Municípios da EuroBEC reúnem para delinear atividades para 2023/2024

Os municípios de Badajoz, Elvas e Campo Maior, que constituem a EuroBEC, reuniram na passada terça-feira, 5 de setembro, para delinear atividades para 2023 e 2024.

O encontro de trabalho, em que marcaram presença os três autarcas Ignacio Gragera, Rondão Almeida e Luís Rosinha, iniciou-se com a apresentação da candidatura aprovada pelo POCTEP, EUROBEC_ENERGY_4_E, que contempla um investimento superior a um milhão de euros, na área da eficiência energética e que será apresentada em data a definir.

Posteriormente, e ainda no âmbito das candidaturas, foi abordada a abertura de convocatórias às vertentes 4, 5 e 7, às quais os municípios poderão candidatar-se em parceria.

Os autarcas fizeram ainda um ponto de situação relativamente à constituição do AECT, para analisar os passos a dar para que em 2024 possa ser efetivada e se possa facilitar e promover a cooperação territorial, entre os seus membros.

Em termos de atividades, foram delineadas algumas iniciativas a desenvolver no plano de atividades da EuroBEC, nomeadamente a comemoração dos “50 anos do 25 de Abril”; da data de “1524 e las Juntas de Badajoz e Elvas”; a Feira do Livro de Badajoz; uma feira gastronómica; a presença na Fehispor 2023; o programa educativo Defensores de Badajoz; o manifesto por “El Impulso del Corredor Sudoeste Ibérico”, entre outros.

Decidido avançar com a criação de material de promoção turística conjunta e material para a divulgação e promoção da EuroBEC, avançando ainda com uma agenda cultural.

Os autarcas decidiram ainda a criação de um grupo de trabalho, com um corpo técnico, para levar a cabo os projetos que se pretendem implementar neste território, nas diversas áreas, como desporto, cultura, lazer, sociais e outros.