A Arkus, Associação Juvenil é uma associação sem fins lucrativos, que se enquadra numa estrutura capacitada a pertencer ao clube UNESCO, informa que deu “esse passo em frente”.
O clube tem como base grupos de pessoas que acreditam nos ideais da UNESCO e desejam apoiar a organização na sua missão. Estas estruturas têm como objetivo promover a UNESCO e os seus programas, propagar os seus ideais através de iniciativas inspiradas nas atividades da organização, contribuir para a formação cívica e democrática dos seus membros.
A Arkus, além das inúmeras atividades e projetos que desenvolve, é uma associação que “alargou os seus campos de ação, centrando os seus esforços na dinamização local e social, através da cultura, economia, turismo, desporto, saúde e bem-estar, colmatando, assim, lacunas existentes”, segundo a coletividade. Os projetos da Arkus “incidem maioritariamente sobre os jovens mas também sobre as restantes faixas etárias, de modo a criar uma intergeracionalidade”, refere a associação.