José Sádio (PS) eleito presidente da Câmara de Estremoz

José Sádio, do PS, foi eleito presidente da Câmara Municipal de Estremoz, com 35,32% dos votos e elegendo três mandatos.

O Movimento Independente por Estremoz elege também três vereadores, com 33,19% da votação.

A Coligação

 

Olímpio Galvão (PS) conquista Câmara Municipal de Montemor

Olímpio Galvão, do PS, vence as eleições à Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, com 40,64% dos votos, elegendo dois mandatos.

A CDU, também com dois mandatos, obteve 34,01% da votação. CDS/PP-PSD é terceiro, com um mandato, com 19,94% dos votos.

O Chega, em Montemor, consegue 2,56% dos votos e o Movimento Independente “Montemor-o-Vivo” 1,63%.

Rondão Almeida do Movimento Cívico é presidente em Elvas

Rondão Almeida – Movimento Cívico por Elvas

Rondão Almeida, do Movimento Cívico por Elvas, foi eleito presidente da Câmara Municipal de Elvas, com 3906 votos (37,87%), elegendo três mandatos.

O PS, liderado por Nuno Mocinha, também com três vereadores eleitos, obteve 3.218 votos (31,2%).

A coligação PSD/CDS-PP, de Paula Calado, consegue eleger um vereador, depois de conquistar

O Chega, em Elvas, conseguiu 1.007 votos (9,8%) e a CDU obteve

Campo Maior: João Manuel Cirilo eleito presidente da Junta de Degolados

João Manuel Cirilo (na foto) foi eleito pelo Partido Socialista presidente da Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Graça dos Degolados, no concelho de Campo Maior.

Na freguesia de Degolados os resultados foram os seguintes: PS, 199 votos (39%); CDU, 109 (21,5%); CHEGA, 37 (7,3%) e Bloco de Esquerda, 3 (0,6%). Registaram-se oito votos nulos e dois em branco.

“Criatividade e comunhão” marcam mais umas festas de São Mateus em tempos de pandemia

O Santuário do Senhor Jesus da Piedade, em Elvas, foi pequeno para acolher as pessoas que na tarde deste domingo, 26 de setembro, quiseram marcar presença nas últimas celebrações, deste ano, das tradicionais festas de São Mateus, que, tal como no ano passado, contaram apenas com a componente religiosa.

Estas cerimónias de hoje, e ainda antes do último momento de fogo de artifício, contaram com um Te Deum, pelas 17 horas, seguido de missa, presidida pelo padre Ricardo Lameira.

Dentro em breve, espera o juiz da Confraria do Senhor Jesus da Piedade, Carlos Damião, o parque da Piedade pode vir, já em novembro ou dezembro, a acolher uma pequena feira, sendo que esta edição das festas do Senhor Jesus da Piedade, garante, decorreram dentro do melhor que se conseguiu organizar. “Neste contexto de pandemia, correu o melhor possível”, assegura.

“Iríamos tentar fazer essa feira, já este ano, e depois a de maio, porque o Santuário e a Confraria do do Senhor Jesus da Piedade vivem das receitas para sustentar os funcionários que cá temos, como até para a manutenção da igreja, do santuário e dos terrenos”, diz ainda Carlos Damião.

Já o padre Ricardo Lameira assegura que estas festas, tal como as do ano passado, ficam marcadas pelas palavras “criatividade” e “comunhão”: “quando nós estamos habituados a fazer tudo como é habitual, esquecemo-nos daquilo que é fundamental e somos tentados a fazer porque é tradição; e quando não pode haver a tradição, ou funciona a tradição, ou perde-se tudo”.

“Obrigados a ser criativos”, a Confraria do Senhor Jesus da Piedade e o pároco decidiram entregar cada eucaristia a uma paróquia. “Havendo essa criatividade, foi natural que houvesse comunhão. Sentimos o santuário como casa de todos”, remata.

As festas em honra do Senhor Jesus da Piedade, hoje terminadas, tiveram início, desta feita, na passada segunda-feira, dia 20 de setembro, numa cerimónia presidida pelo arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho.

 

 

Elvense impedido de votar por alguém já o ter feito no seu lugar

Um elvense, com cerca de 30 anos, foi impedido de exercer o seu direito de voto, na secção 6, da freguesia de Caia, São Pedro e Alcáçova, instalada na escola de Alcáçova.

Segundo o próprio nos referiu, quando se deslocou à mesa de voto, por volta das 17.30 horas, quando se deslocou ao local de voto “já estava uma cruz como já tinha votado. Como é possível? Se eu só a esta hora é que consegui votar uma vez que estive a trabalhar das 7 às 17 horas. Perguntaram-se se eu tinha emprestado o meu cartão de cidadão a alguém. Isso nunca fiz. Os meus documentos estão sempre comigo. Se houve alguma falsificação eu não sei mas a verdade é que não me deixaram votar. Para isto só há uma coisa a dizer: corrupção”.

A Rádio ELVAS deslocou-se à escola básica de Alcáçova onde Joaquim Jesuíno, presidente da secção de voto, nos disse que comprovaram “que nos dois cadernos eleitorais existentes essa pessoas já tinha votado. Obviamente, que como presidente de mesa não o pude deixar votar. Vamos supor que alguém votou com o BI dele? Pode acontecer”.

Portugal com mais 599 casos Covid e dois óbitos

Portugal regista este domingo, 26 de setembro, 599 novos casos de Covid-19 e mais dois óbitos associados à doença.

Nas últimas 24 horas, foram reportados, pela Direção-Geral da Saúde, 543 casos de recuperação.

Em todo o território nacional, há agora 415 doentes internados, mais sete que ontem, encontrando-se 83 nos Cuidados Intensivos.

Desde março do ano passado, em Portugal, foram registados 1.066.945 casos positivos, 17.954 mortes e 1.017.456 recuperações.

Alentejo regista cinco novos casos de Covid-19

O Alentejo regista este domingo, 26 de setembro, cinco novos casos de Covid-19. Por outro lado, nas últimas 24 horas, não foram registadas vítimas mortais associadas à doença, na região.

Desde o início da pandemia, no Alentejo, foram identificados 38.687 casos de infeção e registadas 1.022 mortes.

Afluência às urnas em Elvas: entre os 34 e os 60% até às 16 horas

A percentagem de votantes, em cinco freguesias do concelho de Elvas, até às 16 horas, oscilava entre 34 e 60%, em seis secções de voto.

A secção de voto de Barbacena tinha 62% de votantes; já a única mesa de voto, em Vila Fernando tinha 36% de votantes.

A mesa 1 de Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso tinha 40%; a mesa 2 de Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso tinha 36%; e a mesa 3 de Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso tinha 35% de votantes, até às 16 horas.

A percentagem de votantes, na mesa 4, da Escola Básica da Boa-Fé, na freguesia de Caia, São Pedro e Alcáçova até às 16 horas, era de 34%. Nesta mesa de voto, num total de 728 leitores, votaram, até esta hora, 248 pessoas.

Na freguesia de São Vicente e Ventosa, até às 16 horas, a percentagem de votantes era de 60 por cento. Num total de 631 eleitores inscritos, votaram 381.

Já na freguesia de Vila Boim, nas duas mesas de voto, até às 16 horas a percentagem de votantes era de 48%. No total de 973 inscritos, votaram 470.

Já na secção três, na Calçadinha, freguesia de São Brás e São Lourenço, votaram 241 pessoas, o que corresponde a 44% dos eleitores.

Estes dados foram fornecidos à Rádio ELVAS pelos serviços da Câmara Municipal de Elvas que acompanham o ato eleitoral.

Campo Maior: afluência às urnas varia entre os 38 e 53%

A percentagem de votantes, nas três freguesias do concelho de Campo Maior, até às 16 horas, oscilava entre 38 e 53 %.

Na freguesia de Nossa Senhora da Expectação, votaram já 1270 pessoas, o que corresponde a 38,5 %.

Em São João Batista, votaram 1336 pessoas, num total de 40,76% e em Degolados votaram 269 pessoas o que corresponde a 53,06 % da população.

Elvas regista um novo caso de Covid-19

Elvas regista este domingo, 26 de setembro, um novo caso de Covid-19. No concelho há agora oito casos ativos de infeção.

Desde o início da pandemia, Elvas registou 1.716 casos de infeção, dos quais 1.679 já recuperaram da doença. Vítimas da Covid-19, no concelho, morreram 29 pessoas.

Projeto já leva a considerar Arraiolos a capital da bicicleta elétrica

Foto: E-Phanter

Arraiolos é já considerada, por muitos, a capital da bicicleta elétrica, graças a um projeto inovador, da E-Panther, através do qual se tem procurado fazer aumentar a estadia média de quem visita o concelho, assim como a procura de serviços e bens locais.

O projeto Rodes, criado em outubro do ano passado, através de várias parcerias e o apoio da Câmara Municipal de Arraiolos, tem como principal objetivo dar a conhecer a vila e as suas freguesias, através de passeios de bicicleta.

Para isso, cada um dos parceiros do projeto, entre unidades hoteleiras, alojamentos locais, restaurantes e adegas, “e numa lógica de economia circular”, contam com um epark, segundo o diretor executivo da E-Panther, Mário Domingues.

Os eparks, aparelhos que servem para estacionar as bicicletas, foram criados pelo arquiteto Luís Pereira Miguel e pelo designer Gonçalo Prudêncio. Estes podem ser encontrados nos vários parceiros do projeto: nos alojamentos locais Casas Caiadas e Casa do Plátano, nas pastelarias O Toucinho e Arroz Doce, no Monte da Comenda Grande, na Herdade de Coelheiros, na Herdade da Aldeia Marteneanos e nos restaurantes A Horta, O Alpendre, O Parque, República dos Petiscos e a Moagem.

Promover os vários parceiros do projeto em Arraiolos, que se tem provado “um destino fantástico” para a utilização das bicicletas elétricas, como um todo, para o país, mas também para o mundo, acaba por ser a meta a atingir com a iniciativa. Estas bicicletas, garante Mário Domingues, são “o iPhone das bicicletas elétricas”, fabricadas e comercializadas pela Riese & Müller.

Para incentivar o turismo, e com o apoio deste projeto, a E-Panther, juntamente com o Departamento, tem procurado, através da exposição “Manifesto”, nas paredes das ruas de Arraiolos, com frases de trinta personalidades, promover passeios culturais. A exposição, adianta Mária Domingues, “junta frases de diversos artistas, como Pedro Abrunhosa, Valter Hugo Mãe, Paula Cortes e Sérgio Godinho”.

Apesar da pandemia, revela ainda, mesmo em períodos de confinamento, o projeto tem tido uma aceitação muito grande, também por parte de residentes em Arraiolos, que podem usufruir de um passeio de bicicleta elétrica a preços mais baixos que o turista. O aluguer de cada bicicleta, para o turista comum, custa quatro euros por hora, 14 euros por meio-dia e 24 euros por um dia de utilização.

Para já, o projeto Rodes conta com 30 bicicletas individuais e outra com capacidade para transportar bagagens.

Cinco candidatos à Câmara de Elvas já votaram

Os cinco candidatos à Câmara de Elvas já votaram. A Rádio ELVAS esteve junto e  ouviu os quatro cabeças de lista que votam em Elvas e entrevistou ainda o candidato que vota no concelho do Seixal.

José Lerias Trindade do partido CHEGA! votou no Pavilhão Desportivo de Vila Boim, Paula Calado da coligação CDS-PP/PSD e Nuno Mocinha do PS na Escola Básica de Santa Luzia (na mesma mesa de voto, a 8), Rondão Almeida do Movimento Cívico na Escola Básica da Boa-Fé e José Brinquete da CDU no Seixal (onde tem a residência).

Veja aqui as fotos:

Rondão Almeida e as autárquicas: “tudo pode acontecer”

Rondão Almeida Movimento Cívico

Já passava do meio-dia quando Rondão Almeida, o líder do Movimento Cívico por Elvas, exerceu o seu direito de voto, nestas autárquicas deste domingo, 26 de setembro, na Escola Básica da Boa-Fé, na freguesia de Caia, São Pedro e Alcáçova.

O candidato à Câmara Municipal de Elvas tem esperança que a abstenção possa ser menos significante, nestas eleições, assegurando que todo o processo está a decorrer de forma bastante tranquila. “Está tudo calmo, até porque isto tem a ver muito a ver como se fez uma campanha eleitoral, com um civismo bastante elevado, por parte de todas as forças que concorreram ao ato eleitoral. Não se criou praticamente facto político nenhum que levasse as pessoas a grandes excitações”, assegura.

Rondão Almeida apela ainda ao voto dos elvenses em consciência, assegurando que tem tem a sensação que vai haver bastantes alterações no quadro dos eleitos, quer no executivo, quer na Assembleia Municipal.

“Pela primeira vez, desde 1976, que faço campanha eleitorais, não sei qual é o resultado que daqui vai sair. Tudo por acontecer”, remata o candidato.

De recordar que as urnas encerram às 20 horas. Em todo o concelho de Elvas, são 32 as secções de voto, espalhadas pela cidade e pelas várias freguesias.

Afluência às urnas varia entre 19 e 24% em Campo Maior

A percentagem de votantes, nas três freguesias do concelho de Campo Maior, até às 12 horas, oscilava entre 19 e 24%.

A secção de voto de Nossa Senhora da Expectação tinha 19% de votantes: num total de 3.269 eleitores inscritos, tinham votado, até essa hora, 620 pessoas.

Em São João Batista, a percentagem de votantes é de 20%, sendo que, até ao meio-dia, votaram 648 eleitores dos 3.278 inscritos.

Quanto a Degolados, a percentagem é de 24%. Dos 507 eleitores inscritos, votaram 123.

Votantes às 12 horas: Barbacena, 31% – Assunção, 20%

A percentagem de votantes, em duas freguesias do concelho de Elvas, até às 12 horas, oscilava entre 18 e 31%, em quatro secções de voto.

A secção de voto de Barbacena tinha 31% de votantes; a mesa 1 de Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso tinha 18%; a mesa 2 de Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso tinha 20%; e a mesa 3 de Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso tinha 19% de votantes até ao meio-dia.

Em São Vicente e Ventosa, até às 11 horas, a secção de voto registava 21% de votantes.

Estes dados foram fornecidos à Rádio ELVAS pelos serviços da Câmara Municipal de Elvas que acompanham o ato eleitoral.

José Brinquete: “aguardamos com expectativa e otimismo” os resultados das eleições

José Brinquete, o candidato pela CDU à presidência da Câmara de Elvas, nas eleições autárquicas deste domingo, 26 de setembro, votou esta manhã no Seixal.

O candidato diz sentir-se bem, por um lado, por considerar que o partido procurou, durante a sua campanha, esclarecer a população de todo o concelho de Elvas, estando sempre próximo da pessoas, e por outro, por já ter cumprido o seu direito de voto, que considera ser um direito “cívico e de cidadania”.

O candidato da CDU diz ainda que hoje “quem tem direito à voz e à decisão é o povo”, uma vez que “é o povo quem mais ordena”. José Brinquete espera que a sua candidatura possa obter um bom resultado, em Elvas, mas “tudo depende da população da nossa terra”.

“Aguardamos com expectativa e com otimismo e logo à noite veremos quais são os resultados e qual é a análise que podemos fazer, em função dos resultados que obtivemos e os outros concorrentes também”, remata.

De recordar que as urnas encerram às 20 horas. Em todo o concelho de Elvas, são 32 as secções de voto, espalhadas pela cidade e pelas várias freguesias.

Campo Maior continua sem casos ativos de Covid-19

Campo Maior volta este domingo, 26 de setembro, a não registar novos casos de Covid-19, mantendo-se, assim, sem qualquer caso ativo de infeção.

Desde o início da pandemia, no concelho, foram reportados 742 casos positivos, dos quais 731 já recuperaram da doença.

Vítimas de Covid-19, em Campo Maior, morreram 11 pessoas.

Paula Calado espera “votação em massa” para baixar números da abstenção

Paula Calado, a candidata do PSD/CDS-PP à Câmara Municipal de Elvas, nas eleições autárquicas deste domingo, 26 de setembro, exerceu o seu direito de voto, por volta das 11 horas, na Escola Básica de 1º Ciclo de Santa Luzia, na freguesia de Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso.

A candidata, já depois de ter votado, e em declarações à Rádio ELVAS, revela que a sua esperança é que os “elvenses entendam a importância deste momento e saiam à rua para votar em massa, para que se consigam baixar os números da abstenção”.

Paula Calado revela ainda que todo o processo eleitoral no concelho está a correr “dentro da normalidade”, apenas “com um ou outro episódio, também um bocadinho fruto da ansiedade e dos nervos que se vivem, porque há pessoas menos imunes a isso”. “Mas pelas informações que tenho tido está tudo a correr muito bem, pelo concelho todo”, remata.

De recordar que as urnas encerram às 20 horas. Em todo o concelho de Elvas, são 32 as secções de voto, espalhadas pela cidade e pelas várias freguesias.

Nuno Mocinha: “a expectativa é que as pessoas venham votar”

Perto das 11 horas, na Escola Básica de 1º Ciclo de Santa Luzia, na mesa 8 da freguesia de Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso, o candidato pelo PS, à Câmara Municipal de Elvas, nas eleições autárquicas, Nuno Mocinha, exerceu, este domingo, 26 de setembro, o seu direito de voto.

O candidato, aos microfones da Rádio ELVAS, apela à população para que vote, para que assim possa eleger os autarcas que vão governar o concelho, durante os próximos quatro anos.

“A expectativa é que as pessoas que venham votar. Que exerçam o seu direito, porque acima de tudo é um direito, embora há quem considere uma obrigação”, diz o candidato.

Nuno Mocinha revela ainda que, e segundo aquilo que lhe foi transmitido, todo o processo eleitoral está a correr bem, no concelho, com a abertura de todas as secções de voto “sem qualquer incidente”. “Registo com alegria que no concelho de Elvas não tenha havido qualquer incidente, neste ato, que é um ato democrático”, remata.

De recordar que as urnas encerram às 20 horas. Em todo o concelho de Elvas, são 32 secções de voto, espalhadas pela cidade e pelas várias freguesias.

Lérias Trindade apela ao voto “em consciência” dos elvenses

Foi por volta das 10.30 horas, deste domingo, 26 de setembro, numa das secções de voto, em Vila Boim, no pavilhão desportivo daquela freguesia do concelho de Elvas, que o candidato pelo Chega, à Câmara Municipal, José Lérias Trindade, exerceu o seu direito de voto nestas eleições autárquicas.

Confiante que o partido vai conseguir eleger um vereador, para a Câmara Municipal de Elvas, o candidato espera que este dia de eleições corra “com bastante civismo” e que a população “vote em consciência”. “Espero que as pessoas votem democraticamente no programa que acham que serve melhor os elvenses”, acrescenta.

Expectante num “resultado favorável”, e lembrando que é a primeira vez que o partido concorre às autárquicas, Lérias Trindade diz-se “tranquilo”, assegurando que a sua equipa fez tudo o que podia, “dentro a precariedade”. “Tínhamos poucas coisas para poder fazer melhor, mas aproveitámos as redes sociais e tentámos chegar às freguesias rurais; foi aí que nos dedicámos muito, porque às pessoas mais idosas o suporte digital não chega tão bem”, acrescenta.

O candidato revela ainda que tenta estar o máximo possível sereno, passando hoje o dia em família, reunindo-se depois, à noite, com a comitiva do Chega num restaurante da cidade, para conhecer o resultado destas eleições.

De recordar que as urnas encerram às 20 horas. Em todo o concelho de Elvas, são 32 as secções de voto, espalhadas pela cidade e pelas várias freguesias.

Elvas vai ter Guest House com requinte

Concept Guest House é o nome do novo projeto de alojamento turístico que vai surgir no centro histórico de Elvas.

Um prédio completamente degradado vai dar lugar a uma guest house, “com nove suites, algumas delas com quintais privativos, salas de leitura e espaços comuns, como varandas e salas”, de acordo com o seu proprietário, o elvense Miguel Mimoso.

“Este projeto já estava a ser preparado há algum tempo. Conta com cerca de 400 metros quadrados de área e vai estar concluído em maio. A Concept Guest House resulta de um investimento de cerca de 350 mil euros, comparticipados em 50 por cento a fundos perdidos” referiu.

Miguel Mimoso justifica o investimento no centro histórico da cidade com o facto de poder “ajudar a reabilitar esta zona da cidade. Começámos a investir muito cedo porque gostamos muito do que fazemos. No centro histórico mantemos a essência e é onde gostamos mais de investir”.

As obras de requalificação do espaço da Concept Guest House já arrancaram e deverão durar cerca de sete meses.

Te Deum encerra Festas do Senhor Jesus da Piedade em Elvas

As Festas em Honra do Senhor Jesus da Piedade terminam hoje, domingo, dia 26, com o Te Deum, marcado para as 17 horas.

Este dia é assinalado com a saída do pendão, em torno do Santuário do Senhor Jesus da Piedade, seguida de missa, marcada para as 18 horas, de acordo com o padre Ricardo Lameira.

Por se tratar do último dia das cerimónias religiosas em honra do Senhor Jesus da Piedade, a missa das dez da manhã, no Santuário, não se realiza.

Rádio ELVAS tem emissão especial a partir das 20 horas

Hoje, dia 26 de setembro, é dia de ir às urnas e votar, para eleger o próximo presidente da Câmara de Elvas, assim como da Assembleia Municipal e Juntas de freguesia do concelho.

O direito de voto pode ser exercido entre as 8 e as 20 horas, nas diversas Assembleias de voto, no concelho.

Pode acompanhar os resultados das eleições, numa emissão especial da Rádio ELVAS, a partir da 20 horas.