Depois de impedida a continuidade da oferta de refeições, no âmbito do Festival da Idade de Ouro, aos moradores do concelho de Elvas, com 50 ou mais anos de idade, por parte da Câmara Municipal, devido ao pedido de parecer feito à Comissão Nacional de Eleições (CNE), o Movimento Cívico por Elvas (MCE) vem garantir que não tem qualquer intenção de prejudicar os elvenses.
Anabela Cartas, que integra a lista de candidatos do MCE à Câmara de Elvas, nas eleições de dia 26, explica que, por outro lado, apenas querem “fazer valer a lei”. “A lei veio alterar tudo o que se pode fazer, ou não, em época de eleições, e foi com base nessa legislação bastante recente e que não conhecíamos, mas fomos alertados por um jurista, a nível nacional, ligado aos movimentos independentes, que nós fizemos o pedido de parecer para a CNE”, adianta.
Nas reuniões de Câmara, Anabela Cartas revela que, tal como Rondão Almeida, votou a favor da atribuição dos vouchers, “sempre e quando” a CNE fizesse um parecer em que o permitisse. “Foi feito pela autarquia um pedido de parecer que nunca nos foi mostrada”, conta, garantindo que o MCE decidiu avançar com um pedido de parecer, porque foram alertados que estariam a incorrer numa “grande ilegalidade”. “Ninguém está acima da lei e nunca iriamos entrar numa jogada que fosse ilícita”, garante.
Anabela Cartas assegura ainda que há uma tentativa de culpar o Movimento Cívico por Elvas pela não realização do festival, assegurando que, já nas últimas eleições, em 2017, o mesmo aconteceu de forma ilegal. “Já não foi feito de forma correta, porque a lei é de 2015, mas não podíamos permitir que se voltasse a cometer o mesmo erro, em 2021, agora que já temos conhecimento”, diz ainda, assegurando que o MCE não é contra a realização do festival. “Façam-no depois das eleições, nunca na altura em que as eleições já foram anunciadas e até à data da sua realização”, alerta.
Já Marco Matroca, outro dos elementos da lista candidata à Câmara de Elvas, pelo MCE, recorda que foi Rondão Almeida, enquanto presidente do município, quem criou os programas de política social, como o Festival da Idade de Ouro, o cartão da Idade de Ouro, as idas à praia e a Fátima, a comparticipação na compra dos medicamentos, entre outros, sempre preocupado “com aqueles que menos têm e menos podem”. “A nós, ninguém nos dá lições de política social, muitos menos a atual maioria da Câmara Municipal de Elvas”, garante.
A Comissão Nacional de Eleições, adianta Marco Matroca, “só fez o seu papel”, uma vez que o pedido de esclarecimento acabou por revelar que a situação da oferta dos vouchers, nesta altura de eleições, era ilegal. “O MCE não embarca em ilegalidades”, diz, ainda antes de questionar Nuno Mocinha, se apenas “sabe governar sobre práticas menos legais”. As “práticas de vitimização pelo cumprimento de uma norma legal” são ainda condenadas pelo MCE.
Já José Bagorro, também membro do MCE, garante que Nuno Mocinha “lida mal com a prática democrática” e que “não olha a meios para atingir os seus fins”, lembrando que os vouchers do Festival da Idade de Ouro podiam ser distribuídos noutra altura do ano.


Manuel Valério (na foto) é o candidato pelo Partido Socialista, à Câmara Municipal de Sousel, nas eleições autárquicas deste ano.
Debater o futuro do Alto Alentejo, numa altura em que, e de acordo com os resultados do último recenseamento, a região perdeu, no espaço de dez anos, cerca de 13 mil pessoas, e é a mais atingida pelo despovoamento no país, foi o principal mote para uma conferência que trouxe, este sábado, a Elvas, o coordenador do Programa Económico para Portugal 2020-2030.
A ciclista elvense Vanessa Rodrigues foi a primeira atleta a sair este sábado para o contrarrelógio individual em Vila Franca de Xira, na 1ª Volta Ciclista a Portugal Feminina, tendo alcançado a 65ª posição, com mais 4 minutos e 37 segundos que a vencedora da etapa e agora camisola amarela Raquel Queirós que percorreu os 11.1 Km em 19 minutos e 55 segundos.
O Alentejo regista este sábado, 4 de setembro, 77 novos casos de Covid-19.
Portugal regista este sábado, 4 de setembro, 1.713 novos casos de Covid-19 e mais 13 mortes.
Elvas não regista este sábado, 4 de setembro, novos casos de infeção por Covid-19. São reportados, por outro lado, três recuperações da doença.
O candidato pelo Partido Socialista (PS) à presidência da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha, esteve reunido, esta manhã, com os cabeças de lista das Assembleias de Freguesia, nas autárquicas de dia 26.
Depois do cancelamento da edição do ano passado, Badajoz volta a acolher de novo a festa “Los Palomos”, entre os dias 5 e 16 de outubro, ainda que com um programa de atividades adaptado à situação sanitária atual.
O despiste de um trator, ao final da manhã deste sábado, 4 de setembro, no Vedor, tem estado a impedir o trânsito naquele troço da Estrada Nacional 246.
O Dia de Santa Beatriz da Silva, um dia muito especial para todos os campomaiorenses que celebram assim a primeira santa portuguesa, nascida em Campo Maior, celebra-se este domingo, 5 de setembro.
O projeto Cine-Caravana, dos CTT, está a percorrer o país, para levar o cinema a várias localidades. Hoje, sábado, dia 4, é a vez de Arraiolos receber esta iniciativa, com a exibição do filme “José e Pilar”, de Miguel Gonçalves Mendes.
Campo Maior regista este sábado, 4 de setembro, um novo caso de Covid-19 e cinco recuperações da doença.
Um spinoff da série “Game of Thrones” vai ser rodado e filmado, a partir de outubro, em, pelo menos, seis localidades de Cáceres, na Extremadura.
A Câmara Municipal de Elvas retomou, este sábado, 4 de setembro, as iniciativas relacionadas com o património da cidade, com uma caminhada, que inclui vários momentos de observação de aves.
A empresa Montemor É Praça Cheia organiza, amanhã, dia 5 de setembro, pelas 18 horas, uma corrida de touros de homenagem a Simão Nunes Comenda, figura incontornável do mundo tauromáquico, que ficará recordado para sempre como uma das maiores referências, a nível nacional, na arte de pegar toiros.
Nesta corrida, explica Paulo Vacas de Carvalho, será ainda feita a mudança no cabo do grupo dos Forcados de Montemor, com António Vacas de Carvalho a dar lugar a António Pena Monteiro. “Vai ser um momento histórico para o grupo e para Montemor”, assegura. António Pena Monteiro torna-se, assim. o 11º cabo da história do grupo.
Nenhum apostador acertou na chave vencedora de ontem, 3 de setembro, do Euromilhões, pelo que, no próximo concurso, vai estar em jogo um jackpot no valor de 26 milhões de euros.
“Apenas e só mais um campomaiorense”: assim se apresentou, ontem à noite, Luís Rosinha, enquanto candidato à presidência da Câmara de Campo Maior, pelo Partido Socialista, nas eleições autárquicas do próximo dia 26.
As Caminhadas pelo Património, promovidas pela Câmara Municipal de Elvas, estão de regresso este sábado, dia 4, com um momento de observação de aves, birdwatching.