Passado mês e meio desde que o novo executivo da Câmara Municipal de Elvas tomou posse, e feito um diagnóstico da situação financeira da autarquia, com todos os processos analisados no gabinete jurídico, Rondão Almeida e os vereadores eleitos tomaram já algumas decisões, referentes, entre outros, ao funcionamento da própria autarquia, às obras que estavam previstas e ao concurso de prestações de serviços da recolha de lixo.
Depois disto, explica o presidente da Câmara, estão “delineados os objetivos para executar as opções do plano para os próximos quatro anos”. Quatro obras, como a da sede dos Escuteiros, a repavimentação do Bairro Europa e a requalificação urbana em várias freguesias rurais, por não serem consideradas “as mais importantes”, no momento, foram suspensas, o que representa, para os cofres da autarquia, uma poupança de um milhão de euros.
Também o concurso, com um investimento de cerca de um milhão de euros, para os recursos humanos da Câmara Municipal foi interrompido: uma “medida extremamente difícil”, diz Rondão Almeida, mas só assim é possível tornar “viável a gestão financeira do próximo mandato”. Terminar com o concurso da prestação de serviços da recolha de lixo, dados os encargos avultados associados, na ordem de um milhão de euros, é outro dos objetivos da autarquia. “Já pedimos pareceres jurídicos, para podermos anular esse concurso”, explica. Ao todo, são cerca de três milhões de encargos que estavam assumidos, que, com a sua poupança, acabam por “dar algum oxigénio” e que permitem à autarquia pensar as obras que quer realizar nos próximos anos. Apesar disso, garante, a Câmara Municipal de Elvas “não está endividada”.
Os funcionários da Câmara passaram a ter outros horários de trabalho, deixando de trabalhar apenas das 8 às 13 horas, sendo que o volume de horas extraordinárias foi já também reduzido. Com 14 viaturas, em leasing, a Câmara de Elvas decidiu parar metade da frota. As oficinas da autarquia passam também a dar assistência a todas as máquinas e frota automóvel.
O novo executivo deliberou diminuir as chefias, agregando, assim, alguns serviços, e terminar com um conjunto de avenças, continuando, depois de 31 de dezembro, apenas as consideradas essenciais. Os abonos para falhas dos funcionários foram abolidos, sendo que, este ano, não haverá nem cabazes, nem prendas de natal para os mesmos. A Câmara Municipal de Elvas decidiu também reduzir nos apoios financeiros, sendo que, até então, ainda não foi atribuído “um único euro a qualquer entidade”.
Feita uma auditoria à empresa que fornece as refeições escolares, no concelho, Rondão Almeida assegura que a mesma já surtiu alguns efeitos positivos.
Questionado sobre a iluminação de natal, Rondão Almeida garantiu que a mesma irá dar outro brilho à cidade de Elvas, de 1 de dezembro até ao Dia de Reis. Por outro lado, a pista de gelo não será este ano, novamente, uma realidade na cidade, dadas as notícias que dão conta de um aumento de casos diários de Covid-19 no país.
Entretanto, e desde que o novo executivo tomou posse, já foram atendidos, presencialmente, mais de 200 elvenses. Desde essa altura, também, foram fotografadas as cerca de 200 anomalias identificadas no centro histórico de Elvas, sendo que 90 por cento delas já foram resolvidas: na Avenida 14 de Janeiro, na Rua Sá da Bandeira, na Rua da Cadeia e no Largo 1º de Dezembro.
A vereadora com o pelouro da Cultura, Paula Calado, referiu ainda Rondão Almeida, conseguiu chegar a um acordo com a Diocese de Évora, para que a Igreja da Sé de Elvas possa voltar a estar de portas abertas ao público.
Todas estas medidas foram anunciadas esta segunda-feira, 22 de novembro, ao início da noite, na sala de reuniões dos Paços do Concelho, por Rondão Almeida.


“É Natal no Comércio Local” é uma iniciativa da Câmara Municipal de Borba, que tem a sua primeira edição neste ano de 2021, com a finalidade de apoiar os comerciantes do concelho.
O fotógrafo João Paulo Barrinha esteve no Centro Cultural de Campo Maior no passado sábado, 20 de novembro, onde apresentou uma oficina de cianotipia, uma técnica fotográfica que permite imprimir imagens a partir de ficheiros digitais.

O concelho de Elvas não regista esta segunda-feira, 22 de novembro, novos casos de infeção por Covid-19, pelo que se mantêm seis casos ativos.
A Delta Q volta a inovar com o lançamento do Delta Q Qalidus decaf, a versão sem cafeína de um dos best sellers da marca, o Delta Q Qalidus.
Esta é, aliás, uma das premissas deste lançamento: desmistificar a ligação entre intensidade e cafeína. Muitas vezes, os dois conceitos são interpretados como estando interligados quando, na verdade, a intensidade de um café está relacionada com o perfil aromático e sensorial de um blend e não com a dosagem de cafeína presente na sua composição.
O Alentejo regista esta segunda-feira, 22 de novembro, 108 novos casos de Covid-19.


A cerimónia de ordenação de Tiago Carlos como presbítero (padre) vai acontecer no dia 8 de dezembro, Dia da Imaculada Conceição, numa cerimónia presidida pelo Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, e que vai decorrer na Catedral de Évora, pelas 17 horas.
A Coligação Democrática Unitária (CDU) enviou esta segunda-feira, 22 de novembro, ao presidente do Município de Elvas, três propostas, acreditando “ser do interesse dos elvenses, a sua inclusão no Orçamento Municipal para o ano de 2022”.
Foram 24 os deputados de palmo e meio, em representação dos três agrupamentos de escolas de Elvas, assim como do Colégio Luso Britânico que, na manhã desta segunda-feira, 22 de novembro, reuniram com o presidente da Câmara Municipal, naquela que foi a segunda Assembleia Municipal da Infância.
Para o presidente da Câmara, estas crianças acabaram por dar “uma grande lição a todos” os presentes, mostrando aos adultos as carências com que se debatem, a três níveis: “dentro do seu próprio agregado; depois dentro do próprio estabelecimento de ensino e, em termos gerais, na própria sociedade”.
Tendo em conta a necessidade de ouvir as crianças, Rondão Almeida pretende que estas assembleias passem a acontecer, não apenas uma vez por ano, como até então, mas pelo menos duas, assegurando que o próprio primeiro-ministro e o ministro da Educação deviam dar ouvidos àquilo que foi dito por este conjunto de crianças. “Temos muita coisa a fazer. O exercício do poder deve ser voltado para as necessidades que se colocam aos seres humanos, desde o nascer até ao morrer”, diz ainda.
Já a presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Elvas, Raquel Guerra, lembra a importância de se dar voz às crianças, para que os adultos possam ajudá-la a tornar esta uma sociedade que respeite os seus direitos. A CPCJ, garante ainda, preza, em primeiro lugar, “o superior interesse das crianças”, pelo que, ouvi-las, é fundamental.
O Comando Territorial de Évora da Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Posto Territorial de Arraiolos, no passado dia 16, apreendeu 545 quilos de plantas de canábis, no concelho de Arraiolos. No âmbito de uma denúncia, foi possível apurar-se que uma empresa estaria a armazenar e a transformar canábis, sem qualquer tipo de licença.
Um grupo de alunos de 2º ano, do Centro Educativo Alice Nabeiro elaborou o projeto “Recolher o lixo na Barragem do Caia”, seguindo a metodologia do Manual de Empreendedorismo “Ter Ideias para mudar o Mundo”.
A primeira edição do Open Day do Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia (PACT), na próxima terça-feira, dia 23, a partir das 9.30 horas, na Herdade da Barba Rala, em Évora.
O executivo da Câmara Municipal de Borba reuniu no passado dia 17 de novembro, tendo deliberado, por unanimidade, transmitir em direto as reuniões de Câmara, através dos canais do município, garantindo as seguintes situações:
O mercado decorreu esta manhã de segunda-feira, 22 de novembro, no Parque da Piedade, em Elvas.
O concelho de Campo Maior não regista esta segunda-feira, 22 de novembro, novos casos de infeção por Covid-19.
O jovem elvense Isaac Santos ficou em segundo lugar no final da geral de um campeonato de Motocross, que decorreu, este fim de semana, em Don Benito, na Estremadura, em Espanha.
O Município de Vila Viçosa deu início “ao processo de reabilitação” do Posto de Turismo, situado na Praça da República, junto ao edifício da Câmara Municipal.
O Comando Distrital de Portalegre da Polícia de Segurança Pública executou, entre as 11 e as 14.30 horas de domingo, 21 de novembro, no mercado mensal que teve lugar no Parque de Feiras e Exposições da cidade de Portalegre, uma operação conjunta com a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) e Unidade Operacional XI – Évora.
Foi há pouco mais de um mês que o Circo Nederland voltou à estrada e a levar a alegria dos seus espetáculos de terra em terra. Passou, este fim de semana, por Elvas.
Neste regresso aos espetáculos, Eva garante que a população tem correspondido, mostrando-se, inclusive, solidária com os artistas. “Começámos a trabalhar muito bem e muita gente vem, porque sabem que o circo passou por momentos muito maus”, revela. A verdade é que o circo sobrevive, única e exclusivamente das receitas de bilheteira, ainda que Eva se diga “muito agradecida” a algumas autarquias que, por esta altura, não estão a cobrar as habituais licenças.
A vida no circo começa desde muito cedo, mas quem nasce neste meio, garante Eva Monteiro, já não vai querer fazer outra coisa da sua vida. É o caso dos seus filhos, mas também dos seus netos: uns a estudar de escola em escola, outros em ensino à distância. Um deles, confessa, tem tudo para ser um palhaço de excelência. Já os aplausos, quando o espetáculo acaba, diz ainda, acabam por ser o verdadeiro “alimento para a alma” dos artistas.