Compromisso de Honra do Curso de Formação da GNR em Portalegre

A cerimónia do Compromisso de Honra do 50º Curso de Formação de Guardas realizou-se na manhã desta segunda-feira, 8 de maio, no Centro de Formação de Portalegre da Guarda Nacional Republicana (GNR). O ato foi presidido pelo ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro.

O evento teve o seu momento alto na leitura do Código de Honra do militar da Guarda e no consequente Compromisso de Honra, em que juraram “fidelidade à Pátria e à Guarda Nacional Republicana” 212 formandos.

Estiveram também presentes, entre diversas individualidades civis e militares, o comandante-Geral da GNR, tenente-general José Santos Correia, e a presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Fermelinda Carvalho, assim como centenas de familiares dos novos guardas. Ao longo dos últimos 37 anos de cursos em Portalegre, já aqui foram formados mais de 20 mil guardas da GNR.

O ministro da Administração Interna, no seu discurso, informou que o júri já selecionou o vencedor do concurso para o projeto de execução do novo Comando Territorial de Portalegre e Centro de Formação da GNR, que brevemente vai ser anunciado. O novo Comando Territorial de Portalegre e Centro de Formação da GNR tem cerca de 40 mil metros quadrados de área e comporta cerca de 1200 pessoas, entre oficiais, sargentos, guardas, civis e formandos.

O ministro José Luís Carneiro agradeceu ainda a “colaboração inexcedível” do Município de Portalegre neste projeto, não apenas na “cedência gratuita dos terrenos”, mas também no “futuro investimento em infraestruturação e acessibilidades no local”.

A Câmara Municipal de Portalegre lançou, em 2022, o programa de concurso e caderno de encargos do projeto de execução para a empreitada de expansão da Área de Acolhimento Empresarial de Portalegre, que permite a viabilização do futuro Comando Territorial de Portalegre e Centro de Formação da GNR, bem como a infraestruturação de mais 16 lotes, no valor de cerca de três milhões de euros, mais IVA.