“Infância passou a ser reconhecida”, diz presidente da CPCJ de Elvas

Foto arquivo

O Dia Internacional dos Direitos das Crianças assinala-se hoje. Esta data marca a proclamação mundial da Declaração dos Direitos das Crianças, sendo que a 20 de novembro de 1989 adotou-se a Convenção sobre os Direitos da Criança, “um documento inovador e que veio transformar uma visão tradicional que existia sobre a infância e sobre as próprias crianças. Hoje a infância passou a ser reconhecida como uma fase única e as crianças passaram a ser vistas com seres sujeitos de direitos”, de acordo com Raquel Guerra, presidente da CPCJ de Elvas.

Foi com o intuito de proteger e salvaguardar os direitos das crianças que foram criadas as Comissões de Proteção de Crianças e Jovens. Em Elvas, “o lema é Existimos para te proteger. Nós existimos também para assegurar que os direitos das crianças são cumpridos, quer através do apoio que damos às famílias quer através de ações de sensibilização com as entidades quer com a população em geral”.

Com o objetivo de assinalar o Dia Internacional dos Direitos das Crianças, a CPCJ de Elvas promove na próxima segunda-feira, dia 22, a segunda edição da Assembleia Municipal Infantil, no salão nobre dos paços do concelho. Uma iniciativa que pretende juntar as crianças e as entidades competentes para que elas possam ter uma voz ativa e expressar as suas ideias.

A origem do Dia Internacional dos Direitos da Criança foi a 20 de novembro de 1959 quando se proclamou mundialmente a Declaração dos Direitos das Crianças. A 20 de novembro de 1989 adotou-se a Convenção sobre os Direitos da Criança. O objetivo da data é salientar e divulgar os direitos das crianças de todo o mundo.