Alter do Chão prepara Estratégia Local de Habitação

O Município de Alter do Chão está a realizar um diagnóstico das necessidades habitacionais das famílias residentes no concelho, de forma a definir a Estratégia Local de Habitação e planear a sua intervenção, no âmbito da política de habitação em articulação com outras políticas setoriais.

O objetivo do inquérito é a identificação das famílias com uma situação de habitação indigna, de forma a desenvolver uma estratégia e um modelo de intervenção com propostas de resolução desses constrangimentos de acordo com o Programa 1º Direito.

Este programa promove e apoia soluções habitacionais para famílias que vivam em condições habitacionais indignas e que não disponham de capacidade financeira para suportar os custos de acesso a uma habitação adequada.

Elvas sem novos casos Covid este domingo

Elvas não regista este domingo, 14 de novembro, novos casos de Covid-19.

O número de casos ativos no concelho mantém-se em 11.

Desde o início da pandemia, Elvas registou 1.787 casos positivos, 1.747 altas e 29 óbitos.

Montemor celebra José Saramago no dia 16

Numa atividade inserida no Centenário José Saramago 2021-2022, da Rede de Bibliotecas José Saramago, na próxima terça-feira, dia 16, das 18 às 19.30 horas, realiza-se uma Oficina de Alimentação Viva, com o título “Semear o Trigo – Celebrar José Saramago”, a ter lugar na Biblioteca Municipal Almeida Faria, em Montemor-o-Novo.

Trata-se de uma atividade direcionada para famílias (adultos e crianças com mais de seis anos), com inscrição obrigatória e limite máximo de 20 pessoas.

Identificados 46 novos casos Covid no Alentejo

O Alentejo regista este domingo, 14 de novembro, 46 novos casos de Covid-19.

Nas últimas 24 horas, na região, não foram reportados óbitos associados à doença.

Desde março do ano passado, o Alentejo registou 40.769 casos de infeção e 1.056 mortes.

Covid-19: 15 óbitos e mais 1.483 casos positivos em Portugal

Portugal regista este domingo, 14 de novembro, mais 1.483 casos de Covid-19 e 15 óbitos associado à doença.

Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 462 casos de recuperação.

Em todo o território nacional, há 465 doentes internados, mais 41 que ontem, 75 em unidades de cuidados intensivos (mais seis).

Desde o início da pandemia, morreram 18.257 pessoas com esta patologia em território nacional e foram identificados 1.107.488 casos de infeção. Da doença já recuperaram 1.051.300 pessoas.

“O Elvas” perde 3-1 em Loures em sub-15

A equipa de sub-15 (iniciados) de “O Elvas” Clube Alentejano de Desportos foi derrotada por 3-1 na sua deslocação a Loures, em encontro da 11ª e última jornada da primeira fase da Série E do campeonato nacional.

Resultados desta ronda: Loures, 3 – “O Elvas, 1; Borbense, 0 – Alverca, 7; Benfica, 1 – Belenenses, 1; Torreense, 0 – Sporting, 2; Estoril, 3 – Oeiras, 0; e Real, 2 – Sacavenense, 3.

Classificação final desta fase: 1º Benfica 31 pontos, 2º Belenenses 29, 3º Sporting 28, 4º Sacavenense 22, 5º Estoril 19, 6º Alverca 18, 7º Real 15, 8º Torreense 10, 9ºs Oeiras e Loures ambos com 9 pontos, 11º “O Elvas” 4 pontos e 12º Borbense zero pontos.

Benfica, Belenenses, Sporting e Sacavenense são as quatro equipas qualificadas, nesta série, para o apuramento de campeão, tal como mais 20 equipas: quatro de cada uma das cinco série restantes.

Migrações e Parcerias Internacionais em debate na Universidade de Évora

A Universidade de Évora acolhe a Conferência sobre o Futuro da Europa, subordinado ao tema “Migrações e Parcerias Internacionais”, promovida pela Assembleia da República, na segunda-feira, dia 15 de novembro, pelas 15 horas.

A conferência terá lugar no Auditório da Universidade de Évora. A sessão de abertura do evento conta com a participação de Ana Costa Freitas, reitora da Universidade de Évora e do deputado Luís Capoulas Santos, presidente da Comissão de Assuntos Europeus da Assembleia da República.

José Luís Ferreira, deputado do PEV, em representação da Assembleia da República; Cláudia Pereira, secretária de Estado para a Integração e Migrações, em representação do Governo; Margarida Marques, deputada do PS (S&D), em representação do Parlamento Europeu; Carlos Pinto de Sá, presidente da Câmara Municipal de Évora, em representação da Associação Nacional de Municípios Portugueses e Marta Rosa, em representação do Serviço Jesuíta aos Refugiados marcam presença nesta conferência/debate.

A Conferência sobre o Futuro da Europa é um conjunto de conversas e debates protagonizados pelos cidadãos que vão permitir que as pessoas de toda a Europa partilhem as suas ideias e ajudem a definir o nosso futuro comum.

A Conferência é a primeira do género: um grande exercício democrático pan-europeu, com debates protagonizados pelos cidadãos que vão permitir que as pessoas de toda a Europa partilhem as suas ideias e ajudem a definir o nosso futuro comum. Tudo isto é feito através de uma Plataforma Digital Multilingue inovadora, onde qualquer europeu pode partilhar as suas ideias, e de Painéis de Cidadãos tanto a nível europeu como nacional. Estas duas vertentes contribuem para os Plenários da Conferência. A Conferência oferece um novo fórum público que proporciona um espaço de debate aberto, inclusivo e transparente com os cidadãos sobre prioridades e desafios importantes.

As inscrições podem ser feitas através do link https://app.parlamento.pt/frmInscr/.

Roncas d’Elvas no fecho da Festa da Vinha e do Vinho

O grupo das Roncas d’Elvas, da associação juvenil Arkus, animou, na manhã deste domingo, 14 de novembro, as ruas da cidade de Borba, com uma arruada.

A iniciativa, que levou à cidade vizinha do distrito de Évora o grupo elvense, insere-se na programação da Festa da Vinha e do Vinho, que termina hoje em Borba.

       

Mural homenageia bandas em Vimieiro (Arraiolos)

Por iniciativa da Câmara Municipal de Arraiolos, o pintor Zé Gandaia, com a forma genial e talentosa que usa na sua arte, criou um mural onde honra a música nesta vila conhecida como “terra de músicos”.

A vila de Vimieiro, que Túlio Espanca apelidou “Infanta da Planura”, tem na música filarmónica um dos seus expoentes máximos.

Desde os alvores do século XX, a Sociedade Musical União Vimieirense e a Sociedade Filarmónica 1º de Abril Vimieirense proporcionam a fruição cultural e o acesso à música por parte da população de Vimieiro.

As bandas filarmónicas e os seus músicos pontuam a sua apresentação em concertos e
arruadas, com a alegria da música nas festas e romarias dedicadas a santos padroeiros,
com dia certo para serem celebrados.

A Sociedade Musical União Vimieirense e a Sociedade Filarmónica 1º de Abril Vimieirense têm uma expressão de relevo na vida cultural de Vimieiro, a qual o pintor Zé Gandaia distingue neste mural, que enobrece o Vimieiro e homenageia as suas Bandas Filarmónicas.

Câmara de Elvas e Juntas de Freguesia reúnem em Santa Eulália

A Câmara Municipal de Elvas e as sete Juntas de Freguesia do concelho estiveram reunidas, através dos seus presidentes, na tarde deste sábado, dia 13. A sessão de trabalho foi presidida por José Rondão Almeida e decorreu no salão da Junta de Freguesia de Santa Eulália.

Segundo anuncia o Município elvense, estas “reuniões de coordenação entre a Câmara e as Juntas de Freguesia vão ter periodicidade mensal e regime de itinerância” pelas Freguesias do concelho. Foi a primeira reunião do novo mandato para coordenação do trabalho a desenvolver entre o final do corrente ano e o início de 2022.

Esta sessão de trabalho fez o “diagnóstico da situação financeira do Município e das freguesias”, tal como “o orçamento para o próximo ano e a calendarização de projetos e iniciativas” das autarquias do concelho. Rondão Almeida “fez uma exposição sobre o trabalho desenvolvido nas primeiras semanas após a sua entrada em funções”, “antes de ouvir os representantes das sete Juntas de Freguesia sobre as expetativas das populações” para o atual mandato.

Campo Maior mantém-se com seis casos ativos de Covid-19

A situação epidemiológica do concelho de Campo Maior não regista este domingo, 14 de novembro, alterações, pelo que se mantêm ativos seis casos de infeção por Covid-19.

Desde o início da pandemia, Campo Maior registou 759 casos positivos, 741 recuperações e 12 óbitos.

GNR sinaliza mais de três mil idosos em situação vulnerável no distrito de Portalegre

A GNR sinalizou, na edição deste ano da operação “Censos Sénior”, um total de 44.484 idosos, em todo o território nacional, que vivem sozinhos, isolados, ou em situação de vulnerabilidade, em razão da sua condição física, psicológica, ou outra que possa colocar em causa a sua segurança. No distrito de Portalegre, foram sinalizados 3.130 idosos nestas situações.

A operação decorreu ao longo de todo o mês de outubro, com um conjunto de ações de patrulhamento e de sensibilização à população mais idosa, através da atualização dos registos das edições anteriores.

Durante a operação, os militares realizaram uma série de ações que privilegiaram o contacto pessoal com estas pessoas, no sentido de as sensibilizarem e alertarem para a adoção de comportamentos de segurança que permitam reduzir o risco de se tornarem vítimas de crimes, nomeadamente em situações de violência, de burla e furto, bem como para a adoção de medidas preventivas de propagação da pandemia Covid-19.

Na edição de 2021 da Operação “Censos Sénior”, a Guarda realizou 172 ações em sala e 3.431 ações porta a porta, abrangendo um total de 19.812 idosos.

Desde 2011, ano em que foi realizada a primeira edição da operação, a GNR tem vindo a atualizar a sinalização geográfica, proporcionando assim um apoio mais próximo à nossa população idosa, o que certamente contribui, por um lado, para a criação de um clima de maior confiança e de empatia entre os idosos e os militares e, por outro, para o aumento do seu sentimento de segurança.

As sinalizações distribuem-se geograficamente, do seguinte modo:

Distrito Idosos sinalizados
Aveiro 1 480
Beja 3 411
Braga 1 575
Bragança 3 343
Castelo Branco 1 826
Coimbra 1 254
Évora 2 941
Faro 3 521
Guarda 5 012
Leiria 1 203
Lisboa 1 125
Portalegre 3 130
Porto 946
Santarém 2 099
Setúbal 1 742
Viana do Castelo 1 142
Vila Real 5 191
Viseu 3 543
TOTAL 44 484

 

A GNR continuará a acompanhar os idosos sinalizados, através de visitas regulares às suas residências, no sentido de realizar mais ações de sensibilização e fazer a avaliação da sua segurança, colaborando com as demais entidades locais, na procura da melhor qualidade de vida da população idosa, em especial dos mais vulneráveis.

Orquestra “ComFusão” leva Jazz e Bossa Nova até Campo Maior

A Orquestra de Jazz “ComFusão” animou a noite de ontem, 13 de novembro, no Centro Cultural de Campo Maior, em mais um espetáculo inserido na programação das comemorações do 18.º aniversário daquele equipamento municipal.

“Aqueles que se deslocaram até ao auditório do Centro Cultural puderam assistir a um repertório variado, tendo o jazz como base, mas onde também estiveram presentes o soul e o bossa nova, com alguns originais e adaptações bastantes conhecidas do público em geral”, revela o município, na sua página de Facebook .

“Foi uma noite onde a boa música foi uma constante e que proporcionou um serão agradável a todos os presentes”, lê-se ainda, na referida publicação.

Isolamento de idosos do Alentejo Central em exposições de fotografia

Combater o isolamento dos mais velhos foi o mote para um projeto de fotografia, entretanto transformado em várias exposições, levado a cabo pela associação artística Malvada, em cinco concelhos: Alandroal, Borba, Estremoz, Évora e Reguengos de Monsaraz.

Estas exposições, que resultam de um trabalho de cerca de ano e meio, com retratos de várias dezenas de pessoas, em cada um dos concelhos, incluem-se no projeto “Topofilias”, do Transforma, o Programa para uma Cultura Inclusiva promovido pela Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central.

Este trabalho, revela o fotógrafo e diretor artístico da associação, José Miguel Soares, “muito interessante”, contou com várias sessões, em que, acima de tudo, serviram para conhecer a histórias de vidas de todos aqueles que participaram neste projeto. “Houve vários tipos de sessões e o trabalho não passou só pelo ato de fotografar, mas também por sessões de partilha, em que conhecemos as histórias de vida dos fotografados e em que eles nos mostraram fotografias antigas”. Numa segunda fase, adianta, “houve uma série de sessões de fotografia de retrato, com estúdios montados em sítios inusitados”.

As várias exposições, nos cinco concelhos, são todas diferentes, entre si, sendo que, em Borba, a mesma está patente, no primeiro andar da Biblioteca Municipal Palácio dos Melos. “São apresentadas fotografias de grande formato, a maioria retratos, e algumas fotografias do processo ou mais relacionadas com o processo”, explica o fotógrafo.

Este trabalho, realizado em período de pandemia, acabou por ter muita adesão, sendo que, até ao momento, o feedback “é ótimo”. “Teve dificuldades acrescidas, no seu desenvolvimento, mas foi talvez mais importante do que se tivesse sido feito antes da pandemia”, diz ainda. Para realizar este trabalho, a associação contou com o apoio de vários mediadores, dos próprios municípios dos cinco concelhos, se bem que também se realizaram várias sessões exploratórias no terreno. “Íamos para a rua e íamos conhecendo as pessoas, ou porque era alguém que estava a janela, ou através do comércio e da relação das pessoas que frequentam os cafés”, acrescenta.

José Miguel Soares revela ainda que, e tendo em conta o longo período em que a pandemia impediu o contacto direto entre essas pessoas de mais idade, estas sessões fotográficas acabaram por permitir o seu reencontro. A componente de inclusão social do projeto, diz ainda o fotógrafo, é importante, assim como a aproximação da arte contemporânea a estas faixas etárias.

Em Borba, esta exposição de retratos foi inaugurada na passada sexta-feira, dia 12 de novembro, na Biblioteca Municipal Palácio dos Melos, onde fica patente até dia 9 de janeiro. A exposição acabou por integrar o programa da Festa da Vinha e do Vinho, que termina hoje, em Borba, com a atuação de Zé Amaro, na tenda de espetáculos, às 17 horas.

 

“São Martinho On Move”: 200 participantes em iniciativa solidária em Campo Maior

O grupo Campo Maior Trail Runners, em parceira com a Adega Mayor, promoveu ontem, 13 de novembro, uma iniciativa solidária, desportiva e de comemoração do São Martinho, que reuniu cerca de 200 participantes, em Campo Maior.

O objetivo da iniciativa, que contou com corrida, de 15 quilómetros, e uma caminhada, de oito, para além de ser brindar com o vinho da Adega Mayor ao São Martinho, e comer castanhas, passou por fazer uma recolha de roupas e brinquedos para a Centro de Acolhimento “Os Cucos”, assim como tampinhas para ajudar uma criança que necessita de algumas ajudas. Com o valor das inscrições no evento, será ainda criado um banco de ajudas técnicas para crianças, como muletas e cadeiras de rodas.

Participaram na iniciativa, entre outros, elementos do grupo Campo Maior Trail Runners, Barbaris Team, Associação Desportiva Ialbax, União Futebol de Degolados e Sport Arronches e Benfica.

A animação musical, na hora do magusto, esteve a cargo das Roncas d’Elvas, sendo que coube às crianças do Centro Educativo Alice Nabeiro fazer a recolha dos donativos, entregues pelos participantes.

A caminhada teve como pano de fundo as vinhas e o montado das herdades das Argamassas e Adens, enquanto a corrida, em modo trail running, abarcou os dois cenários, para além dos amendoais, a barragem do Caia e a freguesia de Degolados. Os dois percursos foram guiados por técnicos do Grupo de Ecologia e Desportos de Aventura (GEDA).

Campenato Distrital de Futebol Sub-12: “Os Elvenses” empatam 1-1 no Gavião

A equipa de infantis do Clube de Futebol “Os Elvenses” empatou ontem, sábado, 13 de novembro, 1-1, frente aos Gavionenses, em jogo do Campeonato Distrital de Futebol Sub-12.

No jogo, disputado no Campo de Jogos do Salgueirinho, a equipa de Elvas criou várias oportunidades de golo, mas teve dificuldades na hora de concretizar.

A vencer o jogo, até perto do fim, “Os Elvenses” deixaram o resultado chegar ao empate já nos últimos minutos da partida.

Hoje, pelas 10 horas, e na mesma prova, “O Elvas” joga frente ao Estrela de Portalegre, na capital de distrito.