25 de Abril comemorado em Campo Maior com vasto programa

O Município de Campo Maior preparou um amplo programa, no âmbito das comemorações dos 48 anos do 25 de Abril.

As comemorações têm início já este sábado, dia 23, com um concerto do Ensemble Ibérico, Silvie Ornelas e Luís Trigacheiro, pelas 18 horas, na Praça da República. Para o presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, este programa é uma tentativa de “voltar a festejar o 25 de Abril, já com alguma normalidade”. “Achámos que já era altura de seguirmos o padrão de 2019, voltar a festejá-lo, na Praça do Município”, adianta.

Este ano, regressa também a sessão solene da Assembleia Municipal, no dia 25, ao Centro Cultural, para que, como revela Rosinha, “numa altura como o 25 de Abril, todas as forças políticas possam manifestar a sua opinião sobre o que aconteceu a 25 de Abril de 1974”.

“Esta programação só faz sentido se a comunidade estiver presente, daí termos decidido voltar a retomar, porque queremos que os campomaiorenses retomem também os espaços culturais e formas de estarmos todos juntos”, diz ainda Luís Rosinha.

No domingo, às 15 horas, há um treino aberto, no jardim municipal; às 21.30 horas animação musical, na Praça da República, com o Grupo de Cantares Vozes da Nossa Terra e o Rancho Folclórico Espigas e Papoilas. À meia-noite, são lançados os tradicionais murteiros, e há hastear da bandeira, ao som do Hino Nacional, interpretado pela Banda 1.º de Dezembro.

No próprio dia 25, as comemorações têm início às 9.30 horas, na Praça da República, onde se volta a ouvir o hino pela Banda 1º de Dezembro e são hasteadas as bandeiras, em vários locais do concelho. Às 16 horas tem lugar uma sessão solene da Assembleia Municipal, no Centro Cultural.