Cerca de 800 pessoas na vara larga em São Vicente

A praça de touros de São Vicente, no concelho de Elvas, foi, na tarde deste sábado, 16 de outubro, espaço para mais uma atividade tauromáquica, no âmbito do festival “Bravafición”.

Depois de na noite de ontem, a rua Nova do Poente ter sido pequena para todos aqueles que quiseram participar na primeira largada de touros do evento, desta feita foram cerca de 800 as pessoas que procuraram divertir-se com uma mão cheia de animais da Ganadaria Irmãos Serpa, que, na arena, enfrentaram algumas dezenas de jovens mais aventureiros e destemidos, numa tourada à vara larga.

Para Andresa Garriapa, da organização, a afluência de público nestes dois primeiros dias de festival supera todas as expectativas, pelo que se ainda antes do arranque desta primeira edição do evento já pensava em dar continuidade ao mesmo, agora não tem qualquer dúvida. Ainda assim, sente que para o sucesso do evento tem contribuído o facto da população ter sido privada deste tipo de iniciativas durante dois anos.

Já o recém reeleito presidente da Junta de Freguesia de São Vicente e Ventosa, João Charruadas, diz ser de salutar o esforço dos jovens que, por estes dias, organizam este tipo de iniciativas. Com elas, garante, beneficia a própria freguesia, que ganha uma vida diferente, mas sobretudo os restaurantes, que conseguem faturar mais que o habitual. A verdade é que nestes dois primeiros dias de festival, não só gente do concelho de Elvas se deslocou a São Vicente, mas também de concelhos limítrofes, como Campo Maior, Monforte e Arronches, bem como dos distritos de Évora, Lisboa e Santarém.

Para os próximos dois dias estão previstas mais duas largadas de touros: este domingo, às 17 horas; e na segunda-feira, pelas 21 horas. No próximo sábado, dia 23, cabe à Tertúlia Tauromáquica Elvense organizar, também em São Vicente, uma demonstração de pegas, com a participação de seis grupos de forcados, seguida de uma festa, com a música de Miguel Bravo e do grupo Sin Rumo.