CHEGA em Elvas com PSP e manifestantes anti-comício

Na Praça D. Sancho II, em Elvas, realizou-se ao princípio da noite deste domingo, dia 19, um comício do partido CHEGA em Elvas, com o líder André Ventura, que apoiou os candidatos à Câmara de Elvas.

Primeiro discursou José Lérias Trindade, cabeça de lista à Câmara de Elvas e depois Ventura. A PSP montou um cordão de segurança para afastar um grupo de pessoas anti comício que chamaram “racista e fascista” ao líder do novo partido CHEGA. Já no final da intervenção do CHEGA com os ânimos mais exaltados, a Unidade Especial de Polícia presente teve que afastar os elementos do grupo anti comício para as imediações do jardim municipal e dispersar algumas pessoas.

O candidato à Câmara de Elvas pelo Chega, José Lérias Trindade considera que este “é um dia histórico, e Elvas tem sido o bastião, no Alentejo, ao nível de votação”, pelo que este dia “ficará marcado pela viragem de um novo rumo”.

O candidato refere ainda que, depois desta visita de André Ventura, se sente mais motivado para a continuação da campanha eleitoral. “Quando temos o nosso líder e a pessoa em quem acreditamos, é evidente que nos dá uma força muito maior para continuar a campanha, até sexta-feira”, adianta.

José Lérias Trindade afirma, que a campanha “está a correr muito bem” e tem tido um “bom acolhimento por parte das pessoas”. O candidato pelo CHEGA à Câmara de Elvas revela quais as apostas do partido para o concelho. “Não há fiscalização no RSI, e sabemos que não há trabalho, por enquanto, mas por exemplo, há pessoas, da Índia e Nepal que estão a chegar a Vila Boim, que vêm trabalhar na azeitona e amendoal. Então se temos pessoas a beneficiar do RSI vamos dar formação e colocá-las já no mercado de trabalho, acabam por ganhar mais dinheiro e por se sentir responsáveis de uma sociedade que só viável assim, todos a descontarmos para que seja mais justo”, remata José Lérias Trindade.

André Ventura  elogiou os candidatos pela “coragem de enfrentaram manifestações anti CHEGA e darem a cara pelo partido, no distrito onde teve os melhores resultados” do País.

O líder do Partido, André Ventura adiantou que “no distrito de Portalegre estamos a jogar em casa, porque tem sido o nosso melhor distrito em números” e estamos “confiantes que vamos subi-los e, vamos manter, neste distrito, o melhor registo do país e que honre o Chega, como tem sido até agora, por isso, não poderia deixar de vir aqui, nem me imaginaria terminar uma campanha, sem vir ao distrito de Portalegre”.

Neste comício, em Elvas, foram algumas as pessoas que se manifestaram contra André Ventura, no entanto o líder do Chega afirma que já está “habituado a este tipo de situações, enaltecendo o papel das forças policiais. “Já estou habituado a este tipo de manifestações, não censuro quem se manifesta contra mim e contra o Chega, o que disse e sem querer ferir ninguém é que não vejo o mesmo tipo de manifestações contra a corrupção e contra aqueles que deixaram o país no estado em que está hoje, parece uma perseguição pessoal ou marcadamente política, de resto têm direito a manifestar-se, a polícia fez o seu trabalho está de parabéns também”. “Temos pedido aos nossos apoiantes e militantes para que não entrem em conflitos, com os outros e espero que se mantenha este nível até ao final da campanha, e temos tido até agora uma campanha mais tranquila, esperando que não mude”.

Sub-15 de “O Elvas” derrotados (3-6) pelo Belenenses

A equipa de sub-15 de “O Elvas” foi derrotada em casa, por 3-6, pelo Belenenses, na quinta jornada da Série E do campeonato nacional.

Resultados: “O Elvas, 3 – Belenenses, 6; Borbense, 0 – Benfica, 10; Oeiras, 0 – Sporting, 9; Alverca, 1 – Sacavenense, 2; Estoril, 3 – Real, 2; e Loures, 1 – Torreense, 2.

Classificação: 1º Benfica 15 pontos, 2º Belenenses 13; 3º Estoril 12; 4º Sporting 10; 5º Sacavenenses 9; 6ºs Real, Torreense e Oeiras, todos 6 ; 9ºs Alverca e Loures 3; e 11ºs “O Elvas” e Borbense zero pontos.

Na próxima jornada, em 3 de outubro, “O Elvas” joga em Alcochete com o Sporting.

CDU atenta à cultura e património da cidade

A candidatura da CDU de Elvas às autárquicas de dia 26 realizou hoje uma tertúlia na esplanada do Castelo de Elvas, sobre Cultura e Património.

Roberto Cabral, cabeça de lista à Assembleia de freguesia de Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso, referiu-nos que “a cultura e o património são duas áreas que muito dizem à cidade, e às quais a CDU dá bastante importância”. O candidato a esta junta de freguesia, pela CDU, afirma que relativamente ao “património afirma “temos muito e temos que olhar para ele e saber como aproveitar da melhor maneira”, já relativamente à cultura, Roberto Cabral afirma que “Elvas sempre foi uma cidade de muitos artistas, em diversas áreas e onde, atualmente, não há grande coisa a acontecer, nesta área”.

De acordo com o candidato, as pessoas com quem a CDU contactou “mostram-se cansadas e com necessidade de mudança e renovação”, e para este cansaço deixar de ser tão grande é preciso renovar esperança e ideias, para podermos chegar longe. Queremos mostrar ideias e as pessoas mostram-se contentes com estas ideias, queremos trabalhar com verdade, honestidade e ambição, para fazer de Elvas, melhor”.

Amanhã, dia 20 de Setembro, a CDU realizará uma reunião com representantes da comunidade cigana, às 18h00, na Casa Tangente.

“As pessoa estão desiludidas com o executivo”, diz Rondão Almeida

O Movimento Cívico por Elvas realizou este domingo, dia 19, uma arruada pela zona do Bairro de Santa Luzia e Bairro de São Pedro.

Rondão Almeida (na foto), candidato do Movimento Cívico por Elvas à Câmara Municipal de Elvas, garante que foi “muito bem recebido pela população. Agora há uma coisa que nós notamos, seja no Bairro de Santa Luzia, no de São pedro ou nas ruas da cidade, é as pessoas dizerem que não tiveram um presidente durante oitos anos. As pessoas estão completamente desiludidas com o executivo eu até sinto uma grande mágoa porque eu fui daqueles que transportei o Partido Socialista de 18% para 75%”.

Rondão Almeida refere que a Nuno Mocinha “falta esta relação com a população. Falta-lhe o saber ouvir e ter um ou dois dias por semana para fazer os atendimentos”.

Amanhã, o Movimento Cívico por Elvas realiza uma arruada pelo centro histórico de Elvas, às 10 horas; para as 17 horas está marcada uma arruada no Bairro de Santo Onofre e às 20 horas realiza-se um comício na Praceta dos Descobrimentos.

“Uma mudança verdadeira e não fictícia” em Elvas, diz Paula Calado

A campanha eleitoral da coligação “Elvas Somos Nós”, do PSD e CDS-PP, esteve na tarde deste domingo, dia 19, em campanha pelas zonas da Boa-Fé, Belhó e Raposeira.

Paula Calado, candidata da coligação à câmara de Elvas, refere que tem sido “muito bem recebida pela população. Até ao momento tudo o que temos feito tem tido uma recetividade muito boa e temos muita fé de que a nossa mensagem de mudança necessária está a passar e vai ter resultados no dia 26. A questão da água e do corpo de Polícia Municipal são as que mais interessam às pessoas e nota-se que existe uma grande correspondência entre aquilo que nós propomos e o que as pessoas querem que aconteça”.

Elvas precisa de “uma mudança verdadeira e não de uma mudança fictícia. As duas forças que nos últimos anos têm monopolizado as atenções dos elvenses, e peço imensa desculpa e respeito ambas, mas são a mesma coisa, a mesma política e o mesmo espirito. Não vão reformar nem inovar. Vão dar continuidade a um trabalho que não é suficiente para resolver os problemas de Elvas”, de acordo com Paula Calado.

Amanhã o PSD vai realizar uma ação de rua, em Vila Boim, pelas 9 horas e às 18.30 horas na Quinta dos Arcos, em Elvas.

IPP e Grupo IBM apoiam fixação de jovens na região

A Softinsa e a Kintech Services, empresas do grupo IBM Portugal com a qual o Politécnico de Portalegre e o município de Portalegre estabeleceram uma parceria estratégica, continuam a crescer e à procura de mais talento para os polos de desenvolvimento de Portalegre.

Com esta parceria, o Politécnico de Portalegre procura unir esforços para ajustar as competências dos seus alunos da área de informática às necessidades do mercado de trabalho, potenciando sinergias entre o mundo académico e o meio empresarial.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Depois do arranque da atividade nas instalações da incubadora de empresas do Politécnico (BioBIP) em maio passado com quatro colaboradores, estes polos contam hoje já com cerca de 25 colaboradores sendo a grande maioria formada nos cursos de Engenharia Informática e do CTeSP de Desenvolvimento para a Web e Dispositivos Móveis do Instituto Politécnico de Portalegre.

Para além da equipa inicial especializada na área de IoT – Internet of Things, a Softinsa alargou a sua área de especialização em Portalegre com uma equipa dedicada ao desenvolvimento OutSystems e a Kintech na área de DevOps.

O Politécnico de Portalegre orgulha-se de contribuir ativamente para uma formação superior de qualidade e para o fomento da empregabilidade dos seus estudantes, permitindo responder às necessidades concretas das empresas.

[/shc_shortcode]

“O Elvas” sofre primeira derrota do campeonato em Coruche

“O Elvas” Clube Alentejano de Desportos perdeu, este domingo, dia 19, por 3-2, fora frente à equipa do Coruchense, em jogo a contar para a segunda jornada do Campeonato de Portugal, Série E.

Marcaram para a equipa elvense João Borges, aos 50 segundos de jogo, e Luís Dias aos 77 minutos. A equipa de Coruche marcou através de Emerson (autogolo), aos 42 minutos, Sanca, aos 83, e Iúri aos 85 minutos. Kiko Miranda, aos 18 minutos, viu um cartão vermelho direto

Luís Dias, capitão da equipa elvense, considera que “a arbitragem tem sido muito rigorosa com O Elvas o que dificulta muito o trabalho da equipa”. Já o treinador Pedro Canário considera o resultado “inglório”, porque “a equipa entrou muito bem em jogo e a primeira expulsão foi muito injusta”.

Com Canoa, Alex e Matheus castigados, “O Elvas”, em Coruche, apresentou: David; Kiko Miranda, Emerson, Oleg e João Ferreira; Diogo Pereira, Luís Carapinha e Luís Dias; Luís Pereira (António Conceição aos 89), João Borges (João Carlos Lopes aos 58) e Charlisson (Leo ao intervalo).

Quanto aos resultados da jornada 2: Coruchense, 3 – “O Elvas, 2; Rabo de Peixe, 0 – Operários de Lagoa, 1; Sacavenense, 2 – Loures, 0; Sintrense, 1- Pêro Pinheiro, 1; e Ideal, 1 – Belenenses, 0. Classificação: 1ºs Pêro Pinheiro e Operário, 4 pontos; 3ºs Belenenses, “O Elvas”, Ideal, Loures, Coruchense e Sacavenense, todos com três pontos; 9º Sintrense, 2 pontos; e 10º Rabo de Peixe, zero pontos.

No próximo fim-de-semana, há segunda eliminatória da Taça de Portugal. Na próxima jornada do campeonato, marcada para 3 de outubro (domingo), “O Elvas” recebe o Sacavenense, às três da tarde.

Caravana do PS percorreu o concelho de Elvas

O Partido Socialista (PS) de Elvas realizou este domingo, dia 19, a sua caravana automóvel no âmbito da campanha política com vista às autárquicas de dia 26.

Nuno Mocinha, candidato socialista à câmara de Elvas, considera que esta caravana “é o resultado do trabalho dos últimos quatro anos. Estas pessoas que aqui estão, o que fazem é juntar-se ao Partido Socialista porque consideram que nos últimos quatro anos valeu a pena, têm esperança e acreditam na cidade e no concelho de Elvas. Daí que, àqueles que se juntara, o que posso fazer é reconhecer e agradecer por acreditarem que vamos, todos juntos, elevar ainda mais Elvas”.

Quanto às eleições de dia 26, Nuno Mocinha refere que “nada está ganho. Muitas pessoas me dizem que o PS já ganhou mas eu não me canso de dizer que só contam os votos que estiverem nas urnas. Não se podem fiar que isto está ganho e não precisam votar. Daí que, o que eu peço é que aqueles que acreditam neste projeto vão votar no Partido Socialista”.

Veja o vídeo da caravana do Partido Socialista:

Bombeiros de Elvas com candidaturas abertas para EIP

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Elvas tem abertas as inscrições para a equipa de intervenção permanente (EIP).

Tiago Bugio (na foto), comandante da corporação elvense, refere que “as candidaturas decorrem até dia 20 de setembro, sendo que os resultados serão conhecidos dia 24. No dia 27 vamos proceder à realização das provas de admissão. Este concurso conta com avaliação curricular, prova física, teórica e de condução do pessoal”.

“Esta equipa é constituída por cinco elementos, sendo que dois têm que ter capacidades para conduzir veículos de emergência, quer ligeiros, quer pesados e um será o chefe de equipa. Os candidatos terão que ter idade compreendida entre os 20 e os 40 anos e ser bombeiro há pelo menos dois anos. Todo o regulamento está disponível na página de Facebook dos Bombeiros de Elvas, quer no próprio quartel”, sublinhou o comandante.

Tiago Bugio explica que “uma equipa de intervenção permanente é uma mais-valia para o concelho pois consiste numa equipa de cinco elementos, dedicada exclusivamente ao socorro dos elvenses”.

As inscrições para a equipa de intervenção permanente dos bombeiros Voluntários de Elvas decorrem até dia 20 deste mês.

Innov Plant Protect assina protocolo com CEPAAL

O Innov Plant Protect de Elvas assinou um protocolo de Parceria entre o CEPAAL, no decorrer da AgroGlobal.

Com esta parceria, o InPP irá apoiar os associados do CEPAAL na proteção das suas culturas contra pragas e doenças, através da promoção de estratégias para solucionar os desafios colocados pelas pragas e doenças; realização de serviços laboratoriais do InPP no âmbito da proteção de culturas; desenvolvimento de estudos e trabalhos técnico-científicos e colaboração em diversas atividades de interesse comum.

Prova de obstáculos no Centro Hípico de São Brás (fotos+vídeo)

O Centro Hípico de São Brás, na Calçadinha, recebeu este domingo, dia 19, a primeira prova da época.

Luís Pereira, responsável pelo Centro Hípico, refere que “estão previstas 130 entradas em pista, um número muito bom que às vezes não se consegue nem em concursos nacionais. Temos cavaleiros provenientes de várias zonas do Alentejo e da vizinha Espanha e agradecemos muito por marcarem presença”.

A prova destina-se a várias faixa etárias com cavaleiros dos 6 aos 50 anos.

 

Portugal regista mais 677 casos Covid e cinco óbitos

Portugal regista hoje, domingo, dia 19 de setembro, mais 677 casos de Covid-19 e cinco óbitos associados à doença.

Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 651 casos de recuperação.

Em todo o território nacional, há 455 doentes internados, menos 2, 86 em unidades de cuidados intensivos (menos quatro).

Ciclo “Arquitectura pelo Alentejo” decorreu em Campo Maior

O Auditório do Centro Interpretativo da Fortificação Abaluartada recebeu ontem, dia 18 de setembro, uma sessão do Ciclo de Visitas “Arquitectura pelo Alentejo”, uma iniciativa da Secção Regional do Alentejo da Ordem dos Arquitectos com o Município de Campo Maior e o Colégio Oficial de Arquitectos de Extremadura.

O presidente do município, João Muacho, marcou presença na ocasião, tendo a oportunidade de dar as boas-vindas a todos os participantes desta mesa redonda. O vereador Sérgio Bicho também marcou presença.

Participaram ainda Cláudia Gaspar, Presidente da Secção Regional do Alentejo da Ordem dos Arquitectos, Juan Antonio Ortiz Orueta, decano Colégio Oficial de Arquitectos de Extremadura, João Pires, Diretor de Serviço da Direção Regional de Cultura do Alentejo, Vítor Mestre, responsável pelo Projeto de Reabilitação da Fortificação Abaluartada de Campo Maior, e Julián Prieto, responsável de Reabilitação da Alcazaba de Badajoz.

No final da mesa redonda os participantes tiveram oportunidade de visitar o novo Centro Interpretativo da Fortificação Abaluartada.

Campo Maior sem novos casos de Covid-19

De acordo com as Autoridades de Saúde, nas últimas 24 horas não se registaram novos casos de COVID-19 no concelho de Campo Maior.

Este domingo, dia 19, o concelho tem ativos três casos de infeção.

BE de Campo Maior apresentou candidatos

A concelhia de Campo Maior do Bloco de Esquerda realizou ontem, sábado, dia 18, a apresentação dos candidatos aos diversos órgãos autárquicos do concelho.

José Luís Monteiro, coordenador da concelhia de Campo Maior do partido e mandatário da candidatura, vê com bons olhos a equipa constituída para as eleições de dia 26. “Estamos com grande expetativa. Temos uma equipa de jovens a trabalhar com muita força de vontade. Campo Maior já está saturado de ser sempre o mesmo. Nós temos uma promessa boa e um programa bom e por isso vamos à luta”.

Higino Maroto, coordenador da distrital de Portalegre do Bloco de Esquerda, refere que o partido “tem um programa muito amplo e que inclui a resposta a todas as necessidades da população. A questão principal que nós queremos abordar é como responder à crise económica derivada da economia e aqui queremos aumentar os apoios sociais às pessoas mais carenciadas. Depois, queremos ter em atenção as rendas da habitação social da câmara e apostar nos serviços domiciliários em alternativa aos lares”.

Da lista do Bloco de Esquerda aos órgãos autárquicos de Campo Maior fazem parte José Carlos Soares, candidato à Câmara Municipal, Márcia Sofia Cruz, candidata à Assembleia Municipal, Magda Anjos, cabeça de lista à Junta de Freguesia de São João Batista; Fernando Pereira, candidato à Junta de Freguesia da Expectação e Daniela Sande, candidata à Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Graça de Degolados.

Paixão pela tauromaquia dá origem a Tertúlia Tauromáquica Elvense

Um grupo de jovens elvenses, amantes da tauromaquia, decidiu criar a Tertúlia Tauromáquica Elvense. O projeto surgiu a 27 de Setembro de 2020 e foi apresentado ontem, dia 18, no Coliseu Comendador Rondão Almeida, em Elvas.

André Piçarra, presidente da direção da Tertúlia, refere que têm já alguns objetivos definidos, tais como “a constituição de uma associação para que possamos fazer a ligação entre o aficionado e os empresários taurinos, queremos que o Coliseu não sirva apenas para as corridas de São Mateus mas também para assinalar outras datas, a recuperação das antigas tradições e apoio às comissões de festa que muito fazem por manter a tauromaquia popular. Vamos marcar presença em todas as feiras taurinas nacionais e internacionais e, por ultimo, queremos tornar-nos mais e melhores aficionados”.

No dia 27 de setembro de 2020 foram definidos os órgãos desta tertúlia que são constituídos por: André Piçarra – presidente da direção; João de Deus Coelho – vice presidente e José Rodrigues – tesoureiro; na Assembleia Geral, Manuel Mendes é presidente e António Coelho é vice – presidente.

“O Elvas” joga em Coruche às 15 horas

“O Elvas” Clube Alentejano de Desportos joga, esta tarde, às 15 horas, em Coruche, para a segunda jornada da Série E do Campeonato de Portugal. Os ribatejanos ainda não pontuaram e o conjunto elvense tem três pontos.

O jogo Coruchense-“O Elvas” é transmitido em direto pela Rádio ELVAS, com relato e reportagem, incluídos numa emissão desportiva, que começa às 14 horas, com Carlos Falcato e Manuel Carvalho em antena.

Ontem à tarde, já houve um jogo desta jornada: Rabo de Peixe, 0 – Operários de Lagoa, 1, nos Açores. O Rabo de Peixe ainda não pontuou e o Operário tem quatro pontos. Além do Coruchense-“O Elvas”, defrontam-se Sacavenense-Loures, Sintrense-Pêro Pinheiro (ambos às 15 horas) e Ideal-Belenenses (às 16 horas).

Bombeiros de Elvas têm nova ambulância de socorro

A Direção Administrativa da Associação dos Bombeiros Voluntários de Elvas adquiriu uma (ABSC) ambulância de socorro para o Corpo de Bombeiros da cidade.

Continuando com a renovação gradual do parque auto, que visa dotar os Soldados da Paz de melhores condições de trabalhos e proporcionar aos utentes uma melhoria substancial na qualidade do transporte, a direção decidiu fazer mais este investimento.

Tal só foi possível com a participação da Câmara Municipal de Elvas, de uma empresa da região e dos associados.

Ágata na campanha do Movimento Cívico por Elvas

O Movimento Cívico por Elvas realiza esta domingo, dia 19 de setembro, uma arruada às dez da manhã, com concentração junto à pousada de Santa Luzia, e que vai percorrer a zona do Bairro de Santa Luzia e Bairro de São Pedro.

O período da tarde vai ser passado em Santa Eulália com um porta a porta marcado para as 15 horas e o espetáculo com a cantora Ágata (na foto), às 18 horas.