Servilusa realiza missas por alma de clientes falecidos

Este ano voltou a ser possível retomar as tradicionais missas que a Servilusa organiza anualmente, no mês de novembro. Em Elvas, a missa decorre amanhã, terça-feira, dia 9, na Igreja de São Domingos, e está marcada para as 19 horas.

Na quarta-feira, dia 10, a missa de homenagem decorre em Évora, na Igreja de Santo Antão, às 18 horas. Já na quinta-feira, dia 11 às 18 horas a missa de homenagem tem lugar em Campo Maior, na Igreja Matriz.

Este ano, são 29 as missas a realizar, de norte a sul do país, até dia 26 deste mês. Paulo Carreira, Diretor Geral de Negócio da Servilusa, sublinha que “depois da transmissão das Missas de homenagem aos Fiéis Defuntos ter sido efetuada em 2020 através da Internet, regressamos com o formato tradicional missas junto das comunidades locais onde a Servilusa se insere. Estas iniciativas têm registado sempre um impacto muito positivo junto de todos os participantes, que vêm nestas cerimónias uma oportunidade de recordar os seus Entes Queridos”.

As missas vão ter acompanhamento musical, com violino, órgão ou coros locais, no entanto em todas o objetivo é homenagear a memória dos que faleceram e reforçar o apoio que a Servilusa presta aos familiares de todos os que a escolhem num momento único: a cerimónia de despedida de alguém muito próximo.

A iniciativa das missas de Homenagem aos Fiéis Defuntos tem vindo a registar uma adesão cada vez maior, de ano para ano, reunindo em média mais de 12 mil pessoas em todo o país, desde há 14 anos, servindo ainda para a Servilusa reconhecer e agradecer às famílias que lhe confiaram a responsabilidade de organizar esses funerais.

São Martinho e Tiborna festejados no concelho de Avis

Entre os dias 8 a 14, diversas localidades do concelho de Avis festejam o São Martinho e a Tiborna, em eventos organizados pelo Município de Avis e pelas Freguesias e Uniões de Freguesias do concelho.
Durante seis dias, o Município avisense convida a “entrar no espírito da época e adira às diversas celebrações coletivas do magusto de São Martinho, que decorrem em Valongo, Benavila, Alcórrego, Figueira e Barros, Ervedal, Avis, Aldeia Velha e Maranhão, onde não vão faltar as famosas tibornas de pão com azeite da região, as castanhas, o vinho e a Animação Musical, aberta a toda a população.
Esta iniciativa vai contar com o apoio de diversas entidades e associações do concelho de Avis, que se juntam à organização das autarquias.

José Gaspar e Vera Pila vencem Maratona Popular de Badajoz

Foto: ANDRÉS RODRÍGUEZ

O português José Gaspar e a equatoriana Vera Pila foram os vencedores da 28ª Maratona Popular Cidade de Badajoz.

A prova marcou o regresso das atividades desportivas ao centro histórico da cidade mas não contou com público na chegada, devido à pandemia.

Na maratona e meia maratona inscreveram-se 1353 atletas.

Seniores de Campo Maior regressam ao Centro Comunitário

O Centro Comunitário de Campo Maior reabriu hoje com os propósitos para que foi criado: a ocupação dos tempos livres dos seniores da vila. A partir de amanhã, estão de regresso os ateliers para as senhoras e os senhores já têm disponíveis as salas de leitura e de convívio.

São Silveirinha, vereadora no município de Campo Maior, considera que “era imperativo devolver este espaço aos utentes que ali encontram uma segunda casa”. Já Cristina Pepê, coordenadora do Centro Comunitário de Campo Maior, refere que “todos os utilizadores do espaço aguardavam este dia com bastante expetativa”.

Centro Comunitário de Campo Maior reabriu esta segunda-feira. As inscrições para as ateliers decorrem ao longo de todo ao ano.

Elvas sem novos casos Covid esta segunda-feira

Elvas não regista esta segunda-feira, 8 de novembro, novos casos de Covid-19.

O concelho mantém-se com 13 casos ativos de infeção.

Desde o início da pandemia, Elvas regista 1.782 casos positivos, 1.740 altas e 29 óbitos.

Alentejo com mais 13 casos Covid

O Alentejo regista esta segunda-feira, 8 de novembro, 13 novos casos de Covid-19.

Por outro lado, não se registam hoje óbitos associados à doença, na região.

Desde março do ano passado, no Alentejo, foram reportados 40.374 casos positivos e 1.056 óbitos.

Rondão destaca Governação Municipal com todos partidos em Elvas no DN

O recém reeleito presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida, escreveu um artigo de opinião para o Diário de Notícias, intitulado “A política como missão de serviço público”, onde descreve o seu percurso politico e destaca aquele que deve ser caso único da politica autárquica nacional, todos os eleitos em três forças politicas, com pelouros num governo local, por oposição a situação de crise nacional onde o parlamento será dissolvido e estão marcadas eleições para 30 de janeiro e que transcrevemos aqui:

“Elvense de nascimento, foi em Évora que me iniciei na vida política, tendo assumido vários cargos. Em 1993 cheguei a Elvas como um candidato improvável, a quem não anteviam a vitória que viria a concretizar-se nas urnas, com maioria absoluta. Começava aqui um ciclo de 20 anos à frente dos destinos de uma das mais belas cidades de Portugal: Elvas.

Ao longo destes 20 anos, eleito sempre com maiorias absolutas, assumi a política como uma missão de serviço público. Um trabalho em prol da população do meu concelho, tendo, em termos financeiros, resolvido a situação difícil que a câmara atravessava.

Neste trajeto, dotei de todas as condições para a prática desportiva, cultural e de lazer, quer as freguesias urbanas quer as rurais e hoje em todas elas se consegue dar resposta aos residentes, desde o mais pequenino à terceira idade.

Em termos culturais, para além da requalificação que fizemos nos espaços existentes, organizámos grandes eventos aproveitando estas infraestruturas. A construção do Coliseu Comendador Rondão Almeida veio abrir uma janela de oportunidades nesta vertente.

Desde a sua abertura, em 2004, transformou-se na maior sala de espetáculos do Alentejo e um dos maiores coliseus do país. Com esta infraestrutura, Elvas passou a ser ainda mais uma cidade de eventos ao acolher espetáculos de todo o género. Ganharam os elvenses e os milhares de portugueses e espanhóis que, vindos de fora de Elvas, nos visitam.

Com uma lotação máxima que excede as 5500 pessoas, o que o torna um dos maiores espaços do seu género no sul do país, é palco de uma diversidade de eventos: desde concertos, a eventos desportivos, congressos e tauromaquia. No inverno Elvas já se tornou referência com a sua pista de gelo, coberta, e uma das maiores da Península Ibérica.

Na área desportiva, Elvas é hoje uma cidade dotada de todas as condições para acolher qualquer evento, em qualquer vertente desportiva. Temos quatro campos de futebol, uma pista de atletismo, piscinas, polidesportivos, um pavilhão desportivo, padel e ténis.

Em 2012 foi com orgulho que vimos a UNESCO classificar-nos como “Cidade-Quartel Fronteiriça de Elvas e suas Fortificações”, um trabalho árduo que conseguimos levar a bom porto e que catapultou Elvas, em termos turísticos, para o panorama nacional e internacional.

De uma cidade de interior, praticamente esquecida e de passagem para Badajoz, colocámos Elvas numa posição estratégica, na ligação Lisboa-Madrid, voltando a conquistar o seu lugar de Chave do Reino.

Aos 78 anos, é isto que considero ser a missão de um autarca: esta relação de proximidade com a sua população, ouvir e resolver os problemas que vão surgindo. Uma missão que nunca termina, que todos os dias abraçamos e tentamos levar a bom porto.

Sofremos alguns reveses nesta batalha que travamos, nem sempre conseguimos dar a melhor resposta aos nossos cidadãos, mas tenho a consciência de que tudo o que fiz foi em prol dos elvenses. Em 2013 deixei o cargo pela lei da limitação de mandatos, mas não abandonei a causa pública.

Após oito anos, como vereador, o povo voltou a manifestar a sua confiança no meu trabalho, e não vejo como entrave a idade, como alguns o afirmaram, mas sim como um incentivo. A experiência que adquiri ao longo destes anos permite-me ter mais sabedoria para desempenhar este papel.

Esta é a forma de se fazer política em Portugal. Na política não podemos olhar a partidos, mas sim ao que é melhor para a nossa população. Em Elvas, reuni três forças políticas: PS e PSD/CDS-PP e um movimento cívico, num “governo” único para os elvenses, unindo o que de melhor cada um pode fazer pelos nossos conterrâneos.

É este exemplo que quero deixar aos mais novos, numa altura em que a política não tem a melhor imagem pública. Hoje são poucos os que se reveem nos nossos políticos, talvez porque se tenham afastado da sua missão: o serviço público.

Hoje vive-se uma crise política, nacional, como muitas outras pelas quais já passámos. Estas situações colocam o país à prova e levam à desconfiança e à falta de credibilidade, com que hoje em dia são vistos os detentores de cargos públicos. Uma situação na qual não me revejo.

E, nesse sentido, quero deixar uma mensagem aos mais novos, para que não se coloquem à parte e sejam, cada vez mais, o futuro da política, assumindo esta missão de serviço público, em prol dos seus cidadãos.”

Mais 568 casos Covid e seis óbitos em Portugal

Portugal regista esta segunda-feira, 8 de novembro, mais 568 casos de Covid-19 e seis óbitos associado à doença.

Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 396 casos de recuperação.

Em todo o território nacional, há 360 doentes internados, mais 19 que ontem, 62 em unidades de cuidados intensivos (menos dois).

Desde o início da pandemia, morreram 18.209 pessoas com esta patologia em território nacional e foram identificados 1.098.125 casos de infeção. Da doença, já recuperaram 1.046.064 doentes.

Recolha de resíduos perigosos já é feita em Évora

Foi inaugurado, em Évora, um serviço de proximidade destinado à deposição de resíduos perigosos. Trata-se de um ponto de recolha itinerante concebido e gerido pela GESAMB, Gestão Ambiental de Resíduos EIM, que, para além de Évora, deverá servir todo o distrito até maio de 2022.

Este novo serviço, designado por Unidade Especial de Recolha de Resíduos Perigosos (UER2P), foi concebido com o propósito de recolher em segurança os resíduos que são demasiado perigosos para serem colocados no lixo comum. Totalmente gratuito, irá funcionar em regime itinerante com estadias de 5 a 21 dias por local e com a presença de um técnico dedicado para o esclarecimento de dúvidas e aconselhamento dos cidadãos interessados. Em Évora, o ponto de recolha foi instalado na Praça 1 de Maio, onde fica até ao próximo dia 12.

São considerados resíduos perigosos muitos dos objetos comuns presentes em todas as habitações, quer pelo potencial risco de contaminação na utilização ou armazenagem, quer no momento em que são descartados de forma imprópria no lixo comum. É o caso dos cosméticos, telemóveis, eletrodomésticos, lâmpadas, aerossóis, produtos de limpeza, pesticidas, tintas, vernizes, pilhas, baterias, etc. São objetos de uso quotidiano, perfeitamente seguros, mas que possuem na sua composição materiais tóxicos, inflamáveis, corrosivos e até contaminantes.

A disponibilização da unidade especial de recolha para este tipo de resíduos, pioneira no nosso País, vai abranger os habitantes dos 12 concelhos do distrito de Évora durante os próximos sete meses. Esta é uma boa oportunidade para descartar estes resíduos em segurança e com a garantia de que não irão causar danos ou contaminar o ambiente natural.

Guarda em formação em Portalegre detido por suspeitas de traficar diamantes

Um guarda em formação no 44.º Curso de Formação de Guardas, em Portalegre, foi detido esta segunda-feira, 8 de novembro, por suspeitas de tráfico de diamantes e ouro em missões militares noutros países, pela Polícia Judiciária (PJ).

Em nota de imprensa enviada à redação da Rádio ELVAS, a GNR revela que está com “total disponibilidade para colaborar com a Polícia Judiciária na investigação em curso”.
O guarda em formação em Portalegre, agora detido, adianta a GNR, ingressou no curso proveniente das Forças Armadas.

A PJ levou já a cabo a execução de cem mandados de busca e dez detenções no âmbito da Operação Miríade, na sequência de um inquérito dirigido pelo Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa.

Em causa está a investigação a uma rede criminosa com ligações internacionais, que se dedica ao contrabando de diamantes e ouro, tráfico de estupefacientes, contrafação e passagem de moeda falsa.

Seleções Nacionais de Futsal Sub-19 já treinam em Elvas

As Seleções Nacionais Sub-19 de Futsal estão em Elvas para um estágio, até quarta-feira, dia 10 de novembro.

Os treinos começaram na manhã desta segunda-feira, dia 8, no Pavilhão Municipal de Elvas, com a equipa das Quinas feminina, seguindo-se, depois, a formação masculina. Segundo o selecionador nacional da equipa masculina, José Luís Mendes, esta é uma formação “de muita qualidade”, com jogadores que, no futuro, poderão vir a representar a seleção A.

Incluídos neste estágio, estão dois jogos frente à seleção da Ucrânia, com vista à preparação do apuramento para o Europeu do próximo ano: um já amanhã, pelas 19 horas, no Pavilhão Municipal de Elvas. O outro realiza-se, na quarta-feira, no mesmo local, às 17 horas. “Em março temos o apuramento para o Campeonato da Europa de Sub-19 e é com esse intuito que nos estamos a preparar”, explica José Luís Mendes. “Se tudo correr bem, certamente iremos estar na fase final do Campeonato da Europa”, assegura o técnico.

José Luís Mendes espera ainda que o público possa encher o pavilhão de Elvas, nestes dois jogos, para apoiar a Seleção Nacional. “É sempre muito cativante para os miúdos, até porque vivemos um época e meia atípica, em que não houve público nas bancadas, portanto, é bom que o público regresse e tudo volte à normalidade”, comenta.

O selecionador nacional revela ainda que, em Elvas, a equipa foi “muito bem” recebida. “Eu já cá tinha estado, para fazer uma vistoria, acompanhado pelo vereador da Câmara e pelo técnico de Desporto. Estamos muito satisfeitos por estar aqui e as condições são excelentes”, acrescenta. Para este estágio, José Luís Mendes convocou 14 atletas.

Já o selecionador nacional da equipa feminina, Ricardo Azevedo, revela que o principal objetivo deste estágio passa, sobretudo, por “recuperar e recomeçar” um trabalho que, durante cerca de ano e oito meses, esteve parado, devido à pandemia. “Não tendo jogos internacionais, o pensamento foi trazer mais atletas, portanto, temos 18 atletas. A ideia é ajudar à evolução, prepará-las para o futuro, que é chegar à Seleção A, daqui a alguns anos”, começa por dizer.

Qualidade, garante Ricardo Azevedo, é coisa que não falta nas atletas que representam Portugal na modalidade de futsal. “Já somos vice-campeões da Europa feminino, somos campeões olímpicos de Sub-19, só nos falta ganhar o Europeu de Seniores A. Se não for com esta seleção, estas jovens também nos dão garantias que daqui a uns anos, conseguimos, de certeza”, garante.

Promover o futsal, no país inteiro, é um dos objetivos da Federação Portuguesa de Futebol, daí a realização deste estágio em Elvas, num distrito onde as equipas da modalidade não abundam. “Quando se escolhem os estágios, procuramos ir a distritos que precisam de mais atenção e a vinda das seleções nacionais, por norma, facilitam essa motivação dos jovens e das jovens”, adianta Ricardo Azevedo.

Até ao momento, o selecionador da equipa feminina garante que têm sido muito bem acolhidos em Elvas, sendo que amanhã, a equipa treina em Campo Maior.

Estradas, zona industrial e rede de água são aposta do Município de Borba

António Anselmo (na foto) foi reeleito, para o terceiro mandato, à frente da Câmara Municipal de Borba.

Além do conjunto de obras que está a decorrer, o presidente garante que pretende, nos próximos quatro anos, fazer a substituição completa de todas as infraestruturas relacionadas o abastecimento de água e rede de saneamento. “Água e saneamento são fundamentais e não é só substituir o pavimento, é tudo o que são infraestruturas para que possamos acabar com todos os problemas relacionados com roturas. Já temos alguns orçamentos e vamos com calma”.

Por outro lado, o autarca considera que há duas estradas que devem ser feitas no concelho: “a ligação da Aldeia de Sande à Orada e a estrada do Alfaval”. Simultaneamente, há que pensar “na criação de loteamentos a preços acessíveis para os jovens se fixarem”.

António Anselmo cumpre assim o terceiro e ultimo mandato à frente da Câmara Municipal de Borba. O autarca foi reeleito pelo Movimento Unidos por Borba.

Campo Maior sem novos casos de Covid-19

De acordo com as Autoridades de Saúde, nas últimas 24 horas, não se verificaram novos casos de Covid-19 no concelho de Campo Maior.

Sendo assim, 740 dos 754 casos confirmados já estão curados, existindo hoje dois casos ativos no concelho.

Encontro Nacional do Árbitro Jovem é em Castelo de Vide

Castelo de Vide vai receber a 21ª edição do Encontro Nacional do Árbitro Jovem (ENAJ), em outubro de 2022, em resultado de um protocolo assinado entre o Município castelo-vidense e a Associação de Futebol de Portalegre (AFP).
A vila do distrito de Portalegre vai ser o local onde muitos dos jovens árbitros portugueses se vão encontrar novamente, para realizar este histórico e único momento de treino, partilha e conhecimento entre profissionais e principiantes atletas da arbitragem.
O presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, António Pita, sublinha a importância de trazer este “evento desportivo de grande prestígio para a região” e também como contributo “para a coesão social num território do interior, possibilitando através do desporto a promoção e divulgação do concelho e dos seus equipamentos”.
Daniel Pina, presidente da AFP, referiu que “é com muita satisfação que recebemos o ENAJ no distrito. Certamente é uma oportunidade de divulgação da arbitragem portuguesa e que entendemos ser importante para atrair mais jovens para o sector”.
Luciano Gonçalves, presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol, assegurou que o evento vai ser “uma oportunidade de excelência para atrair mais jovens para esta nobre causa”.

Seleção nacional feminina de futsal (sub-19) em Elvas e Campo Maior

Foto: FPF

A seleção nacional feminina de futsal de sub-19 vai estar a estagiar em Elvas e Campo Maior, entre até quarta-feira, dia 10.

No domingo, as jogadoras concentraram-se no Porto e em Lisboa durante a tarde, para chegar a Elvas às 21.30 horas.
Esta segunda-feira, dia 8, há dois treinos no Pavilhão Desportivo Municipal de Elvas, às 10 e às 17 horas.
Na terça-feira, 9 de novembro, o programa das jogadoras nacionais inclui treinos bidiários, no Pavilhão Desportivo Rui Nabeiro, em Campo Maior, às 10 e às 16.30 horas.
Por fim, na quarta-feira, dia 10, este estágio encerra com um treino em Elvas, às 10 horas, no Pavilhão Desportivo Municipal, na Fonte Nova.

Clube dos Maiores regressa esta segunda-feira ao Centro Comunitário

O Clube dos Maiores reabre hoje, segunda-feira, 8 de novembro, no Centro Comunitário, com os idosos que usufruem das diversas atividades, a poderem já frequentar este local.

A vereadora no município de Campo Maior, São Silveirinha, adianta que a reabertura está marcada para as 14 horas, onde haverá lugar para “um pequeno convívio, entre todos aqueles que veem este espaço como a sua segunda casa”.

Clube dos Maiores que regressam hoje ao Centro Comunitário de Campo Maior. De recordar que, no último ano e meio, este espaço esteve encerrado para este tipo de atividades, uma vez que era o local destinado à vacinação contra a Covid-19.

Tiago Picão de Abreu eleito presidente da concelhia do CDS-PP

Foto: adcecija.pt

Tiago Picão de Abreu (na foto) foi eleito, por unanimidade, presidente da concelhia de Elvas do CDS-PP, em reunião da Assembleia Concelhia de Elvas do partido realizada ontem, domingo, dia 7.

Da Comissão Política Concelhia fazem ainda parte José Luís Portas, Sebastião Caldeira Fernandes e Paula Cristina Simões Gameiro, como vice-presidentes; Beatriz Valentim Franco (secretária) e como vogais foram eleitos Manuel Maria Barreira da Cruz; Isabel Margarida de Abreu e Silva Correia Dias Pereira; Tiago Abreu; Ana Isabel Picão de Abreu; Hélder Sabino; Tiago Brito; Maria Paula Barradas; Inês Dragão; Eujalsino Brinquete e Rui Pedro da Eira.

Rita Lopes Malpique foi eleita presidente da Mesa do Plenário Concelhio tendo como vice-presidente Ana Maria Cortes Caldeira e como secretária, Mariana Mendes.

José Luís Portas, Sebastião Caldeira Fernandes, Beatriz Valentim Franco, Hélder Sabino e Rui Pedro da Eira são delegados à Assembleia Distrital.