Masc)

4.º Afonso Sequeira (Juvenis Masc)

Lançamento do Peso

1.º Hugo Tavares (Veteranos Masc)

2.ª Sara Liu (Juvenis Fem)

3.º Bernardo Sequeira (Juvenis Masc)

4.º João Monteiro (Juvenis Masc)

5.º Afonso Sequeira (Juvenis Masc)

Para os atletas mais novos, Benjamins, tiveram lugar modalidades de iniciação, consistindo no salto em comprimento de precisão e lançamento de bola medicinal tendo o CEN estado presente com cinco atletas: Áurea Santos, Diego Tavares, Martim Rosário, Rodrigo Bicho e BogdanBohatyrov.

[/shc_shortcode]

Boutigest de Portas Abertas para mostrar o renovado Nissan Qashqai

Os stands Boutigest, em Elvas, Évora e Beja, estão de “Portas Abertas”, até à próxima terça-feira, 30 de novembro, para dar a conhecer o novo Nissan Qashqai.

O Qashqai N-Connecta está disponível a partir de 199 euros por mês, em valores a começar nos 30 mil euros, com alguns serviços incluídos: manutenção completa, Linha de Apoio 24 Horas, assistência em viagem, IPO (Inspeção Periódica Obrigatória) e IUC (Imposto Único de Circulação).

A nova motorização do Nissan Qashqai melhora a sua eficiência, enquanto o e-Power, que combina tecnologia dos veículos elétricos com a conveniência e familiaridade de um motor a gasolina, confere-lhe uma aceleração instantânea e uma condução silenciosa.

Nesta nova geração, o Nissan Qashqai não só abdicou totalmente dos motores Diesel como viu todas as suas motorizações eletrificarem-se. O já conhecido bloco 1.3 DIG-T surge associado a um sistema Mild Hybrid de 12 V e com dois níveis de potência: 140 ou 158 cv.

Até terça-feira, quem visitar um dos stands poderá fazer um test drive, àquele que é o maior ex-líbris da Nissan. Há também a decorrer uma campanha de financiamento com as melhores condições para quem quiser adquirir o novo Qashqai.

CEN presente no I Torregri da Sertã

Realizou-se, no passado sábado, dia 20, na Sertã, o I Torregri em piscina curta (25m), com a participação de oito clubes num total de 43 atletas (24 masculinos e 19 femininos).

O Clube Elvense de Natação (CEN) esteve presente com seis atletas (cinco masculinos e uma feminina): Martim Piçarra, João Rangem, Gonçalo Costa, Vítor Calastreu, Miguel Pereira e Gabriela Rodrigues.

Esta foi a primeira prova para os jovens atletas cadetes do clube, onde aplicaram as técnicas que foram aprendendo nos seus treinos e “acabaram por alcançar excelentes resultados”, nesta prova, “melhorando os seus tempos”, de acordo com informação disponibilizada pela coletividade.

Campo Maior tem mais um caso de Covid-19

O concelho de Campo Maior regista, esta terça-feira, 23 de novembro, um novo caso de infeção por Covid-19. Assim, o número de casos ativos sobe para quatro.

Desde o início da pandemia, Campo Maior registou 763 casos positivos, 747 recuperações e 12 óbitos.

GNR do distrito detém três pessoas

O Comando Territorial de Portalegre da Guarda Nacional Republicana (GNR), para além da sua atividade diária, levou a efeito um conjunto de operações, no distrito de Portalegre, na semana de 15 a 21 de novembro, que visaram a prevenção e o combate à criminalidade violenta e fiscalização rodoviária, entre outras.

Foram detidas três pessoas: duas por condução sem habilitação legal e uma por pose de arma ilegal.

Na área do trânsito, foram detetadas 275 infrações, destacando-se: 107 por excesso de velocidade; 15 relacionadas com anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização; 14 relacionadas com tacógrafos; oito por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório; e sete por falta de inspeção periódica obrigatória. Em 19 acidentes, verificaram-se cinco feridos leves.

Foram feitos dois autos de contraordenação relativos à proteção da natureza e do ambiente. As ações de sensibilização foram 148 ações no âmbito do programa “Escola Segura”, tendo sido sensibilizadas 554 pessoas da comunidade escolar; 113 ações no âmbito do programa “Idosos em Segurança”, tendo sido sensibilizados 78 idosos; e 63 ações no âmbito do programa “Comércio Seguro”, tendo sido sensibilizados 68 comerciantes.

Festival de Sopas Solidárias regressa esta quarta-feira em Monforte

O quinto Festival de Sopas Solidárias vai ter lugar, amanhã, quarta-feira, 24 de novembro, no mercado municipal de Monforte, uma vez que, fruto da pandemia, a sala polivalente se encontra ocupada.

Para Gonçalo Lagem, presidente da Câmara de Monforte esta iniciativa reveste-se de grande importância, uma vez que “é um dia em que as quatro IPSS do concelho se juntam, confecionam sopas regionais, e cada pessoa pode adquirir um kit à entrada (inclui tigela, pão e colher) e degustar cinco sopas”.

Para além das IPSS também os Bombeiros de Monforte marcam presença, “ficando responsáveis pelas bebidas, assim como os Finalistas da Escola de Monforte, que vendem as sobremesas e ainda o Centro de Recuperação de menores”.

Gonçalo Lagem revela ainda que “este é um dia diferente para o qual toda a comunidade contribui, de forma a angariar mais alguma receita para as IPPS, sendo esta,  preciosa para fazer face às necessidades diárias que têm”.

A Câmara Municipal de Monforte assegura transporte gratuito de quatro pontos do concelho: Santo Aleixo, Prazeres, Assumar e Vaiamonte.

O Festival de Sopas Solidárias em Monforte tem início marcado para as 11 horas.

“Viajar sem Pressa”: mais de 8400 condutores em excesso de velocidade

Mais de 8400 condutores foram “apanhados” em excesso de velocidade durante a campanha de segurança rodoviária “Viajar sem Pressa”, da responsabilidade da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), da Guarda Nacional Republicana (GNR) e da Polícia de Segurança Pública (PSP).

De 19 a 22 de novembro, foram fiscalizados mais de 1,4 milhões de veículos, segundo o balanço divulgado esta terça-feira, dia 23.

Em Portugal continental, no período da campanha, registou-se um total de 1.318 acidentes, dos quais resultaram quatro vítimas mortais, 29 feridos graves e 392 feridos ligeiros. Comparativamente ao ano passado, no período homólogo, registaram-se mais 282 acidentes, menos três vítimas mortais, mais seis feridos graves e mais 62 feridos ligeiros.

Em comunicado, a GNR refere que, comparando com a média dos últimos cinco anos neste período, verificaram-se mais 934 acidentes, menos duas vítimas mortais, mais quatro feridos graves e menos 51 feridos ligeiros.

A campanha teve como objetivo alertar os condutores para os riscos da condução em excesso de velocidade, uma das principais causas dos acidentes nas estradas.

Inserida no Plano Nacional de Fiscalização de 2021, a campanha foi divulgada nos meios digitais e através de quatro ações de sensibilização da ANSR, realizadas em simultâneo com as operações de fiscalização realizadas pela GNR e pela PSP, em Lisboa, Porto, Braga e Leiria.

PSP detém três pessoas numa semana

Dois homens e uma mulher, com idades compreendidas entre os 26 e 52 anos, foram detidos pelo Comando Distrital de Portalegre da PSP.

As detenções ocorreram entre os dias 15 e 21 deste mês, sendo que um dos homens foi detido por violência doméstica, outro por cumprimento de um mandado de detenção e condução; e a mulher foi detida por agressões, resistência, ameaças e coação a Agente da Autoridade.

Foram ainda identificados dois homens, de 17 e 20 anos de idade, por terem na sua posse 2,80 gramas de liamba.

Ao nível da sinistralidade rodoviária registaram-se nove acidentes de viação, dos quais resultaram três feridos ligeiros e danos materiais nas viaturas intervenientes.

A PSP levou ainda a cabo 11 operações de fiscalização rodoviária, tendo sido controlados 257 veículos e levantados nove autos de notícia, por contraordenação, dos quais cinco por falta de inspeção periódica obrigatória, um por falta de utilização do cinto de segurança durante a condução, dois por utilização do telemóvel durante a condução e um por falta de seguro obrigatório.

Realizaram-se cinco ações de visibilidade em zonas de maior aglomeração de pessoas e em locais de maior acumulação de tráfego e sinistralidade rodoviária; e uma ação de fiscalização no âmbito da atividade da segurança privada.

Também uma operação de combate a ilícitos criminais previstos no Código de Propriedade Industrial, nomeadamente “contrafação, imitação e uso ilegal de marca”, decorreu no domingo, no mercado mensal de Portalegre, da qual resultaram: 17 processos-crime, 15 arguidos e 4944 artigos contrafeitos, com um valor aproximado de 114.600 euros.

Rainha Sofia visita Banco Alimentar de Badajoz a 1 de dezembro

A Rainha Sofia tem previsto visitar o Banco Alimentar de Badajoz no próximo dia 1 de dezembro. O objetivo da visita é conhecer em primeira mão o trabalho que esta entidade, que comemora este ano 25 anos, tem levado a cabo, bem como o trabalho que realizam os seus voluntários.

Segundo fonte oficial citada pelo diário “La Crónica de Badajoz” a visita está programada para a primeira hora da tarde, quando a rainha irá para as instalações do polo industrial de El Nevero, centro de onde a instituição distribui alimentos, que atingem cerca de 16 mil pessoas, na província de Badajoz.

A última vez que a Rainha Sofia participou num ato oficial, em Badajoz, foi a 6 de outubro de 2013. Esta nova visita real, à cidade pacense, tem agora um caráter mais social, o tipo de atos que protagonizam a sua agenda oficial.

A confirmação da presença no Banco Alimentar de Badajoz é um momento-chave para a instituição, que neste momento realiza a grande campanha de recolha de bens, a mais importante que realiza todos os anos para encher as suas despensas. Devido à covid-19, pelo segundo ano consecutivo, não são os voluntários que recolhem os produtos à mão, mas sim as pessoas que o desejem podem dar o seu contributo financeiro no caixas de supermercado, até esta quinta-feira, 25 de novembro.

O dinheiro será imediatamente convertido em comida. Também pode colaborar através do seu supermercado online (há cestos com produtos de Natal por 25 euros) ou depositando alimentos na sua sede em El Nevero.

Rita Magarreiro e Cristina Infante na EDP Meia Maratona de Lisboa

Rita Magarreiro e Cristina Infante, da Associação Desportiva Ialbax, participaram este domingo, 21 de novembro, na EDP Meia Maratona de Lisboa, finalizando a prova “com sucesso”.

Rita Magarreiro classificou-se no lugar 2012, com o tempo de 01h 51m 33s; já Cristina Infante foi 4391ª com o tempo de 02h 18m 24s.

Nesta prova, que decorreu na capital, participou um total de 5377 atletas.