Município de Estremoz aposta em Programa de Ocupação de Jovens

Tem início esta segunda-feira, 8 de julho, em Estremoz, a primeira edição do Programa de Ocupação de Jovens, desenvolvido pela Câmara Municipal.

A iniciativa, através da qual o município procura, entre outros objetivos, ocupar os tempos livres dos jovens, durante o verão, com atividades estruturadas e organizadas em variadas áreas de atividade profissional, destina-se a jovens residentes no concelho, com idades compreendidas entre os 13 e os 18 anos, segundo revela a vice-presidente da Câmara, Sónia Caldeira.

“Proporcionar aos jovens munícipes do concelho a plena ocupação dos seus tempos livres, através de uma experiência de trabalho em contexto real que no futuro, lhes possa facilitar, a sua integração no mercado de trabalho” e “promover uma participação ativa dos jovens na procura de oportunidades para delinearem o seu futuro pessoal e profissional, facilitando-lhes a tomada de decisão nas suas escolhas vocacionais” são outros dos objetivos.

Este programa surge ainda com a necessidade de fazer frente ao facto de, muitas vezes, estes jovens, durante o verão, e enquanto os pais se encontram a trabalhar, acabam por ficar sozinhos em casa, “colados à televisão ou ao telemóvel”, adianta Sónia Caldeira.

Contrariamente ao que estava inicialmente prevista, cada setor do Município de Estremoz vai poder receber mais que dois jovens, dada o elevado número de inscrições.

Este Programa de Ocupação de Jovens decorre até 16 de agosto, nas áreas Administrativa, Cultural, Educação, Turismo, Ambiente e Desporto do Município de Estremoz, em turnos de três horas diárias.