Alunos do ensino superior podem candidatar-se a bolsas de estudo

As candidaturas para inscrição e renovação das bolsas de estudos para alunos do Ensino Superior, atribuídas pela Câmara Municipal de Elvas, encontram-se a decorrer até 31 de outubro.

Os candidatos poderão fazer a sua candidatura após a formalização da matrícula junto da instituição de ensino superior que frequenta. No caso de não ser o primeiro ano, é necessário ter obtido aproveitamento no ano letivo anterior.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Para concorrer, os alunos têm que residir no concelho de Elvas; estar matriculado no ensino superior público, particular ou cooperativo; ter idade igual ou inferior a 25 anos; terem, no conjunto do agregado familiar, um rendimento anual ilíquido, per capita, igual ou inferior a 8962,00 euros; e ter obtido aproveitamento escolar no ano anterior (ter transitado de ano).

As candidaturas devem ser formalizadas no Balcão Único da Câmara Municipal de Elvas ou no Balcão Virtual, em https://servicosonline.cm-elvas.pt/, entregando a documentação necessária para o efeito.

[/shc_shortcode]

Câmara de Borba decide funcionamento de eventos da cidade

A Câmara Municipal de Borba reúne na próxima quarta-feira, dia 13, em reunião ordinária, marcada para as 10 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

No período da ordem do dia, está em cima da mesa a aprovação da ata 20/2021; as normas de funcionamento da Festa da Vinha e do Vinho; as bolsas de estudo por carência económica 2021/2022 e as condições de admissão de feirantes para a Feira dos Santos.

Alentejo tem mais 59 casos de Covid-19

A região Alentejo registou, nas últimas 24 horas, mais 59 casos de casos de infeção por Covid-19, não havendo mortes a lamentar.

Desde o início da pandemia, a região conta com 39 399 infetados e 1030 mortes.

Portugal regista mais 704 casos Covid e sete óbitos

Portugal regista hoje, sábado dia 9 de outubro, mais 704 casos de Covid-19 e sete óbitos associados à doença.

Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 767 casos de recuperação.

Em todo o território nacional, há 321 doentes internados, menos 11, 55 em unidades de cuidados intensivos.

Alandroal conta com nova Sinalética Turística Inteligente

O município de Alandroal concluiu a instalação de um novo sistema de sinalética turística inteligente que aumenta a comunicação com o turista e facilita a sua experiência de visitação dos centros históricos, monumentos e outros pontos de interesse.

A sinalética é destinada à visitação pedonal e recorre a um serviço inovador denominado Inventrip que transmite informação personalizada, permitindo aos turistas consultar a oferta cultural e turística de cada destino, construir viagens à medida e reservar alojamentos e atividades.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

O sistema é baseado numa nova tecnologia com dispositivos eletrónicos denominados beacons. Estes dispositivos estão colocados nos postos de turismo e nas placas de sinalização turística e vão fornecer informação atualizada aos turistas.

A aproximação aos beacons de smartphones com sistemas operativos Android ou IOS, após descarregamento de uma aplicação, permite obter informação adicional e ligação a outros pontos de interesse.

Este é um projeto comum a todos os municípios da Associação Transfronteiriça dos Municípios do Grande Lago de Alqueva (ATLA), financiado em 85% pelo Turismo de Portugal através do Programa Valorizar o Turismo de Interior.

O investimento do município de Alandroal corresponde a cerca de 40 mil euros, com cerca de 6 mil euros de fundos próprios.

[/shc_shortcode]

Graça Luna Pais espera que “os elvenses não se defraudem”

Graça Luna Pais (na foto), cabeça de lista do Movimento Cívico por Elvas liderado por Rondão Almeida, foi eleita presidente da Assembleia Municipal, na primeira sessão de instalação deste órgão autárquico com 22 votos a favor e seis nulos.

“A nossa aposta desde sempre e o nosso principal objetivo foi sempre congregar as sinergias de todas das forças politicas em prol de Elvas. Vou dar o meu melhor e espero que os elvenses não se defraudem com a nossa proposta e com aquilo que nos formos capazes de fazer”, referiu-nos no final da cerimónia.

Graça Luna Pais refere que, enquanto presidente da Mesa da Assembleia, cabe-lhe “gerir os espaço de debate e de discussão, que se pretende que se pretende que seja responsável e claro”.

Luna Pais foi eleita em lista única com 22 votos a favor e seis nulos, sendo Rui Jesuíno (PS) e Maria José Poejo (PSD/CDS) secretários da mesa.

Nuno Mocinha toma posse para “honrar os 3200 votos” no PS

Nuno Mocinha (na foto) passou ontem “a pasta” de presidente de câmara a Rondão Almeida. O ex-presidente da Câmara de Elvas foi empossado vereador no entanto, entregou um requerimento para suspender o mandato: “se eu ficasse na câmara, ficaria sem ordenado, porque outra coisa nunca faria sentido. Sempre disse que poderiam contar comigo como vereador mas da oposição”.

“Eu estive 20 anos ligado à câmara, não estou vinculado a nada e tenho que ir procurar a minha vida. Especula-se sempre muita coisa mas eu gostava de esclarecer. Se eu não tomasse posse, não honrava os 3200 votos que foram depositados no Partido Socialista. Assim tomei posse. Suspendi, é verdade, porque tenho que procurar outra ida profissional”, garantiu. A Rádio ELVAS sabe que este pedido de suspensão tem a duração de um ano.

Nuno Mocinha desejou ao novo executivo e a todos os eleitos “as maiores felicidades” garantindo que não sai com “mágoa” mas sim “de cabeça erguida. A mim quem me tirou da câmara não foi a polícia nem nenhum tribunal, mas sim o povo. E é isso que conta. As pessoas viram o trabalho que foi feito e decidiram que estava na hora de vir outra pessoa, Decidiram bem”.

Câmara e Assembleia de Arronches tomaram posse

A tomada de posse dos eleitos da câmara e assembleia municipal de Arronches decorreu na passada quinta-feira, dia 7, no auditório do Centro Cultural de Arronches.

A sessão iniciou-se com a tomada de posse do novo executivo da Câmara Municipal, o qual é agora composto pelo presidente João Crespo, pelo vice-presidente Paulo Furtado e pelos vereadores Maria João Fernandes, João Luís Feiteira e Nuno Costa.

Decorreu então a instalação da Assembleia Municipal, tomando posse todos os eleitos, seguindo-se a eleição da mesa do órgão, tendo a única lista apresentada recebido 11 votos a favor, existindo ainda 6 votos em branco. Assim, a Mesa da Assembleia Municipal será novamente presidida por José Bigares, que neste mandado terá como 1.º Secretário, Luís Ramalho e como 2.ª Secretária, Maria João Valentim.

Antes de terminar esta cerimónia, a Assembleia Municipal já devidamente instalada procedeu à eleição dos representantes deste órgão na Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, tendo sido definidos como membros efetivos, Luís Ramalho e Ana Crespo e como membros suplentes, Francisco Corado e José Garção.

Rondão Almeida dá pelouros a todos os eleitos

Rondão Almeida (na foto) tomou ontem posse como presidente da Câmara Municipal de Elvas.

No final da cerimónia, já empossado como presidente de câmara, Rondão Almeida referiu-nos que “o primeiro desafio que fiz aos eleitos do PS e da coligação PSD/CDS-PP foi se estavam disponíveis para que eu na próxima reunião os designasse como vereadores a tempo inteiro. Fiquei satisfeito que todos se disponibilizaram para que possamos trabalhar em grupo e pela cidade”.

“Muitas vezes os elvenses questionavam-se: ele (Rondão) já chegou aos 6-1, será que um diz será capaz de chegar aos 7-0? Nesta situação, o povo é que tem a palavra e parece-me que acabaram por votar em pessoas que têm noção das responsabilidades que assumiram”, garantiu.

Ainda ontem, Rondão Almeida entregou a ordem de trabalhos da primeira reunião do executivo elvense, a realizar na próxima quarta-feira. “Numa das propostas irei, evidentemente, propor que a câmara aceite todos aqueles que eu mencionei como vereadores a tempo inteiro. A partir dessa reunião, é que o presidente passa a ter autonomia para realizar um despacho individual, a cada vereador, com o que lhe vai delegar, uma vez que recai tudo sobre o presidente da câmara. Posteriormente, faço a distribuição destes pelouros”.

O presidente refere que para o lugar de Nuno Mocinha, que suspendeu o mandato, irá “Tiago Afonso. Até já tenho o pelouro pensado para ele. Está tudo organizado”.

Adelaide Teixeira renuncia mandato de vereadora em Portalegre

Adelaide Teixeira (na foto) apresentou ontem a sua renuncia ao mandato de vereadora, eleita pela CLIP, nas autárquicas do passado dia 26.

De recordar que Adelaide Teixeira, antiga presidente da Câmara Municipal de Portalegre, perdeu a presidência para Fermelinda Carvalho, eleita pelo PSD e antiga presidente da Câmara Municipal de Arronches.

Após a renuncia de Adelaide Teixeira, o executivo portalegrense fica assim composto: Presidente – Fermelinda Carvalho (PSD); António Casa Nova (PSD; Laura Galão (PSD); Luís Testa (PS); Margarida Curinha (PS); Nuno Lacão (CLIP); João Nuno Cardoso (CLIP).

Caminhe e corra para apoiar a Liga Portuguesa Contra o Cancro

Como forma de assinalar o “Outubro Rosa”, iniciativa de prevenção e diagnóstico do cancro da mama da responsabilidade da Liga Portuguesa Contra o Cancro, o grupo Campo Maior Trail Runners, do GEDA associou-se ao Município de Campo Maior na promoção de uma caminhada/corrida aberta a toda a população.

Carlos Pepê, do GEDA, refere “a atividade conta com uma corrida de dez quilómetros e duas caminhadas uma de cinco e uma de dez quilómetros. O objetivo é que toda a gente participe e faça desporto e por isso escolhemos aqui diferentes formas de participação”.

“A inscrição não tem custo. No entanto, apesar de não ser obrigatório, é pedido às pessoas que adquiram a t-shirt rosa que está à venda no Centro Comunitário da vila, pelo custo de seis euros, e assim apoiam a Liga Portuguesa Contra o Cancro”, sublinhou.

A partida está marcada para as 9 horas, no Jardim Municipal de Campo Maior.

Euromilhões com jackpot de 220 milhões de euros

O próximo concurso do Euromilhões, na terça-feira, vai contar com um jackpot de 220 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou na chave de ontem, composta pelos números 1, 10, 23, 42 e 46 e pelas estrelas 3 e 5.

O segundo prémio, no valor de cerca de 166 mil euros foi entregue a nove apostadores, um deles com aposta registada em Portugal.

Já o terceiro prémio, no valor de 15 mil euros, foi entregue a 23 apostadores, um deles com aposta registada em Portugal.