Caravana do Chega percorre ruas da cidade e freguesias esta sexta-feira

A campanha do partido Chega, em Elvas, conta amanhã, sexta-feira, dia 24, com concentração na Praça da República, às 10 horas. Já à tarde, pelas 15 horas percorre o Bairro de Santo Onofre e Revoltilho.

Para o candidato do Chega, à Câmara de Elvas, José Lérias Trindade, o partido tem feito uma grande aposta nas freguesias rurais. “A receção que tivemos, desta forte aposta nas freguesias rurais, foi muito positiva, posso dizer que houve muita recetividade e manteve a esperança de que vamos ter um bom resultado, essa é a nossa convicção.”.

Amanhã o objetivo “é esclarecer as pessoas de alguns bairros da cidade, bem como os comerciantes, da posição do Chega”.

Para terminar a campanha eleitoral o partido Chega realiza ainda amanhã, às 17.30 horas a mega caravana que vai percorrer a cidade e freguesias.

Paula Calado: contacto com população “é a melhor parte da campanha”

A campanha eleitoral da coligação “Elvas Somos Nós”, do PSD e CDS-PP, termina amanhã, 24 de setembro, com um jantar-comício.

Ainda hoje, quinta-feira, dia 23, decorre uma ação de rua em São Vicente, a partir das 18 horas, seguindo-se outra, no Bairro de Santa Luzia, em Elvas, depois das 19 horas.

Estar junto da população, garante a candidata à Câmara Municipal, Paula Calado, “é a melhor parte da campanha”, sendo que, durante a pré-campanha, a comitiva procurou visitar instituições, consideradas “pilares fortes da comunidade”.

Amanhã, último dia de campanha, a campanha inclui passagens por Barbacena, às 9 horas, no mercado da freguesia, e uma visita à APPACDM de Elvas, ainda antes do comício, que tem início marcado para as 20 horas.

Relativamente à APPACDM, Paulo Calado assegura que é uma instituição muito importante e que funciona muito bem, sendo que PSD e CDS-PP gostam da forma como é desenvolvido o trabalho com os utentes.

Estremadura tem mais 53 casos Covid e duas mortes

A Estremadura espanhola registou, nas últimas 24 horas, 53 novos casos de Covid-19, duas mortes e 249 recuperados.

Registaram-se mais sete internamentos e cinco pessoas tiveram alta hospitalar, num total de 49 pessoas hospitalizadas, nove em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI).

“Que Elvas seja por dentro o que se vê por fora”, pede o Arcebispo de Évora

O arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho (Na foto), esteve esta quinta-feira, dia 23 de setembro, no Santuário do Senhor Jesus da Piedade onde decorreu, durante a manhã, a missa dedicada aos doentes.

Em entrevista à Rádio ELVAS, o arcebispo de Évora pediu “que Elvas seja por dentro aquilo que se vê por fora. Uma grande cidade histórica com um símbolo fortíssimo, que é o Aqueduto. Que ninguém aqui tenha sede. Que todos tenham acesso a água viva, através da Fé, que é Jesus Cristo, e que toda a gente se sinta amada. Não há só egoísmo, concorrência, desonestidade e crimes. Também há amor, sentimentos de voluntariado e gente que trabalha pelos outros”.

“Elvas é uma cidade feliz e esperemos que este Santuário esteja muito ligado ao Aqueduto, ou seja, água viva é Jesus Cristo”.

As cerimónias religiosas das Festas em Honra do Senhora Jesus da Piedade decorrem até domingo, dia 26.

Associação Musical do Alentejo abre inscrições até outubro

A SONATA – Associação Musical do Alentejo vai iniciar mais um período letivo da sua escola de música, mais concretamente nos pólos de Borba, Vila Viçosa, Alandroal e Évora.

A oferta formativa “difere de pólo para pólo, sendo que há disciplinas base que são lecionadas nas diferentes escolas, como o piano, órgão, guitarra, violino, viola de arco e flauta transversal, em Borba, Vila Viçosa e Alandroal. Em Évora, é lecionado o piano, guitarra, violino e canto”, de acordo com Paulo Novado, presidente da direção da associação.

“A SONATA foi criada em 2015, por um conjunto de músicos, com o objetivo de possibilitar o ensino da música, na região do Alentejo, algo que normalmente só acontece nas localidades de maior dimensão”, sublinhou.

As inscrições para o próximo ano letivo estão abertas até outubro.

Centros de Saúde abertos dia 26 para emissão de atestados médicos

Os Centros de Saúde da área de influência da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano EPE, bem como a Unidade de Saúde Pública em Portalegre, estarão a funcionar no próximo domingo, dia 26 de Setembro de 2021, por motivo de realização de Eleições Autárquicas.

O horário de funcionamento é das 8h às 20h para passagem de atestados médicos a cidadãos portadores de deficiência que implique acompanhamento por terceira pessoa.

Elvas teve duas altas e já só tem quatro doentes Covid

Elvas regista esta quinta-feira, 23 de setembro, mais duas recuperações de Covid-19.

Sem registo de novos casos de infeção, nas últimas 24 horas, o concelho tem agora quatro casos ativos.

Desde o início da pandemia, Elvas registou 1709 casos positivos, 1676 altas e 29 mortes.

Discotecas abrem a 1 de outubro e chegam ao fim várias restrições

Depois do Conselho de Ministros desta quinta-feira, dia 23, o primeiro-ministro António Costa anunciou que a partir de 1 de outubro, “estamos em condições de avançar para a terceira fase de desconfinamento”.

Assim, a partir do dia 1 de outubro:

  • Portugal continental passa a estar em Situação de Alerta;
  • abrem os bares e discotecas com certificado digital;
  • terminam os limites de horários;
  • restaurantes sem limite máximo de pessoas por grupo;
  • fim do certificado digital em restaurantes, estabelecimentos turísticos e alojamento local;
  • comércio, casamentos e batizados, espetáculos culturais sem limite de lotação.

Relativamente ao uso de máscara este mantém-se obrigatório, nas seguintes situações:

  • transportes públicos;
  • lares e para as visitas aos utentes;
  • Hospitais e visitas aos doentes;
  • Salas de espetáculos ou eventos;
  • grandes superfícies comerciais.

O certificado digital continua a ser obrigatório para:

  • viagens aérea e marítimas;
  • visitas a lares ou estabelecimentos hospitalares;
  • eventos culturais e desportivos ou corporativos;
  • bares e discotecas.

“Elvenses consideram Movimento uma alternativa credível”, garante Hermenegildo Rodrigues

Depois da chuva ter impedido a candidatura do Movimento Cívico por Elvas de fazer a sua ação no centro histórico de Elvas, os candidatos estiveram reunidos para ultimar alguns pormenores da sua campanha política.

Hermenegildo Rodrigues (na foto), número quatro na lista do Movimento à Câmara Municipal de Elvas, destaca o trabalho de todos os que têm estado envolvidos nesta candidatura, “sempre com o foco em Elvas e nos elvenses. Em segundo lugar, não posso deixar de reconhecer o que os elvenses dedicaram ao Movimento Cívico por Elvas. A forma como nos receberam e a sua presença, a forma como fizeram chegar até nós as suas necessidades e as suas preocupações. Ao longo do tempo, já vemos que eles consideram uma possibilidade ou uma alternativa muito credível ao poder local. Só temos que ficar animados por tudo o que foi acontecendo ao longo da campanha que nos deixou renovados e motivados”.

Esta noite o Movimento Cívico por Elvas vai estar em Vila Boim e amanhã, ultimo dia de campanha eleitoral, na Boa-Fé. Hermenegildo Rodrigues convida “todos a estarem presentes, passar uma noite diferente e de alegria”.

Falta de efetivos obriga GNR a “milagre da multiplicação” no distrito

Identificado como um problema em todo o território nacional, a falta de militares da GNR nos postos territoriais, segundo a Delegação Sul da Associação dos Profissionais da Guarda (APG/GNR), assume maior gravidade nas zonas interiores, como é o caso do distrito de Portalegre.

Perante “uma falta de efetivo gritante”, a associação, de acordo com o coordenador da região sul, António Barreira, não tem competências para resolver, por si só, a situação, tendo reunido com o presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), Hugo Hilário, já no ano passado, em outubro, para que este pudesse fazer chegar essa preocupação à Tutela e ao Governo.

Até ao momento, adianta António Barreira, a APG/GNR ainda não recebeu qualquer resposta sobre as diligências efetuadas, relativamente ao assunto, por parte da CIMAA, confessando que acredita que possa já ter sido discutida a segurança no distrito. “De certeza absoluta que o senhor presidente da CIMAA deve ter dado conhecimento a todos os presidentes de câmara do Alto Alentejo, mas isto é o que nós pensamos, porque, de facto, ainda não recebemos qualquer feedback e por isso é que, no dia 17 de setembro, a APG/GNR remeteu novo ofício para questionar o mesmo para saber se de facto houve algumas diligências junto do Ministérios da Administração Interna, bem como dos municípios que a CIMAA representa”, adianta.

Tendo em conta as dificuldades enfrentadas pelos militares do Posto Territorial de Nisa, a APG/GNR procurou reunir com a presidente da câmara, pedido que lhe foi negado e justificado com a situação epidemiológica. “Estranhou esta associação que não houvesse, da parte da senhora presidente da câmara, a possibilidade de um agendamento de uma reunião por videoconferência, uma vez que estamos em 2021, as novas tecnologias existem, e não se compreende que não tenha havido essa vontade por parte da Câmara Municipal de Nisa para reunir”, comenta António Barreira.

Já o presidente do Gavião, explica o dirigente, aceitou reunir presencialmente com os membros da associação, para dar conhecimento “de toda a situação da envolvência do concelho e todas as dificuldades que os elementos da Guarda sentiam no sentido do policiamento às suas populações”.

Os comandos territoriais, como o de Portalegre, garante ainda o coordenador da região sul da APG/GNR, são obrigados a fazer “milagres”: “os milagres fazem-se multiplicando os homens, tipo o milagre de Senhor Jesus Cristo quando pregou aos peixes e transformou o pão”. Atualmente, relata, há patrulhas de dois militares, em diversos turnos, a assegurar a segurança pública de dois e três concelhos, situação que, do seu ponto de vista, “envergonha qualquer autarca, qualquer primeiro-ministro e qualquer ministro da Administração Interna”.

Quando um posto da GNR, no distrito, não tem patrulha, durante um determinado horário, é o posto vizinho que garante a segurança dos dois concelhos. “Pergunto eu se é isto que o poder autárquico quer para os seus concelhos, concelhos esses em que a aposta é o turismo, e não há turismo que consiga ter um bom encaminhamento se não houver segurança”, questiona-se António Barreira.

O dirigente lembra ainda que, mesmo a representar o Estado, um militar da GNR, assim como um agente da PSP, quando é agredido, no decorrer das suas funções, se necessitar de assistência hospitalar, é obrigado, como qualquer utente, a pagar as taxas moderadoras. “Isto é uma situação que ocorre e que ninguém quer falar, porque é tabu”, assegura, revelando ainda que um militar da GNR, que trabalha sábados, domingos e feriados, com turnos rotativos, recebe um subsídio de patrulha de 59 euros.

Têm sido ainda pedidas explicações à presidente da Câmara de Portalegre, revela o dirigente, para o facto da construção do novo centro de formação da GNR continuar sem sair do papel. “Para além de mexer com a economia local, do distrito de Portalegre, acaba por ser a maternidade da entrada de novos elementos para, a nível nacional, fazerem serviço e prestarem um serviço de segurança pública ao país”, diz ainda.

A APG/GNR “lamenta que a Tutela não considere como urgente a gravíssima situação que atravessa esta zona do país, em que estão em maior número os postos que não possuem patrulhas às ocorrências em alguns turnos, sendo humanamente impossível prestar um serviço de policiamento preventivo e de proximidade”.

Portugal teve mais cinco mortes e 885 casos Covid

Portugal regista esta quinta-feira, 23 de setembro, 885 novos casos de Covid-19 e cinco óbitos associados à doença.

As cinco mortes tiveram lugar duas em Lisboa e Vale do Tejo (LVT), duas no Centro e uma no Norte. A maior parte dos 885 novos casos desde ontem localizam-se em quatro regiões: 330 (37%) em LVT, 258 (29%) no Norte, 140 (16%) no Centro e 103 (12%) no Algarve.

Nas últimas 24 horas, foram reportados, no país, 983 casos de recuperação. O número de casos ativos da doença continua em queda: hoje há 32.166, menos 103 que ontem.

Em todo o território nacional, a situação nos hospitais prossegue em melhoria: há 412 doentes internados, menos 14 que ontem, dos quais 75 em unidades de cuidados intensivos, menos três de quarta para quinta-feira.

Desde o início da pandemia, no país, registaram-se 1.064.876 casos de infeção, 17.938 mortes e 1.014.772 recuperações.

Alentejo com mais 44 casos Covid

O Alentejo regista esta quinta-feira, 23 de setembro, mais 44 casos positivos de Covid-19 e, por outro lado, nas últimas 24 horas, não se registaram óbitos, associados à doença.

Desde março do ano passado, foram reportados, na região, 38.564 casos de infeção e 1.020 mortes, relacionadas com o vírus.

Terrugem e Vila Boim com quatro secções de voto

As eleições Autárquicas estão marcadas para o dia 26 de setembro de 2021.

Os eleitores que votam na Assembleia de voto da União de Freguesias de Terrugem e Vila Boim podem fazê-lo em quatro secções de voto: a secção nº 1 fica situada no edifício da Junta de Freguesia, na Rua do Poço; a secção nº 2 no Centro de Convívio da Terrugem; e as secções 3 e 4 no Pavilhão Desportivo Municipal de Vila Boim.

Estágios INOV Contacto em destaque no “Espaço Europa”

Os estágios internacionais INOV Contacto, promovidos pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal e que contam com o apoio da União Europeia, através do Fundo Social Europeu, têm candidaturas abertas até ao próximo dia 30 .

Desde 1997, revela Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo, na edição desta semana do programa “Espaço Europa”, já cerca de seis mil jovens portugueses tiveram oportunidade, ao abrigo deste projeto, de estagiar em mais de 3.300 empresas espalhadas pelo mundo

Os candidatos, que devem ter um bom domínio do inglês e formação superior, não podem ter mais de 29 anos e estar a trabalhar ou a estudar, na altura do início dos estágios, que arrancam em janeiro.

Ana Pereira revela ainda que, este ano, são cerca de 200 as vagas disponíveis para estes estágios remunerados, com bolsa de estágio, subsídio de alojamento e alimentação, viagens e seguro.

Os estágios podem ser feitos em empresas portuguesas e estrangeiras, desde startups inovadoras em crescimento a grandes empresas de renome internacional, assim como organizações internacionais e ONG, de todas as áreas profissionais, que propõem estágios que vão fazer a diferença no percurso profissional destes jovens.

Todas as informações sobre estes estágios em europedirect.ipportalegre.pt.

Campo Maior regista mais uma recuperação da Covid-19

Campo Maior, sem registo hoje, 23 de setembro, de novos casos de Covid-19, reporta a recuperação de mais um doente.

No concelho, há agora um caso ativo de infeção.

Desde o início da pandemia, Campo Maior registou 742 casos positivos, 730 recuperações e 11 óbitos.

PSP nas escolas sensibiliza crianças para cuidados na estrada

É com o objetivo de mostrar que “a polícia é amiga” que os agentes da Polícia de Segurança Pública (PSP), afetos ao programa “Escola Segura”, estão a percorrer as escolas do concelho de Elvas, com pequenas ações de sensibilização sobre temas de segurança rodoviária, junto das turmas de 1º e 2º anos.

A Rádio ELVAS acompanhou, na manhã desta quinta-feira, 23 de setembro, uma destas ações, com uma turma de 1º ano, da Escola Básica do 1º Ciclo de Santa Luzia, sendo que o agente Paulo Restolho recorda que, nos últimos dois anos, a PSP esteve mais afastada das escolas, tendo em conta a pandemia. Agora, fazem por se apresentar a estas crianças, sensibilizando-as, entre outros, para os cuidados a ter na estrada.

Depois de apresentarem “As Histórias do Falco”, que incluem diversos temas, os agentes da PSP esclarecem as dúvidas as crianças.  “São nove histórias, que têm uma mascote, o Falco, em que ele conta histórias sobre temas como o bullying, a autoproteção e a segurança rodoviária. Depois, falamos um pouco com os miúdos sobre o tema que estivemos a abordar e esclarecemos dúvidas que eles tenham”, explica Paulo Restolho.

Acabar com o estereótipo de que “a polícia é má”, mas sim amiga, acaba por ser um dos objetivos destas iniciativas, adianta o agente da PSP de Elvas, assegurando que o feedback, no final de cada uma destas sessões, é sempre “excelente”. “Os jovens já gostam mais do polícia, eles juntam-se a nós, brincam connosco”, acrescenta.

A professora de uma das turmas que esteve hoje a participar nesta iniciativa da Escola Segura, Ana Paula Crespo, assegura que nunca é demais falar sobre segurança rodoviária e que as crianças acabam por estar sempre motivadas para estas sessões. “Qualquer pessoa que venha de fora consegue sempre melhor que nós, que estamos cá todos os dias, a atenção deles e falar de segurança rodoviária, nunca é demais, com os perigos que há nas estradas”, garante. Os polícias, dez ainda a professora, já com uma longa carreira, já não são encarados pelas crianças com um “bicho papão”, como antigamente.

Nesta ação, para além do agente Paulo Restolho, esteve ainda o agente Rui Enes.

Movimento Cívico Por Elvas apresenta candidatos em Vila Boim

O Movimento Cívico Por Elvas, no âmbito da sua campanha eleitoral, apresenta esta quinta-feira, dia 23, os candidatos à União de Freguesias de Terrugem e Vila Boim.

A apresentação está marcada para as 20 horas, na Praça da República, em Vila Boim, contando com animação musical a cargo do artista Jorge Guerreiro.

Comício do PS no Cineteatro Municipal de Elvas

Foto arquivo

A campanha do Partido Socialista (PS), nesta quinta-feira, dia 23, destaca a realização do “grande comício”, no Cineteatro Municipal de Elvas, às 21.30 horas.

Ao longo do dia, nas diversas freguesias do concelho, os candidatos locais desenvolvem contactos com as populações.

CDU em campanha na Boa-Fé e bairro de São Pedro

A equipa candidata às eleições de dia 26, pela CDU, vai realizar hoje, quinta-feira, dia 23, duas ações de campanha.

Os candidatos vão estar às 16 horas na Boa-fé e as 18 horas no Bairro de São Pedro, caso as condições meteorológicas o permitam.

Movimento Cívico teve comício em São Vicente

O Movimento Cívico por Elvas, liderado por Rondão Almeida, realizou um comício em São Vicente com a animação musical de Jorge Guerreiro.

O cabeça de lista à freguesia de São Vicente e Ventosa é Luís Grilo, tendo sido apresentados os candidatos à Assembleia de Freguesia local e as propostas para os próximos quatro anos.