Nuno Mocinha suspendeu mandato

O ex-presidente da Câmara de Elvas, Nuno Mocinha, foi empossado vereador, na noite desta sexta-feira.

No entanto, Mocinha suspendeu o mandato à vereação, dado que não mostrou interesse em aceitar pelouros na nova Câmara Municipal liderada por Rondão Almeida.

“O Elvas” perde 6-1 em Setúbal com o Vitória

Foto arquivo

“O Elvas” Clube Alentejano de Desportos perdeu 6-1 com o Vitória Futebol Clube, em Setúbal, num jogo-treino realizado na tarde desta sexta-feira dia 8, no Estádio do Bonfim.

Ao intervalo, havia 2-1. Os sadinos chegaram a 2-0 mas os alentejanos reduziram. Na segunda parte, “O Elvas” cometeu erros na saída de bola defesa-ataque, que lhe custaram três dos quatro golos sofridos.

“O Elvas” e Vitória não se defrontavam em seniores desde a temporada de 1987/88, na I Divisão, há mais de 33 anos, numa época em que os dois clubes empataram os dois jogos: 0-0 no Alentejo e 1-1 em Setúbal.

O Clube Alentejano de Desportos volta a jogar para o Campeonato de Portugal no próximo dia 24, nos Açores, diante do Sporting Ideal, uma vez que, neste fim-de-semana, há pausa para as seleções e, dentro de oito dias, há a terceira eliminatória da Taça de Portugal, já com os azuis-e-ouro afastados.

Livro TENSHO apresentado em Vila Viçosa

O livro infantil TENSHO – Os novos amigos do País do Sol Nascente vai ser apresentado sábado, dia 9 de outubro, no Paço Ducal de Vila Viçosa.

A obra conta com textos de Tiago Salgueiro, ilustração de Sara Malhado e atividades de Maria de Jesus Coelho.

A entrada será livre mas sujeita a marcação prévia pelo telefone 268980659 ou pelo email : info.pdvv@fcbraganca.pt

Rondão Almeida toma posse como presidente da Câmara de Elvas

A tomada de posse do executivo elvense está a decorrer no Cineteatro Municipal de Elvas, com transmissão em direto na Rádio ELVAS.

Rondão Almeida toma a esta hora posse como presidente da Câmara Municipal de Elvas. O candidato independente venceu as eleições do passado dia 26, pelo Movimento Cívico por Elvas e elegeu três membros do executivo elvense.

O Partido Socialista elegeu também três vereadores e a coligação PSD/CDS-PP elegeu um vereador.

ESAE dá as boas vindas aos novos alunos

A Escola Superior Agrária de Elvas realizou a sessão de boas-vindas aos seus novos alunos no dia 4 de outubro. Teve lugar no Auditório da escola que ficou repleto com os novos estudantes provenientes, na grande maioria, de outras regiões de Portugal Continental e Ilhas.

Esta sessão teve por objetivo dar a conhecer os membros da comunidade escolar. Estiveram presentes uma parte dos alunos das licenciaturas em Agronomia, Equinicultura, Enfermagem Veterinária e dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTESP) em Viticultura e Enologia, Produção Agropecuária, Desporto e Formação Equestre e Cuidados Veterinários.

Neste momento ainda se encontram a decorrer alguns processos de candidatura e colocação: novos alunos aguardam vaga para ingresso nas licenciaturas e encontra-se a decorrer a 3ª fase de candidaturas aos CTESP. Também os alunos dos Mestrados em Agricultura Sustentável e Enfermagem Veterinária em Animais de Companhia não estiveram presentes uma vez que as suas atividades letivas terão início noutras datas.

Os segundos e terceiros anos de licenciatura e segundos anos de CTESP já haviam iniciado as suas aulas no dia 27 de setembro.

Freguesia de Comenda (Gavião) vai a eleições no domingo

A Assembleia de Freguesia de Comenda, no concelho de Gavião, vai a eleições no próximo domingo, dia 10, depois de um empate entre PS e CDU.

Na noite das eleições autárquicas, dia 26 de setembro, os resultados apontavam para a vitória da CDU, com 195 votos, seguida do PS, com 194 votos e o PSD com 54. No entanto, o voto que separava as duas candidaturas, tinha sido anulado pela presidente de mesa.

A candidatura socialista reclamou da anulação do voto e o tribunal vem agora validar esse voto, a favor do PS, terminando o sufrágio com um empate de 195 votos para CDU e PS.

Estremadura espanhola registou mais 29 casos Covid

A Estremadura espanhola registou, nas últimas 24 horas, 29 novos casos de Covid-19, três mortes e 127 recuperados.

Duas pessoas tiveram alta hospitalar, num total de 15 pessoas hospitalizadas, três em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI).

Portugal regista mais 841 casos Covid e oito óbitos

Portugal regista hoje, sexta-feira dia 8 de outubro, mais 841 casos de Covid-19 e oito óbitos associados à doença.

Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 697 casos de recuperação.

Em todo o território nacional, há 322 doentes internados, menos 21, 52 em unidades de cuidados intensivos.

Rádio ELVAS transmite em direto tomada de posse do executivo elvense

O novo executivo da Câmara Municipal de Elvas, liderado por Rondão Almeida, toma posse hoje, sexta-feira, dia 8, numa cerimónia marcada para as seis da tarde no Cineteatro Municipal de Elvas e que conta com transmissão em direto na Rádio ELVAS.

De recordar que as eleições autárquicas de dia 26, ditaram a vitória do Movimento Cívico por Elvas, liderado por Rondão Almeida, sendo que o executivo elvense vai ser composto por três elementos independentes, três do Partido Socialista e um da coligação PSD/CDS-PP.

Vedação do pavilhão da secundária de Elvas a votação no Orçamento Participativo

Encontram-se a votação, até dia 15 de outubro, as três propostas aprovadas no âmbito do Orçamento Participativo Municipal de Elvas.

Uma delas, apresentada pelo professor Alexandre Fernandes, em representação do grupo de Educação Física da Secundária D. Sancho II, diz respeito à melhoria das condições do pavilhão desportivo daquela escola.

Sempre que chove, revela o docente, parte do pavilhão fica inutilizável, colocando em causa a própria segurança dos alunos e professores, pelo que a proposta prevê a vedação, com lonas e toldos, dos gradeamentos do pavilhão, que não se encontra devidamente fechado.

“O vento e a chuva levam-nos a ter alguma água no chão do pavilhão, o que impossibilita a ocupação completa do pavilhão. Estes toldos e estas coberturas, a que se faz referência no Orçamento Participativo, é precisamente para colmatar essa situação”, esclarece.

O orçamento para esta intervenção, adianta ainda Alexandre Fernandes, ronda os 2.500 euros. “Espero, pelo menos, alertar, para a necessidade de se efetuar estas correções a este espaço, uma vez que somos a única escola secundária da cidade de Elvas e recebemos todos os nossos alunos neste espaço”, diz ainda.

Esta, assim como as outras duas propostas aprovadas no âmbito do Orçamento Participativo Municipal de Elvas, são dadas a conhecer aqui, onde é possível também votar em cada uma delas, até ao próximo dia 15 de outubro. A votação teve início a 1 de setembro.

A proposta vencedora será incluída no Orçamento da Câmara Municipal para 2022 e executada no próximo ano civil.

Campo Maior sem casos ativos de Covid-19

Os dois casos de Covid-19, que se encontravam ativos no concelho de Campo Maior, já foram dados como recuperados.

Sendo assim, o concelho não tem, esta sexta-feira, dia 8, casos ativos de infeção.

13 mil€ para polo de cultura na Escola de Vila Boim

Encontram-se a votação, até dia 15 de outubro, as três propostas aprovadas no âmbito do Orçamento Participativo Municipal de Elvas.

Uma propostas da votação é a criação de dois polos de cultura e inovação na Escola Básica Integrada de Vila Boim, apresentada pela professora bibliotecária Teresa Guerreira. A docente explica que esta proposta vem no seguimento do processo requalificação da biblioteca escolar e da necessidade de criar, num outro espaço da escola, um polo dessa mesma biblioteca, destinado às atividades culturais e de dinamização curricular.

“Há muitas atividades, há muitos projetos, que decorrem na escola e que têm o seu coração na biblioteca escolar. O que acontece é que, por razões de organização do espaço da escola, os alunos do primeiro ciclo têm horários de trabalho e de lazer diferenciados dos alunos dos segundo e terceiro ciclos, e aquilo que acontece é que o próprio espaço leva a que haja algum constrangimento desses alunos do primeiro ciclo a irem à biblioteca de uma forma autónoma”, adianta Teresa Guerreiro.

Transformar parte da sala de convívio da Escola de Vila Boim num polo cultural e literário, “para que os alunos acedam de forma muito mais fácil e autónoma às atividades” organizadas pela biblioteca, é o principal objetivo do projeto. O valor apresentado para a implementação do projeto ronda os 13 mil euros.

“O meio onde os nossos alunos se inserem é um meio socioeconómico frágil, com muitas limitações, e sentimos a necessidade de que a biblioteca se constitua nesse polo de leitura, de aprendizagem, de cultura, que possa contribuir para alargar os horizontes dos alunos”, diz ainda a professora.

Esta, assim como as outras duas propostas aprovadas no âmbito do Orçamento Participativo Municipal de Elvas, são dadas a conhecer aqui, onde é possível também votar em cada uma delas, até ao próximo dia 15 de outubro. A votação teve início a 1 de setembro.

A proposta vencedora será incluída no Orçamento da Câmara Municipal para 2022 e executada no próximo ano civil.

Candidaturas para bolsas de estudo em Campo Maior abertas até dia 15

As candidaturas para as bolsas de estudo do município de Campo Maior, para os alunos do concelho, que queiram ingressar no ensino superior, no ano letivo 2021/2022 estão abertas até dia 15 deste mês.

No total, são 30 as bolsas a atribuir, no valor de 84 euros, mensais, “de forma a ajudar estes jovens, para que possam ingressar no ensino superior, com uma ajuda, apesar de pequena é a que pode ser prestada neste momento”, revela a vereadora no município campomaiorenses, Vanda Alegria.

As candidaturas devem ser feitas no Balcão Único do município, onde devem preencher um formulário. Para mais informações, contacte os serviços de Ação-Social do Município, através do n.º 268 680 300.

Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior visita ESAE

A Escola Superior Agrária de Elvas (ESAE) do Instituto Politécnico de Portalegre recebeu, na passada quarta-feira, dia 6, a visita do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor. Acompanhado pelo Presidente do Instituto Politécnico de Portalegre, Albano Silva e pelo Diretor da ESAE, José Manuel Rato Nunes, o ministro visitou os vários espaços laboratoriais e falou com os colaboradores docentes e não-docentes da escola.

Na visita ao auditório, onde decorria uma aula, dirigiu-se aos alunos, saudando-os e colocando-lhes várias questões relacionadas com o ano letivo, o alojamento na cidade de Elvas e as suas expectativas enquanto estudantes do Ensino Superior. Posteriormente reuniu com os vários docentes que realizam investigação, tendo sido possível dar a conhecer ao ministro as linhas de trabalho de cada um. A reunião foi bastante profícua para o estabelecimento de pontes e sugestões para as áreas de trabalho de cada investigador. Manuel Heitor manifestou a sua satisfação e interesse pela diversidade de áreas de trabalho existentes na ESAE e pela sua relevância.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

A visita terminou com a ida ao Complexo de Animação e Formação Equestre de Elvas (CAFEE) – integrado no Museu Militar de Elvas – onde decorre grande parte da atividade letiva da licenciatura em Equinicultura e do Curso Técnico Superior Profissional em Desporto e Formação Equestre e onde também estiveram presentes o Diretor do Museu Militar, Major Carretas, e o Chefe de Gabinete do Presidente da Câmara Municipal de Elvas, Cláudio Monteiro.

O ministro conheceu o espaço, conversando com docentes e alunos destes cursos, tendo manifestado muita satisfação pela forma como está a ser utilizado o espaço, resultante da sinergia entre Exército Português, Câmara Municipal de Elvas e Instituto Politécnico de Portalegre.

[/shc_shortcode]