GNR dá especial atenção aos idosos neste mês de outubro

Durante o mês de outubro, em todo o território nacional, a Guarda Nacional Republicana (GNR), no âmbito do Policiamento Comunitário, realiza mais uma edição da Operação “Censos Sénior”, que visa garantir um conjunto de ações de patrulhamento e de sensibilização à população mais idosa.

A major Mafalda Almeida, das relações públicas da GNR, refere que “esta operação insere-se naquilo que é o programa Apoio 65, desenvolvido pela PSP, tendo como objetivo alertar para a questão das burlas e furtos em interior de residências”.

Este ano, a operação vai contar com uma novidade, uma vez que a Guarda Nacional Republicana e o Instituto da Segurança Social estabeleceram um protocolo de colaboração com vista à promoção e divulgação do Estatuto do Cuidador Informal.

No caso do distrito de Portalegre, foram sinalizados o ano passado mais de 3 mil idosos. A major garante que “o aumento dos números não significa que o número de idosos em risco aumente mas sim que o acompanhamento é mais próximo”.

Na edição de 2020 da operação “Censos Sénior”, a Guarda sinalizou 42.439 idosos que vivem sozinhos e/ou isolados, ou em situação de vulnerabilidade, em razão da sua condição física, psicológica ou outra que possa colocar a sua segurança em causa.