Contrato entre o Município de Elvas e a Aquaelvas vai ser alvo de auditoria

O “Contrato de Concessão da Exploração e Gestão dos Sistemas de Distribuição de Água para Consumo Público e de Recolha de Efluentes do Concelho de Elvas”, celebrado entre o Município de Elvas e a Aquaelvas, vai ser alvo de uma auditoria. A proposta para realização desta auditoria foi assinada pelos seis eleitos presentes na reunião de câmara realizada esta quarta-feira, dia 27, no salão nobre dos paços do concelho.

No final da reunião, Rondão Almeida, presidente da Câmara Municipal de Elvas, referiu que “a autarquia vai lançar concurso para a empresa responsável por esta auditoria, que vai incidir desde o momento em que as águas foram concessionadas até ao dia de hoje, com todas as alterações que foram feitas. Vai ser exigido à empresa externa que faça a auditoria em quatro ou cinco meses para que possamos ter armas que nos possam levar à rescisão do próprio acordo”.

Por outro lado, o autarca garantiu que vai reunir com os representantes da empresa para perceber a questão “dos funcionários que passaram para a Aquaelvas, há 12 anos, e atualmente já regressaram praticamente todos à autarquia”.

Paula Calado, vereadora eleita pela coligação PSD/CDS-PP na câmara de Elvas, considerou que “esta auditoria é a única forma de conseguir argumentos, caso eles existam, para terminar com o contrato.  Eu quando prometo fazer alguma coisa faço de tudo para que isso aconteça. Tive sorte de encontrar recetividade do atual presidente para apurarmos o que se passa com a empresa e de irmos até às ultimas consequências”.

A vereadora afirmou que “quem achar que as coisas se fazem de outra maneira, é porque não tem experiência nenhuma ou então está de má-fé”.

A Câmara Municipal de Elvas vai abrir concurso para empresas externas à região e que possam realizar este serviço de auditoria.

A Rádio ELVAS tentou ainda obter uma reação a esta reunião de câmara por parte dos dois eleitos do Partido Socialista presentes (Vitória Branco e Tiago Afonso), mas os mesmos não se mostraram disponíveis para prestar declarações.

Kartódromo de Portalegre volta a acelerar a 14 de novembro

O Kartódromo de Portalegre vai voltar a receber competições de Karts a 14 de novembro (domingo). No âmbito do Convívio de São Martinho 2021, vão decorrer três corridas a integrar a categoria de Cadetes, com pilotos até aos 10 anos de idade, com a participação de equipas dos distritos de Portalegre, Castelo Branco e Santarém.

Vão ter lugar, igualmente, uma corrida de Sprint (45 minutos), uma corrida de Endurance, (duas horas de duração), nas categorias de GT2 (karts de 270cc fornecidos pela organização), Protótipos 1 (390cc) e Protótipos 2 (270cc). Cada equipa terá dois a três pilotos e os cadetes vão fazer uma corrida dividida em duas mangas, de dez voltas cada uma.

Entre pilotos, equipas e familiares, a organização espera “cerca de 500 pessoas”, num dia que pretende também “incentivar o convívio entre todos os amantes da modalidade”. A organização destas provas é assegurada pela Descularte, Grupo Motard Novo Milénio e Loja do Kart

Câmara de Elvas anula concurso para contratação de trabalhadores

O concurso para 46 postos de trabalho, aberto em maio deste ano pela Câmara Municipal de Elvas, foi anulado.

A decisão foi aprovada em reunião de câmara, que decorreu na tarde desta quarta-feira, dia 27 de outubro, em sessão aberta ao público, com quatro votos a favor, dos eleitos do Movimento Cívico e da vereadora do PSD, e duas abstenções, dos dois vereadores presentes do Partido Socialista.

Por indicação do presidente da Câmara Municipal de Elvas, Rondão Almeida, apenas duas áreas se mantêm a concurso: as contratações de nadadores salvadores e de assistentes operacionais para as escolas.

Alunos de Campo Maior de regresso após experiência Erasmus+

Os alunos do projeto Erasmus +, do Agrupamento de Escolas de Campo Maior, já regressaram à vila depois de uma semana em Benicassim, comunidade Valenciana.

Participaram neste intercâmbio os alunos pertencentes às turmas do curso profissional de Técnico de Turismo, do Curso Profissional de Técnico de Turismo Ambiental e Rural e do 10.º ano de ensino regular.

Durante este dias, os jovens tiveram oportunidade de realizar diversas atividades, visitas turísticas e troca de experiências com alunos locais.

 

Portugal com mais 965 casos Covid e três óbitos

Portugal regista esta quarta-feira, 27 de outubro, mais 965 casos de Covid-19 e três óbitos associado à doença.

Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 597 casos de recuperação. Existem 31.243 casos ativos da infeção em Portugal, mais 365 que ontem.

Em todo o território nacional, há 316 doentes internados, mais 15 que ontem, 61 em unidades de cuidados intensivos (menos um).

Desde o início da pandemia, no país, foram reportados 1.087.245 casos de infeção , 18.144 óbitos e 1.037.585 altas.

Invasoras Aquáticas expostas em Estremoz até final do ano

Inaugurada no passado sábado, 23 de outubro, no Centro de Ciência Viva (CCV) de Estremoz a exposição “Cuidado! Invasoras Aquáticas”, pode ser visitada todos os dias, exceto feriados, das 10 às 18 horas, até 31 de dezembro.

Composta por mais de 25 painéis distribuídos pelo claustro das instalações do CCV de Estremoz, os painéis mostram as principais espécies aquáticas invasoras da Península Ibérica, o seu grau de ameaça à fauna e flora autóctones, bem como as consequências e o impacto ambiental, socioeconómico e sanitário que implicam.

Esta exposição itinerante é desenvolvida pelo Museu Nacional de Ciências Naturais, (CSIC) de Madrid no âmbito do projeto Life Invasqua, conta com a participação da Universidade de Évora para a conscientização do público ibérico em relação às espécies exóticas invasoras dos ecossistemas aquáticos, bem como de grupos interessados e envolvidos nesta problemática.

Durante os próximos dois anos, a exposição ser apresentada em outros Centros Ciência Viva e museus portugueses.

Frutos do outono nos restaurantes de Viana do Alentejo

No próximo dia 5 de novembro regressa o ciclo gastronómico do concelho de Viana do Alentejo, desta vez, com a semana dedicada aos frutos de outono.

“Frutos do Quintal” dá o mote a este terceiro evento que se estende até dia 11 de novembro, em 12 restaurantes aderentes do concelho: em Aguiar, Café-Restaurante A Romeirinha, Café-Restaurante Petiscos D’ Agar e Bar do Grupo Desportivo de Aguiar; em Alcáçovas, Café-Restaurante “O Barrela”, Restaurante “Sabores da Vila”, Café-Restaurante “Esperança”, Café-Restaurante “O Gaiato”, Café – Restaurante “As Piscinas” e Restaurante “O Chocalho”; e em Viana do Alentejo, Churrasqueira “Escadinhas”, “A Taberna da Maria” e Churrasqueira “Três Bicas”.

O outono traz consigo dias mais cinzentos e temperaturas mais amenas, com os pratos de carne ou peixe e as sobremesas a ganhar outros sabores. A abóbora, as castanhas assadas ou cozidas, os pinhões, as nozes, as tangerinas, os diospiros, as romãs e os marmelos não podem faltar à mesa nesta época do ano e estão, igualmente, presentes nos restaurantes aderentes do concelho de Viana do Alentejo, que irão ter castanhas oferecidas pelo Município.

Esta iniciativa integra o calendário do ciclo gastronómico, dinamizado pelo Município de Viana, com o intuito de estimular e dinamizar a economia local, nomeadamente o setor da restauração e que incluiu as semanas dedicadas ao borrego, à sardinha e, ainda em dezembro, a semana dedicada ao porco.

“Elvas + Solidária” chega ao fim com feedback positivo

Chega esta quarta-feira, dia 27, ao fim o programa Elvas + Solidária, que resultou de uma colaboração entre a Rádio ELVAS e o projeto CLDS 4G de Elvas. Durante os últimos dez meses, o principal objetivo deste programa passou por consciencializar os agregados familiares para a importância de uma parentalidade saudável.

Sara Ferreira (na foto), coordenadora do projeto CLDS 4G de Elvas, explica que “é importante que os pais e as mães satisfaçam as necessidades básicas das crianças e que lhe proporcionem um mundo físico organizado, seguro e previsível”.

De acordo com a responsável, numa relação parental é importante ter atenção à responsividade e ao controlo: “a responsividade tem a ver com a capacidade de reconhecer e satisfazer as suas necessidades com afeto; o controlo tem a ver com a capacidade de definição de regras e milites, de atribuição de consequências adequadas face ao não cumprimento de regras”.

O Programa Elvas + Solidária termina esta semana. Pode ouvir hoje às 12.30 e 16.30 horas, com repetição no próximo domingo.

Campo Maior sem novos casos de Covid-19

De acordo com as Autoridades de Saúde, nas últimas 24 horas, não se verificaram novos casos de Covid-19 no concelho de Campo Maior.

Sendo assim, 740 dos 752 casos confirmados já estão curados, não existindo casos ativos no concelho.

Uma em cada três crianças sofre de obesidade ou pré-obesidade

O excesso de peso entre as crianças é um grave fator de risco para o desenvolvimento de diversas doenças como a hipertensão arterial ou a diabetes tipo 2.Além disso, as crianças obesas são, por vezes, vítimas de bullying e são mais suscetiveis a problemas do foro psicológico em adultas.

De acordo com os dados de 2019, os últimos conhecidos, “uma em cada três crianças em Portugal sofre de obesidade ou pré-obesidade. Houve um decréscimo, do índice de obesidade infantil, nos últimos dez anos de quase nove por cento”, segundo Mário Silva, da Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil.

O responsável refere que os dados de 2020 deixam as diversas entidades bastante “apreensivas, devido ao período de grande sedentarismo provocado pela pandemia”. De acordo com a APCOI, estima-se que “durante o primeiro confinamento tenha ocorrido um aumento de cerca de 10 por cento no peso das crianças”.

A Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil vê com bons olhos a lei que proíbe a venda de determinados alimentos nos bares das escolas. Miguel Silva considera que “se as escolas promovem a educação, inclusive ao nível da alimentação, não poderiam vender este tipo de alimentos”.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, são consideradas com excesso de peso, as crianças cujo IMC está entre os percentis 85 e 97, e acima destes valores é considerada obesidade. O sedentarismo e a alimentação inadequada são fatores de risco para o desenvolvimento de obesidade, contudo ambos são possíveis de controlar.

Gabinete de Estética Cláudia Cabanas no “Retoma da Economia”

O Gabinete de Estética Cláudia Cabanas localiza-se na Rua do Património, na Fonte Nova, em Elvas, há cerca de dois anos.

Desde os seus 18 anos, Cláudia Cabanas dedica-se a este ramo, tendo, nessa altura, começado a trabalhar num cabeleireiro, onde segundo revela começou “a ganhar o gosto pela estética”, motivo pelo qual há quase 20 anos trabalha neste setor, agora, no seu próprio gabinete.

Quanto aos serviços disponíveis Cláudia tem ao dispor dos clientes: depilação a cera e laser, tratamentos de corpo, limpezas de pele (em parceria com uma clínica), assim como manicure e pedicure, incluindo o verniz gel.

Tendo em conta os quase 20 anos que trabalha neste setor, Cláudia Cabanas afirma que “há clientes que me acompanham desde os meus 18 anos, porque acaba por se criar uma amizade, e há pessoas que, para mim, são como família”.

Gabinete de Estética Cláudia Cabanas está em destaque esta semana no “Retoma da Economia”, um programa que conta com o apoio da Câmara Municipal de Elvas. Pode ouvir a entrevista completa, aqui:

Baja Portalegre condiciona trânsito na capital de distrito

A 35ª edição da “Baja Portalegre 500” decorre entre esta quinta-feira, dia 28 e sábado, 30 de outubro, estando previsto que, para além das mais de quatro centenas de pilotos inscritos e respetivas equipas de apoio, staff pertencente à organização da prova e entidades convidadas, se desloquem à cidade de Portalegre para assistir à cerimónia de partida, que terá lugar amanhã, a partir das 19 horas, alguns milhares de pessoas.

Nesse sentido, o Comando Distrital de Portalegre da PSP apela a todos os participantes e ao público em geral que cumpram não só as normas, orientações e recomendações da Direção Geral de Saúde, como também das forças de segurança e agentes de Proteção Civil.

“Em concreto, deverá ser dado cumprimento à proibição de estacionamento e ao condicionamento da circulação rodoviária na cidade de Portalegre”, entre as 8 horas do dia 27 e as 4 horas do dia 29 de outubro, nas seguintes artérias: Avenida da Liberdade, lado ocidental (entre a Rotunda do Rossio e a Avenida Movimentos das Forças Armadas / traseiras dos CTT); e Rua Alexandre Herculano, em toda a sua extensão (entre a Rotunda do Navio e a Avenida da Liberdade).

Como alternativa, a PSP recomenda que o acesso à cidade de Portalegre se faça pelas suas entradas norte e oeste, isto é, pela Rotunda do Areeiro/Avenida do Bonfim e pela EN 18/Avenida do Brasil, respetivamente.

Euromilhões com jackpot de 54 milhões na sexta-feira

Nenhum apostador acertou na chave vencedora do sorteio do Euromilhões de ontem, 26 de outubro, pelo que, na sexta-feira, estará em jogo um jackpot de 54 milhões de euros.

O segundo prémio, de 181 mil euros, saiu a três jogadores no estrangeiro, enquanto o terceiro, de 21 mil euros, contempla um total de seis apostadores, um deles em Portugal.

O quarto prémio, no valor de 1.700 euros, saiu 23 jogadores, todos eles no estrangeiro.

A chave vencedora do sorteio de ontem é composta pelos números 12, 15, 20, 42 e 44 e as estrelas 1 e 2.

Dispositivo terrestre de combate a incêndios rurais ativo até dia 31

O dispositivo terrestre de combate a incêndios rurais, nas corporações de bombeiros, vai, por decisão do Governo, manter-se ativo até ao final deste mês de outubro devido às previsões meteorológicas favoráveis a este tipo de ocorrências.

Tiago Bugio (na foto), comandante dos Bombeiros Voluntários de Elvas, vê com bons olhos este prolongamento, uma vez que “é uma mais valia operacional, uma vez que, apesar de já termos alguns dias com alguma pluviosidade, uma vez que já choveu, os combustíveis finos ainda estão com uma percentagem de humidade muito baixa o que propicia a ocorrência de incêndios rurais”.

De acordo com Tiago Bugio, comparativamente com o ano passado, o concelho de Elvas registou este ano “mais três incêndios rurais. Não é um valor significativo mas representa também um aumento da área ardida. A contribuir para essa situação, o incêndio da conhecida Mata de Vila Boim e um incêndio que deflagrou em Santa Eulália”.

O concelho de Elvas conta, até dia 31, com uma equipa de combate a incêndios, constituída por cinco elementos, e uma equipa de abastecimento, com dois elementos.