Seminovos são aposta da A Matos Car em Elvas (c/fotos)

A Matos Car, stand automóvel multimarcas, inaugurou hoje, sexta-feira, dia 19, o seu concessionário na Avenida do Dia de Portugal em Elvas. A empresa, que contava já com um stand em seis cidades do país, alarga assim o seu raio de ação com esta abertura em Elvas.

Paula Matos, responsável pelo departamento de marketing da A Matos Car, refere que “o percurso de 36 anos desenvolvido pela empresa tem incidido sobretudo no interior do país, daí fazer todo o sentido ter este stand em Elvas, onde já temos muitos clientes”.

Numa primeira fase a empresa criou quatro postos de trabalho, sendo que, “a partir de Janeiro, com a abertura das oficinas a equipa será reforçada em mais seis ou sete pessoas”. Paula Matos garante que a empresa vai vender “sobretudo carros seminovos. Nós representamos, oficialmente, 24 marcas automóveis. Aqui em Elvas ainda estamos em negociação para algumas marcas mas vão ser, sobretudo, seminovos”.

Em semana de inauguração, a A Matos Car tem algumas ofertas para os clientes que vão desde “o preço das viaturas ou a extensão de garantia. Temos uma pessoa que avalia logo no imediato o valor da viatura que o cliente tem para retoma e no prazo de uma hora conseguimos tratar de todo o processo”.

O stand da A Matos Car vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 9 às 19 horas e ao sábado, das 10 às 13 horas e das 14.30 às 18 horas. Entre amanhã, dia 22, e o próximo domingo, dia 28, o stand funciona todos os dias, das 9 às 19 horas.

Há magusto no mercado este sábado em Alter do Chão

A quinta edição da iniciativa “Há Magusto no Mercado”, decorre naquele espaço municipal de Alter do Chão, no próximo sábado, dia 20, entre as 8 e as 17 horas.

O Município alterense anuncia um programa variado ao longo do dia, com castanha assada, produtos tradicionais, workshops, artesanato, atuações musicais com os Amigos da Revista e do Fado, Coral Polifónico de Alter do Chão, Grupo de Cantares Abelterium, Tocata do Rancho Folclórico “As Ceifeiras” e “Os Cá D’Cima”.

“Convidamos toda a população a participar no nosso magusto tradicional” é a mensagem tornada pública pela Câmara Municipal de Alter do Chão.

Atividade cultural em Montemor até 8 de dezembro

No concelho de Montemor-o-Novo, há uma conjunto diversificado de atividades, nas próximas semanas:
– até 21 de novembro, no Cine-Teatro Curvo Semedo. Festival ARCA’21, dedicado ao arquivo e ao cinema, com exibições de filmes, cine-concertos e conversas. Programação;

a 19 de novembro, às 18 horas, Oficina da Criança. Sessão de contos para famílias, com a Patrícia Amaral;

– a 20 de novembro, às 10 horas, Biblioteca Municipal, sessão aberta com o professor José Pacheco. Informações e inscrições através de a.pais.saomateus@gmail.com ;

– a 20 de novembro, às 14 horas, na Biblioteca Municipal, Acção Youtube e a influência nos adolescentes, dirigida a famílias, este workshop pretende contribuir para uma utilização responsável do Youtube. Inscrições: 266898105 / biblioteca@cm-montemornovo.pt ;

– a 20 de novembro, em Casa Branca, Dia Aberto da Estação Cooperativa, a cooperativa criada para intervir na aldeia de Casa Branca. Mais informações através de estacao.cooperativa@gmail.com ;

– a 20 e 21 de novembro, Laboratório de Terra, já há umas poucas vagas para o workshop de Tadelakt, uma técnica marroquina de revestimento à base de cal impermeável. Fátima Barahona é a formadora. Custo: 145 euros;

– a 21 de novembro, 17.30 horas, na Biblioteca Municipal, Reunião da Rede para a Cidadania;

– a 4 e 5 de dezembro, no Freixo do Meio, Curso de Introdução à Agrofloresta Regenerativa, com Jaime Otero Páramo. 16 horas de formação. Custo: 90 euros. Informação através de conhecimento@herdadedofreixodomeio.pt ;

– a 4 de dezembro, Oficinas do Convento. Untitled, oficina de Modelação e Impressão 3D em Cerâmica. Custo: 5 euros.

– e a 8 de Dezembro, entre as 10 e 18 horas, Centro de Investigação Cerâmica. Oficina aberta Brinde ao Novo Ano: faz e decora o teu copo de porcelana. Acesso livre.

Identificados mais 91 casos Covid no Alentejo

O Alentejo regista esta sexta-feira, 19 de novembro, 91 novos casos de Covid-19.

Nas últimas 24 horas, na região, não foram reportados óbitos associados à doença.

Desde março do ano passado, o Alentejo registou 41.180 casos de infeção e 1.056 mortes.

Mais 2.371 casos Covid e cinco óbitos em Portugal

Portugal regista esta sexta-feira, 19 de novembro, mais 2.371 casos de Covid-19 e cinco óbitos associado à doença.

Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 1.230 casos de recuperação.

Em todo o território nacional, há 528 doentes internados, mais cinco que ontem, 79 em unidades de cuidados intensivos (menos sete).

Desde o início da pandemia, morreram 18.300 pessoas com esta patologia em território nacional e foram identificados 1.117.451 casos de infeção. Da doença já recuperaram 1.056.880 pessoas.

Número de casos ativos de Covid-19 baixa para seis em Elvas

Sem registar esta sexta-feira, 19 de novembro, novos casos de Covid-19, é reportada hoje mais uma recuperação da doença, no concelho de Elvas.

No concelho há agora seis casos ativos de infeção.

Desde o início da pandemia, o concelho registou 1.787 casos positivos, 29 óbitos e 1.752 altas.

Workshops de ballet clássico este sábado em Campo Maior

No âmbito das comemorações dos 18 anos do Centro Cultural de Campo Maior decorre este sábado, 20 de novembro, neste espaço municipal, um workshop de ballet clássico.

A professora María José Cid, responsável pelas aulas de ballet, esta explica que “para estas aulas é pedido aos alunos que vão mascarados, com o objetivo de construir um conto de magia”, neste “mundo mágico que é o ballet, onde nos conseguimos transformar em qualquer personagem”.

É objetivo “contribuir de uma forma mais artística para o crescimento não só dos alunos, mas de todos aqueles que queiram participar, por isso pensámos nesta atividade e queremos que cada aluno convide outro amigo ou familiar e que deverão também ir mascarados, para ativar a imaginação”.

As aulas de ballet clássico, dos projetos de formação do município de Campo Maior contam, atualmente, com 30 alunos, sendo que é objetivo captar ainda mais.

O workshop tem início às 15 horas, com o título “Imaginando Contos”, para crianças dos quatro aos dez anos e, às 16.15 horas, principia o “Hoje Começo a Dançar”, para maiores de dez anos.

“Não importa a idade”, “vem dançar e entra no mundo dos sonhos e da fantasia”, “vem com a tua máscara favorita” e “queremos princesas, piratas, guerreiras e superheróis” são apelos da autarquia nas redes sociais. As inscrições estão abertas no Centro Cultural de Campo Maior ou através do telefone 268 680 312; porém, as vagas são limitadas.

Circo Nederland este fim de semana em Elvas

O circo está de regresso a Elvas. Este fim de semana, sábado e domingo, dias 20 e 21 de novembro, a família Monteiro apresenta, em três sessões, os espetáculos do Circo Nederland, no largo da feira, no Parque da Piedade.

Amanhã, há duas sessões: uma às 16 horas e outra às 21.30 horas. No domingo, a única sessão está marcada para as 16 horas.

Com um espetáculo renovado, este circo não apresenta qualquer número com animais. O recinto tem aquecimento, sendo que cumpre todas as normas de segurança e higiene legalmente exigidas.

Arquivo Histórico de Monforte acolhe arquivos antigos das Misericórdias

A Câmara Municipal de Monforte, na sua reunião realizada no passado dia 20 de outubro, aprovou a celebração de um protocolo de colaboração com a Santa Casa da Misericórdia de Monforte (SCMM), pelo qual foram definidos os termos para depósito, no Arquivo Histórico Municipal, dos fundos arquivísticos antigos da Santa Casa da Misericórdia de Monforte e da extinta Santa Casa da Misericórdia de Assumar.
Este protocolo visa a salvaguarda desses fundos documentais, bem como a sua disponibilidade ao público e a produção e divulgação de estudos monográficos e arquivísticos sobre os mesmos.
O documento foi assinado, no passado dia 17, pelo presidente da Câmara Municipal de Monforte, Gonçalo Lagem, e, em representação da SCMM, pelo seu provedor, Joaquim Mourato, e pelo tesoureiro, José António Rasquinho.

Pesado de mercadorias tomba em rotunda em Badajoz

Um veículo pesado de mercadorias tombou esta tarde de sexta-feira, 19 de novembro, na rotunda à saída de Badajoz, que dá acesso ao Hotel Restaurante Las Bóvedas, assim como à A6, em direção a Elvas.

O camião, de matrícula portuguesa, ao que tudo indica transportava fardos de palha.

 

Ponte de Sor, Évora, Beja e Sines promovem-se no Dubai

Terminou a missão institucional ao Dubai, no âmbito do eixo da Aeronáutica do Invest in Alentejo e que cumpriu a finalidade de promover o cluster aeronáutico e as oportunidades de investimento em Ponte de Sor, Évora, Beja e Sines.
Durante três dias, houve a oportunidade em visitar o Dubai Air Show e a Expo Dubai 2020, onde se deu a conhecer as oportunidades de investimento e de deslocalização de unidades de produção para a região do Alentejo, para além do destaque na participação no seminário, Portugal Aviation, Energy and Digital Seminar Program no Pavilhão de Portugal.
Integraram esta missão os presidentes das Câmaras Municipais de Évora e Beja, respetivamente Carlos Pinto de Sá e Paulo Arsénio, o vice presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor, Rogério Alves, o coordenador do Departamento de Promoção Externa da ADRAL, Daniel Janeiro e o coordenador do Departamento de Dinamização Territorial da ADRAL, Telmo Pena, para além da representação de outras entidades e empresas.

Novos órgãos sociais em associação de pais em Estremoz

A Associação de Pais da Escola Rainha Santa Isabel, em Estremoz, em assembleia geral, elegeu os órgãos sociais para 2021/2022.

Assembleia Geral: presidente, Maria Dulce Russo; vice-presidente, Maria de Fátima Garcia; e secretária, Alexandrina da Cunha Gonçalves.
Direção: presidente, Luís Manuel Eustáquio; vice-presidente, Carla Isabel Pires; secretário, João Daniel Carujo; tesoureira, Raquel Cristina Figueira; e vogal, Elsa Ferreira.
Conselho Fiscal: presidente, Nádia Reis Dias; primeiro vogal, Nataliya Shysh; e segundo vogal, Manuel Valério.

Viana do Alentejo suspende eventos com muito público

A Câmara Municipal de Viana do Alentejo decidiu suspender todos os eventos “com elevada concentração de público” em zonas fechadas e o tradicional almoço de Natal que reúne os trabalhadores do Município, face ao agravar da pandemia da Covid-19. A medida foi decidida na sequência da reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil, realizada na passada terça-feira.

Apesar da situação atual não justificar a reativação do Plano Municipal de Emergência, os serviços de Proteção Civil concelhios continuam, semanalmente, a monitorizar a evolução do número de novos casos, bem como a acompanhar as medidas implementadas nas estruturas residenciais de idosos.

De acordo com informação da Autoridade de Saúde Local, a taxa de vacinação no concelho está acima de 96%, estando o Centro de Saúde de Viana do Alentejo a ministrar, a bom ritmo, a terceira dose da vacinação, o que tem potenciado as recuperações dos casos mais recentes.

Face à evolução da nova vaga da pandemia e às várias medidas preventivas, atualmente em análise a nível nacional, foi também decidido publicar, nas redes sociais do Município, o número de novas infeções, caso a incidência de Covid-19 no concelho se venha a agravar.

AF de Portalegre tem 30 jogos de futebol no fim-de-semana

A Associação de Futebol (AF) de Portalegre, no fim-de-semana de 20 e 21 de novembro (sábado e domingo), organiza 30 jogos de futebol, em oito escalões etários, que a Rádio ELVAS apresenta de seguida, com os dias e horas de cada partida.

Taça da Associação de seniores, primeira fase, com quatro jogos às 15 horas: Castelo de Vide-Elétrico (sábado) e Arronches-Gafetense (domingo), na Série A; Crato-Mosteirense e Gavionenses-Estrela (ambos no domingo), na Série B.

Campeonato distrital de juniores, com três jogos no sábado, às 15 horas: Campomaiorense-Elétrico, “O Elvas”-Portalegrense e Estrela-Fronteirense.

Campeonato distrital de juvenis, com quatro jogos no domingo: Elétrico-Castelo de Vide (10.30 horas), Nisa-Estrela (15 horas), Portalegrense-Montargilense (15 horas) e Fronteirense-“Os Elvenses” (9.45 horas).

Campeonato distrital de iniciados, com cinco jogos no sábado: Campomaiorense-Nisa, Crato-Fronteirense A, Gavionenses-Portalegrense, Estrela-Elétrico (todos às 10.30 horas) e Fronteirense B-“O Elvas” B (11.15 horas).

Campeonato distrital de sub-13, com três jogos no sábado: Campomaiorense-Castelo de Vide, Fronteirense-Crato (ambos às 10.30 horas) e Portalegrense-Elétrico (11.15 horas).

Campeonato distrital de sub-12, com quatro jogos no sábado: “O Elvas”-Portalegrense A, Portalegrense B-Gavionenses (ambos às 10 horas), Arronches-Estrela (10.30 horas) e “Os Elvenses”-Nisa (11 horas).

Campeonato distrital de sub-11, com quatro jogos no sábado: “O Elvas” A-Elétrico (11.15 horas), “Os Elvenses”-Fronteirense (10 horas), Portalegrense-Estrela e Campomaiorense-“O Elvas” B (ambos às 10.30 horas).

Campeonato distrital de sub-10, primeira fase, com três jogos no sábado às 10.30 horas: Elétrico-Monfortense, Portalegrense-Castelo de Vide e Campomaiorense-Estrela.

 

Campo Maior com mais um caso de Covid-19

O concelho de Campo Maior regista esta sexta-feira, 19 de novembro, um novo caso de infeção por Covid-19, pelo que o número de casos ativos sobe para três.

Desde o início da pandemia, Campo Maior registou 760 casos positivos, 745 recuperações e 12 óbitos.

Contrato de requalificação da Fortificação de Ouguela já assinado

O Contrato de Adjudicação da Empreitada de Requalificação da Zona Norte da Fortificação de Ouguela, foi assinado esta semana, entre o município de Campo Maior, representado pelo presidente Luís Rosinha, e a SENPAPOR – Construções e Obras Públicas Lda., representada por Paulino Sendin Gutierrez.

Após a recuperação da Praça de Armas do Castelo daquela aldeia histórica e da sua envolvente, esta intervenção, segundo município “é um importante passo no sentido de recuperar este conjunto fortificado, tornando-o mais atrativo a quem o visita”.

Esta empreitada tem um valor de 179.889,26 euros mais IVA à taxa de 6%, e integra o projeto de Revitalização Patrimonial e Turística da Aldeia Histórica de Ouguela, que comporta um investimento total de 196.547,81euros, sendo que 80% dos custos elegíveis serão cofinanciados pelo FEADER – Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural.

Na assinatura do protocolo estiveram ainda presentes o vereador Paulo Pinheiro, o Chefe da Divisão de Obras e Urbanismo, Rui Carneiro, e o Chefe da Divisão Administrativa e Financeira, Carlos Rodrigues.

Alunos da Boa-Fé aprendem sobre José Saramago no ano do centenário

O livro de contos “A Maior Flor do Mundo”, de José Saramago, assim como uma exposição com as ilustrações desta obra estão patentes na biblioteca da Escola Básica 2,3 nº 2 de Elvas, na Boa-Fé.

O objetivo é assinalar o centenário do escritor português, numa colaboração com a Fundação José Saramago. Para a professora Maria José Ferreira, coordenadora do Departamento de Línguas da escola, “é extremamente importante assinalar esta data, tendo em conta que José Saramago é o único escritor que temos com um Nobel da Literatura, mas acima de tudo a forma como a Fundação lançou este centenário, porque nós não comemoramos o dia em que faz 100 anos, mas sim desde o dia que faria 99, até ao dia em que completaria os seus 100 anos”.

Ao longo deste ano letivo e no próximo serão celebrados vários acontecimentos, sendo que as atividades desenvolvidas “são adaptadas às idades e faixas de conhecimento dos alunos, e neste momento está a ser explorado um dos contos para crianças, que Saramago escreveu: “A Maior Flor do Mundo”.

Assim, as diversas turmas são convidadas a visitar a exposição com as ilustrações, da autoria de André Letria, e que constam do livro, que foi cedida pela Fundação José Saramago. Para além disso, e como explica Maria José Ferreira, “assistem a um filme de animação, que já ganhou dois prémios internacionais e que retrata a o livro de Contos, seguindo-se um jogo que pretende apurar os conhecimentos dos alunos, sobre o que acabam de ver”.

Maria José Ferreira adianta ainda, que para além de dar a conhecer aos alunos quem foi José Saramago pretende também “demonstrar que escrever é acessível a todos aqueles que tenham vontade de o fazer”.

Biblioteca da Escola EB 2, 3 Nº 2 de Elvas, que se associa às comemorações do centenário de José Saramago, apresentando às diversas turmas o livro de contos “A Maior flor do Mundo”.

CF “Os Elvenses” quer ganhar três pontos em casa

O Clube de Futebol (CF) “Os Elvenses” recebe, amanhã sábado, o Sport Nisa e Benfica, em jogo a contar para o campeonato distrital de sub-12.

Nelinho, treinador da equipa elvense, refere que é objetivo da equipa “ganhar este jogo e dignificar a camisola do clube. Esta é a quarta jornada, em que vamos receber uma equipa que ainda não perdeu mas também não descansou, uma vez que este campeonato é impar”.

O técnico elvense aponta que “a equipa tem vindo a subir, apesar do empate no Gavião. O resultado sabe a pouco, porque desperdiçámos muitas oportunidades de golo. não conseguimos trazer os três pontos, mas vamos tentar obtê-los aqui em casa”.

Quanto ao plantel disponível, Nelinho informa que contam com algumas baixas, “uma vez que há maninos que praticam natação e vão competir a Castelo Branco este fim-de-semana. Temos, assim, a oportunidade de chamar outros meninos à equipa”.

A competição conta com quatro jogos este sábado: “O Elvas”-Portalegrense A, Portalegrense B – Gavionenses (ambos às 10 horas), Arronches – Estrela (10.30 horas) e “Os Elvenses”-Nisa (11 horas).

A Associação de Futebol de Portalegre, este fim-de-semana, organiza 30 jogos de futebol, em oito escalões etários.

Festival de Sopas Solidárias é dia 24 no Mercado de Monforte

O quinto Festival de Sopas Solidárias vai ter lugar, no próximo dia 24, quarta-feira, com início às 11 horas, no Mercado Municipal de Monforte.

Preparado para funcionar nas modalidades de take away e presencial, o evento tem serviço de bar, assegurado pelos Bombeiros Voluntários de Monforte, e venda de bolos e salgados, por parte das instituições particulares de solidariedade social e agrupamento de escolas do concelho. “Cinco sopas” é o que cada participante tem de contribuir para este festival, dando direito a receber um kit de oferta: tijela, colher e pão.

A Câmara Municipal de Monforte assegura transporte gratuito de quatro pontos do concelho: Santo Aleixo (10.45 horas), Prazeres (10.45 horas), Assumar (11 horas) e Vaiamonte (11.15 horas). Para todos, o regresso de Monforte às aldeias é às 15.30 horas.

Cáceres regressa à Idade Média com Mercado Medieval das Três Culturas

Cáceres está de regresso à idade média, sendo a cidade Património da Humanidade palco, até domingo, 21 de novembro, de mais um Mercado Medieval das Três Culturas: Árabe, Judaica e Cristã.

O certame teve início ontem, dia 18, sendo que os trajes da época regressam àquela cidade da Extremadura, depois de, há poucas semanas, terem sido, rodadas, na sua zona histórica, as filmagens de “House of the Dragon”, um spinoff da série “Game of Thrones”.

Este é o regresso do já tradicional mercado ao cenário monumental onde as três culturas, no passado, viveram no seu máximo esplendor, depois de, em 2020, devido à pandemia, o mesmo não se ter realizado. Veja o vídeo da Rádio ELVAS:

Ao todo, são cerca de os 150 stands, sobretudo de artesanato e gastronomia, que se encontram espalhados pelo centro histórico, desde San Juan até à Plaza Mayor. Para além disso, os visitantes podem ainda assistir a espetáculos de rua, encenações de batalhas e combates medievais, desfiles e concertos, podendo também participar em workshops.

A recreação histórica da presença cristã, islâmica e judia na zona histórica monumental de Cáceres, fez com que a capacidade hoteleira do município e municípios vizinhos esteja esgotada. Embora com menos bancas que antes da pandemia, a edição de 2021, apresenta uma mostra variada de artesanato, produtos típicos, doces, comida e bebida dispersa pela zona classificada com Património da Humanidade pela Unesco.

Francisca Russo: “é preciso alertar as crianças para os seus direitos”

O Dia Internacional da Convenção dos Direitos das Crianças assinala-se este sábado, 20 de novembro, com o objetivo de promover os direitos e o bem-estar das crianças.

“Num mundo cheio de conflitos e com tanta falta de direitos temos que, junto das crianças, no sentido de formar as novas gerações, de as alertar para a existência da convenção e dos seus direitos e é isso que estamos a fazer, em colaboração com a escola, CPCJ e município”, revela Francisca Russo, presidente da CPCJ de Campo Maior.

Neste sentido, em Campo Maior está patente uma exposição facultada pelo Instituto de Apoio à Criança, sobre os direitos das crianças, em que os alunos de todos os anos de escolaridade têm trabalhado e explorado. “Depois de ver um vídeo os alunos escrevem um dos direitos, que serão integrados numa árvore exposta no exterior da escola, já que os mais pequenos colocam a sua impressão digital”.

Também na disciplina de cidadania foram trabalhados estes direitos. Francisca Russo explica que os alunos, “em colaboração com os seus familiares construíram papagaios onde foi escrito um dos direitos, que estão expostos no Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro. A seu ver, o papagaio “é símbolo de infância, do brincar e de liberdade sendo este um testemunho vivo do que tem estado a ser trabalhado”.

Francisca Russo lembra ainda que o direito à educação é aquele para o qual fazem mais referência porque é necessário valorizar este direito, nem sempre isto acontece. “É extremamente importante porque, enquanto presidente da CPCJ, continuamos a ter sinalizações de crianças em absentismo escolar ou com frequência irregular, e cada vez mais tem que ser dada a devida importância necessária à educação e direito que têm que estar na escola, serem assíduos, aprenderem não só para se poderem formar enquanto cidadãos, mas também aspirar uma condição de vida melhor”.

“Continuamos a perceber que nem sempre isso acontece, não há valorização das famílias e se calhar de alguns setores da sociedade, da importância que a educação tem”, por isso Francisca Russo revela há uma célebre frase que diz “a educação é a arma para mudar o mundo e enquanto não for plena, não cumpre a sua função”.

Dia Internacional da Convenção dos Direitos das Crianças que está a ser assinalado junto dos alunos de Campo Maior.

Dia Diocesano da Juventude em Elvas neste sábado

O Dia Diocesano da Juventude, que se assinala amanhã, dia 20 de novembro, vai ter lugar este ano na cidade de Elvas.

O padre Ricardo Lameira refere que se trata de “um dia de encontro onde os jovens vão ter uma catequese, de acordo com o tema enviado pelo Papa, seguindo-se um momento de missão e a celebração da eucaristia. A missão passa pelo porta a porta ou a visita a uma instituição. A eucaristia final vai ser presidida pelo senhor Arcebispo”.

Segundo o pároco, este dia pretende servir “de preparação para as jornadas mundiais da juventude, marcadas para 2023. Este dia é celebrado em toda a igreja universal, cada ano numa localidade diferente e com as atividades semelhantes à semana que antecede a chegada do Santo Padre a Portugal. Uma vez que Elvas vai ser uma porta de entrada para muitos jovens, em 2023, o Secretariado Diocesano da Juventude pediu ajuda às paróquias de Elvas para que, ao acolher um grupo pequeno, possa fazer a preparação necessária”.

O programa do Dia Diocesano da Juventude começa às 9.30 horas com o acolhimento, na Igreja de Santa Luzia; 10 horas – oração da manhã; 11 horas – catequese; 12 horas – almoço + missão e 15.30 – eucaristia, na Sé de Elvas.